Além do país anfitrião e do Brasil, participam do encontro representantes da Colômbia, do Uruguai e da Espanha
O presidente Lula (PT) participa nesta segunda-feira, 21, no Chile, de um encontro sobre defesa da democracia, organizada pelo presidente chileno, Gabriel Boric. Também vão participar os presidentes da Colômbia, Gustavo Petro, e do Uruguai, Yamandú Orsi, além do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez.
O evento já estava marcado antes do aprofundamento da crise entre Estados Unidos e Brasil, após o país norte-americano taxar em 50% os produtos brasileiros e revogar o visto de ministros do Supremo Tribunal Federal, mas o tema deve ser discutido entre os líderes que estão reunidos em Santiago.
Leia mais: “Tarifaço: AGU pede investigação de investidores com informação privilegiada”
A agenda consistirá em reunião reservada entre os presidentes, seguida de almoço e de encontro com representantes da sociedade civil, do meio acadêmico e de centros de reflexão. As discussões estarão organizadas em torno de três eixos centrais: defesa da democracia e do multilateralismo; combate às desigualdades; e tecnologias digitais e o enfrentamento à desinformação.
“Trata-se de oportunidade para dar seguimento à primeira reunião de alto nível ‘Em defesa da Democracia: lutando contra o extremismo’, realizada em 24 de setembro de 2024, à margem da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, e convocada pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Pedro Sánchez”, destaca o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Segundo o Itamaraty, está prevista a realização da segunda edição da reunião da iniciativa, no contexto dada 80ª Semana de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, prevista para ocorrer entre 23 a 29 de setembro.