Arquivos Agência Brasil - Canal MyNews – Jornalismo Independente https://canalmynews.com.br/post_autor/agencia-brasil/ Nosso papel como veículo de jornalismo é ampliar o debate, dar contexto e informação de qualidade para você tomar sempre a melhor decisão. MyNews, jornalismo independente. Wed, 19 Feb 2025 16:54:04 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 Moraes retira sigilo de delação de Mauro Cid https://canalmynews.com.br/noticias/moraes-retira-sigilo-de-delacao-de-mauro-cid/ Wed, 19 Feb 2025 16:54:04 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=52075 O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), levantou nesta quarta-feira (19) o sigilo sobre a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, que serviu como base para a investigação que levou à denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.  Bolsonaro foi denunciado nesta terça (18) pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, por tentativa de golpe […]

O post Moraes retira sigilo de delação de Mauro Cid apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), levantou nesta quarta-feira (19) o sigilo sobre a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, que serviu como base para a investigação que levou à denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro

Bolsonaro foi denunciado nesta terça (18) pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, por tentativa de golpe de Estado, entre outros crimes. Outras 33 pessoas também foram denunciadas.

Leia mais: Com denúncia, bolsonaristas querem Múcio testemunha

No despacho desta quarta, Moraes também abriu prazo de 15 dias para manifestação das defesas. Pela determinação, a contagem deve correr de forma simultânea para todos os acusados, incluindo Mauro Cid.

Segundo a acusação, o ex-presidente liderou uma trama golpista gestada em 2022, nos últimos meses de seu mandato, com o objetivo de se manter no poder após ser derrotado na corrida presidencial daquele ano.

Uma das principais alegações das defesas dos acusados é de que não tiveram acesso à íntegra da delação de Cid. Ao levantar o sigilo após a denúncia, Moraes afirmou que a medida visa a “garantia do contraditório e da ampla defesa”.

Leia mais: Randolfe sobre Lula: ‘Sem ele, os democratas brasileiros não vão nem à esquina’

“Da mesma maneira, a manutenção geral do excepcional sigilo da colaboração premiada não mais se justifica na preservação ao interesse público, pois não é mais necessária, nem para preservar os direitos assegurados ao colaborador, nem para garantir o êxito das investigações”, acrescentou o ministro.

Além da delação de Cid, que foi ajudante de ordens e trabalhou ao lado de Bolsonaro durante todo o mandato presidencial, a denúncia da PGR trás diversos outros elementos de prova, incluindo vídeos, anotações, mensagens, registros de frequência em prédios públicos, entre outros materiais colhidos pela Polícia Federal (PF).

A defesa de Bolsonaro nega o envolvimento dele na trama golpista. Assinada pelo advogado Paulo Cunha Bueno, a nota afirma que Bolsonaro “jamais compactuou com qualquer movimento que visasse a desconstrução do Estado Democrático de Direito ou as instituições que o pavimentam”.

Leia mais: Janones admite: “Ultrapassei o limite ético, mas faria outras 300 vezes”

A delação de Cid envolve também outras investigações que têm Bolsonaro como alvo, como a que apura a falsificação do cartão de vacinação para covid-19 do ex-presidente e o caso de venda de objetos como joias e relógios, recebidos por ele como presente de autoridades estrangeiras.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de terça-feira (18):

O post Moraes retira sigilo de delação de Mauro Cid apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
CPI da Transparência investiga meio ambiente, IRM e água/esgoto https://canalmynews.com.br/noticias/cpi-da-transparencia-mira-no-meio-ambiente-irm-e-concessionaria-de-agua-e-esgoto/ Tue, 18 Feb 2025 21:06:27 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=52046 A CPI da Transparência retomou os trabalhos nesta terça-feira (18) na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e vai mirar as fiscalizações, inicialmente, na Secretaria de Estado do Meio Ambiente, no Instituto Rio Metrópole (IRM) e no serviço de água e esgoto prestado pela Águas do Rio e Cedae. Os deputados irão convocar representantes desses órgãos […]

O post CPI da Transparência investiga meio ambiente, IRM e água/esgoto apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A CPI da Transparência retomou os trabalhos nesta terça-feira (18) na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e vai mirar as fiscalizações, inicialmente, na Secretaria de Estado do Meio Ambiente, no Instituto Rio Metrópole (IRM) e no serviço de água e esgoto prestado pela Águas do Rio e Cedae. Os deputados irão convocar representantes desses órgãos para esclarecimentos, além de enviarem requerimentos de informações.

“Infelizmente, o Rio de Janeiro é um estado com problema crônico de corrupção. Diversas são as denúncias, e irregularidades já verificadas. Iremos avançar para cobrar respostas e buscar consertar o que está errado”, anunciou o presidente da CPI, deputado Alan Lopes (PL).

Leia mais: ABBC dá dicas para evitar golpes no Carnaval

Vice-presidente da comissão, o deputado Filippe Poubel (PL) lembrou que a atuação da CPI fortalece os mandatos pautados por fiscalizações, enumerou publicações milionárias do IRM, cuja atuação com obras de infraestrutura em municípios está sendo questionada por suspeita de favorecimento político.

Além da falta de transparência, o relator do colegiado, Rodrigo Amorim (União), reiterou a importância de cobrarem das autoridades competentes as respostas aos ofícios e requerimentos da CPI.

Os deputados também aprovaram a prorrogação dos trabalhos por mais 60 dias, assim como a realização de audiência em conjunto com a CPI dos Serviços Delegados, comissões de Saneamento e Minas e Energia, no qual serão convocados a prestar esclarecimentos representantes da Cedae, Águas do Rio e Aegea, diante da ineficiência na prestação dos serviços.

Leia mais: Janones admite: “Ultrapassei o limite ético, mas faria outras 300 vezes”

O presidente da CPI, deputado Alan Lopes (PL), agradeceu ainda a participação de parlamentares que não são membros efetivos, ressaltando a importância de somarem forças. Também participaram da reunião os deputados Val Ceasa (PRD), Giovani Ratinho (SDD), Marcelo Dino (União), Alexandre Knoploch (PL) e Renan Jordy (PL), além do vereador Poubel (PL).

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de segunda-feira (17):

O post CPI da Transparência investiga meio ambiente, IRM e água/esgoto apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Júri condena homem que matou petista por política https://canalmynews.com.br/noticias/juri-condena-homem-que-matou-petista-por-politica/ Thu, 13 Feb 2025 21:12:31 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=50873 O ex-policial penal federal Jorge José da Rocha Guaranho foi condenado a 20 anos de prisão por homicídio duplamente qualificado de Marcelo Arruda

O post Júri condena homem que matou petista por política apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O Tribunal do Júri de Curitiba decidiu, nesta quinta-feira (13), condenar o ex-policial penal federal Jorge José da Rocha Guaranho a 20 anos de prisão, em regime inicial fechado, por homicídio duplamente qualificado. Ele foi considerado culpado pela morte do petista Marcelo Arruda, guarda municipal e tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), em Foz do Iguaçu.

As qualificadoras do homicídio foram motivo torpe (como a discussão política) e produção de perigo comum (aquele capaz de colocar um número indeterminado de pessoas em risco). Cabe recurso da decisão e a defesa confirmou que irá fazê-lo, por considerar a pena muito alta.

Leia mais: Afegão atropela multidão em Munique nesta quinta-feira (13)

A sentença foi lida por volta das 14h pela juíza Mychelle Pacheco Cintra Stadler, responsável por presidir o júri formado por quatro mulheres e três homens. Ela destacou a intolerância política e a repercussão social do crime, além de apontar que o homicídio foi cometido com uma arma da União.

O crime ocorreu em 9 de julho de 2022, meses antes da eleição presidencial. Arruda comemorava seu aniversário de 50 anos tendo o PT e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como temática, quando foi atingido por tiros disparados de surpresa por Guaranho.

O caso se destacou com um dos mais violentos ocorridos em meio ao clima de polarização que marcou a campanha eleitoral daquele ano.

Leia mais: Calor extremo nas escolas: Como as altas temperaturas afetam alunos e professores

O Ministério Público do Paraná sustentou desde a apresentação da denúncia que o crime teve clara motivação política. Os advogados buscaram desmontar essa tese, afirmando que seu cliente não nutria animosidade em relação ao PT. Em depoimento realizado nesta quarta-feira (12), Guaranho deu sua versão dos fatos pela primeira vez.

Ele chegou ao local da audiência de muletas. Ao falar, sustentou que agiu em legítima defesa, um dos principais argumentos dos advogados. Segundo ele, se não atirasse primeiro seria atingido pelo petista. Ele disse que foi à festa de Arruda para fazer uma provocação, mas negou que tivesse intenção de matar. O depoimento não pôde ser gravado nem fotografado e o ex-policial penal não respondeu a perguntas da acusação.

Leia mais: Helicópteros são atingidos e vias fechadas após confronto no Rio de Janeiro

Segundo o inquérito policial, Guaranho foi duas vezes ao salão onde ocorria a festa de Arruda, que ele não conhecia. Na primeira, ele passou de carro em frente local com o som alto tocando músicas de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, adversário político de Lula e do PT. Teve então uma breve e acalorada discussão com Arruda, que terminou com o petista  jogando terra no veículo.

Guaranho foi embora, deixou mulher e filho em casa e voltou para o aniversário já disparando três tiros contra Arruda. Câmeras de segurança flagraram parte da ação. Atingido por dois disparos, o petista conseguiu ainda sacar a própria arma e devolver seis tiros, um dos quais atingiu o ex-policial penal na cabeça. Ele sobreviveu e conseguiu se recuperar, embora com sequelas. O tesoureiro do PT chegou a ser levado ao hospital, mas morreu na madrugada de 10 de julho.

A defesa de Guaranho tentou sustentar que Arruda teria puxado a arma primeiro, mas a versão que prevaleceu foi a do Ministério Público, segundo a qual foi Guaranho quem fez o primeiro ataque.

Leia mais: Presidente do Ibama rebate Lula: ‘Não faria o que faço se não gostasse de pressão’

Depois do crime, foi promulgada uma lei no Paraná instituindo o 9 de julho, data do crime, como Dia Estadual contra a Intolerância Política e de Promoção da Tolerância Democrática.

Apesar de ainda poder recorrer do crime, Guaranho teve sua prisão imediata determinada pela Justiça. Ele cumpria prisão domiciliar, em substituição à prisão preventiva, desde setembro do ano passado, quando foi beneficiado por um habeas corpus de segunda instância, mas agora deverá ser encaminhado a alguma unidade prisional paranaense.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Veja como Hugo Motta tentou virar a página após declaração polêmica:

O post Júri condena homem que matou petista por política apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Bactérias da Amazônia podem ajudar a desenvolver novos remédios https://canalmynews.com.br/noticias/bacterias-da-amazonia-podem-ajudar-a-desenvolver-novos-remedios/ Wed, 12 Feb 2025 17:30:42 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=50752 Pesquisa focada em encontrar compostos antibióticos e antitumorais coleta, no Pará, amostras de solo e espécies que não podem ser criadas em laboratório

O post Bactérias da Amazônia podem ajudar a desenvolver novos remédios apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Parte da pesquisa de fármacos no Brasil envolve levar amostras de solo de Belém (PA) para um laboratório maior que um estádio de futebol em Campinas (SP). Lá, os cientistas utilizam o acelerador Sirius, o maior microscópio da América do Sul, para estudar genes de bactérias e as substâncias que elas produzem. A pesquisa foca em encontrar compostos antibióticos e antitumorais, e os primeiros resultados foram publicados em dezembro em uma revista internacional.

Leia mais: A essência de um violonista

O motivo dessa viagem do solo amazônico é a parceria entre o CNPEM e a Universidade Federal do Pará (UFPA). O trabalho de campo começou recolhendo amostras de solo dos interiores do Parque Estadual do Utinga, reserva de conservação constituída em 1993 e que conta com áreas restauradas e áreas sem intervenção humana recente. O grupo investigou três espécies bacterianas das classes Actinomycetes e Bacilli isoladas, de solo da Amazônia, compreendendo bactérias do gênero Streptomyces, Rhodococcus e Brevibacillus.

O passo seguinte se deu quando os pesquisadores do laboratório EngBio, da UFPA, liderados por Diego Assis das Graças, usou o sequenciador PromethION, da Oxford Nanopore (Reino Unido), “que se destaca por gerar leituras de alta qualidade, permitindo o sequenciamento de genomas complexos com alta produção de dados e baixo custo. A tecnologia de sequenciamento baseada em nanoporos permite a análise em tempo real e a leitura direta de DNA. Além disso, sua portabilidade e flexibilidade o tornam adequado para aplicações em laboratório e campo”, explicou Diego, que é um dos autores do primeiro artigo escrito a partir dessa fase da pesquisa.

Leia mais: STF estuda criar entendimento sobre anistia a crimes permanentes da ditadura

Com esse sequenciamento, foi possível olhar para os genes e entender como eles atuam na construção de enzimas, e os caminhos que as tornam moléculas mais complexas. Metade delas era desconhecida.

“Estas moléculas são o foco dos nossos estudos, pois têm grande importância para desenvolvimento de fármacos e medicamentos. Por exemplo, mais de 2/3 (dois terços) de todos os fármacos já desenvolvidos no mundo têm origem em moléculas pequenas naturais, os metabólitos secundários ou metabólitos especializados”, explicou a pesquisadora Daniela Trivella, coordenadora de Descoberta de Fármacos do LNBio (Laboratório Nacional de Biociências).

A análise dos dados foi feita também no LNBio e utilizou o Sirius. Esse sequenciamento é muito mais acessível, em termos de custos e tempo, do que era há uma ou duas décadas. Com isso, é possível analisar o que Trivella explicou serem bactérias “selvagens”, ou seja, aquelas encontradas na natureza. A estimativa atual é que menos de 1 em cada 10 espécies de bactérias selvagens sejam cultiváveis em laboratório, e quando o são menos de 10% dos genes que carregam são expressos em laboratório. Todo o resto é “perdido” para a ciência, sem estes métodos de ponta. “Então, existem muitas bactérias que ainda não conhecemos e muitos produtos naturais que não conseguíamos produzir em laboratório, ou os produzíamos em baixíssimo rendimento”, completou Daniela.

Leia mais: Hugo Motta reclama do tempo de inelegibilidade pela ficha limpa

Em resumo, o lugar importa, e muito. “Os agrupamentos de genes biossintéticos são responsáveis pela produção de substâncias com potencial biológico, como medicamentos. Mesmo em organismos já estudados, como as bactérias do gênero Streptomyces, vimos que ainda há muitas substâncias desconhecidas nos exemplares isolados do solo da Amazônia. Isso mostra como o ecossistema é essencial para novas descobertas. A Amazônia, nesse sentido, continua sendo uma área rica e pouco explorada para desenvolver novos produtos”, disse em nota outro dos participantes, o pesquisador Rafael Baraúna (EngBio-UFPA), que coordenou o trabalho pela UFPA.

O passo final foi levar a produção para uma escala de laboratório. Entendendo quais os genes que produzem cada substância, com uma técnica avançada chamada metabologenômica, os pesquisadores “convenceram” espécies de bactérias de manejo comum no laboratório a aceitarem esses genes e produzirem as substâncias, produzindo quantidades que possam ser testadas e trabalhadas. “Com o DNA codificante alvo, a bactéria domesticada, que não produzia o metabólito de interesse, passa a produzi-lo, pois recebeu artificialmente a sequência de DNA que vimos na floresta. Assim temos acesso a esta molécula para desenvolver novos fármacos a partir dela. Ou seja, um acesso a novas moléculas a partir de uma rota biotecnológica”, disse Trivella.

Leia mais: Maíra, do MST, assume mandato no Rio e fala dos desafios na cidade

Esse conjunto de testes não isola uma ou duas moléculas. Com toda a estrutura do CNPEN um laboratório dedicado, como o LNBio, pode realizar até 10 mil testes em um único dia. Essa velocidade compete com outra, voraz, a da devastação. O ano de 2024 teve o maior número de queimadas e incêndios na Amazônia nos últimos 17 anos. Para tentar ajudar na corrida, pelo lado da ciência, os investimentos para pesquisas no bioma, anunciados na última reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) estão no patamar de R$ 500 milhões nesta década, com potencial de ajudar a valorizar economicamente o território e sua cobertura original.

Como parte dos alvos são moléculas para tratar infecções e tumores, o retorno tem potencial superior ao dos investimentos. “Todos estes métodos estão condensados na Plataforma de Descoberta de Fármacos LNBio-CNPEM. Esta plataforma realiza a pesquisa em novos fármacos, indo desde a preparação de bibliotecas químicas da biodiversidade e seleção de alvos terapêuticos para o desenvolvimento de fármacos, até a obtenção da molécula protótipo (a invenção), que então passa por etapas regulatória para chegar na produção industrial e aos pacientes na clínica”, ilustra Trivella. Segundo ela as próximas fases da pesquisa levarão as equipes de campo longe até de Belém, para a Amazônia oriental. Lá esperam confirmar o potencial imenso de novas moléculas do bioma e comeár a entendê-lo ainda melhor.

Esse trabalho faz parte de um esforço maior para criar um centro de pesquisa multiusuário na UFPA, apoiado pelo CNPEM e por projetos nacionais como o Iwasa’i, recentemente implementado no contexto da chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 19/2024 – Centros Avançados em Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica – Pró-Amazônia.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao MyNews Entrevista com a jornalista Camilla Lucena e o biólogo e ecologista Lucas Gonçalves:

O post Bactérias da Amazônia podem ajudar a desenvolver novos remédios apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Bancada da Bíblia ganha força, mas enfrenta novos desafios https://canalmynews.com.br/opiniao/bancada-da-biblia-ganha-forca-mas-enfrenta-novos-desafios/ Mon, 10 Feb 2025 19:12:53 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=50759 Segundo André Ítalo, existem em torno de 90 a 100 deputados evangélicos na Câmara, de um total de 513, e, no Senado, há entre 10 a 15, de um total de 81

O post Bancada da Bíblia ganha força, mas enfrenta novos desafios apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Com a retomada das atividades no Legislativo, um dos principais desafios do governo federal é se aproximar dos parlamentares conservadores da bancada evangélica. A análise é de pesquisadores consultados pela Agência Brasil, incluindo o escritor André Ítalo, autor do livro “A Bancada da Bíblia: uma história de conversões políticas” (editora Todavia, 301 páginas).

Leia mais: Idealizador da Ficha Limpa rebate Bolsonaro: “A lei é para todos”

O pesquisador explica que a bancada evangélica, apesar de ter uma posição mais conservadora nas pautas dos costumes, historicamente mostrou-se pró-governo em outros temas, como os da economia. “Não importa se era governo de esquerda ou de direita, era um grupo próximo ao Executivo”.

Uma das causas, segundo avalia, seria a conveniência de manter os privilégios como isenção tributária para igrejas.

Ele recorda que, nos governos anteriores ao dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro, havia a presença de pastores nos primeiros escalões. Houve também apoio dos evangélicos a Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso.

Mas ele considera que o governo de Jair Bolsonaro foi um “divisor de águas” nesse histórico governista dos evangélicos. “O Bolsonaro foi o primeiro presidente de direita que teve uma relação de afinidade ideológica com a bancada evangélica”. Mas com a volta de Lula ao poder, a bancada da bíblia deixou de ser governista, avalia o pesquisador.

Leia mais: Vice-líder do governo confronta bancada da bala e quer imposto para armas

De acordo com André Ítalo, a bancada tem crescido de maneira mais lenta, diferente do que ocorreu no final dos anos 1990 e em 2010. “É natural porque o próprio crescimento da população evangélica também tem sido mais lento. Também é importante pontuar que a proporção dos evangélicos na Câmara [menos de 20%] é menor do que a de evangélicos na população [cerca de 30%]”, explica o pesquisador.

O pesquisador contabiliza que, hoje, na Câmara, existem em torno de 90 a 100 deputados evangélicos, de um total de 513. No Senado, há entre 10 a 15, de um total de 81.

Dores do crescimento

O professor Leonardo Barreto, da Universidade de Brasília (UnB), pondera que a bancada evangélica não é homogênea. “Há na bancada diversos segmentos e também estratégias diferentes. A mais consolidada é a da Igreja Universal, que se consolidou num partido político, que é o Republicanos, e que hoje preside a Câmara”, observa.

Leia mais: Maíra, do MST, assume mandato no Rio e fala dos desafios na cidade

O especialista entende que a estratégia do Partido Republicanos foi uma das mais sofisticadas, ao abrir para políticos não evangélicos, como é o caso do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. “O partido fez essa abertura, e essa estratégia se demonstrou muito acertada”, disse. Só que, ao mesmo tempo, a bancada, na avaliação do professor, está enfrentando as “dores do crescimento”.

Barreto analisa que representantes desses partidos gostariam de ir mais para o centro do espectro político, mas estão pressionados por uma base evangélica que se tornou mais conservadora e mais de direita do que era. “A bancada se encontrou num espectro conservador de direita que acaba limitando as opções de escolha. A base foi deliberadamente politizada”, acredita.

Base

Uma das revelações do livro de André Ítalo foi a história do primeiro pastor eleito deputado federal no Brasil, com o apoio da igreja dele. “Foi um pastor daqui de São Paulo, chamado Levi Tavares [no mandato de 1967 – 1971]. Ele era de fora da política”.

Mas foi durante a Constituinte, com as eleições de 1986, que surgiu o nome de bancada evangélica. “Foi quando as igrejas evangélicas perceberam que precisavam participar da política porque havia um medo de que o catolicismo se envolveria de maneira muito forte na Constituinte e acabasse voltando a ser a religião oficial do país”, explica.

Leia mais: STF estuda criar entendimento sobre anistia a crimes permanentes da ditadura

O pesquisador contextualiza que houve setores da Igreja Católica que faziam oposição à ditadura (1964 – 1985), e que eram aliados de grupos de esquerda. Para ele, essa vinculação contribuiu para que as igrejas evangélicas se colocassem mais à direita. “Quando a ditadura acabou, as igrejas evangélicas ficaram com esse receio. Por conta desse receio, os evangélicos se mobilizaram e elegeram vários deputados. Naquele primeiro momento foram 32 deputados”, avalia.

André Ítalo diferencia o que se considera “bancada da bíblia” e o que é a Frente Parlamentar Evangélica, que se trata de um grupo institucionalizado, com 219 deputados e 26 senadores, de diferentes partidos, inclusive considerados de centro e de esquerda. Há um número mínimo de assinaturas para criar a frente, 171 parlamentares.

“Os deputados evangélicos são cerca de 90. Eles sozinhos não conseguem criar a frente. Então eles precisam da ajuda de deputados não evangélicos”.

Leia mais: Filiação de Silvinei Vasques no PSD gera desconforto no partido

Segundo a pesquisa de Ítalo, a frente tem um grupo de assessores parlamentares que faz reunião a cada segunda-feira para fazer um mapeamento de quais são as pautas que vão ser discutidas nas principais comissões naquela semana na Câmara, que são mais sensíveis para os evangélicos. Na terça-feira, deputados evangélicos debatem a programação. Atualmente, o coordenador da frente é o deputado Silas Câmara (Republicanos – AM).

A reportagem entrou em contato com a assessoria do deputado líder da frente evangélica para comentar o trabalho da frente, mas não teve retorno.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Entenda as mudanças no Congresso Nacional: saiba o impacto das emendas e do Nordeste no poder

O post Bancada da Bíblia ganha força, mas enfrenta novos desafios apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Famílias têm menos dívidas e mais cautela com gastos https://canalmynews.com.br/noticias/familias-tem-menos-dividas-e-mais-cautela-com-gastos/ Mon, 10 Feb 2025 18:49:57 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=50756 Pesquisa conduzida a pedido da CNC apontou melhoria no total de brasileiros endividados, com queda de 0,6 ponto percentual em relação a dezembro

O post Famílias têm menos dívidas e mais cautela com gastos apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Pesquisa conduzida a pedido da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada na última quinta-feira (6), apontou melhoria no total de famílias endividadas no Brasil, com diminuição para 76,1% em janeiro. O resultado representa uma queda de 0,6 ponto percentual em relação a dezembro e de 2 pontos percentuais no comparativo com o mesmo período em 2024.

Leia mais: Idealizador da Ficha Limpa rebate Bolsonaro: “A lei é para todos”

Uma das brasileiras que conseguiu sair da situação de endividamento foi a professora Danieli Silveira. Para isso, ela diminuiu bastante os gastos, evitou parcelas e buscou fazer compras somente à vista. “É assim que estou me policiando e conscientizando que o consumo saudável é a melhor saída”, explica a docente. Ela se percebe, hoje, como alguém que tem suas dívidas controladas, e é certeira ao afirmar: “Não quero passar por isso novamente”.

O que ocasionou a situação do tipo “bola de neve” foi o desemprego da professora. “O primeiro vilão foi o cheque especial. Como não tive renda, ele estruturou o pagamento das contas. Quando voltei a ter renda, o rombo negativo nunca dava pra cobrir. Então vieram os cartões de crédito para poder suprir o consumo das necessidades básicas. Um cartão pra pagar outro”, contou à Agência Brasil.

Leia mais: Integrante das comissões de vítimas da ditadura cotado para STM

O cartão de crédito continua sendo a principal modalidade de crédito utilizada pelos consumidores, atingindo 83,9% do total de devedores, valor 3% menor do que o auferido no começo de janeiro. O técnico em logística Cesar (nome fictício) é parte destes endividados, e um dos que não conseguirá pagar suas dívidas. A família teve as contas comprometidas após o afastamento de sua companheira do trabalho para tratamento de um câncer desde o final de 2023. Ela parou de trabalhar como enfermeira no turno da noite, quando recebia um adicional

Eles já tinham financiamento imobiliário e empréstimos, mas começaram a acumular dívidas no cartão de crédito, que foram aumentando. Cesar recorreu ao Procon paulista para negociar os juros, e deve conseguir condições melhores de pagamento já nas próximas semanas. “Vou ser sincero, estou mais preocupado com a saúde mental da minha esposa e da família em geral”, conta o técnico, que espera reorganizar as finanças após a renegociação.

Pesquisa

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), também apurou se as pessoas conseguirão pagar suas dívidas. Em janeiro deste ano 29,1% das famílias têm dívidas em atraso e 12,7% não conseguirão pagá-las. Em dezembro eram 29,3% e 13%, respectivamente, e em janeiro de 2024 eram 28,3% e 12%. Foi o primeiro recuo na inadimplência desde julho de 2024.

Leia mais: De FHC, passando por outros nomes históricos, PSDB pode deixar de existir

As dívidas comprometem, em média, 30% da renda das famílias ouvidas. Segundo o estudo este dado é subjetivo, o que indica que as pessoas podem estar menos propensas a realizar gastos, com perspectivas mais conservadoras para o consumo.

As famílias mais vulneráveis, que são aquelas que recebem até 3 salários mínimos, representaram o único grupo pesquisado que teve aumento em suas dívidas, cujo percentual de endividamento aumentou, na comparação com janeiro de 2024 (79,2%) e 18,4% não terão como quitar suas dívidas. O estudo também percebeu que um quinto de todas as famílias com dívidas tem mais da metade de sua renda comprometida.

Leia mais: Bolsonaristas apostam em Elon Musk nas eleições do Brasil em 2026

Mesmo com o resultado positivo dos índices de endividamento e inadimplência a CNC estima que  o endividamento das famílias voltará a crescer durante este ano. Segundo o estudo os percentuais devem começar a subir a partir de março, fechando o ano com 77,5% das famílias brasileiras endividadas e 29,8% inadimplentes.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

O post Famílias têm menos dívidas e mais cautela com gastos apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Inea teme vazamento de óleo na Guanabara após incêndio https://canalmynews.com.br/noticias/inea-teme-vazamento-de-oleo-na-guanabara-apos-incendio/ Mon, 10 Feb 2025 17:20:15 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=50749 Neste sábado (8), uma fábrica de óleos e lubrificantes, localizada na Ilha do Governador, às margens da baía, foi parcialmente destruída pelas chamas

O post Inea teme vazamento de óleo na Guanabara após incêndio apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão ambiental do Rio de Janeiro, considera que o grande incêndio ocorrido neste sábado (8) em uma fábrica de óleos e lubrificantes, localizada na Ilha do Governador, às margens da Baía de Guanabara, representa risco de vazamento de óleo e outros resíduos nas águas da região. Diante dessa possibilidade, uma equipe foi destacada para avaliar os eventuais impactos.

“Em conjunto com a Capitania dos Portos, o governo ativou o Plano de Área da Baía de Guanabara, estratégia voltada para o controle e mitigação de danos ambientais. Além disso, o órgão irá apurar as causas e respostas da empresa ao incêndio e aplicará as sanções cabíveis”, informa nota divulgada pelo estado.

Leia mais: Idealizador da Ficha Limpa rebate Bolsonaro: “A lei é para todos”

O incêndio teve início na manhã de sábado (8) e ganhou rapidamente grandes proporções. Diante do cenário, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou a criação de um gabinete emergencial composto por diferentes órgãos para lidar com a situação. A Polícia Militar foi mobilizada para garantir a segurança no entorno e a Polícia Civil abriu investigação sobre as causas do incêndio.

Por volta de 11h, o Corpo de Bombeiros publicou em suas redes sociais que mais de 100 bombeiros militares e agentes da Defesa Civil estadual de 20 unidades diferentes haviam sido enviados ao local e que a situação já estava controlada, sem risco de propagação. Mas as atividades voltadas para o resfriamento e proteção das áreas não atingidas ainda estavam em curso na manhã deste domingo (9).

Leia mais: STF estuda criar entendimento sobre anistia a crimes permanentes da ditadura

Apesar da rápida ação dos bombeiros, durante a noite deste sábado (8), diversos moradores da região usaram as redes sociais denunciando os incômodos provocados pelo episódio. Também houve compartilhamento de imagens da espessa fumaça negra, que pôde ser avistada à distância e de diversos ângulos.

A Moove, empresa responsável pela fábrica, divulgou nota afirmando que o incêndio ocorreu na área produtiva da fábrica, sem atingir a área onde ficam tanques de armazenamento. “Todos os protocolos de segurança necessários estão sendo aplicados”, acrescenta o texto. Não houve feridos. A fábrica estava vazia, já que não havia operações no fim de semana.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao MyNews Entrevista com a jornalista Camilla Lucena e o biólogo e ecologista Lucas Gonçalves:

O post Inea teme vazamento de óleo na Guanabara após incêndio apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
‘Ainda Estou Aqui’ vence Goya de melhor filme ibero-americano https://canalmynews.com.br/noticias/ainda-estou-aqui-vence-goya-de-melhor-filme-ibero-americano/ Mon, 10 Feb 2025 16:40:17 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=50746 Esta foi a primeira vez que uma produção brasileira é indicada e vence a categoria na cerimônia de premiação espanhola, considerada a "Oscar da Espanha"

O post ‘Ainda Estou Aqui’ vence Goya de melhor filme ibero-americano apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, venceu, neste sábado (8), o prêmio Goya 2025, na categoria de melhor filme ibero-americano. A premiação é considerada a principal do cinema espanhol.Foi a primeira vez que uma produção brasileira não só foi indicada como também venceu a categoria.

Leia mais: Fernanda Torres é indicada ao Oscar de Melhor Atriz por atuação em ‘Ainda Estou aqui’

Nesta 39ª edição do prêmio, a produção brasileira concorria com outros quatro filmes: “El jockey”, da Argentina; “Agarrame fuerte”, do Uruguai; “No lugar da outra”, do Chile; e “Memorias de un cuerpo que arde”, da Costa Rica.

Em carta lida no momento do recebimento do troféu Goya, o diretor Walter Salles agradeceu a distância o prêmio à academia de cinema espanhol e ressaltou que esta é a primeira vez que um filme brasileiro foi indicado a uma categoria do Goya.

Leia mais: Histórico: Fernanda Torres leva Globo de Ouro por atuação em ‘Ainda estou aqui’

“‘Ainda Estou Aqui’ é um filme sobre a memória de uma família, durante a longa noite da ditadura militar no Brasil, que está entrelaçada com a memória do meu país. Gostaria de dedicar esse prêmio ao cinema brasileiro, a Eunice Paiva e toda a sua família, a Fernanda Montenegro e a Fernanda Torres”, disse em carta o diretor Walter Salles.

Prêmio e indicações

Em janeiro, a atriz Fernanda Torres já havia sido premiada com o Globo de Ouro, em Los Angeles, de melhor atriz na categoria Drama pela atuação em “Ainda Estou aqui”. Esta foi a primeira vez que a premiação foi entregue a uma brasileira.

O filme “Ainda Estou Aqui” também foi indicado a três categorias do Oscar 2025: a de Melhor Filme; Melhor Filme Estrangeiro; e a atriz Fernanda Torres foi indicada à categoria de Melhor Atriz. A cerimônia do Oscar 2025 está agendada para 2 de março, também em Los Angeles.

Filme

O drama brasileiro “Ainda Estou Aqui” é baseado no livro homônimo e autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, que conta a história de sua mãe, a advogada e ativista pelos direitos humanos Eunice Paiva, durante a ditadura militar no Brasil. O papel de Eunice Paiva, falecida em 2018, foi interpretado por Fernanda Torres.

Leia mais: Confira a história de Eunice Paiva, retratada por Fernanda Torres em ‘Ainda Estou Aqui’

O enredo aborda a luta pela democracia, a resistência à opressão, a força da mulher, a busca por desaparecidos políticos e a importância da memória, a partir do desaparecimento, em 1971, do ex-deputado federal Rubens Paiva (com atuação de Selton Mello), marido de Eunice Paiva. O político brasileiro, que teve seus direitos políticos cassados em 1964, com o golpe militar, foi torturado e assassinado, no Rio de Janeiro. Seu corpo nunca foi encontrado.

Em 1996, foi emitido o atestado de óbito de Rubens Paiva. Em 2025, a certidão de óbito foi corrigida para constar que sua morte foi causada por agentes do Estado durante a ditadura militar.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao MyNews Entrevista com o jornalista Evandro Éboli e Eugênia Gonzaga, presidente da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos:

O post ‘Ainda Estou Aqui’ vence Goya de melhor filme ibero-americano apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Deportações em massa podem causar déficit de mão de obra nos EUA https://canalmynews.com.br/opiniao/deportacoes-em-massa-podem-causar-deficit-de-mao-de-obra-nos-eua/ Thu, 30 Jan 2025 20:59:39 +0000 https://localhost:8000/?p=50467 Durante a campanha eleitoral, Trump prometeu retirar, de forma forçada, todos os milhões de imigrantes ilegais que vivem no país, até o fim do seu mandato

O post Deportações em massa podem causar déficit de mão de obra nos EUA apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>

De repente, em um dia, todos os imigrantes mexicanos desaparecem dos Estados Unidos (EUA). Uma família, sem sua empregada doméstica, se vê em meio ao caos ao perceber sua casa suja, com roupas encardidas e sem conseguir encontrar alimentos. Um fazendeiro fica sem ninguém para fazer a colheita. Funcionários desaparecem de um restaurante e não há quem limpe os carros no lava a jato. Esta é uma história fictícia do filme Um Dia sem Mexicanos, dirigido por Sergio Arau e levado às telas de cinema em 2004.

Leia mais: Presidente Lula diz que relação com Donald Trump será de reciprocidade

A situação retratada por Arau é apenas uma ficção fantasiosa e absurda, mas demonstra como a sociedade norte-americana depende econômica e afetivamente dos imigrantes, provenientes não apenas de seu vizinho do sul, mas de vários outros países, inclusive latino-americanos.

Em sua campanha eleitoral para a Casa Branca, o presidente Donald Trump anunciou que, se fosse eleito, faria “a maior operação doméstica de deportações da história Americana”, retirando, de forma forçada, todos os milhões de imigrantes ilegais que vivem nos EUA, até o fim do seu mandato.

Uma pesquisa divulgada em julho do ano passado, pelo Pew Research Center, mostrou que havia, cerca de 11 milhões de imigrantes não autorizados vivendo nos Estados Unidos, em 2022. Essa população oferecia, segundo a pesquisa, um contingente de 8,3 milhões de trabalhadores para a economia norte-americana.

Leia mais: Países latinos e caribenhos se reúnem para tratar de deportações nos EUA

Os receios de que Trump possa colocar em prática suas promessas de campanha ganharam força depois que milhares de imigrantes foram detidos por agentes de imigração e deportados para seus países de origem, como México, Colômbia e Brasil, poucos dias depois de assumir a presidência norte-americana.

De acordo com pesquisadores ouvidos pela Agência Brasil, caso Trump decida deportar todos os imigrantes ilegais e tenha os recursos para isso, a situação pode gerar um enorme déficit de mão de obra que poderá causar impactos devastadores para a economia norte-americana.

Economia

“Se a gente considerar que a retórica do Trump será concretizada, o impacto para o americano comum seria absurdo. Várias indústrias seriam colocadas em caos, pelo menos no curto prazo, particularmente a indústria alimentícia, que é absolutamente dependente de mão de obra subempregada, de imigrante ilegal”, destaca o pesquisador do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Thaddeus Gregory.

A professora da Fundação Getulio Vargas (FGV) Carla Beni explica que os setores de coleta de frutas e de laticínios, por exemplo, seriam muito afetados. “A grande população que trabalha nas fazendas, executando toda essa produção, que trabalha numa escala muito maior do que o americano trabalharia, recebe menos porque não tem documentação. Ele não tem documentação e é explorado pelo empresário americano ou mesmo por um outro empresário imigrante que já está legalizado”.

Leia mais: Por que os Estados Unidos estão deportando em massa os imigrantes ilegais?

Gregory explica que esses empregos estão disponíveis para qualquer americano, mas “a maioria não quer trabalhar coletando tomates a 5 dólares por hora”. “Como eles [empresários] vão dar conta dessa enorme necessidade de mão de obra barata?”, ressalta.

Segundo ele, outro setor que deve sofrer com carência de mão de obra é o de serviços. “Particularmente, as pequenas empresas serão afetadas, como aquela empresa de jardinagem, que emprega seis ou sete salvadorenhos, que não sabe como está a situação de imigração deles porque [o empresário] não pergunta. E muitas dessas pequenas empresas ironicamente têm donos que são apoiadores de Trump. É a pequena burguesia americana, que será muito afetada”.

Um projeto de deportação em massa de imigrantes, provavelmente vai elevar o preço da mão de obra nos EUA, explica o professor de História da América Roberto Moll, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

“Consequentemente, isso elevará os preços e a inflação. Isso pode forçar o Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, a elevar os juros. Em conjunto, neste cenário, provavelmente, as empresas sediadas nos EUA, principalmente em setores mais endógenos da economia, perderiam ainda mais competitividade”, afirma Moll.

Leia mais: O que é DeepSeek, a nova IA chinesa que causou prejuízo a bigtechs ocidentais?

O medo da deportação, pelos imigrantes ilegais, pode também gerar um efeito aparentemente contraditório: uma exploração ainda maior dos trabalhadores que não sejam deportados. Com receio de demandar melhores salários e melhores condições de trabalho, essas pessoas podem ser submetidas a uma precarização ainda mais acentuada.

“Eles vão se sujeitar a trabalhos ainda mais degradantes e mais mal pagos para que não sejam denunciados para o governo pelo empregador. Então vão aceitar algumas condições ainda mais irregulares para eles. Sem dúvidas, esses imigrantes acabam sendo infelizmente uma reserva de mão de obra barata e a situação do que daquelas pessoas que ficam, né, que não são deportadas, pode ainda ficar pior”, explica o coordenador do Laboratório de Análise Política Mundial (Labmundo), Rubens Duarte.

Sociedade

As deportações em massa extrapolam o lado econômico. Mais de 4,4 milhões de crianças e adolescentes nascidos nos EUA vivem com um imigrante não autorizado, segundo o Pew Research Center. “A deportação em massa vai separar famílias em que um ou mais membros são imigrantes sem documentação de permanência”, explica Roberto Moll.

“Provavelmente um quarto da população americana é potencialmente afetada por essas decisões, com medo de que eles e seus entes amados podem ser deportados. Obviamente, haverá populações muito mais vulnerabilizadas por essa política do que outras. Então o verdadeiro número que será afetado, não sabemos”, afirma Thaddeus Gregory.

Leia mais: Lula planeja mudanças no Planalto e Gleisi é cotada para Secretaria-Geral

O medo e a desconfiança, aliás, são alguns dos impactos de uma política de tolerância zero à imigração não autorizada. “Na verdade, aqui a gente entra numa outra problemática, que é rasgar o tecido social, porque você quebra a confiança. Esta política do Trump é uma política que estimula a denúncia. Então ela estimula que a pessoa ligue e denuncie o vizinho imigrante. Então você acaba causando um pânico gigantesco na população”, acrescenta Carla Beni.

Para Rubens Duarte, as deportações mostram um lado contraditório e hipócrita, uma vez que os Estados Unidos são uma nação cuja população é majoritariamente formada por imigrantes.

De acordo com a pesquisa do Pew Research Center, havia aproximadamente 48 milhões de estrangeiros vivendo nos EUA, em 2022, dos quais 77% estavam em situação legal, entre cidadãos naturalizados, residentes permanentes ou residentes temporários. A estimativa considera apenas aqueles nascidos fora dos EUA.

Segundo o Censo 2022 norte-americano, apenas 4,4 milhões de habitantes pertencem a povos que originalmente ocupavam os territórios dos Estados Unidos continental e do Havaí, antes da chegada dos europeus no século XV, ou seja, apenas 1,3% do total da população (331 milhões). O que significa que mais de 98% são imigrantes ou seus descendentes.

Leia mais: Segunda Chamada: Confira a disputa pelo poder na câmara dos deputados

“Esse país de imigrantes, que muitas vezes celebra o que eles chamam de melting pot, ou seja, um caldeirão cultural e étnico, agora fecham as portas, algemam as pessoas e expulsam do país. Claro que isso vai ter consequências na construção da identidade dos estadunidenses, em como eles se percebem e como o resto do mundo os percebe. Então, com certeza haverá um impacto muito grande na construção identitária dos estadunidenses daqui para frente”, diz Duarte.

Trump

Os especialistas afirmam, no entanto, que ainda não é possível dizer se a gestão de Donald Trump fará o que o presidente republicano prometeu em campanha. “Tudo depende de como a retórica de Trump será transformada em ações efetivas. A retórica dele é das mais terríveis possíveis. Se isso vai traduzir-se em um aumento real das deportações, a gente ainda tem que ver. É cedo demais para dizer alguma coisa”, destaca Thaddeus Gregory.

Para Roberto Moll, é preciso esperar os impactos que as políticas de deportação terão na economia e na sociedade norte-americanas para saber se Trump manterá uma linha-dura contra os imigrantes ou não. Segundo ele, se os efeitos forem nocivos para as empresas, esses empresários poderão pressionar o presidente a atenuar essas medidas.

Leia mais: Pri Helena, a Zezé de Ainda Estou Aqui, fala sobre expectativa do Oscar e sua carreira

Por outro lado, a política de aprisionamento e deportação poderá movimentar a economia do setor de segurança e aumentar a insegurança dos trabalhadores, fazendo com que isso reduza o custo da mão de obra.

“Em todos esses cenários, Trump reforça a narrativa de que está cumprindo sua promessa de expulsar imigrantes. Essa estratégia é especialmente relevante para atender aos anseios dos trabalhadores brancos empobrecidos que aderiram à base trumpista, motivados pelo ressentimento e pelo discurso xenófobo, que culpa os imigrantes pelos problemas da classe média trabalhadora nos Estados Unidos”.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada que tratou das deportações em massa nos Estados Unidos:

O post Deportações em massa podem causar déficit de mão de obra nos EUA apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Presidente Lula diz que relação com Donald Trump será de reciprocidade https://canalmynews.com.br/noticias/presidente-lula-diz-que-relacao-com-donald-trump-sera-de-reciprocidade/ Thu, 30 Jan 2025 20:04:30 +0000 https://localhost:8000/?p=50463 Segundo o petista, independente de quem esteja è frente dos Estados Unidos, a relação será sempre de um Estado soberano com outro Estado soberano

O post Presidente Lula diz que relação com Donald Trump será de reciprocidade apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quinta-feira (30) que irá buscar estabelecer uma relação de respeito e reciprocidade com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tomou posse para um novo mandato na semana passada. A afirmação foi feita durante uma entrevista coletiva com jornalistas, no Palácio do Planalto, em Brasília.

“Eu já governei o Brasil com presidente republicano, já governei com presidente democrata. E a minha relação é sempre a mesma, a relação é de um Estado soberano com outro Estado soberano. O Trump foi eleito para governar os Estados Unidos e eu fui eleito para governar o Brasil”, afirmou Lula.

Leia mais: O que é DeepSeek, a nova IA chinesa que causou prejuízo a bigtechs ocidentais?

Caso o presidente dos EUA concretize declarações recentes de que poderia impor tarifas de exportação contra produtos de países como o Brasil, Lula destacou que a postura do governo será a de reciprocidade, com taxação inversa de produtos norte-americanos importados pelo Brasil. “Se ele taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade do Brasil em taxar os produtos americanos. É simples, não tem nenhuma dificuldade”.

Lula ainda criticou a decisão do presidente dos EUA de retirar aportes financeiros à Organização Mundial da Saúde (OMS) e a saída do Acordo de Paris, para conter o aquecimento global. “Regressão à civilização humana”, disse o presidente brasileiro. Ele ainda indicou que Trump deve respeitar a soberania de outros países, ao mencionar as controvérsias recentes entre o americano e os governos da Groenlândia e do Panamá.

Relação com o Congresso

Na seara doméstica, Lula foi questionado sobre a expectativa para as eleições nas novas mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que ocorrem neste fim de semana.

Na Câmara, até o momento, dois deputados se declararam oficialmente como candidatos. Hugo Motta (Republicanos-PB) é o grande favorito, com apoio de praticamente todas as bancadas, dos governistas à oposição, incluindo o atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O deputado pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), também oficializou sua candidatura pela oposição de esquerda.

Leia mais: Pri Helena, a Zezé de Ainda Estou Aqui, fala sobre expectativa do Oscar e sua carreira

No Senado, o favorito é Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Ele foi presidente da casa de 2019 a 2020 e conta com amplo apoio das principais bancadas para retornar ao cargo.

“O presidente da República não se mete nisso. O meu presidente do Senado é aquele que ganhar. E o da Câmara, é aquele que ganhar. Quem ganhar, eu vou respeitar e estabelecer uma nova relação. Já demos demonstração que não tem dificuldade de governar se você tiver muita disposição de muita conversa”, disse Lula.

O presidente reforçou que continuará apostando na articulação política que vem mantendo com o Congresso.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de quarta-feira (29):

 

O post Presidente Lula diz que relação com Donald Trump será de reciprocidade apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Carnaval de rua de São Paulo bate recorde de blocos com 767 inscritos https://canalmynews.com.br/noticias/carnaval-de-rua-de-sao-paulo-bate-recorde-de-blocos-inscritos/ Tue, 28 Jan 2025 21:27:23 +0000 https://localhost:8000/?p=50438 São esperados 860 desfiles nas ruas da capital, pois um bloco pode se apresentar mais de uma vez; descrições e trajetos devem ser publicados nos próximos dias

O post Carnaval de rua de São Paulo bate recorde de blocos com 767 inscritos apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>

O Carnaval de rua de São Paulo bateu recorde de blocos previstos com 767 inscritos para ocupar as ruas da capital paulista em 2025. Até o ano passado, o maior número de blocos inscritos tinha sido 2020, com 644. Depois veio a pandemia, quando a cidade ficou dois anos sem desfiles. Em 2023, foram 475 inscritos e, em 2024, 579.

No total, são esperados 860 desfiles nas ruas da capital, pois um bloco pode se apresentar mais de uma vez.

Leia mais: Rio esperar receber cerca de 6 milhões de foliões para carnaval de rua

O período tradicional dos desfiles dos blocos de rua começa no pré-carnaval, em 22 de fevereiro, e termina no pós-carnaval, em 8 e 9 de março. Em 2025, o Carnaval começa no sábado, 1º de março, e a quarta-feira de Cinzas cai no dia 4 de março.

“Estamos prontos para receber todos os foliões com um Carnaval ainda mais seguro e bem estruturado. O trabalho da SPTuris é garantir que o evento seja acessível e divertido para todos, e cada detalhe foi planejado com muito cuidado para garantir a segurança e o conforto de quem estará nas ruas”, disse, em nota, Gustavo Pires, presidente da SPTuris.

Leia mais: Por que os Estados Unidos estão deportando em massa os imigrantes ilegais?

A prefeitura, por meio da SPTuris, é responsável pela organização da festa de rua, desde a inscrição dos blocos até a implementação das normas de segurança. Segundo a gestão municipal, as descrições e trajetos dos blocos devem ser publicados nos próximos dias, no Diário Oficial da Cidade de São Paulo.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de terça-feira (28):

O post Carnaval de rua de São Paulo bate recorde de blocos com 767 inscritos apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Rio esperar receber cerca de 6 milhões de foliões para carnaval de rua https://canalmynews.com.br/noticias/rio-esperar-receber-6-milhoes-de-folioes-para-carnaval-de-rua/ Tue, 28 Jan 2025 21:02:41 +0000 https://localhost:8000/?p=50434 Segundo presidente da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro, já são 482 blocos pré-cadastrados e autorizados para desfilar pela cidade

O post Rio esperar receber cerca de 6 milhões de foliões para carnaval de rua apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O carnaval de rua do Rio de Janeiro terá 482 blocos e espera receber 6 milhões de foliões. Dois megablocos foram cancelados por questões de saúde das artistas, o Bloco da Lexa, que estava marcado para o dia 16 de fevereiro, e o Bloco da Preta, que seria no dia 23 de fevereiro.

“São 482 blocos pré-cadastrados, já com autorização, só dependendo de cumprir as exigências dos órgãos para saírem nos seus desfiles. A estrutura dos grandes, médios blocos e até dos pequenos, no nosso caderno de encargos, prevê banheiro químico e toda a infraestrutura para o folião ter segurança não só durante o cortejo mas quando precisar ir o banheiro. Então essa estrutura está sendo oferecida para toda a cidade”, disse o presidente da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur), Bernardo Fellows, na apresentação do plano operacional da prefeitura para o carnaval de rua.

Cinco drones vão monitorar os megablocos, gerando imagens dos percursos em áreas consideradas de sombra, ou seja, sem cobertura de câmeras. Mais de 3,8 mil câmeras vão acompanhar os deslocamentos dos principais blocos e megablocos.

Na operação da área de saúde, serão quatro postos médicos com infraestrutura completa nos bairros da Gávea, Barra da Tijuca, do Recreio e Aterro do Flamengo e quatro postos pré-hospitalares sendo dois no centro, um em Copacabana e um em Ipanema. Também haverá 24 poltronas de hidratação e 157 ambulâncias avançadas.

“A recomendação é aumentar a ingestão de água, dar preferência ao uso de roupas leves, atenção ao uso de produtos cosméticos e capilares que possam causar alergia e usar protetor solar”, disse o secretário de Saúde, Daniel Soranz.

Outras recomendações dos órgão da prefeitura são priorizar o transporte público, respeitar os locais de proibição de estacionamento e chegar com antecedência aos desfiles.

Quanto às exigências e burocracias que os blocos tradicionais estão reclamando para poder desfilar, o presidente da Riotur afirmou que as exigências são importantes para garantir a segurança e a operação de toda a cidade. “Tem exigências municipais e estaduais, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, pré-cadastro, informar trajeto, público, horário. Sempre teve exigências e sempre os blocos conseguiram, em sua grande maioria, cumprir isso e desfilar”.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de terça-feira (28):

O post Rio esperar receber cerca de 6 milhões de foliões para carnaval de rua apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Rio de Janeiro é cidade em que usuário gasta mais tempo para deslocamento https://canalmynews.com.br/noticias/rio-de-janeiro-e-cidade-em-que-usuario-gasta-mais-tempo-para-deslocamento/ Tue, 28 Jan 2025 20:39:32 +0000 https://localhost:8000/?p=50431 De acordo com relatório divulgado pelo Moovit, a capital carioca ficou entre as dez cidades com maior tempo médio de deslocamento, com 58 minutos

O post Rio de Janeiro é cidade em que usuário gasta mais tempo para deslocamento apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O Moovit, aplicativo de mobilidade urbana mais usado no mundo, lançou neste ano o Relatório Global sobre Transporte Público de 2024. O estudo reúne dados e uma pesquisa com 76 mil usuários para mostrar as tendências de mobilidade urbana. Entre todas as cidades analisadas no relatório, o Rio de Janeiro ficou entre as dez com maior tempo médio de deslocamento, com 58 minutos.

Na pesquisa, usuários do Moovit foram perguntados sobre o que os faria usar mais o transporte público. Para 36%, mais veículos é fundamental, 23% pedem horários confiáveis e 14% querem passagens mais baratas.

Leia mais: Copom inicia primeira reunião sob comando de Gabriel Galípolo

De acordo com o documento, dez regiões metropolitanas brasileiras fazem parte do relatório: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A pesquisa foi realizada em novembro de 2024 e todos os dados são anônimos.

O cartão de transporte é a forma preferida de pagar da maioria dos brasileiros: 71%. Já 15% dos curitibanos preferem pagar com cartão de débito ou crédito. Para 14% dos passageiros do Recife e de Porto Alegre, dinheiro é a forma preferencial de pagamento, maior índice no país.

Leia mais: Fullgás: Artes visuais e anos 1980 no Brasil: A década histórica do nosso país

O vice-presidente de produto do Moovit, Ziv Kabaretti, disse que “à medida que as cidades continuam a se desenvolver, compreender as experiências diárias dos passageiros de transporte público é crucial para melhorar o futuro da mobilidade”, Segundo o executivo, “o relatório Global de Transporte Público do Moovit 2024 não apenas destaca os desafios que ainda existem, mas mostra os avanços positivos que estão sendo feitos ao redor do mundo para tornar deslocamentos mais convenientes, eficientes e acessível”, observou.

Expansão

A Secretaria Municipal de Transporte do Rio informou, em nota, que é preciso lembrar que, ao longo dos anos, a cidade se expandiu para fora de seu eixo central, onde está concentrada a maioria das oportunidades de emprego. Citou a implementação de políticas públicas para promover a reocupação da região central, além da recuperação de todo o modal de transporte. A situação foi agravada com o consequente declínio do centro, por causa da crise econômica vivida pelo país a partir de 2014”, afirmou, em nota, a secretaria.

Entre essas políticas lembrou a revitalização da região, como alterações no Plano Diretor, o Reviver Centro e o Reviver Cultural, além de viabilizar construções como o Porto Maravalley, o Terminal de Integração Intermodal Gentileza e a transformação da Estação Leopoldina em local com moradias do Minha Casa, Minha Vida, Clínica da Família e a Cidade do Samba 2.

Leia mais: Por que os Estados Unidos estão deportando em massa os imigrantes ilegais? 

O corredor Transbrasil foi inaugurado com dois terminais de integração, Deodoro e Gentileza, que integram ônibus, trem e VLT. Só a entrada em funcionamento da Transbrasil permitiu uma redução média de 50 minutos ou 32% do tempo total de viagem para quem fazia o trajeto entre Campo Grande e Candelária.

Deslocamento

No Sistema de Transporte Público por Ônibus, também houve avanço no sentido de melhorar o deslocamento da população. Desde junho de 2022, 194 linhas de ônibus foram retomadas ou criadas na cidade (aumento de mais de 70%) e mais de 800 pontos de ônibus foram reativados. O número de quilômetros percorridos por dia útil dobrou, passando de 677 mil para cerca de 1,2 milhão de quilômetros por dia.

Essas medidas melhoraram a integração entre regiões da cidade e reduziram o tempo de deslocamento dos passageiros. O BRT, que transportava cerca de 150 mil pessoas em 2021, hoje atende a mais de 500 mil pessoas.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de terça-feira (28):

O post Rio de Janeiro é cidade em que usuário gasta mais tempo para deslocamento apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Copom inicia primeira reunião sob comando de Gabriel Galípolo https://canalmynews.com.br/noticias/copom-inicia-primeira-reuniao-sob-comando-de-gabriel-galipolo/ Tue, 28 Jan 2025 20:20:49 +0000 https://localhost:8000/?p=50427 Segundo a última edição do boletim Focus, a taxa básica deve subir 1 ponto percentual neste encontro, saindo de 12,25% para 13,25% ao ano

O post Copom inicia primeira reunião sob comando de Gabriel Galípolo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) começa nesta terça-feira (28) sua primeira reunião sob a liderança do novo presidente, Gabriel Galípolo. Com a alta do dólar e o aumento no preço dos alimentos, a diretoria do BC definirá o novo valor da taxa básica de juros, a Selic.

Essa será a quarta elevação consecutiva da Selic. Segundo a edição mais recente do boletim Focus, pesquisa semanal com analistas de mercado deita pelo BC, a taxa básica deve subir 1 ponto percentual nesta reunião, de 12,25% para 13,25% ao ano.

Leia mais: Sinal de alerta para o Governo Lula

No comunicado da última reunião, em dezembro, o Copom informou que elevaria os juros básicos em 1 ponto percentual nas reuniões de janeiro e de março. Segundo o comitê, o agravamento das incertezas externas e os ruídos provocados pelo pacote fiscal do governo no fim do ano passado justificam o aumento dos juros básicos no início de 2025.

Nesta quarta-feira (29), ao fim do dia, o Copom anunciará a decisão. Após chegar a 10,5% ao ano de junho a agosto do ano passado, a taxa começou a ser elevada em setembro do ano passado, com uma alta de 0,25 ponto, uma de 0,5 ponto e uma de 1 ponto percentual.

Inflação

Na ata da reunião mais recente, o Copom alertou para o prolongamento do ciclo de alta da Taxa Selic. O órgão informou que o cenário econômico exige uma política monetária contracionista e confirmou a intenção de duas elevações de 1 ponto. O Banco Central citou a alta recente do dólar e da inflação para uma “política ainda mais contracionista”.

Segundo o último boletim Focus, a estimativa de inflação para 2025 subiu de 4,96% há quatro semanas para 5,5%. Isso representa inflação acima do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 3% para este ano, podendo chegar a 4,5% por causa do intervalo de tolerância de 1,5 ponto.

Taxa Selic

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas da economia. Ela é o principal instrumento do Banco Central para manter a inflação sob controle. O BC atua diariamente por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima do valor definido na reunião.

Leia mais: Fullgás: Artes visuais e anos 1980 no Brasil: A década histórica do nosso país

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, pretende conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Ao reduzir a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.

Leia mais: Gabeira comenta sobre seu livro que inspirou filme indicado ao Oscar e declara torcida por Ainda Estou Aqui

O Copom reúne-se a cada 45 dias. No primeiro dia do encontro, são feitas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial e o comportamento do mercado financeiro. No segundo dia, os membros do Copom, formado pela diretoria do BC, analisam as possibilidades e definem a Selic.

Meta contínua

Pelo novo sistema de meta contínua em vigor a partir deste mês, a meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior é 4,5%.

No modelo de meta contínua, a meta passa ser apurada mês a mês, considerando a inflação acumulada em 12 meses. Em janeiro de 2025, a inflação desde fevereiro de 2024 é comparada com a meta e o intervalo de tolerância. Em fevereiro, o procedimento se repete, com apuração a partir de março de 2024. Dessa forma, a verificação se desloca ao longo do tempo, não ficando mais restrita ao índice fechado de dezembro de cada ano.

Leia mais: Por que os Estados Unidos estão deportando em massa os imigrantes ilegais?

No último Relatório de Inflação, divulgado no fim de dezembro pelo Banco Central, a autoridade monetária manteve a previsão de que o IPCA termine 2025 em 4,5%, mas a estimativa pode ser revista, dependendo do comportamento do dólar e da inflação. O próximo relatório será divulgado no fim de março.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de segunda-feira (27):

O post Copom inicia primeira reunião sob comando de Gabriel Galípolo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Países latinos e caribenhos se reúnem para tratar de deportações nos EUA https://canalmynews.com.br/noticias/paises-latinos-e-caribenhos-se-reunem-para-tratar-de-deportacoes-nos-eua/ Mon, 27 Jan 2025 18:40:36 +0000 https://localhost:8000/?p=50400 Encontro foi convocado no domingo (26) pelo presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e marcado pela presidente hondurenha Xiomara Castro

O post Países latinos e caribenhos se reúnem para tratar de deportações nos EUA apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) fará reunião de emergência quinta-feira (30) para tratar da questão das deportações de imigrantes ilegais realizadas pelo governo dos Estados Unidos. O encontro foi convocado no domingo (26) pelo presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e marcado pela presidente hondurenha Xiomara Castro, presidente da Celac.

A reunião será feita em formato híbrido, mas Petro deverá participar de forma presencial, na capital hondurenha, Tegucigalpa.

Leia mais: Editora Três anuncia fim da revista impressa da ISTOÉ

O pedido de Petro ocorreu depois de a Colômbia recusar a entrada de aviões militares norte-americanos, que levavam imigrantes colombianos deportados nesse domingo.

“Não posso fazer com que imigrantes fiquem em um país que não os quer, mas se esse país os devolve deve ser com dignidade e respeito com eles e com o nosso país. Em aviões civis, sem tratá-los como como delinquentes, receberemos nossos compatriotas”, escreveu o presidente em suas redes sociais, acrescentando que a Colômbia deve ser respeitada.

Em resposta, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que taxaria, em 25%, produtos provenientes da Colômbia que seja importados por seu país.

Leia mais: Quaquá confirma apoio do PT à reeleição de Rodrigo Bacellar na presidente da Alerj

Ontem, o governo colombiano anunciou que o impasse entre os dois países foi superado. O chanceler colombiano Luis Gilberto Murillo viajará à capital dos Estados Unidos, Washington D.C., para reuniões de alto nível com representantes norte-americanos.

“Seguiremos recebendo os colombianos e as colombianas que retornam na condição de deportados, garantindo-lhes as condições dignas de cidadãos sujeitos a direitos”, diz nota divulgada pelo governo da Colômbia.

Segundo a nota, o governo da Colômbia colocou à disposição o avião presidencial para facilitar o retorno dos colombianos deportados. “A Colômbia reforça que serão mantidos os canais diplomáticos de interlocução para garantir os direitos, o interesse nacional e a dignidade dos nossos cidadãos”.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de sexta-feira (24):

O post Países latinos e caribenhos se reúnem para tratar de deportações nos EUA apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Concurso do Ibama terá 460 vagas com salário de R$ 9,9 mil para todos os cargos https://canalmynews.com.br/noticias/concurso-do-ibama-tera-460-vagas-com-salario-de-r-99-mil-para-todos-os-cargos/ Fri, 24 Jan 2025 19:38:56 +0000 https://localhost:8000/?p=50374 Edital já foi publicado e banca escolhida para organizar o certame é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos

O post Concurso do Ibama terá 460 vagas com salário de R$ 9,9 mil para todos os cargos apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) publicou, nesta sexta-feira (24), no Diário Oficial da União (DOU), o edital de concurso para 460 vagas de analistas do órgão, com exigência de nível superior. A organização do certame ficará a cargo do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Leia mais: Loterj tem prazo para proibir credenciamento de bets fora do Rio

Das 460 vagas disponibilizadas, 130 são para o cargo de analista administrativo e 330 para o cargo de analista ambiental, distribuídas para as 27 unidades da federação. A remuneração é de R$ 9.994,60, para todos os cargos, com a possibilidade de recebimento de gratificação de qualificação com os seguintes valores: para curso de especialização: R$ 464, mestrado: R$ 922 ou doutorado: R$ 1.387. A jornada de trabalho dos aprovados será de 40 horas semanais.

Inscrições

As inscrições no concurso público poderão ser feitas das 10h da próxima quinta-feira (30) às 18h de 18 de fevereiro, no horário oficial de Brasília. Os interessados devem se inscrever online no site do Cebraspe. O valor da taxa de inscrição é de R$ 95. O pagamento deverá ser efetuado até 20 de fevereiro, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança).

Há a possibilidade de pagamento por Pix, que deve ser realizado por meio do QR Code apresentado na GRU Cobrança.

Leia mais: Confira a história de Eunice Paiva, retratada por Fernanda Torres em ‘Ainda Estou Aqui’

De acordo com o edital de abertura do processo seletivo, podem solicitar a isenção da taxa de inscrição os candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, atestado ou laudo emitido por médico de entidade, e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com a indicação do Número de Identificação Social (NIS). O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição é o mesmo período da inscrição: das 10 horas de 30 de janeiro às 18 horas de 18 de fevereiro.

O candidato que necessitar de atendimento especializado, adaptações razoáveis ou tecnologias assistivas para a realização das provas e as demais fases do concurso deverá assinalar, no momento da inscrição, os recursos especiais necessários.

Leia mais: Temporada de ensaios no Sambódromo do Rio de Janeiro começa amanhã

De acordo com o edital, os candidatos que se autodeclararem negros concorrerão, simultaneamente, às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência. Até o fim do período de inscrição no concurso público, o candidato pode desistir de concorrer pelo sistema de reserva de vagas para candidatos negros, se desejar.

Provas

As provas objetivas e a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, serão aplicadas em 6 de abril nas 26 capitais estaduais e no Distrito Federal. A avaliação biopsicossocial dos candidatos que solicitarem concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência e o procedimento de heteroidentificação dos candidatos negros também serão realizadas em todos os estados.

Na data, todos os inscritos terão 4 horas e 30 minutos para preencher as questões do concurso.

As provas objetivas serão constituídas de 50 itens de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos.

Leia mais: Lula x Zema: Presidente e ministros entram em rota de colisão com governador

A prova discursiva valerá 20 pontos e consistirá em uma redação de até 30 linhas, no tema proposto.

A consulta individual aos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas será realizada e divulgada na internet, a partir das 19 horas do dia 8 de abril.

As divulgações do resultado final das provas objetivas e do resultado provisório da prova discursiva estão previstas para 7 de maio.

Torne-se membro agora mesmo e confira uma entrevista exclusiva com o presidente da Associação de Apoio aos Concursos e Exames (Aconexa), Dr. Marco Antônio Araújo Júnior! — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Além das Manchetes melhores momentos:

O post Concurso do Ibama terá 460 vagas com salário de R$ 9,9 mil para todos os cargos apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Loterj tem prazo para proibir credenciamento de bets fora do Rio https://canalmynews.com.br/noticias/loterj-tem-prazo-para-proibir-credenciamento-de-bets-fora-do-rio/ Fri, 24 Jan 2025 19:13:57 +0000 https://localhost:8000/?p=50370 Ministro do STF André Mendonça deu cinco dias para cumprimento da decisão sob multa diária de R$ 500 mil em caso de desobediência

O post Loterj tem prazo para proibir credenciamento de bets fora do Rio apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça determinou, nesta sexta-feira (24), que a Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj) tem cinco dias para cumprir a decisão judicial que proíbe o recebimento de apostas esportivas de bets feitas fora do território fluminense.

O ministro também estabeleceu uma multa diária de R$ 500 mil para a Loterj e de R$ 50 mil para o presidente da loteria, caso a determinação não seja cumprida, “sem prejuízo da apuração de eventual responsabilidade pelo descumprimento de ordem judicial”.

Leia mais: Lula x Zema: Presidente e ministros entram em rota de colisão com governador

No dia 2 de janeiro, Mendonça já havia proibido a Loterj de explorar atividades de loterias e jogos eletrônicos fora do território estadual do Rio e de credenciar empresas para atuarem em outras localidades, mas a autarquia recorreu e pediu 120 dias para colocar a decisão em prática. O ministro do STF negou o recurso.

Na liminar do início do ano, Mendonça suspendeu a eficácia de regra do edital da Loterj para credenciamento de empresas para explorar as bets no estado. Para o ministro, a medida favorece a exploração interestadual desse serviço público pelo Rio de Janeiro, em detrimento da competência da União e de outros estados.

Inicialmente, o edital exigia que as empresas interessadas tivessem sistema de geolocalização para garantir que apostas em tempo real fossem feitas somente no Rio de Janeiro, além de processos que bloqueassem o acesso fora dos limites territoriais do estado. Contudo, o edital foi retificado, e essas exigências acabaram.

Leia mais: A minuciosa denúncia da PGR contra o primo dos Bolsonaro

Na ação cível, a União alega que a norma invade sua competência para prestar e explorar loterias em âmbito nacional e incentiva a concorrência predatória entre os entes da federação.

A autarquia também está obrigada a exigir das bets credenciadas por ela a utilização dos mecanismos eletrônicos de geolocalização que garantam que as apostas são efetivamente originárias apenas do Rio de Janeiro.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de quinta-feira (23):

O post Loterj tem prazo para proibir credenciamento de bets fora do Rio apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Temporada de ensaios no Sambódromo do Rio de Janeiro começa amanhã https://canalmynews.com.br/noticias/temporada-de-ensaios-no-sambodromo-do-rio-de-janeiro-comeca-amanha/ Fri, 24 Jan 2025 18:58:23 +0000 https://localhost:8000/?p=50365 Cada uma das 12 escolas fará dois ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí em janeiro e fevereiro; público terá acesso gratuito às arquibancadas

O post Temporada de ensaios no Sambódromo do Rio de Janeiro começa amanhã apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A temporada de ensaios técnicos das escolas de samba do grupo de elite do carnaval carioca começa às 19h deste sábado (25). Três escolas se apresentarão no sambódromo da Marquês de Sapucaí, no centro do Rio de Janeiro, com entrada gratuita.

Leia mais: Uma ode à música e aos músicos

A primeira agremiação a entrar será a Unidos de Padre Miguel, campeã da Série Ouro em 2024 — segunda divisão — e que retorna à primeira divisão depois de 53 anos. As outras escolas que estarão no sambódromo no sábado são a Unidos da Tijuca e a Mocidade Independente de Padre Miguel.

Os ensaios técnicos são oportunidade de as escolas de samba levarem componentes para percorrerem a avenida, terem contato com o samba-enredo, simular o desfile e ajustar coreografias e entrosamento entre as alas. Nessa fase, os carros alegóricos, as fantasias e algumas surpresas ainda não são revelados para o público.

Leia mais: Confira a história de Eunice Paiva, retratada por Fernanda Torres em ‘Ainda Estou Aqui’

De acordo com a diretora de comunicação da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Natalia Louise, “é um momento especial de conexão entre as escolas de samba e seus torcedores”.

A Liesa não divulga expectativa de público.

Todos os sábados até o dia 15 de fevereiro, quando a atual campeã, Viradouro, fechará a noite, serão três agremiações por dia se apresentando.

Leia mais: Fernanda Torres se emociona e comemora indicação ao Oscar nas redes

Nos dias 21 (sexta-feira), 22 (sábado) e 23 (domingo) de fevereiro, os ensaios serão acompanhados por testes de som e luz do sambódromo. Serão quatro escolas em cada um desses três dias.

Cada uma das 12 escolas fará dois ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí em janeiro e fevereiro.

No dia 22 de fevereiro, haverá também o rito ecumênico da lavagem da pista.

Os desfiles oficiais serão no domingo (2), segunda-feira (3) e terça-feira (4) de março. Será a primeira vez que o carnaval carioca terá três noites de desfiles, em vez de apenas dois.

Confira a agenda de ensaios:

25 de janeiro:

  • 19h – Unidos de Padre Miguel
  • 20h40 – Unidos da Tijuca
  • 22h20 – Mocidade Independente

1º de fevereiro:

  • 19h – Paraíso do Tuiuti
  • 20h40 – Beija-Flor
  • 22h20 – Mangueira

08 de fevereiro:

  • 19h – Vila Isabel
  • 20h40 – Portela
  • 22h20 – Grande Rio

15 de fevereiro:

  • 19h – Salgueiro
  • 20h40 – Imperatriz Leopoldinense
  • 22h20 – Viradouro

21 de fevereiro (teste de luz e som):

  • 21h – Unidos de Padre Miguel
  • 22h40 – Unidos da Tijuca
  • 0h30 – Mocidade Independente
  • 1h40 – Paraíso do Tuiuti

22 de fevereiro (teste de luz e som):

  • 18h – Lavagem da pista (cerimônia simbólica)
  • 19h – Beija-Flor
  • 20h30 – Mangueira
  • 22h10 – Vila Isabel
  • 23h50 – Portela

23 de fevereiro (teste de luz e som):

  • 19h – Salgueiro
  • 20h30 – Grande Rio
  • 22h10 – Imperatriz Leopoldinense
  • 23h50 – Viradouro

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao MyNews Entrevista especial com Rui Tendinha, um dos jurados do Globo de Ouro:

O post Temporada de ensaios no Sambódromo do Rio de Janeiro começa amanhã apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Fernanda Torres se emociona e comemora indicação ao Oscar nas redes https://canalmynews.com.br/noticias/fernanda-torres-se-emociona-e-comemora-indicacao-ao-oscar-nas-redes/ Thu, 23 Jan 2025 18:03:08 +0000 https://localhost:8000/?p=50337 Atriz foi indicada à categoria de Melhor Atriz, mesma categoria na qual Fernanda Montenegro concorreu em 1998, por sua atuação em 'Central do Brasil'

O post Fernanda Torres se emociona e comemora indicação ao Oscar nas redes apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Fernanda Torres celebrou em suas redes sociais sua indicação ao Oscar 2025 na categoria Melhor Atriz, além das duas indicações do filme “Ainda Estou Aqui” para Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro. Visivelmente emocionada, a atriz fez questão de agradecer ao diretor do longa, o cineasta Walter Salles.

“Nosso filme está indicado não só para melhor filme de língua estrangeira, mas para melhor filme do ano. Isso é uma coisa inimaginável”, disse Fernanda, em vídeo postado em seu perfil no Instagram.

Leia mais: Fernanda Torres é indicada ao Oscar de Melhor Atriz por atuação em ‘Ainda Estou aqui’

A atriz agradeceu aos colegas que trabalharam com ela na produção brasileira, incluindo o ator Selton Mello. “Foi um filme que a gente fez na felicidade.”

“Acima de tudo, quero agradecer e homenagear essa mulher extraordinária chamada Eunice Paiva, que está por trás disso tudo, que é a geradora disso tudo”, disse, ao se referir à personagem que interpreta em “Ainda Estou Aqui”.

Na postagem, a atriz também agradeceu ao filho de Eunice, Marcelo Rubens Paiva, autor do livro homônimo que inspirou o longa. “Um livro extraordinário, que nos possibilitou fazer esse filme.”

“Eu jamais vou esquecer. É uma coisa histórica, uma coisa muito emocionante pra mim, por minha mãe ter estado nesse lugar 25 anos atrás, pelas mãos do Walter. E também pelo que isso significa para o cinema brasileiro, para a cultura brasileira. Um filme falado em português.”

Leia mais: “Ainda estou aqui” foi usado por filha de Rubens Paiva contra Bolsonaro

“Estou muito emocionada, muito surpresa. Eu amo o Brasil. Estou muito orgulhosa de uma história brasileira fazer sentido no mundo e nos trazer essa alegria – não só para mim, para o Walter e para todo mundo envolvido nesse filme, como para o país inteiro”, concluiu.

Concorrentes

Fernanda Torres disputa o Oscar com as atrizes Cynthia Erivo, Karla Sofía Gascón, Mikey Madison e Demi Moore. Já “Ainda Estou Aqui” concorre, na categoria de Melhor Filme, com “Anora”, “O Brutalista”, “Um Completo Desconhecido”, “Conclave”, “Duna: Parte 2”, “Emilia Pérez”, “Nickel Boys”, “A Substância” e “Wicked”.

Leia mais: A Substância: Você já sonhou com uma versão melhor de si mesmo?

Na categoria melhor filme estrangeiro, a produção brasileira concorre com “A Garota da Agulha” (Dinamarca), “Emilia Pérez” (França), “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha) e “Flow”(Letônia).

Fernanda já havia sido premiada, no início do mês, com o Globo de Ouro de melhor atriz na categoria drama. Esta foi a primeira vez que o prêmio foi entregue a uma brasileira.

Tradição familiar

Há 25 anos, Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, disputou o Oscar na mesma categoria para a qual a filha foi indicada em 2025 por sua celebrada atuação em “Central do Brasil”, de 1998. Ela não venceu, mas a produção ganhou o Globo de Ouro na categoria melhor filme estrangeiro.

Tanto Ainda Estou Aqui quanto “Central do Brasil” foram dirigidos pelo cineasta Walter Salles. A cerimônia de entrega do Oscar este ano está marcada para 2 de março, em Los Angeles.

“Orgulho”

Na rede social X, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou as indicações ao Oscar 2025. “A turma de ‘Ainda Estou Aqui’ já pode pedir música. Três indicações ao Oscar: Melhor Filme estrangeiro, melhor atriz e, olha, melhor filme. Quanto orgulho! Beijo para Fernanda Torres e Walter Sales”, escreveu.

Leia mais: Lula parabeniza Fernanda Torres por premiação no Globo de Ouro

O ator Selton Mello, que vive o personagem Rubens Paiva em Ainda Estou Aqui, também comemorou as indicações do longa brasileiro ao Oscar 2025. “Brasil no topo”, escreveu, em seu perfil no Instagram. Ele também postou uma foto em que aparece ao lado de Fernanda Torres e de Walter Salles.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao MyNews Entrevista especial com Rui Tendinha, um dos jurados do Globo de Ouro:

O post Fernanda Torres se emociona e comemora indicação ao Oscar nas redes apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Dólar cai para R$ 5,94 e fecha em menor nível desde o fim de novembro https://canalmynews.com.br/noticias/dolar-cai-para-r-594-e-fecha-em-menor-nivel-desde-o-fim-de-novembro/ Thu, 23 Jan 2025 17:34:54 +0000 https://localhost:8000/?p=50334 Moderação nas tarifas comerciais trouxe alívio ao mercado cambial, mas bolsa de valores não seguiu tendência positiva e registra sua primeira queda

O post Dólar cai para R$ 5,94 e fecha em menor nível desde o fim de novembro apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A moderação nas tarifas comerciais prometida pelo novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, trouxe alívio ao mercado cambial. O dólar recuou para abaixo de R$ 6, alcançando o nível mais baixo desde o final de novembro. Por outro lado, a bolsa de valores não seguiu a mesma tendência positiva e registrou sua primeira queda após três altas consecutivas.

Leia mais: Fernanda Torres é indicada ao Oscar de Melhor Atriz por atuação em ‘Ainda Estou aqui’

O dólar comercial encerrou n quarta-feira (22) vendido a R$ 5,946, com recuo de R$ 0,085 (-1,4%). A cotação caiu durante toda a sessão e passou a operar abaixo de R$ 6 a partir das 10h50. Na mínima do dia, por volta das 14h, chegou a R$ 5,91.

A moeda norte-americana está na menor cotação desde 27 de novembro. Em 2025, a divisa tem queda de 3,79%.

O mercado de ações teve um dia mais volátil. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 122.972 pontos, com queda de 0,3%. O indicador alternou altas e baixas durante toda a sessão, mas consolidou a tendência de baixa perto do fim da tarde, puxado por mineradoras.

Leia mais: PF indicia ex-diretores da PRF por bloqueios nas eleições de 2022

Sem notícias relevantes na economia brasileira, o dólar foi influenciado pelo mercado internacional. A ausência de anúncios de elevação de tarifas comerciais para a América Latina pelo presidente Donald Trump beneficiou os países emergentes. O novo presidente norte-americano anunciou uma sobretaxa de 10% para os produtos da China e de 25% para os do México e do Canadá a partir de 1º de fevereiro.

Além da falta de menções à América Latina, os percentuais abaixo do esperado diminuíram as pressões sobre a inflação norte-americana. Isso diminui a necessidade de o Federal Reserve (Fed, Banco Central dos Estados Unidos) congelar ou elevar os juros neste ano. Durante a campanha eleitoral, Trump prometeu tarifas mais altas sobre os produtos chineses.

Leia mais: Confira tudo que Trump prometeu em seu retorno para a Casa Branca

Taxas de juros menos altas em economias avançadas beneficiam países emergentes, como o Brasil. Isso porque os juros elevados da economia brasileira atraem capitais financeiros, reduzindo a pressão sobre o dólar e a bolsa.

O post Dólar cai para R$ 5,94 e fecha em menor nível desde o fim de novembro apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Presidente Lula deseja êxito a Donald Trump e pede avanço em parcerias https://canalmynews.com.br/noticias/presidente-lula-deseja-exito-a-donald-trump-e-pede-avanco-em-parcerias/ Mon, 20 Jan 2025 20:50:44 +0000 https://localhost:8000/?p=50264 Empresário retorna à Casa Branca como 45ª e 47 presidente dos Estados Unidos para assumir um segundo mandato de quatro anos

O post Presidente Lula deseja êxito a Donald Trump e pede avanço em parcerias apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou uma nota oficial para parabenizar o presidente dos Estados Unidos, que assumiu o cargo nesta segunda-feira (20), em Washington, para um mandato de quatro anos. Donald Trump retorna à presidência dos EUA após ter exercido o cargo anteriormente entre 2017 e 2020.

Leia mais: Após posse de Trump, aplicativo de migração nos Estados Unidos sai do ar

“Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica”, afirmou Lula. O presidente brasileiro ainda destacou as “fortes” relações bilaterais, em diferentes áreas, ofereceu a continuidade das parcerias e desejou êxito a Trump.

Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura. Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias. Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico”, acrescentou.

Leia mais: Lula afirma que governo não pode mais inventar nada

Mais cedo, ao abrir uma reunião ministerial em Brasília, Lula já havia citado a posse de Trump, dizendo da expectativa de manter boas relações com a administração Trump.

“Tem gente que fala que a eleição do Trump pode causar problemas para a democracia mundial. O Trump foi eleito para governar os Estados Unidos. Eu, como presidente do Brasil, torço para que ele faça uma gestão profícua, para que o povo brasileiro e o americano melhorem, e para que os americanos continuem a ser o parceiro histórico que é do Brasil”, disse.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo à transmissão especial do MyNews que acompanhou a cerimônia de posse de Trump:

O post Presidente Lula deseja êxito a Donald Trump e pede avanço em parcerias apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Bolsonaro recorre e Moraes nega ida à posse de Trump mais uma vez https://canalmynews.com.br/noticias/bolsonaro-recorre-e-moraes-nega-ida-a-posse-de-trump-mais-uma-vez/ Fri, 17 Jan 2025 21:07:31 +0000 https://localhost:8000/?p=50231 Ex-presidente teve o passaporte apreendido em operação que investiga suposta organização criminosa suspeita de atuar para dar um golpe de Estado

O post Bolsonaro recorre e Moraes nega ida à posse de Trump mais uma vez apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Após a negativa do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), na última quinta-feira (16), a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro recorreu da decisão que o impedia de viajar aos Estados Unidos para a posse de Donald Trump, haja. No entanto, a resposta do magistrado foi mais uma negativa.

“Mantenho a decisão que indeferiu os pedidos formulados por Jair Messias Bolsonaro por seus próprios fundamentos”, disse Moraes em sua decisão, proferida nesta sexta-feira (17).

Leia mais: Fortes chuvas deixam 781 pessoas desabrigadas em Santa Catarina

No recurso, os advogados do ex-presidente solicitaram devolução do passaporte, apreendido em fevereiro de 2024, alegando que o pedido de viagem é pontual, não se tratando de um pedido de revogação da decisão que reteve o documento. Mas a posição do ministro do STF diante do caso não mudou.

Moraes já havia considerado, na decisão publicada ontem, que os comportamentos recentes do ex-presidente indicam a possibilidade de tentativa de fuga do Brasil, para evitar uma eventual punição.

Bolsonaro queria viajar aos Estados Unidos entre os dias 17 e 22 de janeiro. Ele e seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, alegam que houve convite formal ao ex-presidente, enviado por e-mail. Mas o e-mail, segundo Moraes, se tratava de um “endereço não identificado” e sem qualquer horário ou programação do evento a ser realizado. Mesmo sem uma comprovação do convite oficial, o ministro analisou o pedido de devolução do passaporte, negando-o.

Leia mais: Trump pede tempo antes de decisão sobre banir Tik Tok nos Estados Unidos

O procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, já havia se manifestado nessa terça-feira (15) contrário ao pedido. Em parecer enviado ao Supremo, o chefe do Ministério Público Federal (MPF) sustenta que o ex-presidente não demonstrou a necessidade imprescindível nem o interesse público da viagem.

Bolsonaro teve o passaporte apreendido no âmbito da Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal (PF), que investiga uma suposta organização criminosa suspeita de atuar para dar um golpe de Estado e abolir Estado Democrático de Direito no Brasil com o objetivo de obter vantagens de natureza política, mantendo o ex-presidente no poder.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Entenda a crise interna dos EUA na posse de Trump:

O post Bolsonaro recorre e Moraes nega ida à posse de Trump mais uma vez apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Fortes chuvas deixam 781 pessoas desabrigadas em Santa Catarina https://canalmynews.com.br/noticias/fortes-chuvas-deixam-781-pessoas-desabrigadas-em-santa-catarina/ Fri, 17 Jan 2025 19:56:35 +0000 https://localhost:8000/?p=50228 Segundo a secretaria estadual da Proteção e Defesa Civil, ao menos nove cidades do Estado catarinenses já decretaram situação de emergência

O post Fortes chuvas deixam 781 pessoas desabrigadas em Santa Catarina apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
As fortes chuvas que atingem várias regiões de Santa Cataria, desde esta quinta-feira (16), já deixaram ao menos 781 pessoas desabrigadas em todo o estado. Segundo a secretaria estadual da Proteção e Defesa Civil, ao menos nove cidades catarinenses decretaram situação de emergência nas últimas horas, sendo elas: Balneário Camboriú, Biguaçu, Camboriú, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Ilhota, Palhoça, Porto Belo, São José e Tijucas.

Leia mais: Ricardo Nunes tem até sexta-feira (17) para explicar muro na Cracolândia

Entre a 0h de ontem e às 10h30 de desta sexta-feira (17), só o Corpo de Bombeiros atendeu a 366 ocorrências em 27 municípios, auxiliando a 2.007 pessoas – a maioria delas estava isolada em locais alagados. “A corporação ainda continua no salvamento e resgate de pessoas e animais nas regiões da Grande Florianópolis e do litoral norte catarinense, onde também já iniciou o apoio na limpeza das cidades com os caminhões-tanques”, afirmou o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, Jefferson de Souza, explicando que a corporação disponibilizou ao menos dez caminhões-tanque.

Em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, um experiente pescador, de 72 anos, morreu afogado após ser levado pela correnteza enquanto verificava sua embarcação. Seu corpo foi encontrado esta manhã. Para resgatar cerca de 700 trabalhadores ilhados, os bombeiros tiveram que usar a mangueira de uma viatura estendida como uma espécie de “linha de vida” entre o pátio de uma empresa e um local seguro. A cidade também foi palco de uma cena que viralizou nas redes sociais: parte de um quartel do Corpo de Bombeiros veio abaixo ao ser atingido pelas águas da chuva.

Leia mais: Trump pede tempo antes de decisão sobre banir Tik Tok nos Estados Unidos

A exemplo de outras cidades, o decreto de emergência possibilitará à prefeitura de Governador Celso Ramos receber, mais rapidamente, recursos financeiros e materiais dos governos estadual e federal. O decreto também prevê a mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil no âmbito local e a implementação de um Plano Emergencial de Resposta aos Desastres que, entre outras coisas, prevê a convocação de voluntários para auxiliar nas operações de resposta, a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade e outras medidas para garantir assistência à população afetada.

Até esta manhã, o maior volume de chuvas tinha sido registrado em Biguaçú, também na Grande Florianópolis. Os 391 milimetros de precipitação pluviométrica registrados em apenas 24 horas são mais que o volume aguardado para todo o mês de janeiro. Além de causar deslizamentos, quedas de muros, alagamentos em vários pontos da cidade e outros prejuízos, a força da água abriu uma cratera no quilômetro 181 da BR-101.

Em Florianópolis, ao menos duas pessoas ficaram feridas sem maior gravidade ao serem atingidas pela queda de um muro no Bairro Costeira. Bombeiros resgataram uma mulher e seu filho, presos no interior de um veículo ilhado pela água que subiu rapidamente, tomando a via.

Leia mais: Segurança Pública no Rio de Janeiro: Domínio de facções afeta população e turistas

Balneário Camboriú está em alerta máximo para deslizamentos. Equipes da Defesa Civil monitoram as áreas afetadas, principalmente os 42 pontos de risco já mapeados. Agentes de trânsito, guardas municipais e a Defesa Civil atenderam a mais de 170 ocorrências, incluindo quedas de árvores e de fiação elétrica, resgate de pessoas, inundações, alagamentos e acidentes de trânsito. Desde esta madrugada, servidores da Secretaria de Obras e moradores tentam retirar o grande volume de lama que se acumulou nas ruas de diferentes bairros.

Vídeos compartilhados na internet mostram a beira-mar de Balneário Camboriú alagada, com carros parcialmente submersos e edifícios de luxo ilhados. Unidades de saúde e estabelecimentos de ensino foram afetados e há tanto o que fazer que municípios próximos enviaram máquinas, equipamentos, mão de obra e donativos para ajudar a população.

Sol

Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram), as condições climáticas para continuidade das chuvas persistem até pelo menos esta tarde, alternando pancadas de chuvas fortes com períodos de melhoria. A previsão, contudo, é que as chuvas comecem a diminuir a partir desta noite e que o fim de semana seja de sol e calor em quase todo o estado, com pancadas de chuva típicas de verão.

Leia mais: Israel aprova cessar-fogo em Gaza; conselho de ministros ainda precisa avaliar

Para ajudar a reduzir a circulação de pessoas e o trânsito de veículos, o governo estadual publicou, ontem, um decreto autorizando servidores públicos das cidades afetadas a trabalharem remotamente nesta sexta-feira. A medida, segundo o governador Jorginho Mello também visa garantir a segurança das pessoas.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de quinta-feira (16):

O post Fortes chuvas deixam 781 pessoas desabrigadas em Santa Catarina apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Ricardo Nunes tem até sexta-feira (17) para explicar muro na Cracolândia https://canalmynews.com.br/noticias/ricardo-nunes-tem-ate-sexta-feira-17-para-explicar-muro-na-cracolandia/ Fri, 17 Jan 2025 19:13:21 +0000 https://localhost:8000/?p=50225 Prazo de 24 horas para a manifestação do prefeito foi determinado pelo ministro Alexandre de Moraes do STF, na quinta-feira (16), em caráter de urgência

O post Ricardo Nunes tem até sexta-feira (17) para explicar muro na Cracolândia apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, tem até esta sexta-feira (17) para se manifestar, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), sobre os motivos que levaram a prefeitura a construir um muro na Cracolândia, confinando, no local, pessoas em situação de vulnerabilidade.

A intimação, dando prazo de 24 horas para a manifestação do prefeito, foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, na quinta-feira (16), em caráter de urgência.

Leia mais: Denúncia: muro construído pela prefeitura confina pessoas na Cracolândia

Com cerca de 40 metros de extensão e gradis de metal, o muro foi construído entre maio e junho do ano passado na Rua General Couto Magalhães, localizada no bairro de Santa Ifigênia, em uma área triangular.

A determinação do STF tem como origem uma ação impetrada por parlamentares do PSOL, tendo por base diretrizes da Política Nacional para a População em Situação de Rua.

Leia mais: Polícia Civil prende suspeito envolvido na morte de delator do PCC

A prefeitura se manifestou publicamente por meio de nota, argumentando que o muro foi instalado em 2024, em área na qual já existiam tapumes de metal para fechamento de uma área pública. Segundo a prefeitura, a troca foi feita para “proteger as pessoas em situação de vulnerabilidade, além de moradores e pedestres, e não para confinamento”.

Cracolândia é a denominação dada a uma área ocupada por pessoas em situação de vulnerabilidade, composta, na sua maioria, por dependentes químicos e traficantes, geralmente de crack, no centro da cidade de São Paulo.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de quinta-feira (16):

O post Ricardo Nunes tem até sexta-feira (17) para explicar muro na Cracolândia apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Polícia Civil prende suspeito envolvido na morte de delator do PCC https://canalmynews.com.br/noticias/policia-civil-prende-suspeito-envolvido-na-morte-de-delator-do-pcc/ Fri, 17 Jan 2025 18:52:18 +0000 https://localhost:8000/?p=50222 Homem é investigado por associação para o tráfico de drogas e por ter relação com o homem apontado como olheiro do assassinato, que está foragido

O post Polícia Civil prende suspeito envolvido na morte de delator do PCC apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A Polícia Civil de São Paulo cumpriu, nesta sexta-feira (17), um mandado de prisão temporária contra um homem de 22 anos, no Tatuapé, suspeito de ter envolvimento na morte do empresário do ramo imobiliário Antônio Vinícius Lopes Gritzbach, delator do Primeiro Comando da Capital (PCC). Ele foi assassinado no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, no dia 8 de novembro do ano passado.

Leia mais: Mandante do assassinato de delator do PCC é membro da facção, diz DHPP

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do estado (SSP), o homem já tinha sido preso em dezembro por policiais da Rota, mas, na ocasião, foi solto na audiência de custódia. Ele é investigado por associação para o tráfico de drogas e por ter relação com o homem apontado como olheiro do crime no aeroporto, Kauê do Amaral Coelho, que está foragido.

Kauê, que tem mandado de prisão expedido pela Justiça, foi o primeiro suspeito identificado pela investigação, ainda em novembro do ano passado. Segundo a SSP, o olheiro circulou pelo saguão do aeroporto no dia do crime. De acordo com a investigação, assim que viu Gritzbach seguindo em direção ao desembarque, sinalizou aos atiradores que aguardavam na área externa em um carro.

Nesta quinta-feira (16), o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil, prendeu a namorada de Kauê. Ela foi detida por tráfico de drogas. De acordo com as apurações, a indiciada era responsável por comercializar as drogas traficadas pelo namorado.

Leia mais: Polícia Civil prende namorada de envolvido na execução de Gritzbach

Também ontem, a Corregedoria da Polícia Militar prendeu quinze policiais militares suspeitos de envolvimento com o crime organizado. Dentre os detidos, um foi identificado como autor dos disparos de fuzil contra Gritzbach. Os outros 14 PMs foram presos por prestarem serviço de segurança ilegal ao delator, que era investigado por lavagem de dinheiro e duplo homicídio.

Segundo a SSP, uma força-tarefa segue em diligências para localizar e prender todos os envolvidos no crime.

Mandante

A diretora do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa de São Paulo (DHPP), delegada Ivalda Aleixo, disse nesta quinta-feira (17) que a polícia tem duas linhas de investigação para identificar o mandante da execução de Gritzbach. “Quanto ao mandante, nós temos duas linhas de investigação, ambas de facção. Foi um crime encomendado por algum membro do PCC. Nós temos duas linhas que já estão bastante adiantadas na investigação”, disse.

Leia mais: Corregedoria prende PM suspeito de executar delator do PCC em SP

Vinícius Lopes Gritzbach fez um acordo de delação com o Ministério Público (MP) do Estado de São Paulo em março de 2024. O conteúdo da delação é sigiloso, mas, no último mês de outubro, o MP encaminhou à Corregedoria da Polícia trechos do documento, em que o delator denuncia policiais civis por extorsão. Em 31 de outubro ele foi ouvido na Corregedoria, oito dias antes de ser morto. Gritzbach também delatou um esquema de lavagem de dinheiro utilizado pelo grupo criminoso PCC.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de quinta-feira (16):

O post Polícia Civil prende suspeito envolvido na morte de delator do PCC apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Pagamento a aposentados não será bloqueado por falta de prova de vida https://canalmynews.com.br/noticias/pagamento-a-aposentados-nao-sera-bloqueado-por-falta-de-prova-de-vida/ Fri, 17 Jan 2025 18:19:49 +0000 https://localhost:8000/?p=50217 Ministério da Previdência Social publicou portaria que suspende os bloqueios por seis meses, a contar a partir do dia 1º de janeiro de 2025

O post Pagamento a aposentados não será bloqueado por falta de prova de vida apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O Ministério da Previdência Social publicou, nesta sexta-feira (17), portaria que suspende, por seis meses, os bloqueios de pagamento de aposentados e pensionistas que não realizaram a prova de vida, procedimento utilizado para comprovar que o beneficiário continua vivo para poder receber o recurso.

Leia mais: Trump pede tempo antes de decisão sobre banir Tik Tok nos Estados Unidos

A portaria suspende os bloqueios por seis meses, a contar a partir de 1º de janeiro de 2025, podendo ainda essa suspensão ser prorrogada por igual período. O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), responsável pelos pagamentos, informou que uma onda de notícias falsas afirma, erroneamente, que a exigência da prova de vida obrigatória por parte do beneficiário seria retomada.

“O dever de provar que os beneficiários estão vivos é do INSS, que tem feito o cruzamento de dados com outras bases governamentais e busca mais parcerias para ampliar o batimento de informações”, explicou o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

Leia mais: Israel aprova cessar-fogo em Gaza; conselho de ministros ainda precisa avaliar

O INSS lembrou que, desde 2023, a responsabilidade de comprovar que os beneficiários seguem vivos é do órgão, e não mais dos aposentados e pensionistas, como era antigamente. Ou seja, não há necessidade de ir a uma agência do INSS para realizar o procedimento.

“O cruzamento de informações apresentou resultado satisfatório: de 36,9 milhões de pessoas elegíveis à prova de vida em 2024, 34,6 milhões tiveram seus dados atualizados por meio de cruzamento de informações até o dia 23 de dezembro”, informou o Instituto.

Golpe

O beneficiário deve ainda ficar atento para não cair em golpes. O INSS informou que não manda servidores à casa das pessoas, nem envia mensagem por celular para realizar prova de vida. Golpistas tem abordado beneficiários por meios digitais ou mesmo presenciais para roubar dados que podem ser usados, por exemplo, para contrair empréstimos.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de quinta-feira (16):

O post Pagamento a aposentados não será bloqueado por falta de prova de vida apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Israel aprova cessar-fogo em Gaza; conselho de ministros ainda precisa avaliar https://canalmynews.com.br/noticias/israel-cessar-fogo-faixa-de-gaza-conselho-ministros/ Fri, 17 Jan 2025 17:36:04 +0000 https://localhost:8000/?p=50205 Apesar do acordo não estar totalmente aprovado, autoridades pediram que famílias se preparem para receber reféns que estão sob o poder do Hamas

O post Israel aprova cessar-fogo em Gaza; conselho de ministros ainda precisa avaliar apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O gabinete de segurança do governo de Israel aprovou, nesta sexta-feira (17), o acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza. No entanto, é necessário que o conselho de ministros, composto por todos os membros do governo, analise a proposta, o que deve acontecer ainda hoje.

“Após uma avaliação de todos os aspectos diplomáticos, de segurança e humanitários, e embora entendendo que o acordo proposto apoia a consecução dos objetivos da guerra, o Gabinete de Segurança recomendou que o Governo aprove a estrutura proposta. O Governo se reunirá mais tarde hoje”, diz o comunicado do gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Leia mais: Segurança Pública no Rio de Janeiro: Domínio de facções afeta população e turistas

O gabinete de segurança é uma estrutura mais enxuta, que reúne alguns ministros do governo de Israel ligados à área de segurança. Apesar do acordo não estar totalmente aprovado por Tel Aviv, as autoridades pediram que as famílias dos reféns se preparem para receber os prisioneiros que hoje estão sob o poder do Hamas.

O acordo avança apesar da oposição de parte do gabinete de Netanyahu. O ministro da Segurança Nacional, Itamar Bem-Gvir, que tem defendido a imigração de palestinos de Gaza, pediu que o acordo seja rejeitado pelo conselho de ministros.

“Apelo aos meus amigos do Likud e do Sionismo Religioso, não é tarde demais, estamos perante uma reunião governamental, este acordo pode ser interrompido, junte-se a mim, pode ser interrompido”, informou em uma rede social.

O acordo

O acordo determina uma fase inicial de seis semanas de trégua com a retirada gradual das forças israelenses de Gaza e a libertação de 33 reféns mantidos pelo Hamas em troca de palestinos presos por Israel.

A última fase do acordo prevê a discussão de um governo alternativo em Gaza e planos para reconstruir a região.

Após o anúncio do cessar-fogo por autoridades do Catar e dos Estados Unidos (EUA), que mediaram as negociações, Israel manteve os bombardeios contra Gaza e as autoridades locais estimam que mais de 100 pessoas morreram desde o anúncio da trégua.

Leia mais: Vídeo de Nikolas sobre pix foi ação coordenada de marqueteiro de Bolsonaro

As Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram que, em 24 horas, realizaram ataques a 50 alvos na Faixa de Gaza ligados ao Hamas e à Jihad Islâmicas.

Desde o início dessa fase do conflito na Palestina, iniciado no dia 7 de outubro de 2023, mais de 46 mil moradores de Gaza foram assassinados, cerca de 70% deles de mulheres e crianças. Do lado israelense, ao menos 1,2 mil pessoas morreram no ataque do Hamas do dia 7 de outubro e outras 220 tornaram-se reféns.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de quinta-feira (16):

O post Israel aprova cessar-fogo em Gaza; conselho de ministros ainda precisa avaliar apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Silvio Costa Filho diz que fusão entre Azul e Gol pode reduzir preço de passagem https://canalmynews.com.br/noticias/silvio-costa-filho-diz-que-fusao-entre-azul-e-gol-pode-reduzir-preco-de-passagem/ Thu, 16 Jan 2025 20:55:24 +0000 https://localhost:8000/?p=50187 Para o ministro de Portos e Aeroportos, a fusão das companhias aéreas resultaria na diminuição do número de assentos não ocupados das aeronaves

O post Silvio Costa Filho diz que fusão entre Azul e Gol pode reduzir preço de passagem apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (foto), disse que a possibilidade de fusão entre duas das três grandes companhias aéreas que operam no Brasil – a Azul e a Gol – poderá ser positiva para o país, inclusive no sentido de evitar aumento de tarifas, já que resultariam na diminuição do número de assentos não ocupados das aeronaves.

Leia mais: Vídeo de Nikolas sobre pix foi ação coordenada de marqueteiro de Bolsonaro

A afirmação foi feita nesta quinta-feira (16), em Brasília, durante café da manhã com jornalistas, um dia após a Azul e a Abra (holding que controla a Gol) terem assinado memorando de entendimento visando a parceria que, consolidada, poderá resultar em uma empresa com participação superior a 60% do mercado nacional.

Costa Filho afirmou que, para se efetivar, a fusão precisará, ainda, da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). “Temos também a Anac e a imprensa fazendo papel de fiscalização. Acredito que o Cade não vai permitir movimento errado nesta fusão. Mas vamos aguardar”, argumentou o ministro ao garantir que não serão permitidos, por estes órgãos, aumentos abusivos nos valores cobrados por passagens aéreas.

Aumento do fluxo de passageiros

A expectativa do ministro é, portanto, a de aumento do fluxo de passageiros, sem risco de aumento de preços. “Ela [a fusão] pode ser positiva, evitando aumento da passagem porque, juntas, evitam voos saindo vazios”, disse ele ao lembrar que, em 2024, a taxa de ocupação das aeronaves ficou em 84%. Ou seja, 16% dos assentos estavam sem passageiros.

“Eu comparo essa fusão ao que vemos nas federações partidárias. Elas estão juntas, mas possuem fundos partidários diferentes. Essa possível fusão vai fortalecer, mas preservando a autonomia financeira e a governança das empresas. É uma espécie de mão amiga. Cenário pior seria a quebra das empresas. O olhar do governo será pela preservação dos empregos do setor e pelo fortalecimento da malha aérea do país”, finalizou.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de quarta-feira (15):

O post Silvio Costa Filho diz que fusão entre Azul e Gol pode reduzir preço de passagem apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Polícia Civil prende namorada de envolvido na execução de Gritzbach https://canalmynews.com.br/noticias/policia-civil-prende-namorada-de-envolvido-na-execucao-de-gritzbach/ Thu, 16 Jan 2025 19:57:37 +0000 https://localhost:8000/?p=50182 Jackeline Leite Moreira foi conduzida ao DHPP para prestar esclarecimentos sobre o namorado Kauê do Amaral Coelho, que está foragido

O post Polícia Civil prende namorada de envolvido na execução de Gritzbach apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A Polícia Civil de São Paulo prendeu, nesta quinta-feira (16), a namorada de Kauê do Amaral Coelho. O rapaz tem mandado de prisão expedido pela Justiça, mas está foragido. Ele foi o primeiro suspeito identificado, ainda em novembro do ano passado, por participação no homicídio de Vinícius Lopes Gritzbach, com tiros de fuzis, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Leia mais: Mandante do assassinato de delator do PCC é membro da facção, diz DHPP

O suspeito, que foi preso em 2022 por tráfico de drogas, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), circulou pelo saguão do aeroporto no dia do crime. De acordo com a investigação, assim que viu a vítima seguindo em direção ao desembarque, sinalizou aos atiradores que aguardavam na área externa em um carro.

Identificada como Jackeline Leite Moreira, a namorada do foragido foi conduzida ao Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa de São Paulo (DHPP) para prestar esclarecimentos. A diretora do DHPP, delegada Ivalda Aleixo, espera que essa prisão ajude a encontrar Kauê. Ele teria se escondido em uma comunidade do Rio de Janeiro. Após operação recente das polícias dos dois estados, Aleixo aponta que Kauê já teria saído de lá.

Leia mais: Corregedoria prende PM suspeito de executar delator do PCC em SP

De acordo com a delegada, mais um mandado de prisão, da Justiça paulista, deve ser cumprido nesta quinta-feira. Ela disse que há a possibilidade do alvo desse mandado ser o motorista dos dois atiradores de Gritzbach. Ao todo, seis mandados de prisão foram expedidos dentro da investigação do DHPP, na Polícia Civil, até hoje.

Até o momento, três mandados foram cumpridos: além da namorada do foragido, dois homens que teriam ajudado Kauê na fuga. Os outros dois mandados não cumpridos correspondem à prisão de Kauê e de um homem que pode ser mandante do assassinato, segundo a diretora do DHPP.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de quarta-feira (15):

O post Polícia Civil prende namorada de envolvido na execução de Gritzbach apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Mandante do assassinato de delator do PCC é membro da facção, diz DHPP https://canalmynews.com.br/noticias/mandante-do-assassinato-de-delator-do-pcc-e-membro-da-faccao-diz-dhpp/ Thu, 16 Jan 2025 19:40:55 +0000 https://localhost:8000/?p=50178 Segundo delegada Ivalda Aleixo, execução do empresário Vinícius Lopes Gritzbach foi encomendada por membros da organização criminosa

O post Mandante do assassinato de delator do PCC é membro da facção, diz DHPP apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O assassinato do delator Antônio Vinícius Lopes Gritzbach, com tiros de fuzis no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, foi encomendado por membros da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). A informação foi confirmada pela delegada Ivalda Aleixo, diretora do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa de São Paulo (DHPP), em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (16).

Leia mais: Governo publica MP que proíbe cobrança diferenciada por transações em Pix

Em operação realizada nesta manhã pela Corregedoria da Polícia Militar, um policial militar foi preso por suspeita de ser um dos autores dos disparos que mataram o delator. De acordo com o secretário da Segurança Pública do estado, Guilherme Derrite, a investigação utilizou quebra de sigilo telefônico e reconhecimento facial para identificar e localizar o suspeito.

A prisão faz parte de operação deflagrada nesta manhã pela Corregedoria que cumpriu um total de 15 mandados de prisão e sete de busca e apreensão contra policiais militares suspeitos de estarem envolvidos com a organização criminosa.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), militares da ativa, da reserva e ex-integrantes da instituição favoreciam membros da organização criminosa, evitando prisões ou prejuízos financeiros. Entre os beneficiados pelo esquema estavam líderes da facção e até mesmo pessoas procuradas pela Justiça. Os policiais prestavam também segurança para criminosos, como era o caso de Gritzbach. Alguns deles faziam a segurança do delator no dia do assassinato.

Leia mais: Com passaporte retido, Moraes proíbe Bolsonaro de ver posse de Trump

Catorze mandados de prisão preventiva foram cumpridos, relacionados a atividades ilícitas de segurança pessoal, de acordo com a SSP. “[O inquérito policial militar] conseguiu comprovar que esses policiais militares sabiam da conduta delituosa antes e depois, ou seja, que o Vinícius era um criminoso, que tinha uma função específica na lavagem do dinheiro do crime organizado e que continuava cometendo atos ilícitos após a delação premiada que foi feita ao Ministério Público”, disse Derrite.

Já o suspeito de ser o atirador teve a prisão temporária decretada e cumprida com base no artigo 150 do Código Penal Militar, que se refere à organização de militares com armamento para prática de violência. “Com ferramentas de inteligência, quebra do sigilo telefônico, análise no transcorrer do IPM [inquérito policial militar], oitivas dos policiais militares, chegou-se à conclusão que um outro policial militar – que não estava sendo investigado – foi colocado na cena do crime”, revelou Derrite, na coletiva de imprensa.

“Com as imagens, vídeos e fotos que já existiam do dia do assassinato e as imagens que foram coletadas pela Corregedoria da Polícia Militar, chegou-se à conclusão então que esse indivíduo é um dos atiradores. Em razão disso, foi solicitada a prisão temporária dele, que já foi preso e está sob custódia dos policiais militares da Corregedoria e vai ser encaminhado ao presídio militar Romão Gomes”, acrescentou o secretário. Derrite disse que, até por volta de 12h, o suspeito ainda não tinha falado com os policiais.

A diretora do DHPP disse que a polícia tem duas linhas de investigação para identificar o mandante da execução de Gritzbach. “Quanto ao mandante, nós temos duas linhas de investigação, ambos de facção. Foi um crime encomendado por algum membro do PCC. Nós temos duas linhas que já estão bastante adiantadas na investigação”, disse.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de quarta-feira (15):

O post Mandante do assassinato de delator do PCC é membro da facção, diz DHPP apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Governo publica MP que proíbe cobrança diferenciada por transações em Pix https://canalmynews.com.br/noticias/governo-publica-mp-que-proibe-cobranca-diferenciada-por-transacoes-em-pix/ Thu, 16 Jan 2025 19:19:44 +0000 https://localhost:8000/?p=50166 Ministério da Justiça e Segurança Pública disponibilizará canal digital para recebimento de denúncias de ilícitos e crimes contra a relação de consumo

O post Governo publica MP que proíbe cobrança diferenciada por transações em Pix apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O governo federal publicou, nesta quinta-feira (16), no Diário Oficial da União, a medida provisória (MP) que proíbe a cobrança de tributos e valores adicionais em pagamentos e transações via Pix. O texto classifica como prática abusiva a exigência, pelo fornecedor de produtos ou serviços, em estabelecimentos físicos ou virtuais, de preço superior, valor ou encargo adicional em razão da realização de pagamentos por meio de Pix à vista.

Leia mais: Haddad x Nikolas: Governo recua medidas do Pix após vídeo de deputado

A prática, de acordo com a publicação, sujeita o infrator às penalidades previstas na legislação do direito do consumidor. “Fornecedores de produtos ou serviços, em estabelecimentos físicos ou virtuais, deverão informar os consumidores, de forma clara e inequívoca, sobre a vedação de cobrança de preço superior, valor ou encargo adicional para pagamentos por meio de Pix à vista.”

Ainda segundo o texto, o Ministério da Justiça e Segurança Pública vai disponibilizar um canal digital de orientação e recebimento de denúncias de ilícitos e crimes contra a relação de consumo.

“O pagamento realizado por meio de Pix à vista equipara-se ao pagamento em espécie. Não incide tributo, seja imposto, taxa ou contribuição, no uso do Pix”. A medida provisória entra em vigor na data da publicação.

Revogação

Diante da onda de fake news (notícias falsas) em torno da modernização da fiscalização do Pix, a Receita Federal revogou nesta quarta-feira (16) o ato normativo que estendia o monitoramento das transações aos bancos digitais, fintechs e instituições de pagamento.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, anunciaram a revogação da instrução normativa e a edição da medida provisória.

Segundo o governo, a MP reforça princípios garantidos pela Constituição nas transações por Pix, como o sigilo bancário e a não cobrança de impostos nas transferências pela modalidade, além de garantir a gratuidade desse meio de pagamento para pessoas físicas.

“Essa revogação se dá por dois motivos: tirar isso que tristemente virou uma arma nas mãos desses criminosos e inescrupulosos. A segunda razão é não prejudicar a tramitação do ato que será anunciado [a medida provisória]”, explicou Barreirinhas.

Leia mais: Haddad afirma que governo discute punição contra fake news sobre Pix

Com a edição da MP, nenhum comerciante pode cobrar preços diferentes entre pagamentos via Pix e em dinheiro, prática que começou a ser detectada nos últimos dias. Para Haddad, a medida provisória deve extinguir a onda de fake news em relação à taxação do Pix, que tomou conta das redes sociais desde o início do ano.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de segunda-feira (13):

O post Governo publica MP que proíbe cobrança diferenciada por transações em Pix apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Corregedoria prende PM suspeito de executar delator do PCC em SP https://canalmynews.com.br/noticias/corregedoria-prende-pm-suspeito-de-executar-delator-do-pcc-em-sp/ Thu, 16 Jan 2025 17:30:46 +0000 https://localhost:8000/?p=50163 Vinícius Lopes Gritzbach, empresário que denunciou esquemas criminosos da facção, foi assassinado no Aeroporto Internacional de São Paulo em novembro de 2024

O post Corregedoria prende PM suspeito de executar delator do PCC em SP apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A Corregedoria da Polícia Militar de São Paulo prendeu, nesta quinta-feira (16), o policial militar identificado como autor dos disparos que mataram o delator Vinícius Lopes Gritzbach, empresário do ramo imobiliário suspeito de lavar dinheiro para o Primeiro Comando da Capital (PCC) que denunciou esquemas criminosos da facção. Ele foi assassinado no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, no dia 8 de novembro do ano passado.

Leia mais: Israel ataca local com refém na Faixa de Gaza após cessar-fogo, diz Hamas

A prisão faz parte de operação deflagrada nesta manhã pelo órgão com objetivo de cumprir um total de 15 mandados de prisão e sete de busca e apreensão contra policiais militares suspeitos de estarem envolvidos com uma organização criminosa. Os mandados são cumpridos em endereços da capital e Grande São Paulo.

A ação, denominada Prodotes, conta com a participação da força-tarefa instituída pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP), que busca identificar outros envolvidos e eventuais mandantes do crime.

Vazamentos

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a investigação começou em março do ano passado, quando a corregedoria recebeu uma denúncia sobre vazamentos de informações sigilosas que favoreciam criminosos ligados à facção.

A apuração evoluiu para um inquérito policial militar, instaurado sete meses depois. Após as investigações, a Corregedoria conseguiu, junto à Justiça, a expedição dos mandados.

Leia mais: Empresário confirmou delação contra policiais oito dias antes de morte

Segundo a SSP, militares da ativa, da reserva e ex-integrantes da instituição favoreciam membros da organização criminosa, evitando prisões ou prejuízos financeiros. Entre os beneficiados pelo esquema estavam líderes da facção e até mesmo pessoas procuradas pela Justiça. Os policiais prestavam também escolta para criminosos, como era o caso de Gritzbach.

Assassinato no aeroporto

Vinícius Lopes Gritzbach fez um acordo de delação com o Ministério Público (MP) do Estado de São Paulo em março de 2024. O conteúdo da delação é sigiloso, mas, no último mês de outubro, o MP encaminhou à Corregedoria da Polícia trechos do documento, em que o delator denuncia policiais civis por extorsão. Em 31 de outubro ele foi ouvido na Corregedoria, oito dias antes de ser morto.

Gritzbach também delatou um esquema de lavagem de dinheiro utilizado pelo grupo criminoso PCC.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de quarta-feira (15):

O post Corregedoria prende PM suspeito de executar delator do PCC em SP apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Israel ataca local com refém na Faixa de Gaza após cessar-fogo, diz Hamas https://canalmynews.com.br/noticias/israel-ataca-local-com-refem-na-faixa-de-gaza-apos-cessar-fogo-diz-hamas/ Thu, 16 Jan 2025 16:53:01 +0000 https://localhost:8000/?p=50160 Trégua foi intensamente comemorada pela população de Gaza e por manifestantes em Israel, mas acordo foi abalado por supostas exigências de última hora

O post Israel ataca local com refém na Faixa de Gaza após cessar-fogo, diz Hamas apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
As brigadas Al-Qassam informaram, nesta quinta-feira (16), que, após o anúncio de cessar-fogo, os bombardeiros de Israel atingiram um dos locais onde se encontra uma das reféns que devem ser libertadas na primeira fase do acordo. Segundo autoridades locais, pelo menos 71 palestinos foram assassinados e outros 200 ficaram feridos por causa do ataque.

“Após anunciar o acordo, o exército inimigo atacou o local onde estava uma das prisioneiras da primeira etapa do acordo esperado. Qualquer agressão e bombardeio nesta fase pelo inimigo pode transformar a liberdade de um prisioneiro em uma tragédia”, informou Abu Ubeida, porta-voz da organização militar.

Leia mais: Lula convida João Campos para ajudar na comunicação do governo

Enquanto isso, o Hamas negou comunicado de Israel e reafirmou, nesta quinta-feira (16), que o grupo está comprometido com o acordo de cessar-fogo anunciado pelos mediadores, segundo Izzat al-Rishq, representante político da organização palestina.

O acordo do cessar-fogo foi colocado em xeque ontem pelo gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que alegou que o Hamas teria feito exigências de última hora. De acordo com a agência Associated Press, a votação do acordo prevista para hoje pelo governo de Israel teria sido suspensa por “crise de última hora” provocada pelo Hamas, segundo informou o gabinete de Netanyahu.

O anúncio do cessar-fogo pelas autoridades do Catar, país que participou como mediador ao lado do Egito e dos Estados Unidos, foi intensamente comemorado pela população de Gaza e por manifestante em Israel, que esperam ver de volta os reféns ainda mantidos em cativeiro.

Leia mais: Denúncia: muro construído pela prefeitura confina pessoas na Cracolândia

O acordo determina uma fase inicial de seis semanas de trégua com a retirada gradual das forças israelenses de Gaza e a libertação de 33 reféns mantidos pelo Hamas em troca de palestinos presos por Israel. A última fase do acordo prevê a discussão de um governo alternativo em Gaza e planos para reconstruir a região sem a participação do Hamas.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de quarta-feira (15):

O post Israel ataca local com refém na Faixa de Gaza após cessar-fogo, diz Hamas apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Denúncia: muro construído pela prefeitura confina pessoas na Cracolândia https://canalmynews.com.br/noticias/denuncia-muro-construido-pela-prefeitura-confina-pessoas-na-cracolandia/ Wed, 15 Jan 2025 20:58:23 +0000 https://localhost:8000/?p=50142 Segundo movimento Craco Resiste, quando são feitas supostas operações, as pessoas são obrigadas a ficar sentadas no chão, imóveis por horas

O post Denúncia: muro construído pela prefeitura confina pessoas na Cracolândia apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Um muro construído pela prefeitura de São Paulo, cercando trecho da Cracolândia, está levando ao confinamento a população em situação de vulnerabilidade que circula pelas ruas da região. A área, que forma um triângulo, é cercada por um muro de aproximadamente de 40 metros de extensão e gradis de metal.

Leia mais: Haddad x Nikolas: Governo recua medidas do Pix após vídeo de deputado

O movimento Craco Resiste divulgou nesta quarta-feira (15) nota em que denuncia o estabelecimento de um “campo de tortura” no local. Segundo o coletivo, quando são feitas supostas operações pela Guarda Civil Metropolitana ou pela Polícia Civil, as pessoas são obrigadas a ficar sentadas no chão, imóveis por horas, sem abrigo contra sol ou chuva.

“Caso as pessoas não fiquem no espaço delimitado pelo muro e pelas grades, guardas usam spray de pimenta sem aviso prévio. Viaturas circulam pela região em busca de pessoas ou grupos que estejam em outros lugares para coagi-los a ir para o espaço cercado. Caso alguém se indigne com esse tratamento, é preso e acusado de forma irregular de desacato”, diz a denúncia do coletivo.

O muro fica na Rua General Couto Magalhães, no bairro Santa Ifigênia. Pelo outro lado, as pessoas são cercadas por gradis na Rua dos Protestantes – as estruturas vão até a Rua dos Gusmões. O muro foi construído de maio a junho do ano passado – antes tapumes de metal eram usados para o fechamento da área, mas, segundo a prefeitura, eram quebrados com frequência.

Leia mais: 99 impetra mandado de segurança para manter serviço de mototaxi

A advogada Lydia Gama, da organização Teto, Trampo e Tratamento (TTT), relatou que o muro, que tem 2,5 metros de altura, dificulta a defesa das pessoas que estão ali quando ocorrem casos de truculência do poder público.

“Quando havia as limpezas ou as operações [na época dos tapumes], ainda as pessoas que estavam ali conseguiam sair e se proteger da ação truculenta do Estado. Esse muro tem a finalidade de impedir que as pessoas se movimentem, já impede o direito constitucional de ir e vir, mas impede o direito de se defender. E impede também que as pessoas no entorno consigam ver o que está acontecendo ali e todas as violações de direitos humanos ali”, disse.

A Craco Resiste afirma que é possível, como foi feito em outras cidades, criar condições melhores de vida para toda a população, atendendo prioritariamente necessidades básicas, como acesso à moradia e saúde. “O policiamento e câmeras com inteligência artificial não substituem direitos básicos, apenas abastecem de dinheiro público empresas que conseguem abocanhar os generosos contratos envolvidos”, acrescenta.

Lydia Gama afirma que há um impedimento também de acesso da sociedade civil e dos movimentos que promovem assistência à área cercada pela prefeitura. Ela citou dificuldades para entrar com objetos e estrutura para promoção de serviços e eventos culturais, por exemplo, além da obrigatoriedade de revista vexatória para essas pessoas.

Leia mais: Estado do Rio registra 810 casos de dengue nas primeiras semanas de 2025

No fim do ano passado, em uma articulação que envolveu mais de 60 organizações, foi preparada uma ação de Natal para oferecer diversas atividades às pessoas da Cracolândia, com alimentação, jazz, capoeira, yoga, palhaçaria, oficina de dança, corte de cabelo, futebol, distribuição de camisetas e instalação de banheiros químicos. No entanto, a prefeitura impediu a montagem da infraestrutura e o desenvolvimento de atividades pelos militantes dentro do perímetro cercado.

Em nota, a prefeitura informou que o muro mencionado foi instalado em 2024, em área na qual já existiam tapumes de metal para fechamento de uma área pública. Segundo a prefeitura, a troca foi feita para “proteger as pessoas em situação de vulnerabilidade, além de moradores e pedestres, e não para ‘confinamento’”.

“Além da substituição dos tapumes pelo muro, a prefeitura também fez melhorias no piso da área ocupada para as pessoas em situação de vulnerabilidade. Portanto, não são verdadeiras as afirmações de que a administração municipal atuou na região com outros interesses que não sejam a assistência e acolhimento às pessoas em vulnerabilidade na Cena Aberta de Uso”, diz a nota.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de terça-feira (14):

O post Denúncia: muro construído pela prefeitura confina pessoas na Cracolândia apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
99 impetra mandado de segurança para manter serviço de mototaxi https://canalmynews.com.br/noticias/empresa-99-impetra-mandado-de-seguranca-para-manter-servico-de-mototaxi/ Wed, 15 Jan 2025 20:12:44 +0000 https://localhost:8000/?p=50132 Empresa afirma que quer proteger os direitos da empresa e de seus passageiros e motociclistas diante das ameaças de Ricardo Nunes, prefeito de SP

O post 99 impetra mandado de segurança para manter serviço de mototaxi apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A empresa de transporte por aplicativo 99 impetrou um mandado de segurança para garantir a continuidade do transporte de passageiros em motocicletas na capital paulista. Justiça foi acionada depois que o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), enfatizar que a empresa não tem autorização para realizar este tipo de serviço. Em nota, a 99 diz que quer “proteger os direitos da empresa e de seus passageiros e motociclistas diante das ameaças da Prefeitura de São Paulo contra o funcionamento, legal, do serviço”.

Leia mais: Estado do Rio registra 810 casos de dengue nas primeiras semanas de 2025

O Comitê Municipal de Uso do Viário de São Paulo notificou a 99 ainda na terça-feira (14), quando a empresa começou a oferecer o serviço, inicialmente fora do centro expandido. No documento, “determina-se a imediata suspensão/interrupção de qualquer atividade relativa ao clandestino serviço de utilização de motociclistas para o transporte individual remunerado de passageiros por meio de aplicativos nesta cidade”.

O prefeito Ricardo Nunes alegou que o funcionamento do serviço descumpre decreto assinado por ele em janeiro de 2023, que suspende essa modalidade de transporte. A 99 insiste em dizer que o decreto é inconstitucional e que o serviço de transporte individual privado de passageiros mediado por aplicativos é permitido em todo o Brasil, tanto para carros quanto para motocicletas, de acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana.

“A legislação federal estabelece que as prefeituras podem regulamentar e fiscalizar a atividade com exigências específicas, mas não têm o poder de proibi-la. Já existem 20 decisões judiciais confirmando esse entendimento sobre a legalidade da categoria. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu em 2019 pela impossibilidade de proibição, por se tratar de atividade legítima, exercida de livre iniciativa e autorizada pela Constituição”.

Leia mais: Haddad afirma que governo discute punição contra fake news sobre Pix

A 99 informou que a 99Moto opera desde 2022, tendo realizado mais de 1 bilhão de viagens em cerca de 3,3 mil municípios. “A 99 esclarece que a prefeitura pode regulamentar a atividade com regras específicas para a localidade, mas não pode proibir uma categoria que é permitida por uma legislação federal”. Segundo a empresa, esse entendimento é corroborado por 20 decisões judiciais em todo o Brasil.

Diante das críticas de Nunes sobre a segurança do serviço, a 99 afirmou que seu modelo de transporte de passageiros em motos é seguro e que a empresa tem o compromisso de aprimorar suas ferramentas e promover viagens seguras. Segundo as informações, todas as corridas realizadas pelo aplicativo estão protegidas por seguro e, em caso de acidentes, a 99 segue um protocolo rígido de atendimento, que inclui suporte financeiro.

“Em 2024, apenas 0,0003% das corridas tiveram algum acidente de trânsito. Isso foi possível graças às 50 funcionalidades de segurança, incluindo: alerta de velocidade, que emite avisos em casos de excesso; governança contra direção perigosa no trânsito, que promove a conscientização e, se necessário, também bloqueios a motociclistas imprudentes; cursos e orientações preventivas sobre direção; além de checagem de dados, monitoramento das corridas; entre outros”, ressalta.

O prefeito argumenta que a cidade tem 1 ,3 milhão de motos e que houve aumento do número de óbitos no trânsito puxado por acidentes com moto. Para Nunes, a 99 está apenas buscando lucro sem analisar os riscos de um serviço como esse em uma capital como São Paulo.

Leia mais: Mais professores: Governo lança programa para alunos de Licenciatura

Dados fornecidos pela administração municipal mostram que a frota de motocicletas na capital paulista teve um aumento de 10% nos últimos dez anos. O número de acidentes totalizou 43.608 entre 2020 e 2024. O pico foi o ano de 2023, com 11.573 ocorrências. Em 2024 foram 9.126, pouco menos do que os 9.527 de 2022. Segundo as informações, o número de óbitos causados por esses acidentes aumentou 22% entre 2023 e 2024, passando de 350 a 427.

“Não é possível que uma empresa venha para a cidade de São Paulo e queira, sem nenhuma autorização, achar que aqui ela vai fazer o que deseja. Ela não vai fazer. Nós não vamos permitir que essa empresa venha para cá e faça uma carnificina. São assassinos. Essas empresas são empresas assassinas e irresponsáveis. Elas não vão fazer na cidade de São Paulo aquilo que elas pretendem, só buscando lucro”, enfatizou. “Elas já ganham tanto dinheiro, não chega? Querem levar a vida das pessoas? Elas já levam muito dinheiro para fora da cidade. As vidas, não”, acrescentou.

Nunes prometeu que entraria na Justiça contra a empresa e determinou a fiscalização em todas as motos que estiverem prestando o serviço. “Todas as motos que estiverem cadastradas para fazer esse tipo de serviço na cidade serão paradas e vistoriadas”, disse o prefeito.

Grupo de trabalho

Segundo nota da prefeitura, um grupo de trabalho instituído em 2023 com especialistas da Companhia de Engenharia Tráfego (CET), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Corpo de Bombeiros, SPTrans, Abraciclo e representantes das empresas de aplicativos, incluindo a 99 e a Uber, analisou a possibilidade de utilização de motocicletas no transporte individual de passageiros e concluiu que a implantação seria um grande risco para a saúde pública.

“Foram realizadas 13 reuniões, durante as quais foram discutidos dados e cenários que apontaram os riscos de se implantar a modalidade na capital. Foram consideradas, por exemplo, a quantidade de sinistros fatais envolvendo motocicletas, e dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que apontam os motociclistas como aqueles que mais são internados em ocorrências de trânsito”, diz a nota do grupo.

Leia mais: Última cartada? Bolsonaro tenta de tudo para ir aos Estados Unidos

De acordo com as conclusões, as várias corridas do motociclista aumentariam os riscos para a integridade física do profissional, dos passageiros e de terceiros. Também foi considerado um risco o fato de passageiros diversos utilizarem o condutor como seu apoio na motocicleta, o que altera o ponto de equilíbrio do condutor a cada viagem, gerando perigo de acidentes.

Posição SindimotoSP

Para o SindimotoSP (Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Mototaxisistas Intermunicipal do Estado e São Paulo), a 99 erra ao oferecer o serviço sem autorização da prefeitura e sem respeitar o decreto de Nunes. Além disso, ressalta que a empresa também está desrespeitando a Lei Federal 12.009 que determina, entre uma série de fatores, que o profissional tenha curso obrigatório de 30 horas do Conselho Nacional de Trânsito.

“Para o SindimotoSP, a insistência da 99 com esse serviço de transportes de passageiros com moto só aumentará o número de vítimas, além de, no caso dos acidentes, deixar os motociclistas e passageiros na mão, tendo que os mesmos arcarem com os custos e muitas vezes, com a própria vida. O SindimotoSP repudia essa atitude da 99 e se coloca contra a empresa denunciando tal arbitrariedade, ressaltando que esta atitude coloca vidas em risco bem como aumenta a precarização do setor de motofrete”.

A 99 disse que a companhia segue aberta ao diálogo com a prefeitura para colaborar com uma futura regulamentação que esteja dentro da competência do poder municipal.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Não É Bem Assim, programa especial do MyNews, desta quarta-feira (15):

O post 99 impetra mandado de segurança para manter serviço de mototaxi apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Estado do Rio registra 810 casos de dengue nas primeiras semanas de 2025 https://canalmynews.com.br/noticias/estado-do-rio-registra-810-casos-de-dengue-nas-primeiras-semanas-de-2025/ Wed, 15 Jan 2025 19:32:23 +0000 https://localhost:8000/?p=50129 Segundo dados atualizados diariamente no Monitora RJ, ferramenta da Secretaria de Estado de Saúde, foram 50 internações e não há mortes confirmadas

O post Estado do Rio registra 810 casos de dengue nas primeiras semanas de 2025 apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O estado do Rio de Janeiro registrou 810 casos prováveis de dengue nas primeiras semanas de 2025. Houve 50 internações e não há mortes confirmadas. As ocorrências correspondem ao período de 29/12/2024 a 14/01/2024. Os dados são inseridos no sistema pelos municípios e atualizados diariamente no Monitora RJ, ferramenta digital da Secretaria de Estado de Saúde.

Leia mais: META x AGU: Mark recua sobre após cobranças e explicações

Em 2024, ao longo do ano, houve 302.316 casos prováveis, 9.703 internações e 232 óbitos por dengue em todo o estado. Nas três primeiras semanas epidemiológicas de 2024 (31/12/2023 a 20/01/2024) foram registrados 16.011 casos.

“No ano passado vivemos uma grande epidemia de dengue, que já começou no início do ano, portanto, o ano de 2024 foi considerado atípico. Analisando a série histórica, temos 2023, ano sem epidemia e quando registramos 694 casos prováveis nas três primeiras semanas epidemiológicas do ano. Em 2025, já tivemos um aumento de 16,72% de casos em comparação com 2023. Isso nos acende um alerta para a importância da prevenção contra a doença”, disse a secretária estadual de Saúde, Claudia Mello.

Vítima tem 60 anos

Na última quinta-feira (9), a secretaria confirmou o primeiro caso de dengue tipo 3 deste ano. A notificação é do município do Rio de Janeiro e a confirmação foi feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ). A doença atingiu uma mulher de 60 anos.

Nos anos de 2023 e 2024, os sorotipos predominantes de dengue no país e no estado do Rio foram os sorotipos 1 e o 2. O sorotipo 3 não circula no estado desde 2007. Porém, no ano passado, houve dois casos isolados, um em Paraty, na região da Costa Verde, e outro em Maricá, na região metropolitana.

Leia mais: Haddad afirma que governo discute punição contra fake news sobre Pix

Apesar da notificação do primeiro caso em 2025, o sorotipo 3 não circula de forma predominante no estado desde 2007, ou seja, existe uma grande parcela da população que nunca teve contato com este tipo da doença.

Os sintomas da dengue tipo 3 são os mesmos dos tipos 1, 2 e 4, sendo os principais febre alta (maior que 38°C); dor no corpo e articulações; náuseas e vômitos, dor atrás dos olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Combate prioritário

Para a Secretaria de Saúde, o combate aos focos do mosquito Aedes aegypti é ação prioritária. Serão mantidos o monitoramento de casos e a campanha “Contra a dengue todo dia”, prevista no Plano de Contingência para Enfrentamento às Arboviroses, em apoio aos 92 municípios com alertas e orientações sobre a doença.

Além disso, a secretaria reforça informações à sociedade sobre prevenção, destacando a importância da vistoria semanal para evitar água parada em latas, garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas e pratos sob vasos de plantas.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de terça-feira (14):

O post Estado do Rio registra 810 casos de dengue nas primeiras semanas de 2025 apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Polícia do Rio combate quadrilha que vendia anabolizantes clandestinos https://canalmynews.com.br/noticias/policia-do-rio-combate-quadrilha-que-vendia-anabolizantes-clandestinos/ Tue, 14 Jan 2025 18:32:52 +0000 https://localhost:8000/?p=50102 Segundo investigação, substâncias eram fabricadas clandestinamente, com uso de insumos tóxicos, e sem fiscalização das autoridades sanitárias

O post Polícia do Rio combate quadrilha que vendia anabolizantes clandestinos apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A polícia do Rio de Janeiro deflagrou nesta terça-feira (14) a Operação Kairos para desarticular uma  quadrilha especializada na fabricação e na comercialização de anabolizantes por todo o Brasil. A ação é coordenada por policiais civis da 76ª DP (Niterói) e agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, com o apoio da Coordenação de Repressão às Drogas da Polícia Civil do Distrito Federal.

Os agentes cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão no Rio de Janeiro e em Brasília.

Leia mais: Dirceu descarta assumir presidência do PT: “Já fiz o dever de casa”

As investigações tiveram início em junho de 2024, após uma parceria do Setor de Inteligência da Polícia Civil com os Correios, o que possibilitou identificar grandes quantidades de remessas de substâncias anabolizantes enviadas diariamente por encomenda para diversos locais do Rio de Janeiro, bem como destinatários em outros estados.

Segundo apurado, as substâncias eram fabricadas clandestinamente e sem fiscalização das autoridades sanitárias. Os criminosos ainda usavam nas suas fórmulas substâncias tóxicas e nocivas para seres humanos, como repelentes de insetos.

Prejuízo de mais de R$ 500 mil

No decorrer da investigação, a Polícia Civil identificou, com vendas em plataformas online e redes sociais, uma movimentação de mais de R$ 80 milhões pelas contas bancárias de alguns dos investigados. Ainda neste período, foram apreendidas mais de duas mil substâncias ilícitas que seriam remetidas, o que gerou um prejuízo de mais de R$ 500 mil ao grupo criminoso.

Segundo a polícia, os investigados são responsáveis por diversas marcas. Como estratégia para maximizar as vendas, o grupo investigado patrocinava grandes eventos de fisiculturismo e atletas profissionais, além de remunerar influenciadores digitais para alavancar as vendas.

Leia mais: Web não perdoa polêmica do Pix e criticam Governo em forma de meme

Também foram identificados diversos operadores financeiros do bando. Eles pulverizavam a entrada e saída de quantias milionárias para dificultar possíveis investigações. A Justiça determinou o bloqueio das contas bancárias de todos os envolvidos.

Os denunciados responderão por associação criminosa, crime contra a saúde pública e crimes contra o consumidor. As investigações prosseguem para identificar os revendedores, influenciadores e atletas patrocinados para multiplicar as vendas do grupo criminoso. Eles chegavam a receber mais de R$ 10 mil mensais para promoção da marca.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo: ONGs bilionárias e o ataque à soberania

O post Polícia do Rio combate quadrilha que vendia anabolizantes clandestinos apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Preço do aluguel subiu 13,5% em 2024; veja quais capitais têm custo mais alto https://canalmynews.com.br/noticias/preco-do-aluguel-subiu-135-em-2024-veja-quais-capitais-tem-custo-mais-alto/ Tue, 14 Jan 2025 18:07:26 +0000 https://localhost:8000/?p=50098 Segundo Índice FipeZap, valor do metro quadrado (m²) alcançou R$ 48,12; pesquisa acompanha anúncios de locação de apartamentos prontos em 36 cidades

O post Preço do aluguel subiu 13,5% em 2024; veja quais capitais têm custo mais alto apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
De acordo com o Índice FipeZap, o preço médio do aluguel residencial no país subiu 13,5% e valor do metro quadrado (m²) alcançou R$ 48,12, em 2024. A alta supera a inflação oficial, calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, é uma desaceleração em relação aos dois anos anteriores: 2022 (16,55%) e 2023 (16,16%).

Leia mais: Extremismo distorce conceito de liberdade de expressão, afirma Sidônio

A pesquisa é parceria entre a plataforma de anúncio de imóveis Zap e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), ligada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). O levantamento acompanha os preços de locação de apartamentos prontos em 36 cidades brasileiras, sendo 22 capitais, com base em informações de anúncios veiculados na internet.

A alta de 13,5% no ano passado é quase o triplo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, que acumulou 4,83% em 2024. Além disso, é o dobro do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), da Fundação Getulio Vargas (FGV), comumente chamado de “inflação do aluguel”, pois costuma corrigir anualmente os contratos de moradia. O IGP-M encerrou 2024 em 6,54%.

Leia mais: Dirceu descarta assumir presidência do PT: “Já fiz o dever de casa”

De acordo com a Fipe, em 2024 o aluguel subiu mais que o preço médio de venda de imóveis residenciais, que expandiu 7,73%.

Um quarto mais caro

O estudo aponta que o aluguel do imóvel de um quarto foi o que mais subiu, 15,18%, superando a evolução dos domicílios de dois (12,71%), três (12,52%) e quatro ou mais dormitórios (14,17%). “Em 2022, o que vimos no mercado de locação foi a recomposição dos preços do período pandêmico, em que os proprietários suspenderam os reajustes de preços; em 2023 e, mais fortemente em 2024, o setor passou a ser favorecido pelo contexto macroeconômico. O emprego que é um fator importante para o mercado de locação, em 2024, atingiu seu recorde, impactando positivamente o setor”, avalia a economista do DataZap, Paula Reis.

Em relação ao preço do metro quadrado (m²), o imóvel de um quarto também é mais caro (R$ 63,15). O domicílio de dois quartos era anunciado a R$ 44,84, em média.

Leia mais: Web não perdoa polêmica do Pix e criticam Governo em forma de meme

Entre as capitais, Salvador teve o maior aumento médio no aluguel, 33,07%, seguida por Campo Grande (26,55%) e Porto Alegre (26,33%). São Paulo (11,51%) e Rio de Janeiro (8%) tiveram expansões de preço abaixo da média do Índice FipeZap. Maceió teve o menor aumento (3,35%), sendo a única capital que ficou abaixo da inflação oficial do IBGE.

Os pesquisadores esclarecem que o índice FipeZap considera preços de anúncios para novos aluguéis. “Não incorpora em seu cálculo a correção dos aluguéis vigentes, cujos valores são reajustados periodicamente de acordo com o especificado em contrato. Como resultado, o índice capta de forma mais dinâmica a evolução da oferta e da demanda por moradia ao longo do tempo”, pontua a instituição.

Maior cidade do país, São Paulo é a capital com o metro quadrado (m²) residencial mais caro para locação.

Confira o ranking:

  • São Paulo: R$ 57,59/m²
  • Florianópolis: R$ 54,97/m²
  • Recife: R$ 54,95/m²
  • São Luís: R$ 52,09/m²
  • Belém: R$ 51,83/m²
  • Maceió: R$ 51,51/m²
  • Rio de Janeiro: R$ 48,81/m²
  • Manaus: R$ 48,22/m²
  • Brasília: R$ 46,80/m²
  • Salvador: R$ 44,22/m²
  • Vitória: R$ 43,71/m²
  • Belo Horizonte: R$ 41,85/m²
  • Curitiba: R$ 41,59/m²
  • João Pessoa: R$ 41,45/m²
  • Porto Alegre: R$ 40,00/m²
  • Cuiabá: R$ 39,83/m²
  • Goiânia: R$ 39,53/m²
  • Natal: R$ 36,01/m²
  • Campo Grande: R$ 32,66/m²
  • Fortaleza: R$ 32,61/m²
  • Aracaju: R$ 24,90/m²
  • Teresina: R$ 22,49/m²

Assista abaixo ao Segunda Chamada de segunda-feira (13):

O post Preço do aluguel subiu 13,5% em 2024; veja quais capitais têm custo mais alto apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Extremismo distorce conceito de liberdade de expressão, afirma Sidônio https://canalmynews.com.br/noticias/extremismo-distorce-conceito-de-liberdade-de-expressao-afirma-sidonio/ Tue, 14 Jan 2025 17:50:03 +0000 https://localhost:8000/?p=50095 Em primeiro discurso como chefe da Secom, publicitário criticou os efeitos da desinformação na percepção das pessoas sobre as ações do governo

O post Extremismo distorce conceito de liberdade de expressão, afirma Sidônio apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse, nesta terça-feira (14), ao publicitário Sidônio Palmeira, na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), no lugar de Paulo Pimenta. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto e contou com grande presença de ministros do governo.

Leia mais: Bolsonaro afirma que e-mail para a posse de Trump é o convite formal

No seu primeiro discurso já como chefe da pasta responsável pela formulação e implementação da política de comunicação e divulgação social do Poder Executivo federal, Sidônio criticou os efeitos da desinformação na percepção das pessoas sobre as ações do governo.

“A informação dos serviços não chega na ponta. A população não consegue ver o governo nas suas virtudes. A mentira nos ambientes digitais fomentada pela extrema direita cria uma cortina de fumaça na vida real, manipula pessoas inocentes e ameaça a humanidade”, disse o ministro.

Sidônio afirmou que a liberdade de expressão foi apropriada por setores que promovem discurso de ódio, descaracterizando o seu sentido. “Defendemos a liberdade de expressão. Lamentamos que o extremismo esteja distorcendo esse conceito para viabilizar a liberdade de manipulação”, enfatizou.

Leia mais: Lula sanciona lei que proíbe aparelhos de celular nas escolas

Ao pontuar que a comunicação é guardiã da democracia, Sidônio Palmeira defendeu o combate a desinformação, e disse que a sua gestão vai incentivar processos regulatórios, além de garantir que a população tenha acesso à informação.

O agora ministro voltou a criticar as recentes mudanças anunciadas pela multinacional Meta, empresa de tecnologia que controla o Facebook, Instagram e WhatsApp, na política de moderação de conteúdo dessas redes sociais, que vai facilitar a propagação de discurso de ódio e eliminar a checagem de fatos.

Leia mais: Brasil ‘não é terra sem lei’, diz AGU sobre mudanças nas regras da Meta

Sidônio assume a Secom na metade do mandato do presidente Lula, com o principal desafio de melhorar a comunicação política do governo, na última etapa da gestão.

“A comunicação está no centro dos grandes desafios mundiais e nosso trabalho é compreendê-lo em sua complexidade e convocar todos, uma vez que esse desafio não é só da Secom”, disse.

Em seu último discurso à frente da Secom, Paulo Pimenta fez reiterados agradecimentos ao presidente, narrou sua trajetória de militante e parlamentar do PT e disse ter recuperado a estrutura da Secom. Pimenta disse ainda ter recuperado uma relação de respeito entre governo, agências de comunicação e imprensa e projetou sucesso no trabalho do sucessor.

“Eu tenho absoluta convicção de que nós vamos dar um salto na qualidade nesse trabalho. Conheço o Sidônio, as pessoas que estão vindo para cá com ele”, afirmou.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de segunda-feira (13):

O post Extremismo distorce conceito de liberdade de expressão, afirma Sidônio apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Notícia falsa da prisão de María Corina Machado tensiona posse de Maduro https://canalmynews.com.br/noticias/noticia-falsa-da-prisao-de-maria-corina-machado-tensiona-posse-de-maduro/ Fri, 10 Jan 2025 17:24:49 +0000 https://localhost:8000/?p=50000 Segundo Comando Com Venezuela, ex-deputada foi interceptada, sequestrada, forçada a gravar vídeos para as redes sociais e, então, liberada

O post Notícia falsa da prisão de María Corina Machado tensiona posse de Maduro apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A notícia da prisão da principal figura da oposição venezuelana, María Corina Machado, que circulou nos principais jornais brasileiros na tarde dessa quinta-feira (9), foi logo desmentida pelas autoridades da Venezuela, que alegam que a ex-deputada criou um factóide para tentar “manchar” a posse do presidente Nicolás Maduro, na tarde desta sexta-feira (10).

O Comando Com Venezuela, coalizão que coordenou a campanha do candidato opositor Edmundo González Urrutia, indicado por Corina para disputar a eleição contra Maduro, informou, às 16h21 de ontem, que Corina havia sido “violentamente interceptada na saída do protesto” da oposição, acrescentando que “efetivos do regime dispararam contra as motos que a transportavam”.

Leia mais: Destituída, presidente da Comissão de Anistia diz que pegou ‘terra arrasada’

Minutos depois, a Agência Venezuelana de Notícias, veículo estatal de informação, afirmou que “fontes estatais desmentem que Maria Corina Machado havia sido presa e agredida neste 9 de janeiro”, publicando uma foto em que Machado conversa com um policial.

Quase ao mesmo tempo, a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, publicou vídeo em que Corina afirma estar segura e bem, dizendo que ao sair do protesto “caiu minha carteira, mas já estou bem e Venezuela será livre”.

Leia mais: Brasil ‘não é terra sem lei’, diz AGU sobre mudanças nas regras da Meta

Delcy questionou: “a quem ocorre montar semelhante show para tapar o estrondoso fracasso da sua convocatória de hoje?” Os veículos chavistas fizeram diversas postagens ao longo do dia para dizer que os protestos oposicionistas teriam sido esvaziados.

Após a circulação do vídeo de Corina, o Comando Com Venezuela publicou nova comunicação informando, às 18h02, que ela foi obrigada a gravar vídeos e depois liberada.

“Maria Corina Machado foi interceptada e caiu da motocicleta em que estava. Armas de fogo foram disparadas durante o incidente. Ela foi levada à força. Durante seu sequestro, ela foi forçada a gravar vários vídeos e depois foi liberada”, diz o comunicado.

No final da noite, às 21h51, Corina fez nova manifestação em sua própria rede social, agradecendo a presença dos manifestantes no protesto e reforçando que foi detida temporariamente.

“Meu coração está com o venezuelano que foi baleado quando as forças repressivas do regime me detiveram. Agora estou em um lugar seguro e mais determinado do que nunca a continuar com você ATÉ O FIM! Amanhã contarei a vocês o que aconteceu hoje e o que está por vir. A Venezuela será LIVRE!”, afirmou a ex-deputada.

Leia mais: Autoridades pedem responsabilização de envolvidos na tentativa de golpe

Para se contrapor os protestos da oposição, as forças chavistas fizeram uma marcha em Caracas no mesmo dia em apoio à posse de Nicolás Maduro. Ao final, o ministro do Interior da Venezuela, Diosdado Cabello, reforçou a informação oficial de que não houve qualquer detenção de Corina.

“Deixaram correr pelas redes a mentira de que ela foi sequestrada. Imediatamente comunicados de países, comunicados de ex-presidentes vagabundos, de organizações políticas rechaçando a detenção e exigindo a liberdade dela, mas essa senhora estava em sua casa desde cedo. Eu garanto: se a decisão fosse detê-la, ela já teria sido detida”, afirmou Diosdado.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de quinta-feira (9):

O post Notícia falsa da prisão de María Corina Machado tensiona posse de Maduro apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Nicolás Maduro assume 3º mandato e promete reforma na Constituição https://canalmynews.com.br/noticias/nicolas-maduro-assume-3o-mandato-e-promete-reforma-na-constituicao/ Fri, 10 Jan 2025 16:33:29 +0000 https://localhost:8000/?p=49997 Cerimônia ocorre em meio à condenação das potências ocidentais que acusam o governo de fraudar as eleições presidenciais de 28 de julho de 2024

O post Nicolás Maduro assume 3º mandato e promete reforma na Constituição apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, deve assumir, nesta sexta-feira (10), seu terceiro mandato à frente do Palácio de Miraflores, em Caracas, onde promete ficar até, pelo menos, o dia 10 de janeiro de 2031. A posse de Maduro ocorre em meio à condenação das potências ocidentais, como União Europeia, Estados Unidos e Canadá, e diversos governos regionais, como Argentina e Chile, que acusam o governo de fraudar as eleições presidenciais de 28 de julho de 2024.

Leia mais: Destituída, presidente da Comissão de Anistia diz que pegou ‘terra arrasada’

Mesmo governos mais próximos de Caracas, como Colômbia e Brasil, criticam que a eleição passada não foi transparente porque não foram divulgados todos os dados eleitorais. Mesmo assim, devem enviar representante diplomáticos à posse. O governo mexicano informou que não se envolve com questões internas do país sul-americano e também enviará um representante.

Segundo o governo venezuelano, cerca de 2 mil convidados internacionais, entre representantes de governos, movimentos sociais e culturais, devem participar da posse de Maduro, marcada para as 13h desta sexta-feira (10), no horário de Brasília.

Na quinta-feira (9), manifestações opositoras foram registradas em várias cidades do país, incluindo Caracas, com a presença da principal liderança de oposição, a ex-deputada Maria Corina Machado, pedindo que Edmundo González assuma no lugar de maduro.

A notícia, depois desmentida, da prisão de María Corina Machado após os atos, serviu para dar ainda mais dramaticidade ao momento político venezuelano.

Leia mais: O STF, as emendas parlamentares e o desafio da transparência

O candidato adversário Edmundo González, que alega ter vencido as últimas eleições, comemorou os protestos de ontem em uma rede social: “hoje, mais uma vez, o povo venezuelano sairá às ruas para exigir respeito à vontade expressa nas eleições de 28 de julho. Unidos, alcançaremos a Venezuela livre e pacífica que merecemos. Não estamos sozinhos!”

Um ato pró-governo também foi registrado em Caracas ontem. Nesta sexta, a expectativa é de que as forças chavistas acompanhem a posse de Maduro em diversas cidades do país para reforçar o apoio à chamada Revolução Bolivariana, processo político iniciado em 1999, com o primeiro governo de Hugo Chávez.

Reforma

Como primeira medida do novo mandato, o presidente Nicolás Maduro deve editar decreto para criar uma comissão com o objetivo de elaborar uma reforma constitucional para, em suas palavras, consolidar “a soberania popular” com a construção de um novo modelo de Estado, então chamado de “Estado comunal”, projeto inicialmente idealizado pelo ex-presidente Hugo Chávez.

“O objetivo da Reforma Constitucional é definir com claridade o modelo de desenvolvimento venezuelano para os próximos 30 anos, e democratizar até o infinito a vida política e social da Venezuela. Transformar esse Estado em verdadeiramente democrático de e para o povo, que consiga a harmonia e a unificação da Venezuela em torno de um projeto comum, de consenso”, explicou Maduro.

Leia mais: O paradoxo da economia brasileira: céu de brigadeiro ou tempestade tropical?

A reforma deve ser debatida na Assembleia Nacional do país, de maioria chavista, com um referendo popular convocado para confirmar as mudanças até o final do ano, segundo previsão de Maduro. Além do referendo previsto, a Venezuela terá eleições regionais, para estados e municípios, e para a Assembleia Nacional em 2025, mas a data exata ainda não foi divulgada.

Oposição

Exilado na Espanha desde setembro de 2024, Edmundo González iniciou, na semana passada, um giro por países para reunir apoio internacional contra a posse de Maduro, tendo sido recebido pelos presidentes da Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Panamá e República Dominicana.

Nos Estados Unidos, o opositor pediu que militares impeçam a posse de Maduro. Em contrapartida, o governo Maduro promete prender Edmundo por tentativa de golpe de Estado caso regresse ao país, chegando a oferecer US$ 100 mil por informações que levem a sua captura.

Leia mais: Brasil ‘não é terra sem lei’, diz AGU sobre mudanças nas regras da Meta

O ministro do Interior da Venezuela, Diosdado Cabello, informou que cerca de 150 mercenários de 25 nacionalidade foram presos na Venezuela acusados de tentarem desestabilizar politicamente o país para impedir a posse de Maduro.

Dias antes da posse, foi preso o ex-candidato à presidência do país, Enrique Márquez, do partido Centrados, acusado de tentativa de golpe de Estado. De acordo com o governo, Márquez estaria articulando a posse paralela de Edmundo González à presidência do país a partir de alguma embaixada venezuelana no exterior.

Leia mais: O PIX no olho do furacão: quem arrisca ser o algoz?

Em nota divulgada nesta quinta-feira, a Frente Democrática Popular, coalizão que apoia o então candidato presidencial Enrique Márques, negou as acusações do governo contra o opositor.

“Denunciamos energicamente a campanha de difamação empreendida pelo ministro do Interior e Justiça, Diosdado Cabello, que tem como objetivo criminalizar nossos companheiros”, informou a organização.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de quinta-feira (9):

O post Nicolás Maduro assume 3º mandato e promete reforma na Constituição apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Brasil ‘não é terra sem lei’, diz AGU sobre mudanças nas regras da Meta https://canalmynews.com.br/noticias/brasil-nao-e-terra-sem-lei-diz-agu-sobre-mudancas-nas-regras-da-meta/ Thu, 09 Jan 2025 14:10:22 +0000 https://localhost:8000/?p=49958 Ministro destacou que decisão da empresa vai aumentar a desinformação nas redes que, segundo ele, já enfrentam problemas com fake news e discursos de ódio

O post Brasil ‘não é terra sem lei’, diz AGU sobre mudanças nas regras da Meta apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A Advocacia-Geral da União (AGU) informou, em nota, que o Brasil não é “terra sem lei” e que irá agir contra as mudanças na política de moderação de conteúdo das redes sociais da Meta – o Facebook e o Instagram – a partir do momento que elas afetarem a democracia ou violarem as leis brasileiras.

A manifestação do ministro da AGU, Jorge Messias, destacou que a decisão da Meta vai aumentar a desinformação nas redes sociais que, segundo ele, já enfrentam problemas com fake news e discursos de ódio.

“Nosso país não é terra sem lei. Não vamos ficar de braços cruzados em relação a ataques à democracia e às garantias previstas na nossa legislação. Não é possível entender que liberdade de expressão é passe livre para disseminação, no ambiente virtual, de informações deliberadamente falsas que, na prática, são as que impedem as pessoas de exercer livremente seus direitos fundamentais”, comentou o ministro da AGU, órgão do Poder Executivo responsável por representar a União no âmbito judiciário e extrajudiciário.

Leia mais: Grupo trans aciona MPF após Meta permitir que usuários associem LGBT com doença

Para proteger diversos grupos, a legislação brasileira traz uma série de restrições a discursos públicos. A lei proíbe, por exemplo, a defesa do racismo ou do nazismo, os ataques à ordem democrática atual, ou ofensas de teor discriminatório contra grupos por suas características de raça, cor, sexo, religião, orientação sexual ou origem.

Para o ministro Messias, as mudanças anunciadas pela gigante da tecnologia reforçam a necessidade de uma regulação das redes sociais no Brasil e no mundo e lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) tem dois recursos com repercussão geral sobre o tema em julgamento.

O STF analisa a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), norma que estabeleceu os direitos e deveres para o uso da internet no Brasil. Suspenso no ano passado, o julgamento deve ser retomado neste ano.

Entenda

Citando suposta censura nas redes sociais, a Meta – companhia que controla Facebook, Instagram e Whatsapp – anunciou nesta terça-feira (7) que vai se aliar ao governo do presidente eleito dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, para pressionar países que buscam regular o ambiente digital.

Além disso, a big tech anunciou mudanças na sua política de moderação de conteúdos, entre eles o fim do programa de checagem de fatos que verifica a veracidade de informações que circulam nas redes; o fim de restrições para assuntos como migração e gênero; e a promoção de conteúdo cívico, entendido como informações com teor político-ideológico; e a exclusão apenas de conteúdos considerados como violações graves.

As alterações foram alvo de um questionamento do Ministério Público Federal de São Paulo (MPF/SP), que deu 60 dias úteis para o escritório da empresa no Brasil explicar as mudanças.

Leia mais: AGU pede investigação de declaração falsamente atribuída a Gabriel Galípolo

Nos Estados Unidos (EUA), a Meta já alterou sua política sobre discurso de ódio, passando a autorizar insultos de caráter homofóbico, transfóbico, xenófobo ou mesmo misógino, considerando o contexto de fim de relacionamentos. A Meta também passou a permitir associar a homossexualidade ou transsexualidade a doenças mentais.

Ao comentar as mudanças na plataforma, o diretor de assuntos globais da Meta, Joel Kaplan, sustentou que as regras estavam muito restritivas e que o objetivo é se livrar de restrições sobre imigração, identidade de gênero e gênero.

“Não é certo que as coisas possam ser ditas na TV ou no plenário do Congresso, mas não em nossas plataformas. Essas mudanças de política podem levar algumas semanas para serem totalmente implementadas”, justificou Kaplan.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Lavando as mãos? Saiba quais foram as mudanças anunciadas pela Meta no Instagram e no Facebook:

O post Brasil ‘não é terra sem lei’, diz AGU sobre mudanças nas regras da Meta apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Autoridades pedem responsabilização de envolvidos na tentativa de golpe https://canalmynews.com.br/noticias/autoridades-pedem-responsabilizacao-de-mentores-e-executores-por-tentativa-de-golpe/ Wed, 08 Jan 2025 22:10:28 +0000 https://localhost:8000/?p=49933 Em ato político sobre os dois anos do 8 de janeiro, magistrados de tribunais superiores, parlamentares e ministros se posicionaram contra anistia

O post Autoridades pedem responsabilização de envolvidos na tentativa de golpe apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O Palácio do Planalto foi palco, na manhã desta quarta-feira (8), de um ato político sobre os dois anos da invasão e destruição dos prédios na Praça dos Três Poderes, em uma tentativa de golpe de Estado para depor o atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que derrotou o ex-presidente Jair Bolsonaro nas urnas, em 2022. Acompanhado por magistrados de tribunais superiores, parlamentares e ministros, o evento contou com discursos que reafirmaram a necessidade de responsabilização de seus mentores e executores.

Leia mais: ‘Democracia venceu e ainda estamos aqui’, diz Lula em discurso contra atos golpistas

“Não podemos ser tolerantes com os intolerantes. Não podemos homenagear o fascismo, o ódio político. Precisamos aprender com a história. Aqueles que querem romper com a democracia não podem ter de nossa parte a leniência”, afirmou a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), segunda-secretária da Câmara dos Deputados. Ela representou o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), que não compareceu ao ato. Em alguns momentos durante a cerimônia, os presentes gritaram em coro a frase “sem anistia”, em alusão aos processos judiciais e investigação em curso contra os envolvidos nos atos golpistas.

Pelo Senado Federal, o vice-presidente Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) foi o representante no lugar do presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Para ele, o ato não significa partidarização, mas a necessidade de preservar a memória de uma agressão à democracia. Na presença dos comandantes das Forças Armadas (Exército, Força Aérea e Marinha), Veneziano falou sobre destacar aquelas autoridades que permaneceram fiéis à democracia, separando-as de quem tentou quebrar as regras constitucionais.

Leia mais: Análise: Resultado insatisfatório da COP29 põe pressão sobre o Brasil, país-sede da COP30

“Entre membros das Forças houve aqueles que não se predispuseram a subjugar-se à infâmia dos que tentavam e tramavam contra as vidas, como a do presidente Lula, do vice-presidente Alckmin, do ministro Alexandre de Moraes. É necessário que façamos justiça porque não podemos tratar igualmente os que são desiguais”, afirmou.

Já o presidente Lula fez questão, antes iniciar o seu discurso, de destacar a presença dos comandantes militares. “Eu quero agradecer ao José Múcio [ministro da Defesa], que trouxe os três comandantes das Forças Armadas, para mostrar a esse país que é possível a gente construir as Forças Armadas com o propósito de defender a soberania nacional”, disse.

Leia mais: Tela de Di Cavalcanti, vandalizada por extremistas, é devolvida ao Palácio do Planalto

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, foi quem discursou no lugar do ministro Luís Roberto Barroso, que está em viagem. “Relembrar essa data, com a gravidade que o episódio merece, constitui um esforço para virarmos a página, mas sem arrancá-la da história. A maturidade institucional exige a responsabilização por desvios dessa natureza. Ao mesmo tempo, porém, estamos aqui para reiterar nossos valores democráticos, nossa crença no pluralismo e no sentimento de fraternidade. Há lugar para todos que queiram participar sob os valores da Constituição”, afirmou Fachin lendo um discurso do próprio ministro Barroso.

Redes sociais

O ministro prosseguiu o discurso do presidente do STF, enfatizando as iniciativas para desregulamentar a profusão de notícias falsas nas redes sociais. Foi uma menção indireta ao anúncio da empresa Meta, que controla Instagram, WhatsApp e Facebook, que afrouxará regras sobre conteúdos de ódio nas plataformas.

“Não devemos ter ilusões. No Brasil e no mundo, está sendo insuflada a narrativa falsa de que enfrentar o extremismo e o golpismo, dentro do Estado de direito, constituiriam autoritarismo. É o disfarce dos que não desistiram das aventuras antidemocráticas, com violação das regras do jogo e supressão dos direitos humanos. A mentira continua a ser utilizada como instrumento político naturalizado”.

Leia mais: Grupo trans aciona MPF após Meta permitir que usuários associem LGBT com doença

Em seu discurso, Lula falou que a democracia venceu que, agora, é preciso que as pessoas que provocaram a tentativa de quebra democrática e de crimes graves sejam processadas e punidas. “Os responsáveis pelo 8 de janeiro estão sendo investigados e punidos. Ninguém foi ou será preso injustamente. Todos pagarão pelos crimes que cometeram, inclusive os que planejaram os assassinatos do presidente, do vice-presidente da República e do presidente do Tribunal Superior Eleitoral”, afirmou.

Segundo a Presidência da República, três governadores compareceram ao evento: Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Jerônimo Rodrigues (Bahia) e Elmano de Freitas (Ceará). A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, também estava presente. Já entre os ministros do governo, o comparecimento foi amplo, com 34 titulares do primeiro escalão presentes. Presidentes de tribunais superiores, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Superior Tribunal Militar (STM), também marcaram presença no ato.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de quarta-feira (8):

O post Autoridades pedem responsabilização de envolvidos na tentativa de golpe apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
‘Democracia venceu e ainda estamos aqui’, diz Lula em discurso contra atos golpistas https://canalmynews.com.br/noticias/democracia-venceu-e-ainda-estamos-aqui-diz-lula-em-discurso-contra-atos-golpistas/ Wed, 08 Jan 2025 21:02:42 +0000 https://localhost:8000/?p=49915 Evento no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (8), marcou dois anos da tentativa frustrada de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023

O post ‘Democracia venceu e ainda estamos aqui’, diz Lula em discurso contra atos golpistas apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
“Hoje é dia de dizermos em alto e bom som: ainda estamos aqui. Estamos aqui para dizer que estamos vivos e que a democracia está viva, ao contrário do que planejavam os golpistas de 8 de janeiro de 2023”. Com essas palavras, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou seu discurso em ato, no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (8), que marcou os dois anos da tentativa frustrada de golpe de Estado em janeiro de 2023.

Leia mais: Políticos e jornalistas revivem 8 de Janeiro: ‘Isso é uma montagem, não é verdade’

A frase inicial faz uma referência ao filme “Ainda estou aqui”, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres – ganhadora do Globo de Ouro  – sobre a trajetória de Eunice Paiva durante a ditadura militar, após ter o marido, Rubens Paiva, preso e assassinado pelo regime. A cerimônia no Planalto contou com a presença de ministros, parlamentares, governadores e representantes dos Três Poderes, além dos comandantes das Forças Armadas, a quem o presidente fez questão de agradecer pela participação.

“Estamos aqui para lembrar que, se estamos aqui, é porque a democracia venceu. Caso contrário, muitos de nós talvez estivéssemos presos, exilados ou mortos, como aconteceu no passado. E não permitiremos que aconteça outra vez”, prosseguiu Lula.

Leia mais: Tela de Di Cavalcanti, vandalizada por extremistas, é devolvida ao Palácio do Planalto

Em uma cerimônia anterior, o presidente recebeu de volta 21 obras de arte e peças do acervo cultural do Palácio do Planalto, que haviam sido vandalizadas pelos invasores no dia 8 de janeiro de 2023, entre elas, um relógio suíço do século 18 que pertenceu a Dom João VI e a icônica pintura As Mulatas, de Di Cavalcanti.

Após a cerimônia no Salão Nobre do Planalto, Lula e as autoridades desceram a rampa do palácio para um ato na Praça dos Três Poderes, batizado de Abraço da Democracia, com a presença de populares e movimentos sociais.

Obra em construção

Ainda em seu discurso em defesa da democracia, Lula falou que esse regime é uma obra em construção, e precisa ser uma realidade para todas as pessoas, além do discurso.

“Democracia para poucos não é democracia plena. Por isso, a democracia será sempre uma obra em construção. A democracia será plena quando todas e todos os brasileiros, sem exceção, tiverem acesso à alimentação de qualidade, saúde, educação, segurança, cultura e lazer”, observou.

Leia mais: Governo decide destituir Eneá Stutz da presidência da Comissão de Anistia

Lula seguiu destacando a necessidade de construir um país mais justo, especialmente para as minorias sociais oprimidas do país.

“A democracia será plena quando todos e todas sejam, de fato, iguais perante à lei, e a pele negra não seja mais alvo da truculência dos agentes do Estado. Quando os povos indígenas tiverem direito às suas terras, suas culturas e suas crenças. Quando as mulheres conquistarem igualdade de direitos, e o direito de estar onde quiser estar, sem serem julgadas, agredidas ou assassinadas”, afirmou.

Investigação e punição

Sobre a tentativa de golpe de Estado e as investigações que apontam uma trama para assassiná-lo, assassinar o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o presidente Lula voltou a cobrar punição e pregar direito de defesa.

“Os responsáveis pelo 8 de janeiro estão sendo investigados e punidos. Ninguém foi ou será preso injustamente. Todos pagarão pelos crimes que cometeram, inclusive os que planejaram os assassinatos do presidente, do vice-presidente da República e do presidente do Tribunal Superior Eleitoral”.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de terça-feira (7):

O post ‘Democracia venceu e ainda estamos aqui’, diz Lula em discurso contra atos golpistas apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Tela de Di Cavalcanti, vandalizada por extremistas, é devolvida ao Palácio do Planalto https://canalmynews.com.br/noticias/tela-de-di-cavalcanti-vandalizada-por-extremistas-e-devolvida-ao-palacio-do-planalto/ Wed, 08 Jan 2025 20:44:11 +0000 https://localhost:8000/?p=49911 Quadro 'As Mulatas à mesa', pintado em 1962, está avaliado em cerca de R$ 8 milhões e é considerado um dos mais importantes do acervo presidencial

O post Tela de Di Cavalcanti, vandalizada por extremistas, é devolvida ao Palácio do Planalto apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a tela As Mulatas à mesa, do pintor modernista Di Cavalcanti, no Palácio do Planalto, na manhã desta quarta-feira (8), em Brasília, durante cerimônia em defesa da democracia. Hoje, a tentativa de golpe de Estado no país completa dois anos.

Uma das obras mais vandalizadas por extremistas durante a invasão do Palácio do Planalto, o quadro foi pintado em 1962 e retrata mulheres de ascendência africana, uma das bases formadoras da sociedade e cultura brasileiras. Avaliada em cerca de R$ 8 milhões, a obra tem 3,5 metros de largura por 1,2 metro de altura.

Violência

Considerada uma das obras mais importantes de todo acervo presidencial, a tela de Di Cavalcanti foi rasgada em sete pontos diferentes, não se sabe ao certo se por uma faca ou punhal usado pelos golpistas que invadiram o Palácio do Planalto naquele domingo fatídico – 8 de janeiro de 2023. O trabalho de recuperação – feito por uma equipe da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – foi minucioso. Além dos rasgos, as travas de madeira que sustentam a pintura foram completamente destruídas.

A obra já tinha um reentelamento (cobertura protetora no verso da tela) com tecido de linho, que foi rompido pelos rasgos e não era possível emendar com fibras originais. A opção foi utilizar um poliester, que é um tecido sintético comumente usado em velas de barco.

Na parte frontal da tela, onde a obra está pintada, técnicas de justaposição das texturas dos fios, reproduzindo as pinceladas do artista, disfarçaram completamente os rasgos, que não são mais visíveis.

Já na parte de trás da tela, os rasgos foram mantidos. Foi uma opção política para mostrar que essa tela sofreu um processo de violência, como destacou o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass.

No descerramento do quadro que fica no terceiro andar do Palácio do Planalto, a poucos metros do gabinete presidencial, Lula recebeu pinturas de réplicas da tela de Di Cavalcanti feitas por estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal. Um trabalho de educação patrimonial em escolas da capital federal também faz parte de um acordo de cooperação técnica entre o Iphan e a UFPel para o restauro do acervo.

Ao todo, 21 obras vandalizadas durante a invasão do Palácio do Planalto foram oficialmente reintegradas ao patrimônio durante cerimônia na manhã desta quarta-feira.

Processo de restauro

Para viabilizar a recuperação das obras, uma inédita estrutura laboratorial de restauração foi montada no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, por meio da Diretoria Curatorial dos Palácios Presidenciais e da Coordenação-Geral de Administração das Residências Oficiais.

A iniciativa foi fruto de uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que possui experiência em conservação e restauração de peças de arte.

O acordo durou cerca de um ano e nove meses, com custo de R$ 2,2 milhões em repasses feitos pelo Iphan à UFPel para a aquisição de equipamentos, contratação de bolsistas e gastos logísticos.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de terça-feira (7):

O post Tela de Di Cavalcanti, vandalizada por extremistas, é devolvida ao Palácio do Planalto apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Grupo trans aciona MPF após Meta permitir que usuários associem LGBT com doença https://canalmynews.com.br/noticias/grupo-trans-aciona-mpf-apos-meta-permitir-que-usuarios-associem-lgbt-com-doenca/ Wed, 08 Jan 2025 20:25:50 +0000 https://localhost:8000/?p=49905 Nova política de moderação permite associação entre transtornos mentais e gênero ou orientação sexual, quando baseada em discurso político ou religioso

O post Grupo trans aciona MPF após Meta permitir que usuários associem LGBT com doença apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) protocolou representação no Ministério Público Federal (MPF) contra a Meta – empresa que controla Facebook, Instagram e Whatsapp – após mudança na política da gigante da tecnologia que passou a permitir, a partir dessa terça-feira (7), que os usuários associem aa questões de identidade de gênero e orientação sexual à doenças mentais.

“O estado brasileiro precisa dar respostas contundentes a essa situação! Inadmissível que isso ocorra quando temos leis que nos protegem!”, informou a organização em uma rede social, nesta quarta-feira (8).

Leia mais: Policiais entram sem autorização em campus da Fiocruz durante ação no Rio

Após a Meta anunciar o fim de restrições para postagens sobre imigração e gênero, a empresa alterou sua política em relação a discursos de ódio para permitir a associação da transexualidade ou homossexualidade com doenças mentais ou anormalidade, quando envolver discurso político ou religioso.

“Nós permitimos alegações de doença mental ou anormalidade quando baseadas em gênero ou orientação sexual, dado o discurso político e religioso sobre transgenerismo e homossexualidade”, afirmam as novas regras de moderação de conteúdo para plataformas como Facebook e Instagram.

Leia mais: Paulo Pimenta anuncia saída da Secom, e Sidônio Palmeira assumirá cargo

As mudanças da Meta atendem exigências do presidente eleito dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, em relação ao funcionamento das redes sociais. O empresário dono da Meta, Mark Zuckerberg, afirmou ainda que irá se aliar a Trump contra países que criam regras para o funcionamento das plataformas.

Para a Antra, a mudança busca permitir os ataques contra as pessoas trans nas redes sociais. “É óbvio que os fanáticos anti-trans ficariam felizes que suas desinformações, ataques e mentiras possam circular livremente no Facebook e no Instagram, fato que no X e Telegram isso já acontecia”, completou a associação.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) não considera homossexualidade ou outras condições sexuais como doença desde maio de 1990, quando retirou essa condição sexual da “Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde”.

Leia mais: Políticos e jornalistas revivem 8 de Janeiro: ‘Isso é uma montagem, não é verdade’

No Brasil, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) tem uma resolução de 1999 que fixa o entendimento de que a sexualidade faz parte da identidade de cada sujeito.  “Levando em conta o consenso científico internacional e os direitos humanos, [o CFP] publicou a Resolução nº 01/1999, impedindo que psicólogas (os) tratem a homossexualidade como doença.”, afirma a entidade de classe dos psicólogos.

Violência online

Organizações que atuam por direitos no ambiente digital, reunidos na Coalizão Direitos na Rede e na Al Sur, publicaram nota alegando que as mudanças na moderação de conteúdo da Meta promovem a violência de gênero e impulsionam os grupos que divulgam discursos de ódio, desinformação e outras violações de direitos humanos.

“As novas medidas propostas pioram a situação ao negligenciar os impactos reais dessas práticas de violência online”, afirmam as cerca de 60 organizações que assinam o documento, como o Instituto de Defesa de Consumidores (Idec), o Intervozes, e o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

Meta

Ao justificar a mudança de postura da empresa, o diretor de assuntos globais da gigante da tecnologia, Joel Kaplan, afirmou que a Meta está se “livrando de uma série de restrições sobre tópicos como imigração, gênero e identidade de gênero”.

Leia mais: Um novo mundo e um velho Lula

“Não é certo que as coisas possam ser ditas na TV ou no plenário do Congresso, mas não em nossas plataformas. Essas mudanças de política podem levar algumas semanas para serem totalmente implementadas”, justificou Kaplan, advogado do Partido Republicado dos EUA que assumiu a nova função na companhia na semana passada.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de terça-feira (7):

O post Grupo trans aciona MPF após Meta permitir que usuários associem LGBT com doença apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Policiais entram sem autorização em campus da Fiocruz durante ação no Rio https://canalmynews.com.br/noticias/policiais-entram-sem-autorizacao-em-campus-da-fiocruz-durante-acao-no-rio/ Wed, 08 Jan 2025 20:04:04 +0000 https://localhost:8000/?p=49902 Durante movimentação, uma funcionária foi ferida por estilhaços e um supervisor da equipe de vigilância foi detido sob a acusação de dar cobertura a criminosos

O post Policiais entram sem autorização em campus da Fiocruz durante ação no Rio apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) denuncia que agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro entraram descaracterizados e sem autorização dentro do campus do Campus Manguinhos-Maré, ao lado das duas comunidades na zona norte da capital, durante operação na manhã desta quarta-feira (8).

Leia mais: Um novo mundo e um velho Lula

Durante a movimentação, um supervisor da empresa que presta serviços de vigilância para a fundação foi detido pelos policiais, sob a acusação de dar cobertura a criminosos em fuga. Já a Fiocruz diz que ele estava apenas ajudando a desocupar e interditar algumas áreas para garantir a segurança dos funcionários e alunos.

Além disso, uma funcionária foi ferida por estilhaços e precisou receber atendimento médico, após uma bala perfurar o vidro de uma das paredes do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, onde são fabricadas as vacinas da Fiocruz e outros medicamentos.

Em comunicado, a fundação afirmou que a ação da Polícia Civil foi feita “de forma arbitrária, sem autorização ou comunicação à instituição, colocando trabalhadores e alunos da Fiocruz em risco.”

Leia mais: Políticos e jornalistas revivem 8 de Janeiro: ‘Isso é uma montagem, não é verdade’

Em nota, a Polícia Civil informou que realiza nesta quarta-feira mais uma ação da “Operação Torniquete”, no Complexo de Manguinhos. O objetivo é combater o roubo e a receptação de cargas, que financiam as atividades das facções criminosas.

Até as 12 horas, apenas o vigilante da Fiocruz tinha sido preso, acusado de auxiliar na fuga de criminosos. Além disso, agentes apreenderam armas e drogas encontradas na comunidade, mas a nota não quantifica as apreensões.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de terça-feira (7):

O post Policiais entram sem autorização em campus da Fiocruz durante ação no Rio apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Políticos e jornalistas revivem 8 de Janeiro: ‘Isso é uma montagem, não é verdade’ https://canalmynews.com.br/noticias/politicos-e-jornalistas-revivem-8-de-janeiro-isso-e-uma-montagem-nao-e-verdade/ Wed, 08 Jan 2025 14:11:51 +0000 https://localhost:8000/?p=49884 Esta quarta-feira (8) marca dois anos do dia em que golpistas invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes, além do Palácio do Planalto, em Brasília

O post Políticos e jornalistas revivem 8 de Janeiro: ‘Isso é uma montagem, não é verdade’ apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
As invasões e depredações nos prédios da Praça dos Três Poderes, em Brasília, na tarde de 8 janeiro de 2023, um domingo, chocaram pela violência protagonizada por manifestantes bolsonaristas, mas não surpreendeu a todos os personagens que, por razões de ofício, acompanham o cotidiano institucional da capital federal, como jornalistas e políticos.

Naquele dia, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) recorda-se que estava em sua casa em São Luís, depois de ter ido à Assembleia de Deus, onde atua como professora de escola bíblica dominical, quando viu uma mensagem em grupo de WhatsApp com imagens de destruição em Brasília.

Leia mais: Obras restauradas do 8 de Janeiro começam a chegar ao Palácio do Planalto

“Eu falei: ‘Gente, isso aqui não pode ser verdade. Isso é uma montagem, não é verdade'”, contou ao programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, com participação da Agência Brasil.

Assustada, a parlamentar foi à casa de sua mãe onde a televisão estava transmitindo a barbárie ao vivo.

“Eu fiquei estarrecida. Levei minutos para acreditar no que estava vendo”, diz se recordando da multidão subindo a rampa do Congresso Nacional, quebrando vidros do prédio e ocupando um pedaço do Senado Federal, onde cumpre mandato há cinco anos.

O impacto foi revivido quando na segunda-feira seguinte (9), de volta de São Luís, Eliziane Gama encontrou “um ambiente desolador, de guerra” no Senado. “Parecia um filme de terror: o prédio totalmente escuro, [com] o chão totalmente molhado, [e] as vidraças destruídas. Você não conseguia caminhar dentro do Congresso Nacional.”

Ainda pasma com a voracidade destrutiva dos invasores, a senadora revela que a possibilidade de distúrbio ainda que absurda estava no horizonte.

“O que ocorreu era algo que a gente vigiava, que a gente dizia que não pode acontecer, mas a gente nunca parou para pensar e dizer que isso vai acontecer.”

Na opinião de Eliziane Gama, que foi relatora da CPMI do 8 de janeiro, tudo que se viu foi semeado durante anos por Jair Bolsonaro quando ocupava a Presidência da República (2019-2022) e atentava contra a democracia.

“Ele questionava o processo da eleição, colocava em xeque a vulnerabilidade da urna eletrônica. Então, essa coisa de criar uma instabilidade do processo democrático, ele automaticamente criou um colchão de condições para que o movimento mais extremista brasileiro chegasse ao que nós acompanhamos no 8 de janeiro.”

Assinatura de Bolsonaro

O 8 de Janeiro tornou-se uma data na qual as pessoas costumam lembrar onde estava, e o que estavam fazendo quando receberam a notícia de impacto, como aconteceu nas transmissões do primeiro pouso do homem na lua (1969), do acidente fatal de Ayrton Senna (1994) ou do choque dos aviões contra as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova York (2001).

Como aconteceu com a senadora, a jornalista e escritora Bianca Santana lembra-se vivamente onde estava quando soube dos incidentes: tinha aterrissado em Brasília vindo de São Paulo naquela tarde de domingo. Ainda estava no avião quando começou a receber mensagens no celular indagando se tinha chegado bem.

Curiosa, começou a pesquisar no aparelho o que estava acontecendo. Uma amiga a buscou no aeroporto da capital federal e a levou direto para casa.

“A gente decidiu ficar recolhida. Nem saiu para comer.”

Para Bianca Santana, a intentona que viu inicialmente pela tela do celular “tinha uma assinatura muito forte.” Ela rememora que Jair Bolsonaro instigou a balbúrdia, esvaziando a credibilidade do sistema de votação. “Ele anunciou inúmeras vezes que não aceitaria o resultado das urnas.” Para ela, o ex-presidente “o tempo todo colocou em xeque a confiança da população no processo eleitoral. Isso já é um processo de tentativa de golpe.”

Na opinião do jornalista Leandro Demori, que apresenta o programa Dando a Real com Leandro Demori, na TV Brasil, os sentimentos contra a democracia foram provocados por Jair Bolsonaro antes mesmo de chegar ao poder.

“Na eleição de 2018, [Bolsonaro] já havia aventando a possibilidade de fraude eleitoral, a pauta do voto impresso, e [a ideia] que o sistema não era seguro. Isso tudo acaba desembocando no 8 de janeiro.”

A jornalista Juliana Dal Piva, autora do livro O Negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro, avalia que o ex-presidente “criou uma narrativa em cima de uma mentira e foi intensificando essa mentira” com o passar do tempo, especialmente nos dois últimos anos de mandato, e apesar da disseminação de falsidades “se recusava a admitir que ele não tinha prova”. Ela lembra que Bolsonaro “foi eleito e reeleito [para] vários mandatos como deputado federal [total de seis mandatos] e como presidente da República pelo sistema eletrônico de votação.”

Golpe encenado

Ter atos contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva era esperado pelo senador do Randolfe Rodrigues (PT-AP).

“Eu sabia que eles não aceitariam pacificamente o resultado das eleições de 30 de outubro de 2022. Eu tinha consciência disso. Então, para mim, não foi surpresa.”

Ele, no entanto, admite o estarrecimento com a falta de iniciativa das forças de segurança para proteger os prédios públicos.

“O que eu não esperava era a negligência coordenada e organizada para permitir que eles acessassem as sedes dos Três Poderes – os terroristas daquele dia. Mas quando eu os vi invadindo o Congresso Nacional, o meu sentimento naquele momento é que tinha um golpe de Estado em curso.”

Randolfe Rodrigues, que é formado em História, diz que temeu um desfecho semelhante ao do Chile nos anos 1970, quando o presidente Salvador Allende foi cercado no Palácio de La Moneda pelas tropas lideradas pelo general Augusto Pinochet. “Eu tive receio daquele Brasília – 8 de janeiro ser um 11 de setembro chileno de 1973.”

A possibilidade de haver um novo golpe de Estado no Brasil era tão aventada que os roteiristas da produtora Porta dos Fundos criaram dois esquetes humorísticos simulando a mobilização de militares para fazer uma nova intervenção golpista.

“Havia já essa sombra do golpe. Ela já estava presente há muito tempo”, recorda-se o publicitário Antonio Tabet, um dos sócios e roteiristas da produtora. “Falava-se muito disso, havia muitas indiretas, uma comunicação truncada, umas ameaças veladas, e o fato de o governo da época [2019-2022] ser alinhado com ideais e interesses não exatamente democráticos, fazia com que esse assunto fosse efervescente.”

Na opinião de Tabet, os esquetes Golpe em Brasília Golpe no Rio foram dissuasivos de alguns espíritos menos democráticos. “Eu tenho certeza que esses vídeos circularam muito, tem milhões de views cada um deles. E certamente bateu em alguém que queria fazer e que mudou de ideia vendo aquilo.”

“O humor informa de uma maneira simpática. Às vezes, uma pessoa assistindo a um telejornal, ela não consegue entender direito como funcionam as instituições, para que servem, o que é isso, qual é o real perigo, o real ridículo disso. O humor vai lá e joga um holofote na cara daquilo”, acredita o roteirista.

No dia 8 de janeiro, como que seguindo um roteiro bem ensaiado, milhares de pessoas que estavam acampadas no Setor Militar Urbano em Brasília iniciaram às 13h uma longa marcha até a Praça dos Três Poderes.

Às 15h, os golpistas conseguiram subir a rampa do Congresso para invadir e destruir prédio. Vinte minutos depois, outros vândalos derrubaram as grades de isolamento do Palácio do Planalto, subiram a rampa, quebraram os vidros da fachada e entraram no prédio. Às 15h37, iniciaram a invasão do edifício-sede do Supremo Tribunal Federal (STF).

A Agência Brasil enviou mensagem, na segunda-feira (6), ao advogado Paulo Bueno, defensor do ex-presidente Jair Bolsonaro, para manifestação, mas não obteve resposta até o momento. O espaço segue aberto.

*Com entrevistas de Ana Passos, Marieta Cazarré, Patrícia Araújo e Thiago Padovan, da TV Brasil

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Entenda impasse para extraditar foragidos do 8 de Janeiro que estão na Argentina:

O post Políticos e jornalistas revivem 8 de Janeiro: ‘Isso é uma montagem, não é verdade’ apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Paulo Pimenta anuncia saída da Secom, e Sidônio Palmeira assumirá cargo https://canalmynews.com.br/noticias/paulo-pimenta-anuncia-saida-da-secom-e-sidonio-palmeira-assumira-cargo/ Tue, 07 Jan 2025 21:11:47 +0000 https://localhost:8000/?p=49877 Indicado ao comando da pasta atuou na vitoriosa campanha política de Lula em 2022; cerimônia de posse deve ocorrer no início da próxima semana

O post Paulo Pimenta anuncia saída da Secom, e Sidônio Palmeira assumirá cargo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, anunciou na tarde desta terça-feira (7) que está deixando o comando da pasta por decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Pimenta está no cargo desde o início da atual gestão, em janeiro de 2023. Em seu lugar, assumirá o publicitário baiano Sidônio Palmeira.

Leia mais: Ataque terrorista de bolsonarista é citado como alerta pelo governo britânico

“O presidente tem uma leitura muito precisa de que nós tivemos uma primeira fase do governo, que foi uma fase de reconstrução, uma fase de reposicionamento dos programas, das ações do governo. E, a partir de 2025, vamos entrar em uma fase nova do governo, que é aquilo que a gente chama do período da colheita, dos resultados. E o presidente quer ter à frente da Secom uma pessoa que tenha um perfil diferente do que eu tenho. Um profissional de comunicação, uma pessoa que tenha experiência, que tenha talento, criatividade, capacidade de poder exercer essa tarefa e coordenar essa política de comunicação do governo no próximo período”, afirmou Pimenta, em seu gabinete, em anúncio a jornalistas que cobrem o Palácio do Planalto.

A troca já estava decidida, mas foi sacramentada em conversa entre Lula e Pimenta durante a manhã, conforme agenda oficial do presidente. A atual equipe de Pimenta já está fazendo a transição com os indicados do futuro ministro. Na secretaria executiva da pasta, segundo cargo mais importante, o também publicitário Thiago César assumirá no lugar do advogado Ricardo Zamora.

Leia mais: Venezuela rompe com Paraguai e governo acusa Argentina de desestabilizar país

Sidônio Palmeira atua há décadas em campanhas políticas, incluindo a vitoriosa eleição de Lula em 2022, e a de políticos baianos do PT, como Rui Costa e Jacques Wagner. Palmeira vai tomar posse no cargo no início da semana que vem, em cerimônia no Planalto.

“Eu vou fazer o máximo possível para informar e manter a transparência que esse governo tem. Eu faria até um paralelo, que é um segundo tempo que estamos começando”, afirmou Sidônio, em suas primeiras palavras como futuro ministro. “O governo fez muito durante esse período, esses dois anos, e este é o nosso desafio”, acrescentou o publicitário, que garantiu ainda que terá uma relação próxima com a imprensa.

Comunicação digital

O próximo ministro da Secom destacou a necessidade que tornar a gestão do governo cada vez mais digital, com impacto na comunicação. “É importante também que a gestão não seja analógica, que comunique como as pessoas estão sendo atendidas, sei lá, na área de saúde, é importante que comunique, numa parte de vacinação, por exemplo, que as pessoas saibam onde é para se vacinar e tudo. Isso é uma forma de comunicação que muitas vezes não sai somente aqui da Secom. Pode sair também de um aplicativo”, afirmou.

Leia mais: Morre, aos 96 anos, Jean-Marie Le Pen, líder histórico da extrema direita na França

“Tem uma observação também, na parte digital, que as pessoas colocam, alguns dizem assim: ‘que é analógico’ [o modelo de comunicação do governo]. Acho que a gente precisa evoluir nisso. Já é um início, mas precisa ter uma evolução. E é importante, isso é papel do governo, [o de] comunicar. É um papel e uma obrigação do governo comunicar o que foi feito. E também até para as pessoas poderem usufruir dos feitos do governo”, reforçou.

Primeira experiência

Sidônio Palmeira também disse nunca ter trabalhado em nenhum governo e recusou o rótulo de marqueteiro. “Sou uma pessoa que nunca trabalhou em governo, então venho, assim, da iniciativa privada. Sou publicitário. Alguns chamam de marqueteiro. Eu não gosto muito do termo ‘marqueteiro’, porque fica parecendo que a gente vai transformar qualquer coisa no melhor, mas não é isso. Acho que a gente tem que divulgar as características”, disse.

Leia mais: Obras restauradas do 8 de Janeiro começam a chegar ao Palácio do Planalto

A Secom é o órgão responsável por formular e implementar a política de comunicação e divulgação social do Poder Executivo federal, promover a relação do governo federal com a imprensa, formular e implementar ações para acesso à informação, exercício de direitos e combate à desinformação, entre outras ações.

Futuro de Pimenta

Paulo Pimenta, que está licenciado do mandato de deputado federal pelo Rio Grande do Sul, informou que tirará cerca de uma semana de férias, para descansar com a família, e só depois se reapresentará ao presidente Lula para definir seu futuro em algum outro cargo dentro do governo ou em outra missão política, que pode ser inclusive o retorno à Câmara dos Deputados.

Leia mais: Justiça paulista decreta prisão de GCM que matou secretário de Osasco

“Eu vou conversar com o presidente sobre quais são as minhas tarefas, as minhas funções, o que eu vou fazer para a frente. Pedi para ele, então, que me desse pelo menos esses dias, para que eu não seja designado agora para qualquer outra função e eu tenha que, de novo, adiar a possibilidade de ter uma semana de férias, de dez dias de férias”, afirmou.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de terça-feira (6):

O post Paulo Pimenta anuncia saída da Secom, e Sidônio Palmeira assumirá cargo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Justiça paulista decreta prisão de GCM que matou secretário de Osasco https://canalmynews.com.br/noticias/justica-paulista-decreta-prisao-de-gcm-que-matou-secretario-de-osasco/ Tue, 07 Jan 2025 18:59:22 +0000 https://localhost:8000/?p=49864 Guarda civil municipal Henrique Marival de Sousa assassinou Adilson Moreira após anúncio de alterações na equipe de segurança da prefeitura

O post Justiça paulista decreta prisão de GCM que matou secretário de Osasco apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A Justiça paulista decretou a prisão preventiva de Henrique Marival de Souza, guarda civil municipal (GCM) que atirou e matou o secretário municipal adjunto de Segurança e Controle Urbano, Adilson Moreira dentro da prefeitura de Osasco, nesta segunda-feira (6), na Grande São Paulo. O autor do homicídio passou por audiência de custódia na manhã desta terça-feira (7).

Leia mais: Ataque terrorista de bolsonarista é citado como alerta pelo governo britânico

A Polícia Civil de São Paulo havia decretado a prisão em flagrante e determinado o indiciamento do GCM. A polícia apreendeu também a arma do crime – uma pistola Taurus, calibre .40 -, acompanhada por dois carregadores, um coldre e diversos cartuchos; oito estojos e quatro fragmentos de projéteis; um aparelho celular do indiciado e um simulacro de arma de fogo encontrado na mochila, que estava dentro do carro do guarda civil.

De acordo com boletim de ocorrência, emitido na madrugada desta terça-feira (7), o indiciado, que foi comunicado das acusações feitas contra ele e das provas existentes, escolheu permanecer em silêncio ao ser interrogado pela autoridade policial. Ele estava acompanhado de advogados.

Segundo depoimento de testemunhas, registrado no boletim, Henrique Marival de Sousa integrava a equipe de segurança da primeira dama do município. Ontem (6), o secretário realizou reunião com guardas civis, na prefeitura, para anunciar alterações na equipe de segurança pessoal do prefeito e da primeira-dama, por conta da mudança de gestão municipal.

Leia mais: Venezuela rompe com Paraguai e governo acusa Argentina de desestabilizar país

Na ocasião, foi anunciado quem permaneceria na equipe e quem voltaria aos quadros na Guarda Civil. Henrique Sousa teria sido um dos agentes anunciados para sair da equipe de segurança de dignitários da prefeitura. Ainda segundo testemunhas, após a reunião, o secretário passou a receber individualmente quem quisesse tratar de algum assunto. Na vez de Henrique, foram ouvidos disparos de arma de fogo dentro da sala.

Segundo o delegado Daniel Alois Martins, conforme consta no boletim de ocorrência, apesar dos indícios de motivação do crime identificados nos depoimentos – desligamento do guarda da equipe de segurança de dignitários -, ainda não foi possível  atestá-lo “de maneira inequívoca”.

“De modo que não vislumbro a possibilidade de firmar a incidência de eventuais hipóteses qualificadoras ao homicídio, seja pela motivação (ainda não suficientemente esclarecida), seja ainda pelo modo de execução, circunstâncias que, não obstante, ainda serão objeto de diligências investigativas futuras”, apontou o delegado, no boletim. Segundo ele, a conduta se configura como homicídio doloso, modalidade simples, consumado.

Segundo a prefeitura, antes de efetuar os disparos, o GCM Henrique Marival de Sousa manteve o secretário-adjunto como refém, trancou as portas de acesso ao local e montou barricadas. O guarda civil se entregou à polícia por volta das 19h30. A negociação foi conduzida por equipes do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), da Polícia Militar.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de segunda-feira (6):

O post Justiça paulista decreta prisão de GCM que matou secretário de Osasco apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>