Saiba como vai funcionar novo saque calamidade do FGTS no RS RIO GRANDE DO SUL

Saiba como vai funcionar novo saque calamidade do FGTS no RS


Os moradores de municípios com até 50 mil habitantes, reconhecidos como em situação de emergência ou calamidade pública pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), não precisarão apresentar comprovantes de endereço para sacar o FGTS na modalidade Saque Calamidade. A medida, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União, permite que os trabalhadores apresentem uma declaração própria ou uma certidão do governo municipal ou distrital. A Caixa Econômica Federal deve verificar a veracidade das declarações nos cadastros oficiais do governo federal.

Essa mudança entrará em vigor cinco dias úteis após a publicação, para permitir que a Caixa adote os procedimentos necessários. No Rio Grande do Sul, trabalhadores de 59 cidades podem sacar até R$ 6.220 de cada conta do FGTS, mesmo que já tenham realizado um saque nos últimos 12 meses, se suas residências foram afetadas por desastres naturais reconhecidos pela Defesa Civil.

A Caixa orienta que a senha do aplicativo nunca deve ser compartilhada e oferece canais de atendimento para dúvidas: 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (demais regiões).

Relacionados