Com a determinação, republicano fica imune do processo em que é acusado de ter conspirado para reverter o resultado das eleições de 2020 e incentivado manifestantes a invadirem o Capitólio
por Sofia Pilagallo em 01/07/24 18:53
Ricardo Kotscho responde a perguntas de internautas no Pergunte ao Kotscho desta segunda-feira (1º) | Foto: Reprodução/MyNews
Hoje é um dia triste para a democracia. Foi o que afirmou o jornalista Ricardo Kotscho durante o programa Pergunte ao Kotscho, nesta segunda-feira (1º), ao comentar a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de conceder imunidade parcial ao ex-presidente Donald Trump nos processos criminais a que ele responde.
Por seis votos contra três, os juízes determinaram, pela primeira vez na história dos EUA, que ex-presidentes têm direito a solicitar imunidade absoluta na Justiça. Essa imunidade, no entanto, só pode ser aplicada nos casos em que o ex-presidente tenha cometido o crime enquanto estava no poder e em atos oficiais da presidência.
Leia também: Eleição de Trump seria péssima para o Brasil e para o mundo, analisa jornalista
Com a determinação, Trump fica imune do processo em que é acusado de ter conspirado para reverter o resultado das eleições de 2020 e incentivado manifestantes a invadirem o Capitólio (o Congresso dos EUA), em 6 de janeiro de 2021. Ele havia perdido as eleições para o atual presidente, Joe Biden, mas ainda estava na presidência. O caso voltará a tribunais da 2ª instância, que terão de julgar se Trump é imune em cada um dos processos relacionados ao episódio.
Segundo Kotscho, a decisão não surpreende, uma vez que a Suprema Corte é controlada por Trump. De nove juízes, seis são aliados do republicano e, desses seis, três são trumpistas radicais. Ainda assim, trata-se de uma situação grave.
Leia mais: Chico Alencar: ‘Tentativa de golpe na Bolívia foi mal planejada, diferente da que houve no Brasil’
“A Justiça concedeu imunidade total ao Trump. Diz que é parcial, mas se você for ver a decisão, ele pode fazer o que quiser que não será nem julgado. Trump disse que esta foi uma grande vitória para a democracia, mas foi uma grande derrota. A lei não é igual para todos nos Estados Unidos”, afirma.
Para Kotscho, a decisão da Suprema Corte terá influência no mundo inteiro. Por aqui, diz, bolsonaristas já estariam usando as redes para questionar por que querem julgar Jair Bolsonaro, se até em uma potência mundial como os EUA um ex-presidente não pode ser julgado. Ele ressalta que, antigamente, o país americano era modelo de democracia para o mundo. Hoje, é o exato o oposto disso.
“Trump controla totalmente a Suprema Corte dos EUA. E, depois da eleição, caso seja eleito, ele mesmo se anistia. Então acabou. Não tem mais crime”, lamenta.
Assista ao Pergunte ao Kotscho desta segunda-feira (1º):
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR