Novas tarifas de Trump começam amanhã e mundo teme guerra comercial VAI FICAR MAIS CARO

Novas tarifas de Trump começam amanhã e mundo teme guerra comercial


O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, decidiu taxar os três principais parceiros comerciais de seu país, China, Canadá e México. As tarifas de 10% sobre os produtos chineses e de 25% sobre importações do Canadá e do México — com exceção do petróleo canadense que será taxado em 10% — devem entrar em vigor na terça-feira (4).

Leia mais: Lula recebe presidentes da Câmara e do Senado e afirma que relação será boa

Em retaliação, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou, na noite de sábado (1º), imposição de tarifas de 25% sobre produtos norte-americanos, enquanto a presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou que estuda possíveis medidas, tarifárias e não tarifárias, para defender os interesses do país.

A China, por outro lado, acusou as novas tarifas de Trump de “violarem seriamente” as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), afirmando que contestará a taxação por meio da entidade. Mas, em comunicado publicado no domingo (2) pelo Ministério do Comércio chinês, pediu aos EUA que “se envolvam em um diálogo franco e fortaleçam a cooperação”.

Leia mais: Ministros de Lula usam boné azul em contraponto a bolsonaristas

Diante de uma possível guerra comercial, o dólar operou em alta nesta segunda-feira (3), chegando a R$ 5,90, e as bolsas de valor no Brasil, Europa e Ásia encerraram em queda.

Segundo a BBC, os investidores se preparam para um período de turbulência no mercado internacional, que pode afetar os ganhos das grandes empresas e reduzir o crescimento econômico global.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Entenda como a inteligência artificial chinesa ameaça a hegemonia norte-americana:

*Sob supervisão de Leonardo Cardoso

Compartilhar:

Relacionados