A jornalista e cientista política Deysi Cioccari analisou 27 anos de discurso do presidente, e segundo ela, Jair Bolsonaro sempre foi pautado pelo embate
por Sara Goldschmidt em 16/07/21 13:07
“Quando eu analisei todos os discursos dele [presidente Jair Bolsonaro], a coisa que mais me chamava atenção era justamente esse embate, sempre tinha alguma briga” – explica a jornalista e cientista política Deysi Cioccari ao falar sobre os 27 anos de documentos que pesquisou para o seu trabalho de pós-doutorado em Comunicação e Política.
A jornalista decidiu estudar os discursos do então deputado federal Jair Bolsonaro em 2014, e lembra que naquele ano teve uma briga entre Bolsonaro e a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS). “Eu tava fazendo meu doutorado e eu sempre estudei a sociedade do espetáculo, que é quando as coisas se potencializam através das imagens. E me chamou a atenção que um deputado, até então desconhecido, tomou as manchetes dos jornais pela situação da briga, e as pessoas começaram a chamar ele de mito. Aí eu percebi que ali tinha uma movimentação na política que até então a gente não tava vendo” – pontua Deysi.
Ela avalia que a linguagem e o comportamento de Bolsonaro seguiram um padrão durante todos esses anos, mas esse padrão começou a mudar este ano. “Com o Lula readquirindo os direitos eleitorais, Bolsonaro acabou indo pra uma seara que não é a dele, um campo que não é o dele, que é as ruas, e ele nunca foi bom nas ruas. Ele sempre foi bom nas redes sociais”, ressalta.
Mas o discurso do embate não mudou, e foi aí que, segundo a cientista política, o presidente perdeu a “guerra”. “Quando ele vai pras ruas, ele segue provocando o embate. Mas ele nunca foi ao encontro das pessoas, e a rua é uma arena da esquerda, e o que a gente vê: ele mostra que não entende as ruas. E perde essa guerra pra esquerda”, contextualiza.
Deysi Cioccari critica a postura de Bolsonaro, e na sua avaliação, ele não tem chances na eleição de 2022: “Bolsonaro não conhece nem a si mesmo, nem ao inimigo, então ele tá completamente fadado ao fracasso. Se a alguns meses atrás a gente cogitava a hipótese dele ir pro segundo turno, hoje eu acho isso cada vez mais difícil”. E finaliza: “Bolsonaro não é um político de fato, é alguém que esteve lá pela própria sorte.”
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR