Dados mostram maior desmatamento para o mês de maio desde o início do monitoramento do Inpe
por Juliana Braga em 04/06/21 14:59
Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nesta sexta-feira (4) mostram um desmatamento recorde em maio. Até o dia 28, foram 1.180 km quadrados devastadados, um aumento de 41% em relação ao mesmo período do ano passado, e o maior desde o início da série do Deter-B, em 2016.
De acordo com o secretário-executivo do Observatório do Clima, Márcio Astrini, o fato dsse recorde ter sido verificado em maio é preocupante porque o país está somente no início do período de seca. Ele afirma que o fato de o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, estar sendo investigado por contrabando de madeira ilegal, é um fator adicional de preocupação.
“O ministro do Meio Ambiente está sendo investigado pela Polícia Federal por estar do lado de quem desmata a floresta. Então você imagina: quem deveria, neste momento, estar escandalizado com esses números, tomando providências e traçando planos de ação para salvar a Amazônia e combater o crime ambiental, está sendo acusado pela polícia por estar do lado dos criminosos”, avalia.
O secretário-executivo do Observatório do Clima afirma que quem acompanha a Amazônia vê que ela está “completamente abandonada, largada à própria sorte”. “Se vai haver aumento ou redução no desmatamento, quem vai dizer isso não é mais o governo, são os criminosos ambientais. Vai depender muito da vontade deles de investir seus milhões para promover a destruição ambiental, a grilagem de terras, a retirada de madeira ilegal”, sustenta.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR