Deputado pediu proteção pessoal e porte de arma ainda em junho, após depoimento de seu irmão denunciando irregularidades no Ministério da Saúde
por Sara Goldschmidt em 09/12/21 12:15
O deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), pivô do caso da Covaxin, vacina indiana contra a covid-19, conseguiu o direito à posse de arma de fogo, autorizada pela Polícia Federal. A informação é da colunista Camila Mattoso, do jornal Folha de São Paulo.
Miranda havia pedido proteção pessoal e o direito a possuir uma arma de fogo ainda em junho, após seu irmão, o servidor público do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda, ter denunciado irregularidades envolvendo a compra da Covaxin, e pressões atípicas da gestão da pasta. Na época, o deputado federal disse que estava recebendo ameaças de morte e que teve a casa invadida.
No início de julho, ele teve seus pedidos negados pela Polícia Federal, e recorreu da decisão. Ao Ministério da Justiça, Miranda citou a facada no presidente Jair Bolsonaro (PL), durante a campanha eleitoral de 2018, e o assassinato de Marielle Franco como exemplos de ataques a políticos.
O parlamentar chegou a ser alvo de uma ação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados por “criar uma narrativa com o único objetivo de prejudicar o presidente” nas denúncias de irregularidades na compra da Covaxin. Durante seu depoimento na CPI da Pandemia, Miranda afirmou ter alertado Bolsonaro presencialmente sobre as supostas irregularidades, mas nada teria sido feito. A ação contra o deputado foi arquivada.
Já o ministro da Justiça Anderson Torres acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra Luis Miranda, sob o argumento de que ele teria acusado falsamente o presidente Jair Bolsonaro de prevaricação. A ministra Rosa Weber, do STF, afirmou que se mostrou “inquestionável” que o fato narrado não constituiria crime, e arquivou o inquérito.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR