Brasil foi o 12º no quadro de medalhas, superando Rio-2016. EUA e China fazem disputa até última medalha pelo topo do ranking
por Hermínio Bernardo em 08/08/21 13:48
O Brasil encerrou a sua participação na olimpíada de Tóquio na décima segunda colocação. Com sete ouros, seis pratas e oito bronzes, a delegação brasileira conquistou 21 medalhas no total. No melhor desempenho da história, foram duas medalhas a mais que na última olimpíada e uma colocação acima no quadro de medalhas.
No último dia de competição, o Brasil conquistou duas medalhas de prata. A seleção feminina de vôlei foi dominada pela seleção americana e derrotada por 3 sets a 0 na final. A outra prata veio com Bia Ferreira no boxe. Ela foi derrotada pela irlandesa Kellie Harrington por decisão unânime dos juízes na final da categoria até 60kg.
Além da melhor posição no ranking e do maior número de medalhas, o Brasil igualou o recorde de ouros com sete títulos em Tóquio. As principais modalidades foram boxe, surfe e skate com três medalhas cada. A decepção ficou pelo vôlei. A prata da seleção feminina foi a única medalha conquistada. A masculina ficou na quarta colocação e fora do pódio. Na praia, o Brasil não conseguiu nenhuma medalha, fato inédito desde que o esporte se tornou olímpico em 1996.
As sete medalhas de ouro do Brasil vieram com futebol masculino, com Isaquias Queiroz (canoagem), Hebert Conceição (boxe), Ítalo Ferreira (surfe), Rebeca Andrade (ginástica), Martine Grael/Kahena Kunze (vela) e Ana Marcela Cunha (maratona aquática).
As pratas foram para vôlei feminino, Bia Ferreira (boxe), Rebeca Andrade (ginástica), Pedro Barros (skate park), Rayssa Leal e Kelvin Hoefler (ambos no skate street).
Já as oito medalhas de bronze foram conquistadas por Alison dos Santos (400m com barreiras), Thiago Braz (salto com vara), Abner Teixeira (boxe), Mayra Aguiar (judô) Daniel Cargnin (judô), Bruno Fratus (natação) Fernando Scheffer (natação) e a dupla Luisa Stefani/Laura Pigossi (tênis).
A medalha conquistada pelas americanas no vôlei foi a última dos Estados Unidos e garantiu a liderança do quadro de medalhas. Os Estados Unidos conquistaram 39 ouros e viraram a disputa com a China, que levou 38. Esta é a menor diferença entre os dois primeiros colocados desde a olimpíada de 1912 em Estocolmo. Nesta edição, a Suécia que era o país-sede levou 24 ouros contra 25 dos Estados Unidos.
Em Tóquio, Japão, Grã Bretanha e o Comitê Russo completaram o top-5 do quadro de medalhas. Os japoneses também tiveram a melhor campanha da história, com destaque para 9 ouros no judô.
Entre os dez primeiros, a Austrália ficou em sexto lugar graças ao desempenho em esportes aquáticos. A novidade foi a Holanda na sétima colocação – o país foi o décimo primeiro no Rio de Janeiro. O top-10 foi completado por europeus: França, Alemanha e Itália.
A próxima olimpíada será disputada em Paris (França), em 2024. Outras duas sedes já estão definidas: Los Angeles (EUA) em 2028 e Brisbane (Austrália) em 2032.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR