Presidente do Senado afirma que ONS “apoderou-se das águas brasileiras” e que seca em Furnas é “inaceitável”
por Vitor Hugo Gonçalves em 28/05/21 15:40
Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente do Senado Federal, afirmou nesta sexta-feira (28) que a atual política energética brasileira é “sem ideias”, projetada de maneira que “não planeja e não pensa em médio e longo prazo”. O senador disse ainda que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) “apoderou-se das águas brasileiras para o seu propósito único de geração de energia”.
Em seu perfil no Twitter, Pacheco reiterou a associação entre o órgão e o Ministério de Minas e Energia, argumentando que a logística empregada afeta diversos setores essenciais para determinadas comunidades e para o desenvolvimento nacional.
“[A política energética] reduz os níveis de água, o que sacrifica o abastecimento, o turismo, a navegação, a agropecuária, a piscicultura e o meio ambiente”, afirmou.
O presidente do Senado confirmou também a previsão de esgotamento dos reservatórios que compõem o sistema de Furnas, em Minas Gerais. Para Pacheco essa projeção é inaceitável, “ainda mais depois dos acordos feitos com a bancada federal do Estado”.
Nesta sexta-feira (28), o governo federal emitiu um alerta de emergência hídrica para a região da bacia do Rio Paraná, que abrange cinco estados (Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná). O comunicado de atenção deve se estender até setembro deste ano.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR