Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

CONFERÊNCIA DO CLIMA

Bolsonaro não vai a Glasgow para COP-26

Ausência do governo na COP-26 deve limitar ainda mais o relacionamento do Brasil com demais países. Enquanto ações sobre o meio ambiente são discutidas, indígenas brasileiros seguem reivindicando espaço sem serem ouvidos

por Thiago Fidelix em 04/11/21 10:53

Começou a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, COP-26, em Glasgow, Escócia. O evento tem como objetivo reafirmar os riscos que o planeta corre com as mudanças climáticas, enfatizar a importância da defesa da natureza e obter compromissos dos líderes mundiais. Ações de desenvolvimento e preservação do meio ambiente, emissão de gases que provocam efeito estufa e aquecimento global são temas que devem ser debatidos no evento.

Ao todo, segundo os signatários do Acordo de Paris, a COP-26 reúne representantes de 196 países.  Cerca de 20 mil pessoas estão envolvidas para que o evento previsto até o dia 12 de novembro possa ser realizado.

Nesta edição, o presidente Jair Bolsonaro optou em não comparecer. Bolsonaro, que estava na Itália participando do G20, permaneceu no país para visitar a cidade de seus antepassados e realizar homenagens a militares mortos na guerra. Em pronunciamento gravado, o presidente discursou com poucas soluções práticas, mas afirmou que o país é capaz de diminuir a emissão de carbono.

Pronunciamento Bolsonaro a COP-26
Pronunciamento em rádio e TV Foto: Reprodução

Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente, foi o representante do Brasil na abertura da COP-26. Ele afirmou que o país poderá reduzir a emissão de gases em 50% até 2030. Leite projetou que o país vai neutralizar as emissões até 2050. Ainda em seu pronunciamento, o ministro enfatizou que o governo brasileiro irá zerar o desmatamento ilegal até 2028. Assim como o presidente, Leite não esteve em Glasgow para participar do evento. Sua transmissão foi feita de Brasília. 

No governo Bolsonaro foram registrados crescimento de desmatamento, queimadas, emissões de gases do efeito estufa e invasões de áreas públicas. 

Em entrevista ao Almoço do MyNews, o secretário executivo do Observatório do Clima, Marcio Astrini, que está participando do COP-26 diretamente de Glasgow, disse que “o presidente não estar aqui (em Glasgow) com tantos líderes globais ao mesmo tempo é uma perda de oportunidade. Na verdade, o prejuízo do Brasil viria de qualquer maneira, ele vindo ou não vindo, ele prejudica a imagem do país. Bolsonaro não desperdiçou nenhuma oportunidade em colocar propostas absurdas, chegando a negar a questão ambiental na Assembleia Geral da ONU, e diz que a culpa do desmatamento era dos indígenas e que a Amazônia não pegava fogo”.

Diante dessa imagem, um discurso que precisa ser valorizado é o da indígena brasileira Txai Suruí. A jovem questionou as ações políticas realizadas até o momento e acusou os líderes políticos de fecharem os olhos para a realidade. Para ela, a ação precisa ser feita agora que o seu povo vem sendo assassinado por proteger a terra.

“Os povos indígenas estão na linha de frente da emergência climática, e nós precisamos estar no centro das decisões sendo tomadas aqui”, afirmou Suruí.

Boris Johnson, primeiro-ministro da Inglaterra, fez a abertura da conferência com um discurso enfático sobre a importância de ações rápidas, pois os efeitos da emissão de dióxido de carbono, poluição ambiental e desmatamento são problemas atuais e que precisam ser resolvidos agora. Discurso pragmático e emergencial, mas que já foi feito por outras autoridades até mesmo em edições anteriores à conferência em Glasgow.

“O Boris Johnson quando diz isso, parece que ele se exime da responsabilidade que ele mesmo realiza dentro do seu governo. A Inglaterra não paralisou os investimentos em combustíveis fósseis. Tem planos para o futuro, investindo em energia renovável, mas continua com subsidio para estes combustíveis (fósseis)   “  afirma Marcio Astrini.

A meta prevista pela COP-26 é limitar o aumento da temperatura global em 1,5ºC até o final deste século. Um objetivo ousado num cenário de destruição ambiental. O evento será transmitido no site https://www.brazilclimatehub.org/ – em português e inglês – com o intuito de aproximar os debates que ocorrem na conferência da população brasileira

* A Cobertura da COP26 do Canal MyNews está sendo realizada em parceria com a Vale.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR