Política

Casos de corrupção

Em críticas à CPI, chefe da Aeronáutica afirma que “homem armado não ameaça”

Carlos de Almeida Baptista Junior classifica posicionamento de Aziz como um ataque às instituições militares. Tenente-brigadeiro afirma que Comissão generaliza esquemas de corrupção

por Vitor Hugo Gonçalves em 09/07/21 12:13

Carlos de Almeida Baptista Junior, tenente-brigadeiro da Aeronáutica, afirmou em entrevista ao jornal ‘O Globo’ que o estabelecimento de relações entre os militares e as suspeitas de corrupção investigadas na CPI da Pandemia tem causado desconforto à instituição. Além das críticas diretas sobre a maneira como a Comissão vem sendo conduzida, o militar declarou que as Forças Armadas não irão tolerar a associação de seus membros com supostas ilegalidades.

Carlos de Almeida Baptista Junior, tenente-brigadeiro da Aeronáutica.
Carlos de Almeida Baptista Junior, tenente-brigadeiro da Aeronáutica. Foto: Sgt. Johnson Barros (FAB).

Durante o depoimento do ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias, na última quarta-feira (7), Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI, disse que “os bons das Forças Armadas devem estar muito envergonhados com algumas pessoas que hoje estão na mídia.” […] “Fazia muitos anos que o Brasil não via membros do lado podre das Forças Armadas envolvidos com falcatrua dentro do Governo”.

Ainda na quarta, o Ministério da Defesa e os comandantes das Forças repudiaram o posicionamento do senador. Em nota oficial, alegaram que Aziz fez declarações “desrespeitando as Forças Amadas e generalizando esquemas de corrupção”. O comunicado, assinado pelos comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica e pelo ministro Walter Braga Netto reiterou também que a corporação não aceitará “qualquer ataque leviano às instituições que defendem a democracia e a liberdade do povo brasileiro”.

Na entrevista, Baptista expressou seu descontentamento com Aziz, e explicou que comentários críticos aos militares já ocorreram antes, “particularmente em relação ao general [Eduardo] Pazuello e ao Elcio [Franco]”. O tenente complementou dizendo que “a CPI acontece para levantar os fatos e as possíveis responsabilidades, mas a gente precisa saber que é um inquérito, é uma fase investigativa”.

Questionado acerca dos mecanismos legais de resposta às declarações citadas, Baptista afirmou que “homem armado não ameaça”, enfatizando que a nota emitida foi em prol do respeito às instituições e não uma advertência ao senador: “Nós precisamos entender que o ataque pessoal do senador à instituição militar não é cabível a alguém que deseje ser tratado como Vossa Excelência. Porque nós somos autoridades. O comportamento de cada um de nós, das autoridades, exige ponderação e entendimento do todo. E essa disputa política do país é normal, mas sinto ser em tão baixo nível, em nível muito raso”.

Sobre os casos investigados pela Comissão, Baptista disse rechaçar a corrupção e que o Senado deve apurar, dentro dos devidos processos, as culpabilidades, “doa a quem doer”. O tenente-brigadeiro reforçou que as Forças Armadas não possuem qualquer intenção de proteger ninguém que está à margem da lei. O estado democrático de direito, que é uma unanimidade da sociedade, exige que os princípios legais sejam seguidos. E que ninguém seja julgado prematuramente. Mas, uma vez comprovado que agiu à margem da lei, que cada um pague na forma da lei”.

Por fim, referindo-se à possibilidade de golpe, levantada em algumas interpretações da nota, o militar garantiu que as instituições militares “continuam com seu princípio legalista e de acatamento à Constituição”.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR