Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no plenário da Câmara dos Deputados | Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Decisão é do presidente da casa, Hugo Motta
Nesta quinta-feira (18), a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados se reuniu e decidiu pela cassação dos mandatos dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por excesso de faltas, e Alexandre Ramagem (PL-RJ), em razão do envolvimento na tentativa de golpe de Estado. Ramagem foi julgado e fugiu para os Estados Unidos ainda em setembro. As duas decisões levaram a assinatura do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), e de outros quatro integrantes do órgão.
No entanto, a medida contra o filho do ex-presidente não o torna inelegível neste momento, mas isso pode mudar caso o STF o condene. Eduardo Bolsonaro responde como réu por coação a autoridades no julgamento de seu pai, Jair Messias Bolsonaro. A perda do mandato ocorre com base em regra da Constituição que proíbe deputados e senadores de faltar a mais de um terço das sessões deliberativas do ano. Ele está nos Estados Unidos desde o início deste ano.
+ Senado aprova redução de pena para Bolsonaro e seus generais
De 78 sessões realizadas em 2025, Eduardo Bolsonaro faltou a 63, o que representa quase 81% do total. “Como todos sabem, ele está no exterior por decisão própria. Foi para os Estados Unidos e não tem frequentado as sessões da Casa. É impossível exercer o mandato parlamentar fora do território nacional”, afirmou Hugo Motta.
No caso de Ramagem, a situação é diferente. Ele integra o Núcleo 1 da tentativa de golpe de Estado, foi julgado e recebeu condenação de 16 anos de prisão, sendo o único que não cumpre a pena por ter fugido para os Estados Unidos. Com a fuga, o ex-diretor da Abin passou a ser considerado foragido, e o STF já busca sua extradição. A cassação de Ramagem ocorreu por ato dos dirigentes da Câmara, liderados pelo presidente Hugo Motta.
Curtiu esse conteúdo? Tem muito mais esperando por você: entrevistas completas, livros eletrônicos e livros exclusivos para membros, a partir de R$ 7,99/mês.
Clique aqui e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!