Zelensky propõe troca de territórios; Rússia recusa SEM ACORDO

Zelensky propõe troca de territórios; Rússia recusa


O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou, nesta terça-feira (11) que tem planos de oferecer à Rússia um acordo de troca de territórios. Em resposta, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou, nesta quarta-feira (12), que o país nunca discutirá uma troca de territórios.

Leia mais: Afinal, o que é a DeepSeek? Decifrando os termos e conceitos atrelados à Inteligência Artificial

Durante entrevista ao jornal inglês The Guardian, publicada na terça, Zelensky disse ao jornalista Shaun Walker, que está pronto para negociar com Vladimir Putin, mas deixou claro a importância da atuação dos EUA para facilitar a comunicação. Segundo ele, caso Trump consiga criar uma linha de negociação entre os países, apresentaria à Putin a proposta de troca de territórios.

“Nós vamos trocar um território por outro”, afirmou Zelensky. A ideia seria oferecer a região russa de Kursk, que está sob o domínio ucraniano há seis meses, em troca de territórios ucranianos tomados pela Rússia. No entanto, Zelensky que não tem certeza de qual território pediria de volta. “Eu não sei, nós vamos ver. Todos os nossos territórios são importantes, não há prioridade.”

Leia mais: ‘Nunca tivemos força de militância como o PT’, afirma presidente do PSDB

Entretanto, de acordo com a Reuters, Peskov rejeitou categoricamente o acordo. “É impossível”, afirmou o porta-voz em encontro com os jornalistas, “A Rússia nunca discutiu, nem vai discutir, a troca desses territórios. […] As tropas ucranianas serão expulsas [da região de Kursk]. Aqueles que não foram expulsos serão destruídos”.

Em dezembro do ano passado, Putin garantiu que os soldados ucranianos seriam definitivamente retirados de Kursk, mas não disse quando isso aconteceria.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada desta quarta-feira, às 20h30:

*Sob supervisão de Leonardo Cardoso

Relacionados