Internacional

SEGUNDA CHAMADA

‘Milei não está bem, se perde dentro das próprias loucuras’, diz jornalista argentina

Para Ivone Alves García, atitudes do presidente da Argentina, aliado à extrema direita, têm levado o país vizinho do Brasil a situação crítica

por Sofia Pilagallo em 09/07/24 15:43

Jornalista Ivone Alves García participa do Segunda Chamada de segunda-feira (8) | Foto: Reprodução/MyNews

O presidente da Argentina, Javier Milei, não está bem psicologicamente, e se tornou um personagem que se perde dentro das próprias loucuras. Foi o que afirmou ao Segunda Chamada de segunda-feira (8) a jornalista argentina Ivone Alves García, produtora da AsiaTV e apresentadora do canal Humo y Espejos. Para ela, entre as “loucuras” de Milei estão, por exemplo, cancelar participação em Cúpula do Mercosul para se encontrar com o ex-presidente Jair Bolsonaro em evento conservador em Balneário Camboriú (SC), e se recusar a participar do BRICS, grupo de países emergentes do qual o Brasil faz parte. Ivone acredita que, enquanto Lula é um estadista, Milei é o exato oposto disso, o que tem levado o país a uma situação crítica.

“Lula é um estadista. Muitos podem gostar [dele] ou não, mas essa é a realidade, porque se conhece o trabalho que ele tem feito. Milei, por outro lado, veio para destruir o Estado. Ele mesmo diz isso”, diz Ivone. “Agora, como vocês me explicam um presidente que faz esse tipo de declaração seguir sendo presidente?”, questiona.

Leia mais: ‘Forças Armadas saíram do governo, mas não deixaram o poder’, diz cientista político

A Argentina vive hoje uma profunda crise socioeconômica, com a desvalorização do peso e uma inflação descontrolada. O país chegou a registrar uma inflação anual de quase 300% em maio deste ano e, embora os índices tenham mostrado alguma desaceleração, a inflação voltou a subir nos últimos dias. A previsão do banco central é que a inflação mensal permaneça estagnada entre 4,5% e 5,5% para os restantes meses do ano, em uma mostra de que as primeiras medidas para reduzir a inflação começam a dar mostras de esgotamento.

Com o país em crise, 60% dos argentinos vivem hoje na pobreza, percentual que era de 44% quando Milei assumiu a presidência, segundo dados da Universidade Católica da Argentina. Em agosto do ano passado, com a disparada da inflação às vésperas da eleição, supermercados foram alvos de saques em algumas cidades argentinas. Para Ivone, nesse cenário, é oportuno que Milei use suas atitudes para desviar a atenção dos problemas.

“Milei faz o que faz para que as pessoas falem sobre ele e esqueçam das dificuldades que estão enfrentando”, avalia Ivone, ressaltando que Milei é “resultado” de Alberto Fernández e Mauricio Macri, ex-presidentes da Argentina. “Ninguém da oposição se posiciona contra isso, por isso eu sempre digo: eles são cúmplices dessa situação”, acrescenta.

Assista abaixo ao Segunda Chamada de segunda-feira (8):

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR