Política

Diplomacia

Sem provas, embaixador brasileiro diz que África controlou covid-19 com cloroquina

Luiz Fernando Serra defende tese bolsonarista de suposto “tratamento precoce” e critica a imprensa

por Luciana Tortorello em 14/04/21 20:57

O embaixador do Brasil na França, Luiz Fernando Serra, afirmou em entrevista ao Almoço do MyNews nesta quarta-feira (14) que a imprensa usa critérios diferentes para divulgar notícias positivas e negativas sobre a pandemia no Brasil e disse, sem apresentar provas, que a África teria controlado a covid-19 com ivermectina e hidroxicloroquina.

Serra chegou a ser cotado para substituir Ernesto Araújo no ministério das Relações Exteriores, mas acabou preterido por Carlos Alberto França. Alinhado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o embaixador do Brasil na França afirma que o suposto tratamento precoce é um “ponto de vista muito interessante”.

“Não sou médico e não sou cientista, mas me chama atenção o fato de que na África não haja essa hecatombe que se previa no começo da pandemia. Eu atribuo essa resistência dos africanos à covid ao fato de que eles tomam antiparasitários, tomam ivermectina e hidroxicloroquina há muito tempo. Eu não sou um cientista, mas estou dizendo que muitos cientistas sustentam que o tratamento precoce pode funcionar”, diz Serra.

O diplomata Luís Fernando de Andrade Serra no Senado, em 2016. Foto:Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O diplomata Luís Fernando de Andrade Serra no Senado, em 2016. Foto:Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Não há evidências científicas de que o continente africano teria controlado a pandemia e também não há fatos que sustentem que os remédios citados por Serra sejam efetivos para deter o novo coronavírus. Pelo contrário, seu uso sem supervisão médica pode causar graves efeitos colaterais.

Também em entrevista ao Almoço do MyNews, o jornalista Jamil Chade afirma que ficou fácil para governos europeus e de outros lugares do mundo criticarem o Brasil por conta da fragilidade causada pela pandemia, pela fragilidade da credibilidade internacional e pela fragilidade da própria diplomacia brasileira. “ Os diferentes governos brasileiros, inclusive durante a ditadura militar, eram conhecidos por dialogar com todos. Desde o começo do governo Jair Bolsonaro, essa não foi a realidade”.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR