‘Tenho um limite de briga com o governo americano’, diz Lula Presidente Lula em evento do PT | Foto: Afonso Marangoni/MyNews

‘Tenho um limite de briga com o governo americano’, diz Lula

‘Não posso falar tudo que eu acho que eu devo falar, eu tenho que falar o que é possível falar’, disse o presidente

O presidente Lula (PT) afirmou neste domingo, 3, que tem um limite de briga com o governo dos Estados Unidos em função do tarifaço anunciado contra o Brasil. A declaração foi dada no 17º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores, em Brasília, evento que marcou a posse de Edinho Silva na presidência do partido.

“Nessa briga que a gente está fazendo agora, com a taxação dos Estados Unidos, eu tenho um limite de briga com o governo americano. Eu não posso falar tudo que eu acho que eu devo falar, eu tenho que falar o que é possível falar, porque eu acho que nós temos que falar aquilo que é necessário”, disse.

Leia mais: “Maioria aprova tornozeleira eletrônica e acha que Bolsonaro fugiria”

Lula declarou que o que tem norteado a postura dele na questão externa é uma frase do cantor Chico Buarque, de que o PT “não fala fino com os Estados Unidos, e não fala grosso com a Bolívia”. “A gente fala em igualdade de condições com os dois. Essa que é a lógica da política”, defendeu o petista.

O presidente reforçou a disposição em negociar com a Casa Branca e disse que o Brasil não quer “confusão”, mas considerou “inaceitável” colocar um assunto político para taxar economicamente o país. Ao anunciar a tarifa, Trump, entre outros pontos pediu o fim do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro na ação penal em que é reú por tentativa de golpe..

“Nós queremos negociar igualdade de condições. Eles são um país muito grande, o mais bélico, com mais tecnologia, a maior economia. Tudo isso é muito importante. Mas queremos ser respeitados pelo nosso tamanho. Temos interesses econômicos, estratégicos, queremos crescer e não somos uma republiqueta.”

Relacionados