Leandro Benincá, criador da comunidade Um A Menos Na Poupança, diz que ouro é mais procurado em momentos de crise econômica
por Luciana Tortorello em 29/07/21 14:27
Quando o surfista brasileiro Ítalo Ferreira ganhou a primeira medalha do ouro nas Olimpíadas de Tóquio na da última terça (27), entrou para a história por ser o primeiro a ganhar o ouro nesta modalidade, que passou a ser considerada esporte olímpico a partir desta edição dos Jogos Olímpicos. Além de ser um “assunto olímpico”, o ouro também é ativo para investimento e muitas pessoas optam pelo metal como uma forma segura de obter ganhos. O MyNews Investe falou com Leandro Benincá, educador financeiro e criador da comunidade Um A Menos Na Poupança, que esclareceu tudo sobre os investimentos em ouro.
“A gente segue um padrão de ouro, que é da bolsa americana. Existe um ‘comex’ lá – que é um índice feito na bolsa americana, em cima do preço do metal do ouro. Ele vale pela sua raridade; quanto mais raro, mais caro, e quando aumenta a demanda, vai ficando mais raro e vai ficando mais caro. A gente segue esse preço lá da Bolsa de Nova York e esse índice é aplicado no mundo inteiro”, explica Benincá.
O educador financeiro observa que em momentos de incerteza, as pessoas tendem a procurar por investimentos considerados seguros. Como o ouro e seu mercado já existem há pelo menos quatro séculos, as pessoas correm atrás de investir em um ativo mais seguro, pensando num negócio antigo e que teria seu valor mais estável.
A busca pelo metal enquanto ativo financeiro seguro acaba redundando na sua valorização e na atração de outros investidores em busca apenas da rentabilidade – num fluxo contínuo. Benincá explica que o efeito colateral dessa “corrida” é uma valorização ainda maior do metal.
Ele explica que qualquer pessoa pode investir em ouro, em corretoras brasileiras e internacionais. O investimento pode ser pequeno, a partir de 0,225g, ou um grande investimento; depende do contrato acertado com a corretora escolhida, ou diretamente na Bolsa de Valores de Nova York.
Também é possível investir em ouro através de um fundo nacional (ETFs), chamado de Gold11 – cujo valor é atrelado ao índice do ouro na Bolsa de Nova York. Nessa modalidade, 95% do valor ficam atrelados ao preço do ouro no mercado internacional e 5% são considerados como fundo de renda fixa para movimentação.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR