Advogada atropelada em manifestação contra Bolsonaro passa por cirurgia RECIFE

Advogada atropelada em manifestação contra Bolsonaro passa por cirurgia


Uma advogada da Comissão de Advocacia Popular da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), de 29 anos, foi atropelada no final da manifestação contra Bolsonaro no Recife. Segundo testemunhas, um homem dirigindo um veículo da marca Jeep Renegade preto, placas QYJ2E95, furou o bloqueio na Av. Martins de Barros, no Bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife, e arrastou a mulher em cima do veículo por cerca de 100 metros. Após ela cair no chão, ele passou por cima das pernas dela e fugiu do local sem prestar socorro à vítima.

A advogada, que pediu para não ser identificada, foi socorrida por uma ambulância do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) e levada para um hospital particular na capital pernambucana. Segundo informações da co-deputada estadual Robeyoncé Lima (PSol), em suas redes sociais, a mulher teve múltiplas fraturas na perna e precisou levar pontos na cabeça. Ela passou por cirurgia neste domingo.

atropelamento advogada Recife
Advogada foi atropelada no final da manifestação contra Bolsonaro no Recife. Motorista fugiu sem prestar socorro à vítima/Imagem: Reprodução Redes Sociais

O caso está sendo acompanhado pela Comissão de Advocacia Popular da OAB-PE, pelo mandato da vereadora Dani Portela (PSol) e pelo Gajop (Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares). Segundo relatos de quem estava no local, o homem chegou a sacar uma arma e disse ser policial.

O historiador Jones Manoel estava no local e postou em suas redes sociais a fotografia da placa do veículo logo após o fato.

advogada atropelada no Recife
Imagem da traseira do veículo que atropelou uma advogada no Recife, no final da manifestação contra Bolsonaro/Foto: Reprodução/Redes Sociais

O homem, identificado como Luciano Matias Soares, de 38 anos, apresentou-se à polícia ainda no sábado (2) e, em entrevista à TV Guararapes, disse que fugiu com medo de ser agredido pelos manifestantes. Luciano Soares é administrador de empresas e foi candidato a vereador no Recife pelo PSC, nas eleições de 2020.

Os manifestantes estavam dispersando, ao final do protesto, e seguiam para o lançamento da Frente Popular Moradia no Centro – que aconteceria ainda no sábado. Testemunhas que estavam no local na hora do atropelamento relatam que ele avançou com o carro para cima dos manifestantes, que gritavam para ele parar o veículo. O carro conduzido por Luciano Matias Soares tem oito multas por infrações como ultrapassar sinal vermelho, seguir na faixa exclusiva de ônibus e condução acima da velocidade permitida.

Organização da Campanha Fora Bolsonaro emite nota de repúdio sobre atropelamento de advogada

A organização da Campanha Fora Bolsonaro – que organizou as manifestações de ontem – divulgou uma nota na qual contesta as declarações do motorista de que teria sido agredido pelos manifestantes e repudia o ato violento.

“Nas falas, o sujeito diz que foi vítima de agressão, que acelerou o carro ‘sem querer’ e que foi um ‘acidente’. Tínhamos várias pessoas presentes, várias testemunhas e todas alegam que o motorista não foi agredido e o atropelamento foi proposital, planejado e uma ação calculada. Uma verdadeira tentativa de homicídio. Exigimos a imediata prisão do agressor, a mais séria e rápida apuração para o caso e não vamos aceitar qualquer criminalização dos movimentos populares do direito de protesto”, diz a nota.

O Centro Popular de Direitos Humanos (CPDH) e a Comissão de Advocacia Popular da OAB-PE estão acompanhando o caso e recolhendo imagens de pessoas que pessoas que presenciaram o atropelamento.

* Texto atualizado às 16h deste domingo (03/10/21)


Relacionados