Arquivos Alice Rabello - Canal MyNews – Jornalismo Independente https://canalmynews.com.br/post_autor/alice-rabello/ Nosso papel como veículo de jornalismo é ampliar o debate, dar contexto e informação de qualidade para você tomar sempre a melhor decisão. MyNews, jornalismo independente. Thu, 14 Nov 2024 19:19:08 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 Explosões são registradas na Praça dos Três Poderes, em Brasília; uma pessoa morreu https://canalmynews.com.br/politica/explosoes-sao-registradas-na-praca-dos-tres-poderes-em-brasilia-uma-pessoa-morreu/ Wed, 13 Nov 2024 23:47:39 +0000 https://localhost:8000/?p=48481 Um homem, identificado como Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, explodiu quatro artefatos no local, sendo um deles em si próprio

O post Explosões são registradas na Praça dos Três Poderes, em Brasília; uma pessoa morreu apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Explosões foram registradas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no início da noite de quarta-feira (13). Um homem, identificado como Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, explodiu quatro artefatos no local.

Por volta das 19h30, houve uma primeira explosão, em um carro que estava num estacionamento entre o STF e o Anexo 4 da Câmara dos Deputados. Francisco Luiz lançou também dois artefatos em direção ao STF e, por fim, acendeu mais um em si próprio.

Leia mais: Alexandre de Moraes diz que origem de atentado está no ‘gabinete do ódio’

O esquadrão antibombas foi ao local para fazer uma varredura e verificar a existência de mais explosivos nos arredores, inclusive em veículos e no corpo do homem que morreu. Por segurança, o corpo dele só foi removido da área na manhã desta quinta-feira (14).

Em nota, o STF afirmou que ministros, servidores e colaboradores foram retirados do local em segurança. O secretário de Segurança do DF, Sandro Avelar, informou que a Esplanada dos Ministérios foi fechada.

A repórter Ester Cauany, do MyNews, conversou in loco com a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), que estava na Praça dos Três Poderes quando os primeiros estrondos foram ouvidos. Erika afirmou que, em um primeiro momento, acreditou que os barulhos fossem decorrentes de de bombas de efeito moral. Ela disse também que compara o episódio aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, ainda que “em uma escala menor”.

***O texto foi atualizado com novas informações na manhã desta quinta-feira (14)***

Veja o que se sabe sobre explosões próximas ao STF e à Câmara dos Deputados, em Brasília:

O post Explosões são registradas na Praça dos Três Poderes, em Brasília; uma pessoa morreu apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Pablo Marçal foi condenado? Veja sentença https://canalmynews.com.br/politica/condenacao-pablo-marcal/ Fri, 09 Aug 2024 05:20:30 +0000 https://localhost:8000/?p=45769 Marçal foi condenado em 2010 por ligações com uma quadrilha que desviou dinheiro de bancos, mas a pena acabou extinta anos depois por prescrição

O post Pablo Marçal foi condenado? Veja sentença apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
No primeiro debate dos candidatos à Prefeitura de São Paulo, entre as diversas acusações entre candidatos, as condenações de Pablo Marçal atiçaram um grande interesse nas redes para aqueles que estavam vidrados, acompanhando pela Band. Afinal, Pablo Marçal foi condenado?

Tudo começou quando a candidata Tabata Amaral questionou Marçal sobre o caso e ele – no seu melhor estilo intempestivo – disse que se retiraria naquele momento da disputa caso a condenação fosse confirmada. Guilherme Boulos aproveitou o momento e afirmou que publicaria a sentença em suas redes sociais. Pois bem, ele publicou:

Não foi a primeira vez, no entanto, que o caso foi citado. E, segundo consta, Pablo Marçal  foi condenado em 2010, pela Justiça Federal de Goiás, pelo crime de furto qualificado (artigo 155, do Código Penal). De acordo com a acusação, ele participou de uma organização criminosa que invadia contas bancárias pela internet, cuidando dos computadores da quadrilha e entregando listas de e-mails de possíveis vítimas – mas a pena acabou extinta anos depois por prescrição.

Veja mais analise sobre o debate:

 

Veja Mais:

O post Pablo Marçal foi condenado? Veja sentença apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Quem é Tabata Amaral, candidata a prefeitura de São Paulo https://canalmynews.com.br/noticias/quem-e-tabata-amaral/ Fri, 09 Aug 2024 03:36:07 +0000 https://localhost:8000/?p=45752 Buscas pelo nome da candidata ganham força durante debate tenso e mostram interesse da população

O post Quem é Tabata Amaral, candidata a prefeitura de São Paulo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O primeiro debate dos candidatos à Prefeitura de São Paulo, organizado pela Band, que teve seu início nesta quinta-feira, 8, às 22h30 contou com a participação dos cinco candidatos melhor posicionados nas pesquisas eleitorais: Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Pablo Marçal (PRTB) e Tábata Amaral (PSB). 

O tom do debate foi delineado por ataques políticos e pessoais, contando com momentos de desrespeito e baixo-nível por parte de alguns candidatos presentes. Apesar de alguns planos de gestão serem apresentados, não faltaram momentos fora da curva, de falta de ar, com acusações, uma plateia que precisou ser contida na sua torcida, e claro, algumas surpresas. Uma dessas surpresas, foi o aumento nas buscas do Google pelo nome da candidata Tábata Amaral, alçando o primeiro lugar nas pesquisas – mostrando um pico de interesse da população pela já deputada federal.

Crescida na periferia de São Paulo, Tabata Amaral foi criada pelo pai cobrador de ônibus e a mãe, vendedora. Hoje, aos 24 anos, ela é formada em Astrofísica e Ciências Sociais – e tem como sua maior bandeira a luta pela educação no Brasil. Confira trecho de sua participação na Sabatina do MyNews:

Saiba mais sobre Tabata Amaral:

 

Veja Mais:

“Pessoas usavam a morte do meu pai para me atacar”, diz Tábata Amaral

O post Quem é Tabata Amaral, candidata a prefeitura de São Paulo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Entenda a polêmica envolvendo Felipe Neto e Arthur Lira https://canalmynews.com.br/politica/entenda-a-polemica-envolvendo-felipe-neto-e-arthur-lira/ Sat, 27 Apr 2024 00:54:04 +0000 https://localhost:8000/?p=43001 Polícia Legislativa foi acionada

O post Entenda a polêmica envolvendo Felipe Neto e Arthur Lira apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), acionou a Polícia Legislativa para investigar Felipe Neto após o youtuber chamá-lo de “excrementíssimo” durante participação virtual em uma sessão na Casa do simpósio Regulação de Plataformas Digitais e a urgência de uma agenda, na terça-feira (23/4).

Segundo o ofício enviado por Lira, Felipe Neto “proferiu expressões injuriosas” contra ele e pediu que a corporação adotasse “providências cabíveis”.

“É preciso, fundamentalmente, que a gente altere a percepção em relação ao que é um projeto de lei como era o 2.630. Que foi, infelizmente, triturado pelo excrementíssimo Arthur Lira. Se não tivermos o povo do nosso lado, os deputados não vão votar, a gente já sabe como funciona”, disse o influenciador.

A menção fez referência a uma decisão de Lira de criar um grupo de trabalho para discutir fake news e regulação das redes sociais, no entanto, sem a relatoria do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que está à frente do texto do PL 2630/2020. Segundo Lira, a proposta relatada por Orlando está “contaminada” e “não ia a canto nenhum”.

A Câmara dos Deputados removeu de seu canal no Youtube o trecho do vídeo e adicionou aviso de que se trata de uma versão editada “em virtude de conteúdo ofensivo”.


Confira debate sobre o tema no Segunda Chamada:

O post Entenda a polêmica envolvendo Felipe Neto e Arthur Lira apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Após embate entre Elon Musk e Alexandre de Moraes, Arthur Lira decide que PL das Fake News não será mais votado https://canalmynews.com.br/politica/apos-embate-entre-elon-musk-e-alexandre-de-moraes-arthur-lira-decide-que-pl-das-fake-news-nao-sera-mais-votado/ Thu, 11 Apr 2024 06:31:39 +0000 https://localhost:8000/?p=42897 Presidente da Câmara dos Deputados anuncia criação de grupo de trabalho para debater novo projeto de regulação das redes sociais “O PL 2630/20 está fadado a ir a lugar nenhum”

O post Após embate entre Elon Musk e Alexandre de Moraes, Arthur Lira decide que PL das Fake News não será mais votado apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A regulação das redes sociais voltou a ganhar destaque diante do embate entre Elon Musk, dono da rede social X (antigo twitter), e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

No último final de semana, Musk publicou que suspenderia as restrições impostas pela Justiça brasileira a diversos perfis na rede, acusou Moraes de censurar a plataforma e disse que o STF praticava “censura agressiva” no país. Declarou, logo depois, que iria publicar tudo o que foi exigido por Moraes, mas que o ministro “deveria renunciar ou sofrer impeachment”. Foram diversas mensagens com críticas ao magistrado e ameaça de fechar o escritório do X no Brasil.

A partir daí, seguiu-se um embate com ofensas, respostas de Moraes e do STF e muito debate sobre liberdade de expressão e soberania. Moraes então o incluiu no inquérito das milícias digitais, que investiga a atuação de grupos supostamente antidemocráticos nas redes, além de fixar uma multa diária de R$ 100 mil por perfil, caso a plataforma desobedeça qualquer decisão do tribunal, inclusive a reativação de perfis cujo bloqueio foi determinado pelo Supremo.

Elon Musk voltou a atacar o ministro na madrugada desta terça-feira (9). Em uma das publicações, o bilionário chamou Moraes de “ditador brutal”, disse que o ministro tem o presidente Lula “na coleira” e o acusou de interferir na última eleição presidencial brasileira.

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, afirmou em nota oficial que “o Supremo Tribunal Federal atuou e continuará a atuar na proteção das instituições, sendo certo que toda e qualquer empresa que opere no Brasil está sujeita à Constituição Federal, às leis e às decisões das autoridades brasileiras”. O decano do STF, Gilmar Mendes, também criticou os ataques de Musk, destacando a necessidade de um profundo debate no país sobre a regulação das redes sociais.

Nesta quarta (10), Alexandre de Moraes abriu a sessão da Corte, diferenciando “liberdade de expressão” de “liberdade de agressão”.

“Tenho absoluta convicção de que o Supremo Tribunal Federal, a população brasileira e as pessoas de bem sabem que liberdade de expressão não é liberdade de agressão. Sabem que liberdade de expressão não é liberdade para a proliferação do ódio, do racismo, da misoginia, da homofobia. Sabem que liberdade de expressão não é liberdade de defesa da tirania. Talvez alguns alienígenas não saibam, mas passaram a aprender e tiveram conhecimento da coragem e da seriedade do Poder Judiciário brasileiro”, afirmou Moraes.

A sessão ocorreu após o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, anunciar a criação de um grupo de trabalho para debater um novo projeto de regulação das redes, retirando de votação o PL atual (2630/20), apresentado pelo relator Orlando Silva, com o argumento de que o texto foi alvo de narrativas de propor censura e violação da liberdade de expressão, prejudicando sua análise, e que “está fadado a ir a lugar nenhum” por não haver consenso entre os parlamentares para ser levado à votação.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, defende a regulamentação das redes sociais e afirma que é fundamental a aprovação de um projeto de lei “Não é censura, não é limitação à liberdade de expressão. São regras para o uso dessas plataformas digitais para que não haja captura de mentes de forma indiscriminada, que possa manipular informações, disseminar ódio, violência, ataques às instituições”, disse.

O novo texto referente à regulamentação das redes sociais deverá ser apresentado, segundo Lira, nos próximos 30 a 40 dias – ainda sem informações sobre relatoria e membros do novo grupo de trabalho.

No Segunda Chamada, Mara Luquet debate o tema com João Bosco Rabello, Paulo Motoryn e a advogada Ester Aranha, com atuação em Regulação e Tecnologia, Privacidade e Proteção de Dados:

O post Após embate entre Elon Musk e Alexandre de Moraes, Arthur Lira decide que PL das Fake News não será mais votado apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Câmara decide manter prisão do deputado Brazão: veja os 129 deputados que votaram contra prisão https://canalmynews.com.br/politica/camara-decide-manter-prisao-do-deputado-brazao-veja-os-129-deputados-que-votaram-contra-prisao/ Thu, 11 Apr 2024 04:41:27 +0000 https://localhost:8000/?p=42887 Manutenção da prisão do congressista acusado de mandar matar Marielle Franco foi considerada apertada: 277 votos a favor, 129 contra e 28 abstenções

O post Câmara decide manter prisão do deputado Brazão: veja os 129 deputados que votaram contra prisão apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10) o parecer que determina a manutenção da prisão do deputado Chiquinho Brazão, preso por obstrução de Justiça no dia 24 de março, por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e de seu motorista, Anderson Gomes, no dia 14 de março de 2018, no Rio de Janeiro, Chiquinho Brazão está sob a égide de ser inviolável e só pode ser preso em flagrante de crime inafiançável, segundo a Constituição Federal. Nestas situações, os autos são remetidos à Câmara ou ao Senado para que a maioria absoluta da Casa (no caso da Câmara, o voto de 257 deputados) decida, em voto aberto, sobre a prisão.

Nesta quarta, por 39 votos a 25, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a manutenção da prisão do deputado e o caso seguiu para o plenário da Câmara, que tomou a decisão final em votação com 277 deputados favoráveis à prisão. Foi uma votação considerada apertada, onde 129 votaram contra e foram registradas 28 abstenções.

O parecer do relator do caso Brazão na CCJ, Darci Matos (PSD-SC), afirma que foi configurado o flagrante do crime apontado e também os “atos de obstrução” da investigação e declarou entendimento de que “as prerrogativas dos parlamentares são para proteger a sua atuação. Não podemos admitir que se utilize a imunidade parlamentar como escudo para a prática de crimes”

De outro lado, o advogado de defesa de Chiquinho Brazão, Cleber Lopes, questionou o flagrante: “A Polícia Federal está investigando há meses. Estivesse o deputado em flagrante delito, será que a Polícia Federal teria protegido o parlamentar e não o teria prendido em flagrante?”

A mobilização de partidos pela soltura de Brazão ganhou força e preocupou parlamentares até o momento da votação decisiva. O PSol, partido de Marielle Franco, chegou a fazer uma campanha nas redes no sentido de tentar reverter votos contra a prisão. De outro lado, parte dos parlamentares está convicta de que não houve fundamentação para a prisão do deputado e alguns consideraram a estratégia de marcar presença no plenário, mas sem votar. Dessa forma, evitariam o julgamento da população no caso de a prisão ter sido revogada.

A votação em plenário seguiu um rito de exposição baixa dos parlamentares, sem apresentações de argumentos favoráveis ou contrários na tribuna e a maioria dos partidos optou por liberar os deputados a votar segundo sua própria consciência. Ao final, já com o resultado por manter Chiquinho Brazão preso, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), informou que a decisão será comunicada ao Supremo Tribunal Federal.


Confira lista com os nomes e partidos dos 129 deputados que votaram pela soltura de Brazão no Segunda Chamada, que recebeu a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) para comentar o caso com Mara Luquet, João Bosco Rabello, Afonso Marangoni e Chico Otávio:

O post Câmara decide manter prisão do deputado Brazão: veja os 129 deputados que votaram contra prisão apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Fugitivos presos retornam à Penitenciária de Mossoró após 50 dias e ficarão em celas separadas https://canalmynews.com.br/seguranca-publica/fugitivos-presos-retornam-a-penitenciaria-de-mossoro-apos-50-dias-e-ficarao-em-celas-separadas/ Fri, 05 Apr 2024 16:27:09 +0000 https://localhost:8000/?p=42839 Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, de 33, foram detidos a 1.600 km, em Marabá, no Pará

O post Fugitivos presos retornam à Penitenciária de Mossoró após 50 dias e ficarão em celas separadas apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Em fuga desde 14 de fevereiro, os dois presos que escaparam da Penitenciária Federal em Mossoró (RN) foram recapturados nesta quinta-feira (4), em Marabá (PA), pela força-tarefa composta por cerca de 500 agentes e estruturada pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública.

Integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça foram presos na BR-222, em uma ação conjunta entre a PF e a PRF, após mudança estratégica: saíram da busca física para trabalhar com foco na inteligência da ação.

Em entrevista coletiva, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou que “eles voltarão para a penitenciária de onde fugiram, em Mossoró, totalmente reformulada. Haverá inspeção diária. A direção foi trocada. De lá certamente não se evadirão”.

Segundo informações da Polícia, os fugitivos são classificados como os “matadores do CV”. Deibson, conhecido como “Tatu”, cumpria pena de 81 anos de prisão e tem o nome ligado a mais de 30 processos e responde por crimes como, entre outros, tráfico de drogas. Já Rogério, conhecido por “martelo”, foi condenado a 74 anos de prisão, responde a mais de 50 processos, respondendo até por homicídio qualificado.

Segundo o governo, o presídio federal estava em manutenção e a dupla teria tido acesso às ferramentas que possibilitaram a fuga, na madrugada da quarta-feira de cinzas. O secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, declarou que “10 mil novas câmeras serão instaladas e a iluminação também foi trocada”.

Em relatório do ministério sobre a responsabilidade de servidores do complexo, a corregedora-geral, Marlene Rosa, aponta indícios de falhas nos procedimentos carcerários, porém não encontraram evidências de corrupção para facilitar fuga. Foram abertos três Processos Administrativos Disciplinares (PADs) para aprofundar as investigações.


No Especial do MyNews, Mara Luquet e os jornalistas João Bosco Rabello e Genésio Araújo informam e comentam o caso. Confira:

O post Fugitivos presos retornam à Penitenciária de Mossoró após 50 dias e ficarão em celas separadas apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Lula diz que Bolsonaro não teve coragem de executar o plano, fugiu e que é “um covardão” https://canalmynews.com.br/politica/lula-diz-que-bolsonaro-nao-teve-coragem-de-executar-o-plano-fugiu-e-que-e-um-covardao/ Tue, 19 Mar 2024 02:01:06 +0000 https://localhost:8000/?p=42717 “Ele não teve coragem de executar aquilo que planejou, ficou dentro de casa chorando"

O post Lula diz que Bolsonaro não teve coragem de executar o plano, fugiu e que é “um covardão” apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Durante abertura da primeira reunião ministerial de 2024 nesta segunda-feira 18, o presidente Lula afirmou que os últimos meses deram a certeza de que o Brasil correu grave risco de ter um golpe e não há mais dúvida. A fala foi após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubar o sigilo de parte dos depoimentos que compõem a investigação da trama de golpe de Estado.

“Se há três meses quando a gente falava em golpe parecia apenas insinuação, hoje nós temos certeza que esse país correu sério risco de ter um golpe em função das eleições de 2022. Ele não teve coragem de executar aquilo que planejou, ficou dentro de casa chorando quase que um mês e preferiu fugir para os EUA do que fazer o que tinha prometido”

Ao chamar Bolsonaro de “covardão”, Lula mencionou também as Forças Armadas:

 

“E não teve golpe, não só porque algumas pessoas que estavam no comando das Forças Armadas não quiseram fazer, não aceitaram a ideia do presidente, mas também porque o presidente é um covardão”

 

Ainda na reunião, Lula aproveitou para dar recado sobre a comunicação do governo – que tem sido alvo de críticas duras desde o início do mandato. Em sua avaliação, as ações realizadas não estão chegando ao público e cobrou seus ministros para que falem mais do que apenas das atividades de suas pastas. A estratégia é falar de todos os assuntos do governo, estando sempre com a pauta e ações atualizadas. 

O post Lula diz que Bolsonaro não teve coragem de executar o plano, fugiu e que é “um covardão” apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Silas Malafaia perguntou a Bolsonaro se ele queria ser preso “chorando” ou “botando o povo na rua” https://canalmynews.com.br/politica/silas-malafaia-perguntou-a-bolsonaro-se-ele-queria-ser-preso-chorando-ou-botando-o-povo-na-rua/ Tue, 19 Mar 2024 00:25:11 +0000 https://localhost:8000/?p=42708 Em entrevista a canal do YouTube, o pastor Silas Malafaia confirma que manifestação de Bolsonaro foi para tentar intimidar o STF

O post Silas Malafaia perguntou a Bolsonaro se ele queria ser preso “chorando” ou “botando o povo na rua” apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Em entrevista ao canal de Antônia Fontenelle no YouTube, que viralizou nesta segunda (18), o pastor Silas Malafaia confirmou o que muitos já suspeitavam: propôs o ato na Paulista em 25 de fevereiro, de apoio a Jair Bolsonaro, para intimidar o Supremo Tribunal Federal (STF) visando impedir eventual prisão do ex-presidente.

A manifestação aconteceu após Bolsonaro ser alvo da Operação Tempus Veritatis, que investiga existência de organização criminosa em tentativa de golpe de Estado. A operação incluiu uma busca e apreensão na casa do ex-presidente.

Durante a entrevista, Malafaia revelou ter percebido Bolsonaro abatido e prestou apoio incentivando-o, por telefone, a realizar um ato para demonstração pública de força e que garantiria suporte financeiro para realização do mesmo. A mobilização consistiria em se posicionar e convocar tanto seus seguidores, como seus aliados políticos.

“Você quer ser preso em Mambucaba chorando ou quer ser preso com o povo na rua? Se você botar o povo na rua, eles vão pensar duas vezes antes de te prender. E se isso acontecer, o negócio vai ficar feio”, disse o pastor a Bolsonaro.

No Segunda Chamada, Afonso Marangoni debate o assunto com os jornalistas João Bosco Rabello, Roseann Kenney do Estadão e com a cientista política Deysi Cioccari. Confira: https://www.youtube.com/live/_kA4SMsaweI?si=Z4g6yOOJbZRvLgUc

O post Silas Malafaia perguntou a Bolsonaro se ele queria ser preso “chorando” ou “botando o povo na rua” apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Quem são os empresários presos pela PF na 25ª fase da Operação Lesa Pátria https://canalmynews.com.br/politica/quem-sao-os-empresarios-presos-pela-pf-na-25a-fase-da-operacao-lesa-patria/ Fri, 01 Mar 2024 07:24:38 +0000 https://localhost:8000/?p=42563 Dois dos empresários presos, suspeitos de manter e financiar acampamento em Brasília, são sócios de rede varejista em Goiás: Joveci Xavier de Andrade e Adauto Lúcio de Mesquita

O post Quem são os empresários presos pela PF na 25ª fase da Operação Lesa Pátria apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Joveci Xavier Andrade e Adauto Mesquita, alvos da Operação Lesa Pátria, foram presos preventivamente nesta quinta-feira (29) pela Polícia Federal suspeitos de manter e financiar acampamento do QG do Exército, em Brasília.

Ambos são sócios do grupo Melhor Atacadista, rede varejista em Goiás e forneciam alimentos e água para os acampados, semanalmente. Bancavam também, segundo a PF, parte do pagamento dos banheiros químicos instalados no Setor Militar Urbano, em Brasília.

A apuração também aponta que os empresários criaram um grupo de WhatsApp para arrecadar dinheiro para aluguel de lonas aos acampados em frente ao Exército.

Reprodução imagem do 8 de janeiro

Em abril de 2023, os dois foram ouvidos na CPI dos atos antidemocráticos na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Para recordar, a CPI presidida pelo deputado distrital Chico Vigilante, ocorreu em paralelo com a CPMI do Congresso Nacional. A Comissão do DF declara que eles mentiram nos depoimentos e que os pagamentos pelo trio elétrico e tendas usadas no acampamento dos golpistas foram comprovados por quebras de sigilo bancário. 

À época, Joveci Xavier de Andrade admitiu que visitava o acampamento em Brasília, mas negou financiamento e chamou de “estupidez muito grande” a invasão à sede dos Três Poderes. Já Adauto, também na CPI, confirmou que fez três doações “pequenas” para o acampamento e negou ter pago um trio elétrico.

O advogado Iure de Castro, que defende os dois, afirmou em nota que não teve acesso à decisão emitida pelo STF e ressalta que “desde o início, houve esforços para esclarecer todos os fatos, compromisso que será mantido perante o Supremo Tribunal Federal”.

Em São Paulo, o empresário Diogo Arthur Galvão, é o terceiro alvo nesta 25° etapa da Operação e também foi preso preventivamente pela PF. Ele já tinha sido preso em setembro do ano passado no Paraguai, também na Lesa Pátria. Diogo aparece como proprietário de uma empresa de comércio varejista de madeiras e artefatos em Campinas e a investigação tem vídeos e fotos de seu envolvimento nos atos antidemocráticos, incluindo fotografias pessoais dentro dos prédios invadidos.

Ao todo, são 34 mandados judiciais, sendo 24 de busca e apreensão, sete de monitoramento eletrônico, além de três para prisão preventiva. A operação atua em Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal.

Alvos são investigados por suspeita de crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, golpe de Estado, incitação ao crime, associação criminosa, e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido. A estimativa é que os danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.


Veja os vídeos dos sócios em CPI dos atos antidemocráticos no programa Segunda Chamada:

 

O post Quem são os empresários presos pela PF na 25ª fase da Operação Lesa Pátria apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Bolsonaro ficará em silêncio em depoimento às vesperas de manifestação na Paulista https://canalmynews.com.br/politica/bolsonaro-ficara-em-silencio-em-depoimento-as-vesperas-de-manifestacao-na-paulista/ Wed, 21 Feb 2024 01:27:30 +0000 https://localhost:8000/?p=42483 Marcado para quinta-feira (22), defesa informa que Bolsonaro só falará à PF depois de ter acesso a todo o material de apuração da Operação Tempus Veritatis,

O post Bolsonaro ficará em silêncio em depoimento às vesperas de manifestação na Paulista apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, manteve a data do depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à Polícia Federal (PF), no âmbito da Operação Tempus Veritatis, que investiga articulação para tentativa de golpe de Estado em seu governo. A defesa de Bolsonaro pediu nesta segunda-feira (19) o adiamento de seu depoimento à PF, com argumento de que só conversaria com a PF quando tivesse acesso integral a todas as mídias dos aparelhos celulares apreendidos em operações contra ele. 

Em resposta, Moraes ressaltou que foi garantido à defesa do ex-presidente o acesso integral ao material com os elementos de prova, com exceção às diligências em andamento: “Dessa maneira, não assiste razão ao investigado ao afirmar que não foi garantido o acesso integral à todas as diligências efetivadas e provas juntadas aos autos, bem como, não lhe compete escolher a data e horário de seu interrogatório”, concluiu o ministro em decisão.

Os advogados da defesa destacam que as investigações começaram há pelo menos 10 meses e que durante o período não foi franqueado o acesso às provas e que, para preservar o “direito à ampla defesa”, Bolsonaro ficará em silêncio no depoimento confirmado para esta quinta-feira (22). 

A Operação Tempus Veritatis, foi deflagrada no dia 8 de fevereiro, com Bolsonaro e aliados como alvos da operação. O ex-presidente teve que entregar seu passaporte a autoridades, sem possibilidade, portanto, de deixar o país. A apreensão do passaporte foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, a pedido da Polícia Federal e com aval da Procuradoria-Geral da República (PGR). A defesa do ex-presidente, à época, fez pedido para o STF para devolução do passaporte – que também teve em retorno uma resposta negativa. 

A Operação Tempus Veritatis, quando deflagrada pela PF, cumpriu 489 medidas cautelares, sendo quatro de prisão preventiva. O grupo investigado é, segundo a Polícia Federal, suspeito de tentar “viabilizar e legitimar uma intervenção militar” no Brasil.


No Segunda Chamada desta terça-feira, 20 de fevereiro de 2024, Afonso Marangoni e o comentarista político João Bosco Rabello recebem o jornalista Guilherme Amado, a cientista política Deysi Cioccari e o advogado e jornalista José Fernandes Junior, do Portal do José, para comentar e analisar essa etapa da operação da PF, os próximos passos e o impacto do depoimento no cenário político. Confira:

 

O post Bolsonaro ficará em silêncio em depoimento às vesperas de manifestação na Paulista apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
“Existe um massacre acontecendo”, diz Padilha no programa Roda Viva https://canalmynews.com.br/politica/existe-um-massacre-acontecendo-diz-padilha-no-programa-roda-viva/ Tue, 20 Feb 2024 15:49:36 +0000 https://localhost:8000/?p=42462 Nesta segunda-feira (19), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, falou sobre a declaração do presidente Lula a respeito do conflito na Faixa de Gaza - que se tornou uma crise diplomática

O post “Existe um massacre acontecendo”, diz Padilha no programa Roda Viva apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
No domingo 18 de fevereiro de 2024, numa coletiva de imprensa na Etiópia, o presidente Lula comparou as ações de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto, extermínio judeu feito pela Alemanha Nazista de Adolf Hitler. Ao responder à pergunta de jornalista sobre o governo brasileiro ser doador para a Agência da ONU de repasses para garantias de direitos humanitários após suspensão de outros países, disse que “o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus

A repercussão da fala foi imediata e rodou as manchetes do Brasil e do mundo de forma polêmica e, em geral, negativa. O governo de Israel tratou classificou Lula como “persona non grata”, uma repreensão grave no mundo da diplomacia e a conversa ocorre, tradicionalmente, a portas fechadas. O embaixador brasileiro em Israel e o Itamaraty foram surpreendidos, porém, com o aviso de que o encontro se daria com a presença da imprensa e no Museu do Holocausto.

Se instalou uma crise diplomática entre Brasil e Israel desde a fala do presidente Lula e a proporção que tomou o caso. A primeira dama e socióloga, Janja Lula, se pronunciou em sua rede social em defesa do presidente “a fala se referiu ao governo genocida e não ao povo judeu. Sejamos honestos nas análises”


O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também se pronunciou sobre a declaração no programa Roda Viva, da TV Cultura, que foi ao ar nesta segunda. Padilha comentou todo o caso e também o pedido de impeachment contra Lula, protocolado por 90 parlamentares – sobre este afirmou que “não vai progredir”.

Ao fazer referência a Benjamin Netanyahu, afirmou que é ele o isolado em suas posições e que não se preocupa que a repercussão atrapalhe o lugar do Brasil na política internacional, pois “Netanyahu é passageiro” e as relações de solidariedade entre os países ultrapassam o primeiro-ministro. Reafirma também para os jornalistas da bancada o posicionamento do presidente Lula:

“Existe um massacre acontecendo e tem que acabar o mais rápido possível. Eu torço para que a posição nova dos Estados Unidos mobilize e acabe com qualquer tipo de obstáculo dentro da ONU para que a gente migre para o cessar-fogo o mais rápido possível”

O MyNews debateu o assunto no programa Segunda Chamada e abaixo você pode acessar o trecho já disponível – não deixe de comentar:

O post “Existe um massacre acontecendo”, diz Padilha no programa Roda Viva apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Tony Goes, jornalista, roteirista e amigo, nos deixa aos 63 anos https://canalmynews.com.br/brasil/tony-goes-jornalista-roteirista-e-amigo-nos-deixa-aos-63-anos/ Thu, 15 Feb 2024 20:16:41 +0000 https://localhost:8000/?p=42398 O espaço especial que ocupava na vida das pessoas foi visto na enxurrada de homenagens prestadas

O post Tony Goes, jornalista, roteirista e amigo, nos deixa aos 63 anos apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Morreu nesta quinta-feira (15), aos 63 anos, o jornalista e roteirista Tony Goes. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo, veículo no qual, como colunista, publicava textos em que comentava com análises o mundo do entretenimento.

Fez sua vida em São Paulo e, apesar de formado em publicidade, especializou-se em TV, e além de trabalhos na imprensa, assinou roteiros de séries de humor e programas de variedades por mais de 20 anos, entre tantos, o nostálgico e saudoso Vídeo Show, da TV Globo.

Mais que tudo, Goes era uma pessoa cativante e muito generosa. Daquelas pessoas que era e tinha amigos, de verdade. Sua generosidade se mostrava principalmente no espírito parceiro. Aqui no Canal MyNews, sempre participava dos programas e também nos “socorria” quando precisávamos. 

Sempre disposto e alto-astral, respondia aos nossos convites com “vamos lá”, “formou” e o favorito da equipe “bora”. Só não topou nosso último convite por valorizar o que de mais precioso temos na vida: a experiência de viver com aqueles que amamos.

“Hoje não posso. Acabei de entrar no Museu do Ipiranga com meus netos…”

Esse era o Tony. 

Um apaixonado também pela profissão e um profundo conhecedor dos assuntos que se propunha a tratar, chegou a participar de conversas em programas enquanto fazia o tratamento do câncer, descoberto em 2021, queria falar e jamais se calar. Sua última coluna na Folha foi escrita no dia 12 de fevereiro sobre o polêmico encontro entre Baby do Brasil e Ivete Sangalo no carnaval de Salvador, com o título  “Treta entre Baby do Brasil e Ivete Sangalo já virou o meme do Carnaval, mas também serve de sinal de alerta”.

Do tipo que brincava com o imponderável para levar a vida com jogo de cintura e mais humor, no domingo 11 de fevereiro, escreveu o último post de caráter pessoal:

 “Eu tenho barriga desde os 10 anos de idade. Antes que alguém me repreenda por não fazer academia – e eu fiz, muita – gostaria de lembrar que a pança não me impediu de encontrar um grande amor e que vivo um casamento feliz há mais de 33 anos. No entanto, uma semana atrás eu reparei que ela estava grande mais, tipo gravidez de nove meses. Mais um pouco e eu teria que me mudar para Taubaté. Acabei indo para o pronto-socorro na quinta à noite. Fiz uma batelada de exames e, ontem à tarde, passei por um procedimento chamado paracentese. Puncionaram meu abddômen e de lá jorraram 3,7 litros de um líquido amarelo escuro. Um alívio indescritível, mas ainda não me deram alta. Sintoma colateral do remédio fortíssimo que ando tomando. E assim está sendo meu carnaval: no hospital, skindô-lelê”

O espaço especial que ocupava na vida das pessoas foi visto na enxurrada de homenagens prestadas: jornalistas, amigos e famosos usaram as redes sociais para registrar a forte passagem de Goes pela vida.

Fica aqui o registro da importância de Tony para nós, nosso carinho aos familiares e amigos, através da mensagem de uma amiga e fundadora do MyNews, a jornalista Mara Luquet – que o tinha também em alta consideração:

“Tony além de talentoso era de uma generosidade tremenda. A última vez que estivemos juntos foi no meu aniversário no show da Fernanda Takai no Blue Note SP . Uma noite maravilhosa com amigos. Esta é a maior riqueza, estar com amigos. Hoje é um dia bem triste. Nesses dias em que generosidade se tornou uma relíquia, a partida de Tony nos deixa muito, mas muito pobres. E com uma saudade imensa. Já está fazendo muita falta.”

O post Tony Goes, jornalista, roteirista e amigo, nos deixa aos 63 anos apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Beija-Flor recebeu R$ 8 milhões de Maceió e teve Arthur Lira no desfile https://canalmynews.com.br/noticias/beija-flor-recebeu-r-8-milhoes-de-maceio-e-teve-arthur-lira-no-desfile/ Thu, 15 Feb 2024 05:11:03 +0000 https://localhost:8000/?p=42390 A escola homenageou Benedito dos Santos e teve patrocínio de R$ 8 milhões da prefeitura de Maceió - capital do reduto eleitoral de Lira

O post Beija-Flor recebeu R$ 8 milhões de Maceió e teve Arthur Lira no desfile apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Neste ano, a Beija-Flor virou tema polêmico no carnaval, mas não foi pela homenagem a Maceió e a Benedito Santos. E sim pela presença do presidente da Câmara dos deputados, Arthur Lira (PP-AL), que desfilou pela diretoria da escola acompanhado do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, e do presidente de honra da Beija-flor e o conhecido ex-bicheiro do Rio de Janeiro, Anísio Abrão David. A folia contou também com um patrocínio de R$ 8 milhões da prefeitura da capital de Alagoas – reduto eleitoral de Lira – à agremiação, para “divulgar a cultura musical e artística popular e folclórica”

Ao comentar a homenagem em publicação feita nas redes sociais, o presidente da Câmara afirmou que o desfile foi histórico para o estado de Alagoas e que a ação “fortalece o incentivo ao turismo e gera renda para os alagoanos”. E não economizou em fotos e vídeos para marcar sua passagem pela Sapucaí:

Segundo dados do portal da transparência municipal, Maceió já empenhou para a agremiação quatro parcelas de R$ 1,6 milhão, somando R$ 6,4 milhões. Em nota, a prefeitura disse que não utilizou verba de emendas parlamentares e o governo municipal declarou que “o investimento da Secretaria teve por objetivo incentivar e fomentar a cultura local, bem como o turismo na capital alagoana”.

No programa Pergunte ao Kotscho, do Canal MyNews no YouTube, o jornalista Ricardo Kotscho declarou achar o movimento de Arthur Lira “um vexame”, considerando todo o contexto político. Confira:

O post Beija-Flor recebeu R$ 8 milhões de Maceió e teve Arthur Lira no desfile apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Campeãs 2024: Viradouro é ganhadora no carnaval do Rio e Mocidade Alegre, de São Paulo https://canalmynews.com.br/noticias/campeas-2024-viradouro-e-ganha-no-carnaval-do-rio-e-mocidade-alegre-de-sao-paulo/ Thu, 15 Feb 2024 03:45:50 +0000 https://localhost:8000/?p=42363 Nem recurso apresentado por quatro rivais impede o título da escola no Rio e com uma homenagem ao Brasil imaginado por Mário de Andrade, a escola de samba Mocidade Alegre desbancou outras 13

O post Campeãs 2024: Viradouro é ganhadora no carnaval do Rio e Mocidade Alegre, de São Paulo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>

A escola de samba Unidos da Viradouro é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro de 2024. No ano em que a Marquês de Sapucaí comemora o 40ª aniversário, a Viradouro teve o melhor desempenho entre as 12 escolas de samba carioca do Grupo Especial: 270 pontos. Foi o terceiro título da escola. O último havia sido em 2020.

Esse ano, havia uma tensão quanto ao resultado final, antes mesmo da divulgação das notas. No início da apuração, Jorge Perlingeiro, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), organizadora do Grupo Especial, disse que estava em análise recurso apresentado pela Grande Rio, Imperatriz, Mocidade e Beija-Flor contra a Viradouro. Elas pediram para a escola ser punida com a perda de 0,5 ponto por uma irregularidade na comissão de frente. A alegação é que o limite de 15 integrantes visíveis durante a apresentação foi ultrapassado. Mas como a Viradouro ficou 0,7 ponto à frente da segunda colocada, nem o recurso, caso seja aprovado, poderá tirar o título da escola.

Com um samba que homenageia o culto ao vodum serpente, que nasceu na Costa ocidental da África, a Viradouro foi a última escola a entrar na Sapucaí na segunda-feira (12), o segundo dia de desfiles. As outras cinco melhores colocadas foram, nessa ordem: Imperatriz Leopoldinense, Grande Rio, Salgueiro, Portela e Vila Isabel. Elas se juntam à Viradouro para o Desfile das Campeãs, que acontece no Sambódromo, no próximo sábado (17). Com 264,9 pontos, a Porto da Pedra foi rebaixada e vai disputar a Série Ouro em 2025.

Disputa

Os quesitos foram julgados na seguinte ordem: Alegorias e adereços, Bateria, Evolução, Mestre-sala e porta-bandeira, Comissão de frente, Enredo, Harmonia, Samba-enredo e Fantasias. Caso fosse necessário, o critério de desempate seria Fantasias, em sorteio definido horas antes da apuração. Pela primeira vez, a apuração ocorreu na Cidade do Samba, região portuária do Rio. Até o ano passado, a contagem de votos era feita na Praça da Apoteose, na Marquês de Sapucaí. A mudança de local de apuração atendeu a um desejo do presidente da Liesa. Outra novidade esse ano, foi que a escola vencedora fez um cortejo na pista onde estão localizados os barracões.

Ao fim do primeiro quesito, Grande Rio, Vila Isabel e Viradouro largaram na frente. E mantiveram a posição, e a disputa pelo primeiro lugar, até o quarto quesito, Mestre-sala e porta-bandeira, quando a Vila Isabel perdeu alguns décimos e caiu para o quinto lugar. A Imperatriz passou a perseguir as líderes com 3 décimos a menos. No quinto quesito, Enredo, a Grande Rio perdeu 3 décimos e a Viradouro, ainda intocada, assumiu a liderança isolada pela primeira vez. A escola de Niterói descolou 5 décimos para a Grande Rio no quesito Harmonia. No penúltimo quesito, Samba-enredo, a Viradouro abriu 7 décimos de vantagem para a Imperatriz, então segunda colocada. Na terceira nota do último quesito, Fantasias, um 10 garantiu finalmente o troféu para a escola.

Samba campeão

Liderada pelo carnavalesco Tarcísio Zanon, a escola de Niterói apresentou enredo com o título “Arroboboi, Dangbé”. O objetivo foi apresentar a força da mulher negra, por meio de um culto africano à cobra sagrada vodum. O samba foi escolhido em setembro do ano passado, composição de Claudio Mattos, Claudio Russo, Julio Alves, Thiago Meiners, Manolo, Anderson Lemos, Vinícius Xavier, Celino Dias, Bertolo e Marco Moreno.

A história remonta ao século XVIII em Benin, na Costa ocidental da África, onde o culto nasce por meio durante uma batalha, das guerreiras Mino, do reino Daomé. Elas foram iniciadas espiritualmente pelas sacerdotisas voduns, dinastia de mulheres escolhidas por Dangbé. Também foi contado como o culto chegou ao Brasil, em terreiros na Bahia, sob a liderança da sacerdotisa daomeana Ludovina Pessoa, que espalhou a fé nos voduns pelo território.

O carnavalesco Tarcisio Zanon celebrou a vitória. Ele fez menções aos outros dois títulos da escola, conquistados em 1997 e em 2020.

“É o meu segundo título pela Viradouro, uma escola que me fez amar carnaval. Mas a primeira vez que eu vi e me apaixonei pelo carnaval foi em 1997, quando eu vi aquele carro negro do [carnavalesco] Joãozinho Trinta. Eu tinha 9 anos de idade. E hoje estar aqui é um sonho realizado. Eu estou muito feliz”.

Zanon acompanhou a apuração ao lado de diversos patuás. Ao fim da apuração, ele deu uma explicação. “São presentes que eu ganhei das lideranças Jejes. Eu guardei comigo porque fico muito feliz de poder trazer um enredo tão importante e tão necessário, para desmistificar e desdemonizar essa religião tão linda”.

Confira o trecho inicial do samba:

“Eis o poder que rasteja na terra

Luz pra vencer essa guerra, a força do vodun

Rastro que abençoa Agojiê

Reza pra renascer, toque de Adarrum

Lealdade em brasa rubra, fogo em forma de mulher”


Mocidade Alegre é a vencedora do carnaval de São Paulo de 2024 e se torna campeã pela 12ª vez

 

A Mocidade Alegre é a vencedora do carnaval de São Paulo de 2024, repetindo o feito do ano passado. Em segundo e terceiro lugares ficaram a Dragões da Real e a Acadêmicos do Tatuapé.

Com uma homenagem, na avenida, ao Brasil imaginado por Mário de Andrade, a escola de samba Mocidade Alegre desbancou outras 13, com uma nota de 270 pontos, e se tornou a campeã do carnaval de São Paulo, pela 12ª vez. Com 268,7 pontos, a Tom Maior e a Independente Tricolor foram as duas piores colocadas do Grupo Especial e, com isso, farão parte do Grupo de Acesso 1, conforme as regras estipuladas pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.

Este ano, a Mocidade Alegre competia com a Camisa Verde e Branco, Barroca Zona Sul, Dragões da Real, Independente Tricolor, Acadêmicos do Tatuapé, Mancha Verde, Rosas de Ouro, Vai-Vai, Tom Maior, Mocidade Alegre, Gaviões da Fiel, Águia de Ouro, Império de Casa Verde e Acadêmicos do Tucuruvi.

A Mocidade Alegre foi fundada em 1967 e tem sua quadra no bairro do Limão, zona norte da capital paulista. Atualmente, a presidente da escola é Solange Bichara.

A escola foi a terceira a desfilar na segunda noite, no sábado (10), no Sambódromo do Anhembi.

Disputa acirrada

Os critérios analisados para fazer a média das notas que define a posição das escolas na lista de classificação são nove: evolução, comissão de frente, fantasia, enredo, samba-enredo, bateria, alegoria, mestre-sala e porta-bandeira e harmonia. Até o penúltimo quesito, a disputa permaneceu acirrada, como é de costume, por diferença de décimos. Alternaram-se no topo da lista escolas como a Mocidade Alegre, Dragões da Real e a Acadêmicos do Tatuapé.

Alguns elementos passaram, muito recentemente, a ter peso maior na avaliação, com uma mudança nas diretrizes dos jurados. Como exemplos, podem ser citadas a letra da música, que agora deve ser menos abstrata e narrar e refletir melhor o tema do enredo, e a qualidade da caixa de som das escolas.

O anúncio das pontuações dadas pelos jurados é realizado sem a presença do público. O evento fica aberto somente para representantes das escolas, a imprensa e é transmitido ao vivo pela emissora TV Globo. 

Identidade brasileira

O enredo concebido pela escola para este ano é de autoria do carnavalesco Jorge Silveira e do enredista Leonardo Antan e sugere a revisão do conceito de identidade brasileira.

“O ano de 2024 marca o centenário do início da histórica viagem que o poeta fez pelo Brasil profundo, em busca de compor a colcha de retalhos que forma a nossa identidade cultural nacional. Nosso desfile se propõe a abrir o diário de viagem do ‘Turista Aprendiz’ e percorrer com ele os passos de sua expedição. Junto com Mário, descortinar a riqueza de nossa arte, nosso território e nossa gente”, explicou Silveira.

A Mocidade Alegre é conhecida também como “Morada do Samba”. O termo foi cunhado por um integrante da escola chamado Argeu e resumiu o que o fluminense Juarez da Cruz, o idealizador da escola, planejava para ela, que era manter as portas e a receptividade para qualquer pessoa, independentemente de qualquer origem.


Polêmica na famosa Beija-Flor

A escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, do Rio, recebeu patrocínio de R$ 8 milhões da prefeitura de Maceió e contou com a presença do deputado e presidente da Câmara, Arthur Lira – cujo reduto eleitoral é o estado de Alagoas. Lira desfilou pela diretoria da escola, que contou a história de Rás Gonguila, figura histórica do Carnaval da capital alagoana. O prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL), também acompanhou a Beija-Flor na Sapucaí. Clique aqui e saiba mais.

O post Campeãs 2024: Viradouro é ganhadora no carnaval do Rio e Mocidade Alegre, de São Paulo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
“Nossa linha de prioridade foi simplesmente vetada” diz deputado Danilo Forte https://canalmynews.com.br/politica/nossa-linha-de-prioridade-foi-simplesmente-vetada-diz-deputado-danilo-forte/ Tue, 06 Feb 2024 22:53:58 +0000 https://localhost:8000/?p=42282 Em cerimônia de abertura do ano legislativo de 2024, o relator da LDO Danilo Forte fala sobre vetos do presidente ao cronograma de execução de emendas

O post “Nossa linha de prioridade foi simplesmente vetada” diz deputado Danilo Forte apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O Congresso Nacional realizou a cerimônia de abertura dos trabalhos de 2024 nesta segunda-feira (5), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou em discurso que a Casa não ficará inerte este ano em razão de supostas disputas políticas entre os poderes e eleições. Lira cobrou ainda que o governo federal cumpra os acordos firmados com os deputados em contrapartida à aprovação de pautas consideradas prioritárias “E a boa política, como sabemos, apoia-se num pilar essencial: o respeito aos acordos firmados e o cumprimento à palavra empenhada”, declarou.

Em meio à tensão entre o Palácio do Planalto e a presidência da Câmara, Lira destacou um suposto não cumprimento de acordos negociados com o Executivo para a aprovação de algumas matérias, como liberação das emendas parlamentares. O presidente Lula sancionou o Orçamento de 2024, com veto de mais de cinco bilhões para pagamento das emendas. Já as individuais obrigatórias (R$ 25 bilhões) e as emendas de bancadas (R$ 11,3 bilhões), não sofreram modificação de valores. Diante de veto, Lira marcou posição ao dizer que os parlamentares não serão apenas “carimbadores” do Orçamento proposto pelo Executivo.

O vetos de Lula ainda serão analisados pelo Congresso Nacional, que pode manter ou derrubar a decisão. Contudo, o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), deputado Danilo Forte (UNIÃO-CE), declarou em entrevista à imprensa que não tem dúvidas de que serão, sim, derrubados. Disse ainda que prejudica a relação entre os Poderes Executivo e Legislativo a atitude de vetar de forma aleatória e que vê isso como uma interrupção de um diálogo que vinha sendo construído positivamente:

“O que ainda está muito claro e que o plenário se manifestou, foi que a gente construiu uma lei consensuando o máximo possível com o governo, dos 35 vetos da LDO, 32 foram acordados com o governo. Ou seja, não tinha nenhuma interrupção de diálogo com relação a isso”, explicou o relator.

Em dezembro de 2023, em sessão conjunta no Congresso, o relator e deputado Danilo Forte atendeu a um pedido do governo para que não fosse estabelecido um cronograma de empenho das emendas de comissão. Nesta segunda (6), o senador líder do governo Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse que o único veto proposto pelo presidente da República é o de R$ 5,6 bilhões sobre o orçamento das emendas parlamentares de comissão e destacou que irão “negociar ao máximo para que não seja derrubado”

Hoje o deputado Danilo Forte participa ao vivo do programa Segunda Chamada, aqui no Canal MyNews, para comentar isso e muito mais. Com Afonso Marangoni, o comentarista político João Bosco Rabello e o jornalista Leandro Demori. Confira:

O post “Nossa linha de prioridade foi simplesmente vetada” diz deputado Danilo Forte apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Morre ex-presidente Sebastián Piñera em queda de helicóptero https://canalmynews.com.br/internacional/morre-ex-presidente-sebastian-pinera-em-queda-de-helicoptero/ Tue, 06 Feb 2024 22:12:33 +0000 https://localhost:8000/?p=42285 Gabinete confirmou a morte do ex-presidente em queda de helicóptero e foi decretado três dias de luto nacional

O post Morre ex-presidente Sebastián Piñera em queda de helicóptero apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Morreu nesta terça-feira (6), aos 74 anos, o ex-presidente Sebastián Piñera em acidente de helicóptero que caiu no Lago Ranco. O ex-presidente voltava de almoço na casa do empresário José Cox, com mais três pessoas a bordo, que sobreviveram. Segundo informações da Direção-Geral da Aeronáutica Civil, os ocupantes teriam saltado da aeronave antes da queda.

A notícia foi confirmada por seu gabinete e a Procuradoria Regional de Los Ríos confirmou a abertura de uma investigação sobre o acidente.

Doutor em Economia, empresário e político independente, Piñera foi presidente da República de 2010 a 2014 e de 2018 a 2022. Foi senador pelo 8º Distrito de Santiago Oriente durante os anos 1990-1998. O governo chileno declarou luto nacional, e haverá um funeral oficial com honras de Estado.

Nas redes sociais, autoridades ao redor do mundo repercutiram a notícia com mensagens de condolências. No Brasil, o presidente Lula disse estar “muito triste pelo seu falecimento de forma tão abrupta” e que sempre tiveram “um bom diálogo”.

Em Especial do MyNews, Afonso Marangoni e a jornalista Sylvia Colombo informam o ocorrido, comentam as repercussões e explicam quem era o ex-presidente Piñera. Acompanhe:

 

O post Morre ex-presidente Sebastián Piñera em queda de helicóptero apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Cid Gomes volta ao PSB após racha com o irmão Ciro Gomes e PDT https://canalmynews.com.br/politica/cid-gomes-volta-ao-psb-apos-racha-com-o-irmao-ciro-gomes-e-pdt/ Tue, 06 Feb 2024 03:51:29 +0000 https://localhost:8000/?p=42273 O senador Cid Gomes se filiou ao PSB neste domingo (4), após rompimento com o irmão Ciro Gomes e o PDT, partido que abrigava os dois

O post Cid Gomes volta ao PSB após racha com o irmão Ciro Gomes e PDT apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Neste domingo o senador Cid Gomes deixou o PDT e retornou ao PSB, depois de mais de 10 anos fora da legenda. Não só levou consigo mais de 30 prefeitos e a ex-governadora Izolda Cela, mas também o irmão mais novo, prefeito de Sobral, Ivo Gomes.

O movimento foi avaliado pela imprensa e pelo meio político como um arremate da briga familiar com o irmão e ex-ministro Ciro Gomes e do atrito com o PDT, legenda que abrigava ambos. Um racha que teve seu início em 2022, publicamente, após o fim da aliança de anos entre PT e PDT no Ceará.

Naquele ano, Cid Gomes e Ciro Gomes, então candidato a presidente, entraram em dissenso quanto à candidatura de Izolda Cela para reeleição. Por decisão de Ciro, a então governadora não concorreu e decidiu deixar o partido para apoiar Elmano de Freitas, nome do PT na disputa. Elmano acabou eleito em 1° turno, com 54% dos votos e Ciro agoniou uma derrota nacional, com 3% dos votos.

Na ocasião, em entrevista como presidenciável na Record TV, Ciro disse que não fez campanha no Ceará por se sentir traído e afirmou que a “facada nas costas” ainda “dói”, mas sem dar nomes.

Em 2023 a briga chegou a um novo patamar por conta das possíveis alianças com o PT nas eleições municipais deste ano e, dois dias antes de Cid Gomes oficializar sua filiação ao PSB, o irmão Ciro Gomes afirmou que no Ceará há um grupo político de “Judas Iscariotes” e criticou o governo de Elmano de Freitas (PT).

O evento de filiação na capital cearense contou com a presença de inúmeras figuras do cenário político estadual e nacional. A solenidade foi aberta por Eudoro Santana, pai de Camilo Santana e presidente do PSB Ceará e entre os presentes estavam a vice-governadora do Ceará, Jade Romero (PT); o ministro do Empreendedorismo, o paulista Márcio França (PSB); o senador por Goiás, Jorge Kajuru (PSB); a senadora cearense Augusta Brito (PT); e o líder do governo federal na Câmara dos Deputados, o deputado José Guimarães (PT).

Quem também compareceu ao evento foi o vice-presidente Geraldo Alckmin que declarou estar feliz com os números de quase 30% em municípios do Estado do Ceará no PSB e reafirmou que o presidente Lula salvou a democracia brasileira.

No programa Segunda Chamada de 6 de fevereiro, segunda-feira, Afonso Marangoni e o comentarista político João Bosco Rabello recebem os jornalistas Genésio Araújo, do Portal Política Real, e João Paulo Biage, do jornal O Povo, para avaliar os significados simbólicos desse novo contexto na política nacional. Confira:

 

O post Cid Gomes volta ao PSB após racha com o irmão Ciro Gomes e PDT apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Bukele declara vitória em El Salvador antes dos resultados oficiais https://canalmynews.com.br/internacional/bukele-declara-vitoria-em-el-salvador-antes-dos-resultados-oficiais/ Mon, 05 Feb 2024 15:58:28 +0000 https://localhost:8000/?p=42259 Presidente e candidato à reeleição, Bukele lidera com folga e se proclama vencedor das eleições presidenciais deste domingo (4) em El Salvador antes da divulgação dos resultados oficiais da Justiça Eleitoral

O post Bukele declara vitória em El Salvador antes dos resultados oficiais apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, declarou-se vencedor das eleições em El Salvador realizadas no domingo (4/2), antes da divulgação dos resultados oficiais da Justiça Eleitoral do país, com aproximadamente 31% dos votos apurados. 

Como indicavam as pesquisas, Bukele vence com um apoio de mais de 1 milhão de votos e uma vantagem esmagadora em relação ao adversário que ficou em segundo lugar com 110 mil votos, Manuel Flores (FLMN).

Em sua conta no X, antigo Twitter, Bukele declarou ter ganho a eleição com mais de 85% dos votos e convocou apoiadores para irem ao Palácio Nacional:

Já conhecido como o polêmico “ditador mais legal do mundo”, além de ter sido o presidente mais jovem da América Latina e de El Salvador quando chegou ao poder, aos 37 anos, é popular na região por sua estratégia de segurança opressiva, práticas violentas e demonstrações de poder. Um estilo de governar que defende com o argumento de que os níveis de violência no país diminuíram e renova o discurso como bandeira para sua reeleição.

Suas práticas têm gerado debates internacionais mais do que complexos. Enquanto possui uma alta popularidade e já se fala no “Modelo Bukele” de repressão a gangues criminosas e segurança da população, analistas e especialistas consideram que existe uma violação sistemática dos direitos humanos, principalmente no caso das grandes prisões com previsão de confinar ao menos 40 mil reclusos. Não são raros depoimentos e denúncias de mortes e humilhações em presídios, tortura, detenções arbitrárias de inocentes, repressão violenta a jornalistas e controle das instituições de Estado. 

Desde o início do decreto do regime de emergência, imposto pelo presidente em março de 2022, autoridades sob uso do decreto detiveram mais de 70 mil pessoas desde janeiro por alegadas ligações às gangues criminosas, o que faz de El Salvador o país com a maior taxa de encarceramento do mundo e com mais de 200 mortes em presídios e prisões desde o início do decreto. 

Em entrevista à jornalista Sylvia Colombo, correspondente do Canal MyNews, o editor e fundador do maior jornal de El Salvador e um dos mais importantes da América Central, o El Faro, Carlos Dada explica o contexto eleitoral de Bukele e afirma:

“Vamos ter uma reeleição inconstitucional. A Constituição proíbe literalmente, em cinco artigos constitucionais, a reeleição. Para Bukele chegar tão longe, teve que substituir ilegalmente os juízes da câmara constitucional. Os novos juízes tiveram que reinterpretar a Constituição para abrir caminho para esta votação. Ele teve que ameaçar os magistrados do Tribunal Superior Eleitoral para admitirem a sua reeleição. A Assembleia que ele controla aprovou uma lei que prevê 15 anos de prisão para aqueles que obstruírem uma reeleição presidencial. É uma lei ditada para evitar que o TSE o impeça de concorrer”

O novo mandato de Bukele terá início em junho de 2024 e não revelou ainda aos eleitores o que planeja para seu segundo mandato, afirmando apenas que seguirá fazendo “o impossível” e mostrará ao mundo o “exemplo de El Salvador”. 

O Canal MyNews fez a cobertura especial das eleições de El Salvador neste domingo (4) e, sob comando de Afonso Marangoni, contou com a participação de Mara Luquet, Sylvia Colombo, Filipe Figueiredo do podcast Xadrez Verbal, Allan de Abreu da Revista Piauí e, direto de San Salvador, o jornalista e escritor Juan Elman. Confira:

 

O post Bukele declara vitória em El Salvador antes dos resultados oficiais apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Saiba quem é Ricardo Lewandowski, novo ministro da Justiça de Lula https://canalmynews.com.br/politica/saiba-quem-e-ricardo-lewandowski-novo-ministro-da-justica-de-lula/ Mon, 05 Feb 2024 13:25:46 +0000 https://localhost:8000/?p=42244 Lewandowski tomou posse neste 1° de fevereiro, para comandar o ministério no lugar de Flávio Dino e afirmou que segurança pública será "prioridade absoluta" em sua gestão

O post Saiba quem é Ricardo Lewandowski, novo ministro da Justiça de Lula apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, tomou posse do cargo comandado pelo já antecessor da pasta, Flávio Dino. Em cerimônia de transmissão do cargo, o novo ministro deixou claro que dará continuidade às políticas do ministério e enfatizou que segurança pública será “prioridade absoluta”.

A cerimônia de posse ocorreu em clima de cordialidade, com declarações no sentido de continuidade e alinhamento quanto às políticas do ministério entre o sucessor e o antecessor do cargo. O presidente agradeceu Flávio Dino pelo “trabalho extraordinário”, o elogiou como cidadão brasileiro e também seu senso político. Dino ressaltou que têm traços em comum com o sucessor, como o patriotismo e o estilo no enfrentamento de boas batalhas.

Quando sondado pelo presidente Lula sobre indicação ao cargo, um dos requisitos de Lewandowski foi autonomia para mudança na equipe, levando colaboradores de sua alta confiança. Lula deu “carta branca” para escalar a equipe, caso que vinha gerando expectativas na substituição do braço-direito de Dino na pasta, Ricardo Cappelli – que assumirá que assumirá a presidência da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a convite do vice-presidente Geraldo Alckmin.

Em seu discurso de posse, Lewandowski destacou a prioridade de sua gestão no comando do ministério, alinhado com a meta de Dino e do Governo, o foco em políticas públicas e em inteligência no combate ao crime organizado.:

“É escusado dizer que o combate à violência, pra ter êxito, precisa de enérgica ação policial, demandando políticas públicas que permitam superar apartheid social que continua segregando”

Alguns dos cargos substituídos na nova gestão colocam o jurista e professor Manoel Carlos de Almeida Neto como secretário-executivo, no lugar de Cappelli, Jean Uema como secretário Nacional de Justiça, Mário Sarrubbo como secretário Nacional de Segurança Pública,  Sheila de Carvalho assume a Secretaria de Acesso à Justiça e André Garcia o secretário Nacional de Políticas Penais.

Lewandowski já foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) entre 2006, indicado pelo presidente Lula, até se aposentar em abril de 2023. Presidiu a corte entre 2014 e 2016 e também foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2010 e 2012. E Flávio Dino cumprirá mandato de senador, cargo para o qual foi eleito em 2022, até dia 22 de fevereiro quando assumirá cadeira no STF.

No Segunda Chamada de 1° de fevereiro de 2024, saiba tudo de mais importante que aconteceu no dia da posse de Ricardo Lewandowski no Palácio do Planalto como Ministro da Justiça do governo Lula. Com vídeos das suas falas, das falas do presidente, os jornalistas comentam o significado de cada um dos destaques para o contexto do país. Com Afonso Marangoni, o comentarista político João Bosco Rabello e os jornalistas Diana Fernandes e Conrado Corsalette, editor-chefe do Nexo Jornal – um debate essencial e que vai ficar na história!

 

 

O post Saiba quem é Ricardo Lewandowski, novo ministro da Justiça de Lula apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Veja o que se sabe sobre operação da PF que tem Carlos Bolsonaro como alvo https://canalmynews.com.br/politica/veja-o-que-se-sabe-sobre-operacao-da-pf-que-tem-carlos-bolsonaro-como-alvo/ Tue, 30 Jan 2024 04:39:32 +0000 https://localhost:8000/?p=42228 Nova etapa da operação da Polícia Federal contra a 'Abin Paralela' foi deflagrada nesta segunda (29) e teve como alvos de busca e apreensão o vereador Carlos Bolsonaro e seus assessores

O post Veja o que se sabe sobre operação da PF que tem Carlos Bolsonaro como alvo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A operação deflagrada nesta segunda-feira (29) é fruto do desdobramento de investigações da Polícia Federal sobre esquema ilegal de espionagem durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, contra autoridades, jornalistas e advogados entre 2019 e 2022. As buscas foram autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e um dos alvos da operação é o vereador Carlos Bolsonaro. Os mandatos foram autorizados para a residência e gabinete de Carlos, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Segundo informações da Polícia Federal, o filho do ex-presidente Bolsonaro é “a principal pessoa da família que recebia informações da Abin paralela”. Os investigados podem responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.

Durante o cumprimento dos mandados contra Carlos Bolsonaro, foram encontrados equipamentos que seriam de propriedade da Abin. Diante disso, a coordenação de comunicação social da agência informou à Agência Brasil que “iniciou imediatamente apuração sobre o caso”.

Segundo informou a coluna do Paulo Cappelli, no Metrópoles, e também em sua participação no Canal MyNews, o presidente Lula decidiu exonerar Alessandro Moretti, diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência. A exoneração deve ser publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (30). Luiz Fernando Corrêa segue na chefia da Abin.

Na última quinta-feira (25), foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão, tendo como primeiro alvo o deputado federal Alexandre Ramagem (PL), ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo de Bolsonaro. A PF investiga a suspeita de que uma organização criminosa teria funcionado dentro da Abin para, além de monitorar ilegalmente os que eram considerados adversários, beneficiar os filhos do então presidente.

No programa Segunda Chamada dos dias 25 e 26 de janeiro, aqui no Canal MyNews, o jornalista político João Bosco Rabello em sua análise lembrou à audiência entrevista do ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, à TV Cultura em março de 2020. Bebianno revelou durante o programa Roda Viva que um belo dia, o Carlos me aparece com o nome de um delegado federal, de três agentes, que seriam uma Abin paralela porque ele não confiava na Abin. O general Heleno foi chamado, ficou preocupado com aquilo, mas ele não é de confrontos e o assunto acabou ali com o general Santos Cruz e comigo. Nós aconselhamos ao presidente que não fizesse aquilo de maneira alguma. (…) eu não sei, depois eu saí, se isso foi instalado ou não”

Em entrevista ao MyNews, a ex-deputada Joice Hasselmann afirmou que a denúncia em CPMI foi feita por ela, porém que as informações tinham vindo de uma conversa que “flagrou”, quando foi líder do governo, entre o general Heleno e o ex-presidente Bolsonaro: “eu peguei uma conversa truncada sobre essa coisa de construção de dossiês e como o pessoal da Abin faria” e completa que houve um constrangimento na ocasião. Por fim, a ex-deputada diz que na época já “trocava figurinhas” sobre o assunto com Bebianno, que ele não podia ainda afirmar que a Abin paralela já estava montada na ocasião da entrevista mencionada acima, mas que “já estava montada, o Bebianno foi monitorado pela Abin paralela, pela paranóia do Carlos que chegou a insinuar que o Bebianno teria alguma coisa a ver com o ataque que aconteceu ao pai dele, o Jair Bolsonaro”

O programa Segunda Chamada de hoje, 29 de janeiro de 2024, sob a condução de Afonso Marangoni e comentários de João Bosco Rabello, recebeu o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) e o jornalista Paulo Cappelli para falar sobre as atualizações da Operação Vigilância Aproximada e seus desdobramentos. O deputado está em busca de assinaturas para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar atuação da agência. Assista:

O post Veja o que se sabe sobre operação da PF que tem Carlos Bolsonaro como alvo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Moraes diz que Ramagem usou Abin para fazer espionagem ilegal a favor da família de Jair Bolsonaro https://canalmynews.com.br/politica/moraes-diz-que-ramagem-usou-abin-para-fazer-espionagem-ilegal-a-favor-da-familia-de-jair-bolsonaro/ Fri, 26 Jan 2024 05:31:37 +0000 https://localhost:8000/?p=42153 O ministro do STF, Alexandre de Moraes, retirou o sigilo da decisão que autorizou a operação da Polícia Federal para apurar suposta espionagem ilegal da Abin

O post Moraes diz que Ramagem usou Abin para fazer espionagem ilegal a favor da família de Jair Bolsonaro apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo Bolsonaro e pré-candidato do PL à prefeitura do Rio, o deputado federal Alexandre Ramagem foi alvo de uma operação de busca e apreensão da Polícia Federal nesta quinta-feira (25), em sua casa e no gabinete na Câmara dos Deputados.

A operação, intitulada Vigilância Aproximada, faz parte de investigação de esquema criminoso de espionagem política na Abin durante seu comando para monitorar ilegalmente adversários políticos do governo Bolsonaro – entre autoridades, jornalistas e políticos.

Ao todo são 21 mandados de busca e apreensão, incluindo as buscas feitas no gabinete de Ramagem na Câmara dos Deputados e no apartamento funcional em Brasília, além de medidas cautelares, prisão e suspensão imediata do exercício das funções públicas de sete policiais federais supostamente envolvidos.

Foram apreendidos pela Polícia Federal, durante o mandado de busca e apreensão no gabinete e na casa de Ramagem, celulares, um notebook, 20 pen-drives e documentos relacionados ao órgão. Um celular e o notebook pertencem à Abin e não poderiam estar na posse do ex-diretor da agência.

A operação é a segunda fase da Última Milha, deflagrada em outubro de 2023 para apurar o uso do software First Mile, e foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, a pedido da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República, já sob o comando de Paulo Gonet.

Em decisão, Moraes afirma que, sob a direção de Ramagem, “os policiais federais destacados utilizaram das ferramentas e serviços da Abin para serviços de “contrainteligência ilícitos” em tentativa de interferir em investigações para proteger o filho do ex-presidente, Renan Bolsonaro. Moraes também escreveu em decisão que a Abin foi usada para elaborar relatórios de defesa a favor do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), no caso das “rachadinhas”.

Flávio Bolsonaro, negou através de nota da assessoria, o uso do órgão de inteligência para sua proteção:

É mentira que a Abin tenha me favorecido de alguma forma, em qualquer situação, durante meus 42 anos de vida. Isso é um completo absurdo e mais uma tentativa de criar falsas narrativas para atacar o sobrenome Bolsonaro

Foto: Wilson Dias/EBC

O ex-presidente Bolsonaro defendeu o deputado Ramagem através de sua lista de transmissão no Whatsapp afirmando que a operação se tratava de uma “perseguição implacável”, como informou o jornalista Igor Gadelha, em sua coluna no Portal Metrópoles.

Segundo a Polícia Federal, Alexandre Ramagem comandou um esquema de espionagem a partir do software israelense First Mile durante seu período no cargo de diretor da Abin, entre 2019 e 2022. O software foi adquirido sem licitação em 2018, no fim do governo Temer por R$ 5,7 milhões de reais e utilizado na gestão Bolsonaro para monitorar de forma ilegal adversários do então presidente.

Entre autoridades espionadas citadas por Moraes estão, por exemplo, a ex-deputada Joice Hasselmann, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia e o atual ministro da Educação, Camilo Santana.

A ex-deputada federal Joice Hasselmann falou sobre a existência da “Abin paralela” durante a CPMI das Fake News, em seu depoimento no dia 4 de dezembro de 2019. No ano passado, em outubro de 2023, Hasselmann publicou um vídeo nas redes sociais afirmando que ela fez essa denúncia logo no primeiro ano de governo Bolsonaro e que o Ramagem montou uma Abin paralela para “espionar, não somente adversários” mas qualquer pessoa que “passasse na cabeça do maluco do Bolsonaro e que pudesse dar um piu contra ele ou contra o governo” e afirma ter sido ela uma das grampeadas.

Em seu depoimento na CPMI das Fake News, a ex-líder do governo Bolsonaro declara que a informação sobre o esquema de Ramagem foi dada pelo ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, 12 dias antes de sua morte por ataque cardíaco:

 


Já o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia,  falou ao Canal MyNews que não se surpreendeu com a notícia:

Não estou surpreso. Avançando as investigações e chegando a essa conclusão, que parece que é verdade, tomarei as atitudes cabíveis. É preciso acabar com a percepção de que o crime contra a democracia é menor. Me surpreende muito uma pessoa que desrespeitou a democracia, a Constituição, a Casa do Povo e usou o Estado para monitorar as pessoas, hoje é deputado federal e ainda quer ser prefeito do Rio de Janeiro. É a raposa cuidando do galinheiro na Câmara dos Deputados, e é essa mesma pessoa que poderia usar o aparelho de uma prefeitura poderosa como a do Rio de Janeiro contra os seus adversários

O processo eleitoral não ficou de fora do contexto da espionagem ilegal e, na decisão, Alexandre de Moraes afirma que, segundo a PF, foram encontrados diálogos sobre “ações de inteligência” de ataque às urnas eleitorais entre os ex-servidores da Abin, Paulo Maurício e Paulo Magno:

As supostas ‘ações de inteligência’ foram realizadas sob a gestão e responsabilidade de Alexandre Ramagem, conforme se depreende da interlocução (…) tratando do ataque às urnas eletrônicas, elemento essencial da atuação das já conhecidas ‘milícias digitais’. (…) O evento relacionado aos ataques às urnas, portanto, reforça a realização de ações de inteligência sem os artefatos motivadores, bem como acentuado viés político em desatenção aos fins institucionais da Abin

A investigação também revelou o monitoramento da promotora de justiça Simone Sibilio, ex-coordenadora do Gaeco do Ministério Público do Rio, que atuava na investigação dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Alexandre Ramagem deixou a Abin em março de 2022, para concorrer à Câmara dos Deputados e foi eleito pelo PL com mais de 50 mil votos. Alvo da operação, Ramagem é pré-candidato à prefeitura do Rio de Janeiro e sua campanha é coordenadas por Carlos Bolsonaro.

O programa Segunda Chamada conversou hoje com o deputado federal titular da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência, da qual Ramagem é membro titular, Carlos Zarattini (PT-SP) e os jornalistas Afonso Marangoni, João Bosco Rabello e Igor Gadelha. Confira:

*Foto de destaque da matéria na página principal: Igo Estrela/Metrópoles

O post Moraes diz que Ramagem usou Abin para fazer espionagem ilegal a favor da família de Jair Bolsonaro apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
“O país não está à venda” foi o lema da paralisação na Argentina https://canalmynews.com.br/politica/o-pais-nao-esta-a-venda-foi-o-lema-da-paralisacao-na-argentina/ Thu, 25 Jan 2024 02:30:05 +0000 https://localhost:8000/?p=42143 Em primeira paralisação geral desde que Javier Milei assumiu a presidência, a maior central sindical do país convocou as pessoas para irem às ruas contra o "decretaço"

O post “O país não está à venda” foi o lema da paralisação na Argentina apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Protesto convocado pela maior central sindical da Argentina, a Confederação Geral do Trabalho (CGT), gera a primeira paralisação geral desde que Javier Milei assumiu a presidência. Com objetivo de manifestar contra a medida provisória que modifica leis trabalhistas e economia, o “Decretaço”, milhares de argentinos de classes sociais diversas, foram às ruas nesta quarta-feira (24/01).

Com início a partir do meio-dia e duração de 12 horas, a greve chegou a afetar transportes, serviços públicos e bancos – além de centenas de voos cancelados. Muitos comércios, porém, chegaram a funcionar normalmente. Os manifestantes marcharam em direção ao Congresso com o lema “o país não está à venda” na tentativa de pressionar paralmentares a não aprovarem as leis. O ato recebeu críticas de autoridades, como da ministra Patricia Bullrich quando afirmou em sua rede social que o país não para, são “as máfias que param”:

A crítica do governo Milei às manifestações foi feita através do porta-voz, Manuel Adorni, sobre a CGT estar do lado da história e que falta liberdade aos trabalhadores. Quanto às medidas sob protesto dos manifestantes, o governo argumenta que é para equilíbrio das contas públicas e redução da inflação, com meta de estabilizar a economia do país – que vive uma das suas piores crises da história recente.

Os detalhes sobre a notícia e o cenário político na Argentina, foram abordados no programa Segunda Chamada, que contou com a condução de Afonso Marangoni e participações dos jornalistas João Bosco Rabello, Marcos Magalhães e Sylvia Colombo, com o professor de enconomia do Ibmec, Renan Silva e com análises do ex-embaixador da Argentina no Brasil, Juan Pablo Lohlé.

Confira:

 

O post “O país não está à venda” foi o lema da paralisação na Argentina apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Lula sanciona Orçamento de 2024 com veto de R$ 5,6 bilhões a emendas parlamentares https://canalmynews.com.br/economia/lula-sanciona-orcamento-de-2024-com-veto-de-r-56-bilhoes-a-emendas-parlamentares/ Tue, 23 Jan 2024 03:07:45 +0000 https://localhost:8000/?p=42107 Apesar da declaração do ministro Padilha sobre o motivo do veto ter sido por conta da inflação que “autoriza menos recursos para o governo”, não deixa de ser verdade que a disputa pelo poder é o que está em jogo

O post Lula sanciona Orçamento de 2024 com veto de R$ 5,6 bilhões a emendas parlamentares apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O presidente Lula sancionou, nesta segunda-feira 22, o texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), de 2024 aprovado pelo Congresso Nacional no fim do ano passado, com previsão de um valor global em torno de R$ 5,5 trilhões. Esse é o primeiro orçamento da gestão Lula 3.

O presidente manteve no texto o valor de R$ 4,9 bilhões do fundo eleitoral para as eleições municipais, o mesmo das campanhas eleitorais de 2022, mas vetou R$ 5,6 bilhões em emendas parlamentares de comissão, ou seja, distribuídas pelos presidentes da Câmara e Senado.

O veto de Lula é um novo capítulo da queda de braço entre Executivo e Legislativo, que tem como eixo político o controle das emendas parlamentares.

Desde a implantação do orçamento impositivo, o Congresso Nacional se impõe a governos, invertendo a antiga ordem que permitia a presidentes contar com base parlamentar para aprovação de sua pauta, mesmo sendo minoritário no parlamento.

O último episódio antes do veto presidencial foi a tentativa do Congresso de impor um cronograma para a liberação das emendas ainda sob controle do governo. Mesmo impositivas, a liberação dessas emendas obedece a calendário do Executivo.

O veto presidencial, portanto, deve ser mais um derrubado pelo Congresso. O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, já se adiantou em buscar um acordo que evite a derrubada do veto.

A alegação do Palácio do Planalto é de que não pode dissociar, para efeito de gestão, o valor das emendas daquele total do orçamento e que o cronograma do Legislativo levaria o governo em algum momento a ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Na verdade, é mais uma rodada de resistência do governo ao avanço do Congresso sobre as atribuições do Executivo segundo uma Constituição que estabelece como regime o presidencialismo. Mas, na prática, o Congresso se vale do controle do orçamento para impor um regime parlamentarista informal – que chama de semi-presidencialismo.

No Segunda Chamada, Afonso Marangoni debateu essa relação entre o governo Lula e o Congresso com o jornalista político João Bosco Rabello, o diretor da Vector Relações Governamentais, Leonardo Barreto, e o jornalista e consultor Nestor B. Rabello. Confira e entenda:

O post Lula sanciona Orçamento de 2024 com veto de R$ 5,6 bilhões a emendas parlamentares apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Presidente Lula sanciona lei que criminaliza práticas de bullying e cyberbullying. E agora? https://canalmynews.com.br/brasil/presidente-lula-sanciona-lei-que-criminaliza-praticas-de-bullying-e-cyberbullying-e-agora/ Sun, 21 Jan 2024 21:51:17 +0000 https://localhost:8000/?p=42100 A nova lei aborda, de maneira geral, as medidas de prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes em estabelecimentos educacionais ou similares

O post Presidente Lula sanciona lei que criminaliza práticas de bullying e cyberbullying. E agora? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou integralmente o Projeto de Lei nº 4224, de 2021, que institui medidas de proteção à criança e ao adolescente contra a violência nos estabelecimentos educacionais ou similares, prevê a Política Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente e altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), e as Leis nº 8.072, de 25 de julho de 1990 (Lei dos Crimes Hediondos), e nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (15/01), a nova lei aborda, de maneira geral, as medidas de prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes em estabelecimentos educacionais ou similares, os entes políticos responsáveis pela sua implementação, o desenvolvimento de protocolos de proteção e a Política Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente.

O parágrafo único do art. 2º estabelece que, para os efeitos da lei, serão consideradas violência contra a criança e o adolescente as formas previstas na Lei nº 13.185, de 6 de novembro de 2015, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (bullying); na Lei nº 13.431, de 4 de abril de 2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência; e na Lei nº 14.344, de 24 de maio de 2022, que, entre outras medidas, cria mecanismos para a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a criança e o adolescente.

A nova lei, por meio de seu art. 6º, altera o Código Penal, tipificando os crimes de “intimidação sistemática (bullying)” e “intimidação sistemática virtual (cyberbullying)” no art. 146-A, com penas proporcionais às condutas. Para a intimidação sistemática, a pena é de multa (se a conduta não constituir crime mais grave) e, para a intimidação sistemática virtual, a pena é de reclusão de dois a quatro anos e multa, se a conduta não constituir crime mais grave.

Já o art. 7º do PL altera a Lei nº 8.072, de 1990 (Lei dos Crimes Hediondos), incluindo no rol de hediondos o crime de induzimento, instigação ou auxílio a suicídio ou a automutilação realizados por meio rede de computadores, de rede social ou transmitidos em tempo real e os crimes de sequestro e cárcere privado e tráfico de pessoas praticados contra crianças e adolescentes, além dos crimes que envolvem atos de pedofilia previstos nos arts. 240, § 1º e 241-B da Lei nº 8.069, de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA).

O art. 8º também altera o ECA para estender a responsabilidade penal em relação a condutas envolvendo atos de pedofilia ou relacionadas à transmissão de imagem ou vídeo de criança ou adolescente envolvido em ato infracional ou outro ilícito de forma a permitir sua identificação.

O art. 9º também modifica o ECA, exigindo, em primeiro lugar, que as instituições sociais públicas ou privadas que desenvolvam atividades com crianças e adolescentes e que recebam recursos públicos exijam e mantenham certidões de antecedentes criminais de todos os seus colaboradores, atualizadas a cada seis meses. A segunda modificação proposta pelo art. 9º consiste na criação de um novo tipo penal, que somente pode ser cometido pelo pai, pela mãe ou pelo responsável legal que, de forma dolosa, deixar de comunicar à autoridade pública o desaparecimento de criança ou adolescente.

A sanção presidencial mostra-se como importante inovação legislativa, em absoluta convergência com as regras e princípios da Constituição Federal de 1988. Destaca-se, ainda, o compromisso do Governo Federal na criação e implementação de políticas públicas e estratégias eficazes para prevenir, combater e punir casos de violência escolar e virtual, bem como na promoção da conscientização nas escolas e na sociedade sobre os impactos negativos do bullying e do cyberbullying, incentivando a denúncia, impondo penalidades aos infratores e proporcionando suporte às vítimas.

Alice Rabello conversa, No MyNews Entrevista, com a especialista em direito digital, Alessandra Borelli, e com Gustavo Estanislau, psiquiatra especialista em crianças e adolescentes, para entender como a nova lei vai impactar o combate a esse tipo de violência. Eles falam sobre os tipos de cyberbullying, as penas previstas na lei, como identificar se seu filho ou filha está sendo vítima e o que fazer para prevenir e combater o cyberbullying. Confira:

O post Presidente Lula sanciona lei que criminaliza práticas de bullying e cyberbullying. E agora? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
“Tem uma elite religiosa que não quer garantir direitos” diz Pastor Henrique Vieira sobre polêmica https://canalmynews.com.br/economia/tem-uma-elite-religiosa-que-nao-quer-garantir-direitos-diz-pastor-henrique-vieira-sobre-polemica/ Sun, 21 Jan 2024 00:28:05 +0000 https://localhost:8000/?p=42078 Deputado federal fala sobre a medida suspensa pela Receita Federeal que garantia aos pastores o status de contribuinte individual e, na prática, dava às igrejas argumentos para contestar a cobrança de dívidas previdenciárias sobre as prebendas

O post “Tem uma elite religiosa que não quer garantir direitos” diz Pastor Henrique Vieira sobre polêmica apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Em entrevista ao Canal MyNews, o Pastor Henrique Vieira fala com o jornalista político João Bosco Rabello sobre a medida da gestão de Jair Bolsonaro que foi suspensa pela Receita Federal na quarta-feira, 17. A medida garantia aos pastores o status de contribuinte individual e, na prática, dava às igrejas argumentos para contestar a cobrança de dívidas previdenciárias sobre as prebendas. A decisão gerou fortes reações da Bancada Evangélica do Congresso.

Dois dias depois, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo criou um grupo de trabalho para discutir a isenção tributária sobre a remuneração de pastores e declarou que houve uma “politização indevida” do tema. 

Nesta entrevista, o deputado federal Pastor Henrique Viera comenta o caso, fala sobre comunidades voluntárias e,  principalmente, sobre pessoas que estabelecem uma relação de emprego no trabalho para as igrejas e que não têm o reconhecimento através de garantia dos direitos, mas que são exploradas para reduzir custos: “é o capitalismo e a divisão de classes dentro das igrejas, com uma elite religiosa não querendo reconhecer”

Confira: 

O post “Tem uma elite religiosa que não quer garantir direitos” diz Pastor Henrique Vieira sobre polêmica apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
“Inacreditável” diz Carlos Jordy, deputado alvo da Operação Lesa Pátria https://canalmynews.com.br/politica/inacreditavel-diz-carlos-jordy-deputado-alvo-da-operacao-lesa-patria/ Thu, 18 Jan 2024 22:21:48 +0000 https://localhost:8000/?p=41984 Nova fase da operação quer identificar mentores da tentativa de golpe e Polícia Federal faz busca e apreensão na casa do líder da oposição

O post “Inacreditável” diz Carlos Jordy, deputado alvo da Operação Lesa Pátria apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (18) mais uma fase da Operação Lesa Pátria. A 24ª etapa está focada na identificação dos mentores intelectuais e responsáveis por planejar, financiar e incitar os atos antidemocráticos que culminaram na tentativa frustrada de golpe de Estado no dia 8 de janeiro de 2023.

São 10 mandados de busca e apreensão a serem cumpridos no Distrito Federal e Rio de Janeiro. Logo pela manhã de hoje, um dos mandados foi cumprido no na Câmara dos Deputados, no gabinete do deputado Carlos Jordy (PL-RJ). O parlamentar está sendo investigado por suspeita de incitar bolsonaristas no Rio de Janeiro na véspera da invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.

Após confirmar ser um dos alvos da investigação, o deputado líder da oposição na Câmara, Carlos Jordy, relatou em vídeo publicado nas redes sociais, que os policiais chegaram em sua residência às 6h, apresentaram uma petição e alegou que foi acordado pelos policiais federais com um fuzil no rosto. Por fim, classificou a operação como uma medida autoritária, que tem como objetivo “perseguir” e “incriminar”.


Confira o vídeo:


 

 

Segundo a Polícia Federal, a abordagem com arma não ocorreu e os fatos investigados constituem crimes de abolição violenta do Estado democrático de direito, associação criminosa, golpe de Estado e incitação ao crime.

No Segunda Chamada de 18 de janeiro de 2024, Afonso Marangoni recebe os jornalistas João Bosco Rabello e Vinícius Nunes para comentar e entrevistar, ao vivo, o deputado Rogério Correia (PT-MG) e a senadora Soraya Thronicke. Assista:

 

O post “Inacreditável” diz Carlos Jordy, deputado alvo da Operação Lesa Pátria apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Bolsonaro “não é uma pessoa igual a nós” afirma Valdemar Costa Neto https://canalmynews.com.br/politica/bolsonaro-nao-e-uma-pessoa-igual-a-nos-afirma-valdemar-costa-neto/ Tue, 16 Jan 2024 21:52:51 +0000 https://localhost:8000/?p=41969 O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, apelou às redes sociais para se defender das críticas recebidas após entrevista em que elogia o presidente Lula

O post Bolsonaro “não é uma pessoa igual a nós” afirma Valdemar Costa Neto apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O vídeo editado de uma entrevista de Valdemar Costa Neto, concedida em dezembro de 2023, viralizou na semana passada e resultou em uma bronca via whatsapp do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo noticiado pelo G1, Valdemar recebeu áudios criticando sua fala.

Nesta entrevista ao jornal O Diário, Valdemar elogia o presidente Lula afirmando que Lula “é um camarada do povo” e que é “completamente diferente de Bolsonaro”. Conclui dizendo que não é possível comparar os dois. Depois das críticas, Valdemar usou as redes sociais para se defender dizendo que as reproduções de sua fala foram tiradas de contexto.

Em encontro com apoiadores divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo, Bolsonaro comenta que recentemente “teve um problema sério” e afirmou, sem citar Valdemar, que o partido vai “implodir” se seguir da forma que está. Aliados do ex-presidente concluíram que o PL precisa profissionalizar a comunicação do partido e que a relação entre Bolsonaro e Valdemar é de disputa por decisões referentes às eleições de 2024 – ou seja, a situação é anterior às declarações que viralizaram.

Não se sabe como anda de verdade a situação nos bastidores, pois em conversa com a coluna do jornalista Paulo Cappelli, do Metrópoles, Bolsonaro minimizou o caso e garantiu que a relção com Valdemar segue bem:

“O casamento com o Valdemar está firme. Nele, eu sou o marido. E todos sabem que quem manda na relação é a mulher [risos]. Valdemar é o comandante do partido”, afirmou Bolsonaro.

Confira o programa Segunda Chamada desta terça-feira, 16 de janeiro de 2024, sobre o caso de Valdemar Costa Neto, o futuro do PL e de Bolsonaro no partido, Lula nesse contexto e muitas análises aprofundadas sobre esse cenário político. Afonso Marangoni conversa com os jornalistas João Bosco Rabello,  Paulo Cappelli e Vanda Célia:

O post Bolsonaro “não é uma pessoa igual a nós” afirma Valdemar Costa Neto apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Tony Garcia diz que foi chantageado e que “Moro forjou provas contra Lula e criou barbaridades” https://canalmynews.com.br/politica/tony-garcia-diz-que-foi-chantageado-e-que-moro-forjou-provas-contra-lula-e-criou-barbaridades/ Tue, 16 Jan 2024 02:19:37 +0000 https://localhost:8000/?p=41960 Supremo Tribunal Federal abre inquérito contra Moro sobre suposta fraude em delação

O post Tony Garcia diz que foi chantageado e que “Moro forjou provas contra Lula e criou barbaridades” apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou abertura de inquérito para investigar o senador Sergio Moro (União-PR) e procuradores do Paraná por supostas irregularidades em uma delação premiada fechada pela Justiça Federal quando o parlamentar era juiz, conforme revelado pelo blog da jornalista Daniela Lima, do Portal G1.

O inquérito é baseado em depoimentos e denúncias feitas pelo empresário paranaense Antônio Celso Garcia, conhecido como Tony Garcia. Na época, anos 2000, o empresário fechou uma delação premiada com Moro e em entrevista ao jornalista João Bosco Rabello no Canal MyNews, declara que cometeu crimes a mando do senador e ex-juiz Sergio Moro. O acordo previa que Tony grampeasse integrantes do Tribunal de Contas do Estado, do Poder Judiciário e autoridades com foro, que não eram da alçada da Justiça Federal.

O acordo, que ficou quase 20 anos em sigilo na 13° vara de Curitiba, está documentado nos autos que foram entregues ao STF após o juiz Eduardo Appio ter tido conhecimento do conteúdo. Tanto a PF quanto a PGR pediram a inclusão de procuradores que atuaram no acordo com Tony e na Lava Jato, do senador Sergio Moro e de sua mulher, a deputada Rosângela Moro, como investigados.

O empresário fez a denúncia e prestou depoimentos para a Polícia Federal em 2023 e dada a autorização do ministro Toffoli, Moro e os que foram citados poderão se defender das acusações. Em nota divulgada pela assessoria, Moro diz que sua defesa não teve acesso aos autos e nega os fatos afirmados “no fantasioso relato do criminoso Tony Garcia”.

No programa Segunda Chamada do Canal MyNews desta segunda-feira, 15 de janeiro de 2024, Afonso Marangoni recebe o Mestre em Direito e Ex-Secretário de Estado no Paraná, Daniel Godoy, e os jornalistas João Bosco Rabello, Igor Gadelha e André Gustavo Stumpf para comentar a decisão do ministro Dias Toffoli e a entrevista exclusiva de Tony Godoy. Confira:

O post Tony Garcia diz que foi chantageado e que “Moro forjou provas contra Lula e criou barbaridades” apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Lula emplaca Lewandowski para comandar o Ministério da Justiça https://canalmynews.com.br/politica/lula-emplaca-lewandowski-para-comandar-o-ministerio-da-justica/ Thu, 11 Jan 2024 03:52:30 +0000 https://localhost:8000/?p=41925 Nome favorito do presidente para o cargo terá seu anúncio oficial nesta quinta-feira (11), logo após reunião para acertar detalhes

O post Lula emplaca Lewandowski para comandar o Ministério da Justiça apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
“Só não será ministro se não quiser”, antecipou o jornalista político João Bosco Rabello em mais de uma ocasião no Canal MyNews. Dito e feito.

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na noite desta quarta-feira (10/1), para comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública. O magistrado ocupará cargo na pasta no lugar de Flávio Dino, que assumirá cadeira na Corte. 

A expectativa pelo nome de quem ocuparia o cargo no Ministério da Justiça e Segurança Pública vinha causando alvoroço no meio político desde a indicação de Dino para o STF. Entre os vários nomes cotados, estavam principalmente o do advogado-geral da União, Jorge Messias, e o do secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli – sobre ele, as apostas já tinham esfriado nas últimas semanas. 

O nome de Cappelli foi, inclusive, pivô de discordâncias nos últimos dias: ele ocupa o cargo de secretário-executivo e o ministro Lewandowski pediu carta branca para escolher a própria equipe, com o argumento da confiança. É uma condição do magistrado a autonomia para nomeações na pasta. Ocorre que Cappelli não tem vontade de ser remanejado para outro cargo, como a Secretaria Nacional de Segurança Pública, por exemplo. 

Tudo certo, mas nada certo. O que está na agenda política nesse sentido de definições, é o encontro de Flávio Dino com Ricardo Cappelli nesta quinta-feira (11), pela manhã. E fica aí a dica de bolão: o que será de Cappelli?

Confira programa que foi ao ar dia 14 de dezembro de 2023, com Afonso Marangoni e análise do comentarista político João Bosco Rabello:

 


Quem é Ricardo Lewandowski

 

Começando pelos fatos mais recentes, para refrescar memórias, o ministro Ricardo Lewandowski se aposentou de sua cadeira no Supremo pela idade, 75 anos, em abril de 2023. Entrou no Supremo indicado pelo presidente Lula e depois sucedido na cadeira pelo advogado Cristiano Zanin. 

Durante os 17 anos de Suprema Corte, relatou temas de relevância, como a vacinação obrigatória e restrições civis para quem não se imunizasse durante a pandemia da covid-19 e a política de cotas raciais nas universidades, por exemplo. Ao final de sua gestão, presidiu o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff no Senado.

Responsável pela implantação das audiências de custódia durante sua gestão na presidência do Conselho Nacional de Justiça, seu ingresso no Ministério da Justiça levanta possibilidades de mudanças de um tema caro para o governo em 2024, o sistema prisional no Brasil. Ou seja, segurança pública.

O post Lula emplaca Lewandowski para comandar o Ministério da Justiça apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Equador: candidato à presidência é assassinado https://canalmynews.com.br/internacional/candidato-a-presidencia-do-equador-e-assassinado/ Thu, 10 Aug 2023 02:00:33 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=38804 Em quinto lugar nas pesquisas de intenção de voto, Villavicencio foi morto a tiros

O post Equador: candidato à presidência é assassinado apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Nesta quarta-feira (9), ao sair de um comício na cidade de Quito, capital do Equador, indivíduos armados assassinaram a tiros o candidato presidencial Fernando Villavicencio. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento em que os disparos ocorreram e as pessoas reagindo para se proteger.

No Twitter, o presidente do Equador Guillermo Lasso publicou uma declaração lamentando o ocorrido e afirmando que “o crime organizado foi longe demais, mas receberá todo o peso da lei.”


 

Confira no Café MyNews quem foi Villavicencio:

O post Equador: candidato à presidência é assassinado apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF, é preso por ordem de Moraes https://canalmynews.com.br/politica/silvinei-vasques-ex-diretor-da-prf-e-preso-por-ordem-de-moraes/ Wed, 09 Aug 2023 18:12:57 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=38770 Ex-diretor-geral foi preso preventivamente em operação da polícia federal sobre blitz no 2° turno das eleições

O post Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF, é preso por ordem de Moraes apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A Polícia Federal prendeu preventivamente nesta quarta-feira (9), em Florianópolis, o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques. Foram apreendidos computadores, celulares e passaportes em mandato autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

A operação, intitulada “Constituição Cidadã”, apura interferência no segundo turno das eleições de 2022. Na época, a Polícia Rodoviária Federal realizou blitzes que interferiram na movimentação de eleitores no dia da votação do segundo turno para presidente, entre Lula e Jair Bolsonaro. Na ocasião, Moraes, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral, determinou, de forma imediata, a suspensão das blitzes sob pena de prisão do ex-diretor-geral.

O inquérito para apurar essas operações da PRF em rodovias foi aberto ainda em 2022 e, segundo a Polícia Federal, os crimes investigados incluem violência política, impedir ou atrapalhar a votação e prevaricação.

 

Confira aqui programa do Café MyNews completo sobre o caso:

O post Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF, é preso por ordem de Moraes apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
STF retoma julgamento de descriminalização das drogas para consumo https://canalmynews.com.br/politica/stf-retoma-julgamento-de-descriminalizacao-das-drogas-para-consumo/ Wed, 02 Aug 2023 12:03:43 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=38701 Após oito anos o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma já na primeira pauta do dia, nesta quarta-feira (2), o julgamento do processo

O post STF retoma julgamento de descriminalização das drogas para consumo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Após oito anos o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma já na primeira pauta do dia, nesta quarta-feira (2), o julgamento do processo que discute a descriminalização do porte de drogas para consumo próprio. O processo estava parado desde 2015, porque o ministro Teori Zavascki pediu vista. O ministro faleceu em acidente aéreo em 2017 e Alexandre de Moraes herdou seu lugar, liberando o processo em 2018.

A decisão do Supremo vai valer para todas as instâncias da Justiça. Os ministros vão analisar a constitucionalidade do artigo 28 da Lei nº 11.343, de 2006, sobre os atos de “comprar, guardar ou portar drogas sem autorização para consumo próprio” serem considerados crimes.

O julgamento já tem três votos a favor para deixar de se considerar crime o porte para consumo próprio: os ministros Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Edson Fachin. Do trio, somente Gilmar Mendes acredita que deveria valer para todas as drogas. E, nesta quarta, o julgamento será reiniciado com o voto do ministro Alexandre de Moraes.

 


 

Confira debate sobre o tema no Café do MyNews:

O post STF retoma julgamento de descriminalização das drogas para consumo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Dia histórico: Câmara aprova reforma tributária com ampla maioria https://canalmynews.com.br/economia/aprovacao-historica-camara-dos-deputados-aprova-reforma-tributaria-com-ampla-maioria/ Fri, 07 Jul 2023 14:13:45 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=38387 O governo obteve uma importante vitória no Congresso Nacional com a aprovação expressiva da reforma tributária durante uma sessão que se estendeu da noite de quinta-feira (6) até a madrugada de sexta-feira (7).

O post Dia histórico: Câmara aprova reforma tributária com ampla maioria apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Depois de décadas de discussões e impasses, a Câmara dos Deputados aprovou, com ampla margem, o texto da reforma tributária. A sessão do plenário começou na quinta-feira (6) e se estendeu pela madrugada de sexta (7). Após a votação dos destaques de segundo turno, a proposta será encaminhada para análise do Senado Federal.

Por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), eram necessários 308 votos favoráveis. Em primeiro turno, a reforma tributária recebeu 382 votos a favor, 118 contra e 3 abstenções. Na segunda votação, foram 375 votos a favor e 113 contra.

A proposta também foi uma importante vitória para o governo Lula no Congresso. Pelas redes sociais, o presidente escreveu: “O Brasil terá sua primeira reforma tributária do período democrático. Um momento histórico e uma grande vitória para o país”. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também comemorou no Twitter: “Depois de décadas, aprovamos uma Reforma Tributária. Democraticamente. Parecia impossível. Valeu lutar!”

O projeto, articulado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), enfrentou resistências e exigiu uma maratona de negociações políticas, intensificada nos últimos dias. Lira e os parlamentares defensores da reforma enfatizaram que o tema é de interesse do país, independentemente de governos. Eles buscaram evitar a politização em torno da proposta, afirmando que não se tratava de uma disputa entre Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi contrário à proposta.

O que diz o texto

A reforma aprovada prevê a criação de um único imposto sobre consumo, o Imposto de Valor Agregado (IVA), que substituirá cinco tributos existentes. O IVA será dual, ou seja, a Contribuição Sobre Bens e Serviços (CBS) unificará os impostos federais IPI e PIS/Cofins. Já os impostos estaduais ICMS e municipais ISS vão dar lugar ao Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS).

Outro aspecto da reforma é a criação de um Conselho Federativo, composto por representantes de estados e municípios, que será responsável pela arrecadação do IBS e pela distribuição desses recursos entre os entes federativos.

O texto-base aprovado pode ser encontrado aqui.

Confira cobertura do MyNews no Café:

O post Dia histórico: Câmara aprova reforma tributária com ampla maioria apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O Brasil de despede do dramaturgo Zé Celso Martinez https://canalmynews.com.br/mais/o-brasil-de-despede-do-dramaturgo-ze-celso-martinez/ Thu, 06 Jul 2023 16:51:35 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=38381 o dramaturgo, diretor, ator e encenador José Celso Martinez Corrêa faleceu nesta quinta-feira (6), aos 86 anos

O post O Brasil de despede do dramaturgo Zé Celso Martinez apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Ícone das artes cênicas brasileiras, o dramaturgo, diretor, ator e encenador José Celso Martinez Corrêa faleceu nesta quinta-feira (6), aos 86 anos, na capital paulista. Sua morte ocorreu após um incêndio atingir o apartamento em que ele residia. Internado no Hospital das Clínicas, infelizmente não resistiu aos ferimentos.

 

A notícia do falecimento foi confirmada pelo Teatro Oficina, companhia teatral que ele fundou em 1958. Companhia teatral reconhecida por suas montagens ousadas e provocativas. Ele trouxe o modernismo e o tropicalismo para a dramaturgia brasileira, criando um teatro experimental, político e sensorial que dialogava com diversas manifestações artísticas. Em uma emocionante homenagem, o Teatro Oficina descreveu Zé Celso, como era conhecido, como uma “forma vitoriosa do tempo” que partiu para a “morada do sol”. A perda do renomado artista deixa uma lacuna significativa no cenário cultural brasileiro.

 

Sem medo de romper com convenções e experimentar novas formas de expressão teatral,  suas peças eram uma mistura de teatro, política e experiências sensoriais – que resultava em um diálogo único entre palco e plateia. Zé Celso deixa para trás um legado de ousadia, inovação e engajamento político através do teatro. Sua contribuição para a cena teatral brasileira é inegável, e seu trabalho influenciou gerações de artistas, que foram inspirados por sua paixão e criatividade.

 

O post O Brasil de despede do dramaturgo Zé Celso Martinez apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Threads: o assunto em alta que está dominando as discussões https://canalmynews.com.br/tecnologia/threads-o-assunto-em-alta-que-esta-dominando-as-discussoes/ Thu, 06 Jul 2023 05:10:09 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=38358 Nova rede social Threads foi lançada pela Meta nesta 4ª feira, dia 5

O post Threads: o assunto em alta que está dominando as discussões apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Poucos dias após Elon Musk limitar o número de posts que os usuários do Twitter podem ter acesso, a Meta, empresa de Mark Zuckerberg, lançou a nova rede social que será concorrente direta do passarinho azul: “Threads” – já abrasileirada para trédis por alguns usuários.

Logo nas primeiras horas da noite de quarta-feira, dia 5 de julho de 2023, a nova rede recebeu uma enxurrada de novos inscritos no aplicativo, de celebridades e políticos a grandes veículos de comunicação. Muitos aproveitando a oportunidade de ‘desbravar’ a novidade, verificar como funciona e, claro, compartilhar e criar novos memes sobre o momento. E sim, o Canal MyNews participou dessa febre momentânea – será? – e já vamos compartilhar com vocês tudo o que descobrimos até agora!

O Threads permite posts com até 500 caracteres, links, até 10 fotos e vídeos de até 5 minutos, sendo possível ainda curtir, comentar e compartilhar o que outras pessoas publicaram. Os usuários têm a possibilidade de configurar quem pode responder aos seus posts – todos, apenas quem estão seguindo ou apenas as contas citadas – e tem recursos de segurança como o filtro que oculta termos específicos. Como o aplicativo é vinculado a uma conta do Instagram, os usuários que você bloqueou por lá também são bloqueados neste novo aplicativo. Uma novidade que aparenta ser saudável é a opção de “fazer uma pausa”, onde é possível programar um lembrete que informa a utilização ininterrupta dentro do tempo que foi definido: a cada 10, 20 e 30 minutos ou nunca.

A polêmica imediata é o fato de não poder, segundo os termos de uso, excluir a conta do Threads sem excluir também a conta vinculada do Instagram. A opção que existe é apenas a de desativar o perfil, desta forma a conta não será mais exibida para outros usuários.

E você, vai aderir a mais uma rede social? Se for pra lá, não deixe de nos seguir: Canal MyNews no Threads

 

Foto: Reprodução/Threads

Foto: Reprodução/Threads

O post Threads: o assunto em alta que está dominando as discussões apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Lula sanciona lei de igualdade salarial entre mulheres e homens https://canalmynews.com.br/politica/lula-sanciona-lei-de-igualdade-salarial-entre-mulheres-e-homens/ Mon, 03 Jul 2023 14:46:52 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=38314 O presidente Lula sanciona, nesta segunda (3) às 15h, a Lei nº1085

O post Lula sanciona lei de igualdade salarial entre mulheres e homens apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O presidente Lula sanciona, nesta segunda (3) às 15h, a Lei nº1085, que trata da igualdade salarial e remuneratória entre mulheres e homens. A proposta, de autoria da Presidência da República, tramitou em regime de urgência e foi aprovada por três comissões permanentes do Senado, depois de amplo acordo político.

Em declaração no último final de semana, Lula disse que vai sancionar a lei por acreditar que “a disparidade [salarial] é muito grande em todas as atividades”.

Confira abaixo atualizações:

Multa
O projeto prevê que, na hipótese de discriminação por motivo de sexo, raça, etnia, origem ou idade, o pagamento das diferenças salariais devidas não afasta o direito de quem sofreu discriminação promover ação de indenização por danos morais, considerando-se as especificidades do caso concreto.

O texto modifica a multa prevista no art. 510 da CLT, para que corresponda a dez vezes o valor do novo salário devido pelo empregador ao empregado discriminado, e eleva ao dobro no caso de reincidência, sem prejuízo de outras medidas legais. Atualmente, a multa é igual a um salário-mínimo regional, elevada ao dobro no caso de reincidência.

Relatório semestral
O projeto também obriga a publicação semestral de relatórios de transparência salarial pelas empresas (pessoas jurídicas de direito privado) com 100 ou mais empregados, observada a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei 13.709, de 2018) e dispõe que ato do Poder Executivo instituirá protocolo de fiscalização contra a discriminação salarial.

Os relatórios conterão dados e informações, publicados de forma anônima, que permitam a comparação objetiva entre salários, critérios remuneratórios e proporção de ocupação de cargos de direção, gerência e chefia preenchidos por mulheres e homens, além de informações estatísticas sobre outras possíveis desigualdades decorrentes de raça, etnia, nacionalidade e idade.

Caso seja identificada desigualdade salarial ou de critérios remuneratórios, as empresas privadas deverão criar planos de ação para mitigar essa desigualdade, com metas e prazos, garantida a participação de representantes das entidades sindicais e de representantes dos empregados nos locais de trabalho. Em caso de descumprimento das disposições, será aplicada multa administrativa no valor de até 3% da folha de salários do empregador, limitado a cem salários mínimos, sem prejuízo das demais sanções.

Combate à desigualdade
O projeto prevê, como medidas para garantia da igualdade salarial, o estabelecimento de mecanismos de transparência salarial; o incremento da fiscalização; a criação de canais específicos para denúncias de casos de discriminação salarial; a promoção de programas de inclusão no ambiente de trabalho; o fomento à capacitação e à formação de mulheres para o ingresso, a permanência e a ascensão no mercado de trabalho, em igualdade de condições com os homens.

O Poder Executivo federal disponibilizará de forma unificada, em plataforma digital de acesso público, as informações fornecidas pelas empresas, e indicadores atualizados periodicamente sobre o mercado de trabalho e renda por sexo, inclusive com indicadores de violência contra a mulher, de vagas em creches públicas, de acesso à formação técnica e superior e de serviços de saúde, bem como outros dados públicos que possam orientar a elaboração de políticas públicas.

* Com informações da Agência Senado

O post Lula sanciona lei de igualdade salarial entre mulheres e homens apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Senador Marcos Do Val se afasta da CPMI do 8 de janeiro https://canalmynews.com.br/politica/senador-marcos-do-val-se-afasta-da-cpmi-do-8-de-janeiro/ Wed, 21 Jun 2023 23:33:22 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=38163 Após sofrer mal-estar, o senador foi aconselhado pela junta médica a licenciar-se imediatamente de suas atividades parlamentares

O post Senador Marcos Do Val se afasta da CPMI do 8 de janeiro apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O senador Marcos Do Val (Podemos-ES) apresentou licença médica nesta quarta-feira (21) para afastar-se imediatamente de suas atividades parlamentares. Em decorrência disso, o senador Marcos Rogério (PL-RO) assumirá seu lugar na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro. O anúncio ocorreu após o senador ter sofrido um mal-estar na noite anterior, em seu gabinete, e ter recebido atendimento do serviço médico do Senado Federal.

De acordo com o comunicado emitido pela assessoria de imprensa, o gabinete do senador continuará aberto e funcionando normalmente – porém, não informou sobre o tempo que o parlamentar ficará de licença.

 

Abaixo, o comunicado da assessoria na íntegra:

 

COMUNICADO À IMPRENSA E AOS CAPIXABAS

Na noite da terça-feira, 20 de junho, o senador Marcos do Val teve um mal-estar em seu gabinete e foi atendido pelo serviço médico do Senado Federal. Na ocasião, foi aconselhado pela junta médica a licenciar-se IMEDIATAMENTE das suas atividades parlamentares e cuidar de sua saúde. Enquanto o senador estiver licenciado o seu gabinete continuará aberto e funcionando normalmente.

A sua atuação combativa na CPMI dos atos de 8 de janeiro também não será comprometida, pois a condição estabelecida pelo senador Marcos do Val para licenciar-se foi ser substituído como titular pelo ilustre senador Marcos Rogério (PL-RO), que mesmo não sendo do seu Partido que é detentor da vaga na CPMI, é conhecido pela sua defesa dos ideais conservadores e do Brasil. O senador Marcos do Val não tem dúvidas de que a atuação do senador Marcos Rogério dará continuidade ao trabalho ferrenho que realizou para que a CPMI fosse, enfim, instalada.

O senador Marcos do Val buscará restabelecer a sua saúde o mais breve possível, para então voltar às suas atividades parlamentares com ânimo e combatividade renovados.

 

O post Senador Marcos Do Val se afasta da CPMI do 8 de janeiro apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>