Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

ELEIÇÕES 2022

‘Eu não falei em Simone ser vice de Ciro, nem em Ciro ser vice da Simone’, diz Pedro Simon

Decano do MDB defende debate entre os candidatos da terceira via, mas se isenta de opinar sobre qual seria a chapa ideal.

por Sara Goldschmidt em 02/06/22 14:20

Foto: Divulgação (Joel Vargas)

Com 70 anos de vida pública no currículo, o ex-ministro, ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-senador Pedro Simon (MDB) não economiza elogios para a pré-candidata à presidência pelo MDB, Simone Tebet. Em entrevista ao Canal MyNews nesta quarta-feira (1º), ele defendeu o diálogo entre Tebet e o pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT), mas ressaltou que não necessariamente os dois precisam estar na mesma chapa, um como cabeça e outro como vice- presidente.

“Eu não falei em a Simone ser vice de Ciro, nem em Ciro ser vice da Simone”, disse Simon, ao responder a uma pergunta de um expectador que interagiu durante a live.

E complementou: “Eu tô propondo um entendimento dos dois pra fazerem a campanha, pra debaterem, exporem suas ideias, livre e abertamente. São duas pessoas sensíveis, que têm o espírito democrático, que têm diálogo, verdade, moralidade e seriedade. Ao contrário dos caras que está se vendo do outro lado, que não vão expor as suas ideias. Não existe obrigatoriedade dos dois [Ciro Gomes e Simone Tebet] se unirem. Os dois poderão ser candidatos até o fim. Agora, se lá pelas tantas se fizer um levantamento pra ver quem fica de presidente e quem fica de vice, poderá assim ser. Se não, os dois concorrerão à presidência. Ninguém vai tirar o direito do Ciro ser candidato a presidente e também o direito da Simone ser candidata a presidente”.

O ex-senador também falou sobre o ex-juiz Sergio Moro, que era sua aposta como candidato alternativo à polarização Lula-Bolsonaro: “Quando ele esteve aqui em casa, eu disse a ele ‘olha, você é um grande nome, você é um bom candidato’. Mas houveram muitas complicações [no caminho]. E ele cometeu o equívoco de aceitar o ministério [da Justiça] convidado pelo presidente da República. Hoje eu acho que ele não deveria ter aceito, mas na época eu era senador e achei que ele fez bem em aceitar. […] Mas eu ainda defendo a possibilidade do Moro vir compor o governo, para pegar essa área da corrupção.”

Durante a entrevista, Pedro Simon destacou que o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB), também é um bom nome para compor uma chapa com Simone Tebet, mas até o momento as articulações se encaminham para que Leite concorra ao Palácio Piratini.

Foto: Divulgação (Joel Vargas)

Falta amor e mídia para os partidos da terceira via

Quanto à falta de empolgação do eleitor com a terceira via, o ex-ministro atribui ao fato de haver atualmente uma grande quantidade de partidos, os quais, segundo ele, “não tem mais significado nenhum, não representam coisa nenhuma”. Para Pedro Simon, falta “ideologia, princípio, tradição e amor aos partidos”, e dentro desse contexto é difícil haver um alinhamento, um consenso.

Do outro lado, ele também ressalta que Lula e Bolsonaro têm um histórico e um espaço considerável na mídia: o primeiro porque foi presidente por dois mandatos, o segundo porque é o atual chefe do Executivo. “Ele [Bolsonaro] e Lula tomaram conta da televisão”, pontua Simon. “Hoje os campos estão tomados: um lado com Lula, um lado com Bolsonaro. Eles se armaram uma frente, e um é inimigo do outro e amigo ao mesmo tempo, porque no debate, um ajuda o outro. Lula só discute com Bolsonaro, e Bolsonaro só responde ao Lula”, complementa.

Neste sentido, Pedro Simon sugere que a imprensa dê mais espaço para os outros candidatos, não só para Lula e Bolsonaro. E dessa forma, ele acredita: “eu acho que vamos chegar lá!”

Mas se nenhum outro candidato chegar lá, e houver um segundo turno com Lula e Bolsonaro, o ex-senador já assume a possibilidade de votar em branco: “Estou inclinado a não votar. Não tenho expectativa para os próximos quatro anos”, disse ele. Sobre quem o MDB deve apoiar, Simon avalia que apoiar Lula ou Bolsonaro são posições igualmente negativas para o partido.

Confira abaixo a entrevista completa com Pedro Simon:

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR