Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

MyNews Investe

Futuro da arte? Uma das maiores feiras de arte da América Latina terá NFTs pela 1ª vez

ArtRio, que acontece em setembro no Rio de Janeiro, terá espaço dedicado à arte digital, com NFTs, tokens não-fungíveis

por Juliana Causin em 22/08/21 11:58

Um dos principais eventos de arte da América Latina, o ArtRio terá pela primeira vez em 11 anos um espaço dedicado à arte digital, com obras validadas por NFTs. O estande dedicado à criptoarte é organizado pela Metaverse Agency, primeira galeria brasileira focada em arte digital.

O NFT é a sigla em inglês para token não-fungível. A tecnologia permite a compra e validação da propriedade de arquivos digitais, a partir de um código. Na prática, o NFT funciona como uma chave, um token, que garante a autenticidade e a validade de arquivo virtual. Para isso, o ativo usa a tecnologia blockchain, a mesma que permitiu o nascimento do bitcoin e outras criptomoedas. Este ano, memes que há anos são sucessos na internet foram leiloados por milhões de dólares a partir dos NFTs.

No caso do ArtRio, as obras digitais serão expostas em monitores no evento, com o artistas pioneiros da criptoarte brasileira, como Vamoss, Monica Rizzolli e Rejane Cantoni, referência no trabalho com arte e tecnologia e primeira artista do país a criar uma instalação em NFT.

Artistas internacionais também participam do estande. É o caso de Javier Arrez, criptoartista espanhol ganhador da Bienal de Arte de Londres, e também o alemão Mario Klingemann, com trabalhos que incluem o uso de redes neurais, códigos e algoritmos, entre outros. A feira acontece em setembro, de maneira híbrida na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

Apollo, da Série Tekhne, do artista Vamoss

Obras de arte do futuro?

“Mais do que obras de artes do futuro, o NFT é na verdade o registro de propriedade do futuro. Quando você pensa em uma arte digital ou em um meme, o NFT não é exatamente o asset em si, ele é uma porta, uma chave, que dá acesso àquele asset. Ele é um certificado de posse. O que tem acontecido é que cada vez mais diversas indústrias – de arte, música, meme – tem adotado o NFT como justamente esse protocolo de posse”, explica Daniel Peres, CEO da Tropix, marketplace de obras digitais.

Segundo Peres, o mercado dos NFTs movimentou este ano US$ 2,5 bilhões. No ano passado inteiro, a quantia foi de US$ 250 milhões. Dessa movimentação, 43% foram de negócios envolvendo arte. “O NFT é uma escritura possível para diversas indústrias, produzindo benefícios específicos para cada uma delas”, diz ele.

MyNews Investe é um programa sobre economia, finanças e investimentos. De segunda a sexta, a partir do meio-dia, no Canal MyNews, com apresentação de Mara Luquet e Juliana Causin

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR