Sessões estão previstas para acontecer nos dias 2, 3, 9 10 e 12 de setembro
O Supremo Tribunal Federal STF informou nesta quinta-feira, 28, que recebeu 3.357 inscrições do público em geral para acompanhar, nas dependências do tribunal, o julgamento do “núcleo crucial” da ação penal da tentativa de golpe, que tem entre os réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A Corte esclareceu que foram disponibilizados 150 lugares na Segunda Turma e esses inscritos serão divididos por cada sessão marcada e previamente informados por e-mail a respeito da autorização. O julgamento está previsto para acontecer nos dias 2, 3, 9 10 e 12 de setembro no plenário da Primeira Turma.
Leia mais: “PT troca membros da CPMI do INSS após derrota pela presidência”
Em relação à imprensa, foram cadastrados 501 profissionais do Brasil e de outros países. Por limitações de espaço, foram reservadas na Primeira Turma 80 cadeiras para os jornalistas a serem ocupadas por ordem de chegada. Haverá, ainda, um espaço na área externa do prédio, com telão e cadeiras, para a imprensa acompanhar o julgamento.
Além de Bolsonaro, serão julgados Alexandre Ramagem (deputado federal e ex-diretor-geral da ABIN), Almir Garnier Santos (ex-comandante da Marinha), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça), Augusto Heleno (ex-ministro do GSI), Mauro Cid (ex-ajudante de ordens de Bolsonaro), Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa) e Walter Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil e da Defesa).
Todos respondem por cinco crimes: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e privacidade de patrimônio tombado.