Política

Apoio a Bolsonaro

Timing de manifestação aumenta pressão por Pazuello na reserva do Exército

Participação em ato político logo após a gestão por redução de danos na CPI da Pandemia aumenta a pressão para que Pazuello se afaste

por Juliana Braga em 24/05/21 10:11

A participação do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello em uma manifestação de apoio ao presidente Jair Bolsonaro fez aumentar no Exército a pressão para que o militar vá para a reserva. Para além da participação em aglomeração sem usar a máscara em um ato político, o timing é visto como problemático. A proximidade com o depoimento na CPI da Pandemia, depois de toda a gestão de redução de danos feita pelos fardados, incomodou ainda mais e colocou Pazuello em maus lençóis.

Três dias após prestar depoimento na CPI da Covid, Eduardo Pazuello participa de ato a favor do presidente Jair Bolsonaro
Três dias após prestar depoimento na CPI da Covid, Eduardo Pazuello participa de ato a favor do presidente Jair Bolsonaro. Foto: Fernando Frazão (Agência Brasil).

Até a sexta-feira passada, o clima era de alívio entre generais da ativa e da reserva com o depoimento do ex-ministro. Avaliavam que a participação por si só já arranhava a imagem do Exército. “Talvez a história registre para sempre que um militar foi a uma CPI para se explicar sobre mortes durante a pandemia”, afirmou um, sob a condição de anonimato. Ainda assim, no geral, a percepção é de que o estrago poderia ter sido maior e que Pazuello não se furtou a responder às perguntas

Minimizaram até as 15 mentiras listadas pelo relator, Renan Calheiros (MDB-AL), que teriam sido ditas pelo militar. Os generais ouvidos, assim como o governo de Bolsonaro, afirmam que Renan não tem envergadura para conduzir uma investigação desse tipo e, muito menos, para inquirir um general.

A participação na manifestação, no entanto, veio em um momento em que a situação ainda era delicada e a poeira ainda não havia baixado. A pressão para que Pazuello vá para reserva, que existe desde que ele assumiu o ministério, aumentou ainda mais. Essa pode ser, inclusive, a solução para que o ex-ministro não sofra punição maior.

Os integrantes da CPI viram a participação como uma afronta aos senadores e já pensam em convocá-lo mais uma vez. A sessão da próxima quarta-feira (26) será dedicada à análise de requerimentos e a convocação do militar pode entrar na lista.

Íntegra do programa ‘Café do MyNews‘ desta segunda-feira (24), que abordou o posicionamento e a situação do ex-ministro da Saúde.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR