Política

PESQUISA QUAEST

Bolsonaro cresce três pontos percentuais, mas Lula mantém liderança

Pesquisa de intenção de voto para eleição do presidente da República em 2022 apontou crescimento de menções ao nome do atual chefe do Executivo. Lula (PT) segue na liderança com ao menos 22 pontos a frente dos demais candidatos.

por Redação em 16/03/22 12:38

Presidente Bolsonaro (PL) teve aumento nas intenções de voto em pesquisa divulgada nesta quinta (16). Foto: Alan Santos (PR)

A pesquisa divulgada pelo instituto Quaest nesta quarta-feira (16) apontou um crescimento de três pontos percentuais para o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida eleitoral de 2022. Nos cenários de primeiro turno, o atual chefe do Executivo foi o único que apresentou um crescimento fora da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Em um cenário com os candidatos Lula (PT), Bolsonaro, Sergio Moro (Podemos), Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB), o petista lidera com 44%, sustentando uma vantagem de 12 pontos percentuais sobre Bolsonaro.

Já os candidatos Simone Tebet (MDB) e Eduardo Leite (PSDB) registraram 1% das menções. Felipe d’Avila (Novo) foi citado, mas não chegou a 1% das intenções da pesquisa. Do total, 6% dos entrevistados disseram que votariam em branco/nulo ou não iriam votar. Outros 4% afirmaram que ainda não decidiram seus candidatos.

LEIA TAMBÉM:

Nos cenários de segundo turno, Lula mantém no mínimo 22 pontos de vantagem sobre os outros candidatos. Em uma eventual disputa com Jair Bolsonaro, o líder petista tem 54% das intenções de voto contra 32% do presidente. A pesquisa também simulou disputas entre Lula e Moro (53% x 26%); Lula e Ciro (51% x 23%); Lula e Doria (56% x 15%) e Lula e Leite (57% x 15%).

O levantamento também é o primeiro a aferir a avaliação do governo Bolsonaro após os aumentos nos preços dos combustíveis e do gás de cozinha. 49% dos entrevistados avaliam o governo de forma negativa, 25% o acham “regular” e 24% têm uma opinião positiva sobre a gestão. Os entrevistados também foram ouvidos sobre pontos específicos da gestão de Bolsonaro e 51% deles afirmaram que a economia é o principal problema.

De acordo com a consultoria que realizou a pesquisa, as entrevistas foram feitas de maneira presencial e ouviram 2 mil pessoas entre os dias 10 e 13 de março, com idade acima de 16 anos.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR