Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

AMÉRICA LATINA

Helicóptero do presidente da Colômbia é atingido por tiros

Ivan Duque fala em atentado. Ninguém ficou ferido

por Thiago Fidelix em 26/06/21 14:50

O helicóptero que transportava o presidente da Colômbia, Ivan Duque, foi atingido por três tiros de fuzil. Os disparos aconteceram nesta sexta-feira (25), quando a aeronave estava prestes a aterrissar em Cútuca, região próxima da fronteira com a Venezuela. 

A comitiva do presidente contava com o ministro da Defesa, Diego Molano, o ministro do Interior, Daniel Palacios, e o governador do Norte de Santander, Silvano Serrano. 

Presidente da Colômbia, Ivan Duque, na posse. Foto: Marco Miranda / Presidencia de la República

“Tanto o dispositivo aéreo como a capacidade da aeronave evitaram que o ataque fosse letal”, enfatizou Duque. A aeronave Black Hawk teve a cauda e a hélice atingidas.

O atentado não gerou vítimas ou feridos, mas o ato causou a indignação das autoridades colombianas. “Reiteramos: como governo não vamos retroceder um só minuto, um só dia, na luta contra o narcotráfico, o terrorismo e os organismos de criminalidade organizada que atuam neste país”, disse Duque.

As investigações ainda não conseguiram concluir se a origem dos disparos partiram do próprio país ou da Venezuela. O governo afirma que naquela região existem ex-membros escondidos das FARC e rebeldes do Exército de Libertação Nacional.

Repercussão

Após a confirmação do ataque, diversas autoridades políticas do país se manifestaram repudiando o fato ocorrido e prestaram solidariedade ao presidente Ivan Duque. O ex-presidente Álvaro Uribe enviou mensagem de apoio ao afilhado político.

“O presidente Duque e os membros de sua comitiva saíram ilesos. Graças a Deus”, disse Uribe. 

Gustavo Pedro, um conhecido opositor do presidente, repudiou o ataque: “Quaisquer que sejam as distâncias que nos separam, rejeito o ataque ao presidente. Uma democracia consiste em ninguém morrer por suas ideias “, disse ele.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Estados Unidos, União Europeia e a missão da ONU na Colômbia também condenaram o ataque.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR