O publicitário lutava contra um câncer no cérebro e estava internado desde junho com covid-19; a morte foi confirmada na manhã desta segunda-feira
por Sara Goldschmidt em 16/08/21 09:17
O publicitário Duda Mendonça, que lutava contra um câncer no cérebro e estava internado com covid desde junho no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP), teve a morte confirmada pela família nesta segunda-feira (16) pela manhã.
Duda tinha 77 anos recém completados, e era um dos publicitários mais conhecidos do meio político. Ex-marqueteiro do Partido dos Trabalhadores (PT), se tornou conhecido nacionalmente após ter sido o responsável pela campanha que elegeu pela primeira vez o ex-presidente Lula, em 2002 – Mendonça foi responsável pela criação do slogan “Lulinha, Paz e Amor”.
O publicitário também participou das campanhas de Paulo Maluf (PP), em São Paulo, Ciro Gomes (PDT), no Ceará, e do ex-primeiro-ministro de Portugal, Pedro Santana Lopes.
Na época do escândalo do mensalão, Duda Mendonça foi acusado de receber por serviços ao PT, por meio de uma offshore nas Bahamas. Em 2005, Mendonça confessou à CPI dos Correios ter recebido R$ 10,5 milhões pela campanha à eleição de Lula via caixa 2. A partir dali, encerrou sua relação com o PT. Já internado, Duda recebeu uma visita de Lula, que estava no Sírio para um check up. Foi a primeira vez que se viram em mais de uma década sem se falar.
Ele virou réu no processo do mensalão, mas foi absolvido. A defesa do publicitário afirmou que ele não tinha conhecimento da origem ilícita do dinheiro, versão reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Anos mais tarde, em 2016, teve seu nome envolvido na Operação Lava Jato sob suspeita de ter recebido R$ 10 milhões para o grupo político do presidente Michel Temer delatado por executivos da Odebrecht. Em 2017, seguindo o caminho de outros dois publicitários do PT, João Santana e Mônica Moura, o marqueteiro assinou um acordo de delação premiada com a Polícia Federal.
Casado com Aline Mendonça, ele deixa quatro filhos. O corpo do publicitário será cremado.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR