#MyNews faz 3 anos
por Beatriz Prates em 12/03/21 18:30
Hoje faz exatamente 3 anos que coloquei no ar o primeiro programa de jornalismo do MyNews – o Segunda Chamada. No dia da estreia estava tensa, claro, mas estava segura.
Uma semana antes foi diferente: eu tive medo.
Tinha ido para o Rio de Janeiro e estava montando uma equipe do zero. Do quarto de um hotel, sozinha, com uma internet não tão boa, decidia – com o aval da Mara Luquet e do Antonio Tabet -, e muitas vezes sem eles, as contratações, os cenários e a operação do canal. Quando a tensão apertava ligava pro meu marido, que não sabe nada de jornalismo ou operação de vídeo, mas que me ajudava a clarear a mente. Ali não era só o conteúdo que estava em jogo.
O piloto técnico no YouTube Space foi desastroso, como todo bom piloto deve ser. Só que tinha um agravante: praticamente ninguém da equipe se conhecia e eu também não tinha experiência de trabalho com quase ninguém. Depois que tudo deu errado, estudei cada função, anotei num caderninho o que não tinha funcionado, perguntei pros excelentes profissionais que estavam à minha volta como resolver e conversei com cada um deles. Deu certo!
Da estreia até hoje nunca deixei de sentir medo. Como a Ana Konichi, nossa diretora de produção costuma dizer, no MyNews uma semana parece um mês. Começamos o canal com três programas semanais gravados e redes sociais. Hoje temos três lives diárias, cinco programas semanais, newsletters, site e programa de membros. A cada estreia e a cada projeto novo tem sempre um frio na barriga e o trabalho de entender os erros para evoluir e acertar. A diferença é que hoje somos uma equipe super unida e altamente profissional que entende a necessidade dessa constante renovação. A nossa mudança na pandemia, por exemplo, de gravações no estúdio para gravação remota, foi feita em tempo recorde: uma semana.
Nesses três anos, em paralelo ao conteúdo e à operação, me aventurei também em outras áreas do negócio. Fomos selecionados quatro vezes na captação de projetos para investimento em jornalismo do Google e do YouTube. Também me enveredei nos projetos de parceria comercial. E agora, no programa de membros. Para todas essas atividades novas, que exigem muita preparação e estudo, tive que me redescobrir e aprendi que praticamente tudo é possível desde que você esteja disposto a fazer. Disposto a correr o risco de errar, olhar para seu erro e tentar novamente.
Não me esqueço do dia que liguei para a Mara, praticamente chorando, porque uma operação em Brasília não tinha dado certo. Eu estava arrasada e ela me aliviou. “Bia, o que estamos fazendo ninguém nunca fez. Faz parte da inovação errar”. Desde esse dia trabalho melhor com a possibilidade do erro.
E isso, claro, não quer dizer de maneira nenhuma ser menos profissional. Nossa equipe prima pela qualidade da informação, que é, claro, a nossa alma.
Aliás a nossa alma, pra quem não sabe, tem um forte lado feminino. O MyNews é liderado por mulheres. E temos mulheres na direção de todos os programas. Pessoas incríveis, inteligentes e super capazes.
Num momento em que o jornalismo está sendo tão atacado e ao mesmo tempo é tão necessário é importante celebrar essa conquista do canal de chegar aos 3 anos firme, forte e com tantos reconhecimentos e prêmios. E também agradecer a todos que participaram de alguma forma do projeto, aos que acreditaram e investiram e aos que assistem ao canal e leem este site.
Ainda temos um longo caminho pela frente para realizar todos os nossos projetos e sonhos, que são muitos. Vou encerrar com uma frase roubada da Luciana Festi, nossa diretora de operações, dita a propósito num desses momentos frio na barriga do MyNews, “pra gente nada é impossível”.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR