Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Internacional

EXIT POLLS

Trump conquistou votos da meia-idade, mas Kamala era preferida entre mulheres

Segundo levantamento realizado pela rede americana NBC, republicano levou 60% dos votos de homens brancos nos swing states ('estados-pêndulos')

por Camilla Lucena* em 07/11/24 22:08

Resultados das eleições nos Estados Unidos | Imagem: Reprodução/Google/AP

Se apenas mulheres votassem, o republicano Donald Trump com certeza teria perdido a eleição presidencial. É o que diz uma matéria publicada na quarta-feira (6) pela agência de notícias Associated Press (AP).

Segundo levantamento realizado pela rede americana NBC, enquanto Trump levou 60% dos votos de homens brancos nos Swing States (“estados-pêndulos”), a democrata Kamala Harris foi mais votada entre mulheres negras (91%) e latinas (60%).

Durante toda a disputa eleitoral, Trump focou no público masculino. Inclusive, validou comentários e piadas sexistas direcionadas a Kamala.

Enquanto fazia comício na cidade de Greensboro, na Carolina do Norte, por exemplo, Trump foi interrompido por um de seus apoiadores que afirmou que “ela [Kamala] trabalhava na esquina”. Trump riu da piada e afirmou que aquele lugar era “incrível”. Depois, acrescentou: “Apenas se lembrem que outra pessoa está dizendo isso, não eu”.

A AP chegou a dizer que a campanha era “centrada na hipermasculidade” e que Trump foi alertado por seus apoiadores de que esta postura poderia colocá-lo em desvantagem em relação ao eleitorado feminino. Mesmo assim, o republicano teve mais votos entre as mulheres brancas do que Kamala.

Em relação à comunidade LGBTQIA+, 86% dos eleitores que se identificaram como homossexuais, bissexuais ou transexuais votaram em Kamala, contra 13% de Trump. Entre os que afirmaram não fazer parte da comunidade, 53% escolheram apoiar o republicano.

De acordo com a NBC, Kamala foi a mais votada também entre os eleitores com idades entre 18 e 44 anos, os que se definiram como “liberais” e os que disseram ter concluído o ensino superior. Presidente eleito liderou entre protestantes e católicos, eleitores com mais de 45 anos e os que se definiram como “conservadores”.

Assista abaixo ao Segunda Chamada de quarta-feira (6):

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR