Salles pediu demissão ao saber que seria preso, diz jornal Meio Ambiente

Salles pediu demissão ao saber que seria preso, diz jornal


O ex-ministro Ricardo Salles decidiu deixar a pasta do Meio Ambiente após ser informado que seria preso. De acordo com reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”, Salles tomou conhecimento que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, iria determinar a prisão dele.

O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. Foto: Lula Marques.
O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. Foto: Lula Marques.

Por isso, Salles avaliou que a permanência do cargo se tornou insustentável e pediu demissão ao presidente Jair Bolsonaro. A reportagem do jornal aponta que o pedido de prisão alegaria que Salles estaria atrapalhando as investigações.

A Polícia Federal investiga operações financeiras suspeitas do escritório de advocacia que tem Salles como um dos sócios. O inquérito foi pedido da Procuradoria-Geral da República e autorizado pelo STF. A investigação aponta que Salles atuava como ministro para favorecer madeireiros que desmatam a Amazônia, integrando uma quadrilha que exportava madeira ilegal. Salles nega as acusações.

Se nenhum investigado tiver a prerrogativa de foro privilegiado, o processo que está sob a relatoria de Alexandre de Moraes passa para a primeira instância.

Salles é alvo de em outro inquérito no STF. A relatora é a ministra Cármen Lúcia, que determinou que Ricardo Salles entregasse o passaporte à Polícia Federal para não deixar o país.

Relacionados