Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

CÂMARA

Em primeiro ato, Lira anula votação de cargos da Mesa Diretora

Novo presidente da Câmara determina nova eleição. Lira alega que inscrição do PT foi ilegal por extrapolar o horário

por Hermínio Bernardo em 02/02/21 13:22

O novo presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP/AL) foi eleito na noite desta segunda-feira (1º) e como primeiro ato anulou a votação dos demais cargos.

A definição dos candidatos da Mesa Diretora (vice-presidentes, secretários e suplentes) é feita de acordo com a proporcionalidade entre os blocos partidários formados para a eleição. Esse cálculo é feito pela Secretaria-Geral da Câmara.

Deputado Arthur Lira contou com o apoio do presidente Jair Bolsonaro na eleição da Câmara. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília – Deputado Arthur Lira, cancela, por falta de quórum, sessão para analisar o recurso que pede a anulação da sessão do Conselho de Ética,sobre investigações contra Eduardo Cunha (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Na eleição, foram formados dois blocos: de Arthur Lira e o de Baleia Rossi (MDB-SP). Lira foi eleito com 302 votos, Baleia teve 145. Pela divisão, Lira ficaria com cinco cargos e Baleia com quatro.

O prazo para inscrição se encerrava às 12h desta segunda-feira. Lira argumenta que o PT – um dos partidos do bloco de Baleia – fez o registro fora do prazo, às 12h06.

Apesar disso, o então presidente da Casa Rodrigo Maia (DEM/RJ) aceitou a inscrição do PT. Essa aprovação foi revogada por Lira.

Os dois blocos ameaçam recorrer ao Supremo Tribunal Federal. Com a decisão de Lira, partidos de oposição perdem espaço na divisão de cargos.

Carlos Melo, cientista político do Insper, explica que o movimento do novo mandatário é consequente de uma natureza administrativa arrojada. “Arthur Lira é um deputado com perfil muito forte, impetuoso, advindo das hostes de Eduardo Cunha; é da política de Alagoas, que é bastante competitiva, até mesmo violenta em alguns momentos. Ou seja, é um homem de disputa: uma vaga na mesa pode ser estratégica para seus planos, para a tentativa de controlar os processos”, explicou.

Melo concluiu afirmando que Lira agiu de acordo com essa caracterização: “Mesmo que pareça contraditório ao discurso de união que ele fez logo quando se apresentou como candidato, a mim não causa surpresas”.

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR