Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

LISTA TRÍPLICE DA PGR

ANPR elege os três nomes que podem substituir Augusto Aras

Em decisão inédita, membros do Ministério Público Federal escolhem uma mulher para liderar a lista

por Sara Goldschmidt em 23/06/21 11:47

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), elegeu nesta terça-feira (22) os três nomes para ocupar o cargo de Procurador-Geral da República, substituindo Augusto Aras. Os nomes escolhidos foram, por ordem de votação: os subprocuradores Luiza Frischeisen (647), Mario Bonsaglia (636) e Nicolao Dino (587).

Luiza é a primeira mulher a liderar a lista tríplice da PGR. De acordo com a ANPR, ela já havia composto a lista em 2019, quando ficou em segundo lugar; Bonsaglia integrou a tríplice em 2015, 2017 e 2019; e Dino, em 2017. Participaram da eleição da ANPR 811 membros do Ministério Público Federal (MPF), o que representa 70% do colégio de procuradores.

Lista tríplice PGR
Os subprocuradores Luiza Frischeisen, Mario Bonsaglia e Nicolao Dino, eleitos nesta terça-feira (22). Foto: Reprodução (MyNews)

Agora, a Associação deve encaminhar os três nomes mais votados aos presidentes da República, do Supremo Tribunal Federal, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, bem como ao Procurador-Geral da República e ao conselho superior do MPF. O mandato de Augusto Aras termina em setembro.

Lembrando que a indicação final é do presidente Jair Bolsonaro, e ele pode ignorar a lista – como fez em 2019, ao escolher o Aras -, optando por reconduzir o atual PGR ao cargo ou ainda escolher outro nome.

Qual a função de um PGR?

O procurador-geral da República tem mandato de dois anos, e ele tem a função de chefiar o Ministério Público da União, que abrange os ministérios públicos Federal; do Trabalho; Militar; do Distrito Federal; e dos estados.

O PGR também representa o Ministério Público no Supremo Tribunal Federal (STF) e desempenha a função de procurador-geral Eleitoral. No STF, pode propor ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) e ações penais públicas.

Cabe ao PGR pedir abertura de inquéritos para investigar presidente da República, ministros, deputados e senadores. Ele também tem a prerrogativa de apresentar denúncias nesses casos.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR