'Estamos reunidos aqui hoje para dizermos, em alto e bom som: chega de obscurantismo', disse o presidente da República
por Afonso Marangoni em 13/07/23 11:38
Presidente Lula discursa em evento no Palácio do Planalto | Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula (PT) entregou na quarta-feira (12) a medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico a dois cientistas que tiveram a honraria revogada pelo governo Bolsonaro em 2021: Marcus Vinícius Guimarães Lacerda e Adele Benzaken.
Lacerda, médico infectologista, foi responsável por um dos primeiros estudos que apontaram a ineficácia da cloroquina contra a covid-19. “É um resgate justo. A ciência do Brasil é forte, pujante e precisa ser conservada”, afirmou.
Leia mais: “Sucessão de Lira já contamina comportamento dos partidos”
A médica Adele Benzaken, era diretora do Departamento de HIV/Aids do Ministério da Saúde quando foi demitida após a publicação de uma cartilha sobre prevenção de doenças destinada a homens trans.
“Esta cerimônia é um reencontro com a democracia, com o SUS pelo que lutamos tanto desde 1988, com os outros agraciados que foram solidários, mas, sobretudo, um reencontro com um Brasil plural, que é chave para conseguir controle das infecções”, destacou Adele.
Outros 21 cientistas que renunciaram à indicação em solidariedade também foram agraciados na cerimônia. Também foi retomado o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e assinado decreto que convoca a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Lula apontou ciência, tecnologia e inovação como estratégicas para o país vencer os desafios de crescimento econômico com sustentabilidade.
“Estamos reunidos aqui hoje para dizermos, em alto e bom som: chega de obscurantismo. Basta de negacionismo. Chega de jogar cientistas às fogueiras – não mais aquelas da Idade Média, mas as que a mentira e o discurso de ódio acenderam na Internet e em grupos radicais de nossa sociedade”, afirmou.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, disse que a solenidade se reveste de muitos significados. “É um ato de desagravo à ciência e de reparação histórica aos cientistas, professores, médicos, pesquisadores – brasileiras e brasileiros que foram injustamente perseguidos e ameaçados por um governo anti-ciência e anti-vida”.
A premiação foi um dos temas do Café do MyNews desta quinta-feira (13), assista abaixo:
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR