Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

PANDEMIA

Covid-19: com 55% da população adulta com a 1ª dose, é cedo para falar em 3ª dose da vacina no Brasil

Avanço da variante Delta do Covid-19 e avanço lento da vacinação torna expectativa de 3ª dose precipitada

por Juliana Cavalcanti em 20/08/21 20:12

Apesar de ainda não ter anunciado uma data, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, já anunciou que o Brasil aplicará uma terceira dose de vacinas contra o Covid-19 em profissionais de saúde e idosos. A dose extra está sendo vista como necessária para proteger pessoas mais vulneráveis da variante Delta do novo coronavírus. Falar numa terceira dose quando apenas metade da população tomou a primeira dose de alguma das vacinas aplicadas no país pode ser precipitado, quando o país ainda está enfrentando números elevados de internações e mortes pela doença.

O pesquisador Isaac Schrarstzhaupt, em entrevista ao Quinta Chamada, considerou preocupante anunciar uma terceira dose nesta fase da vacinação no país. “O que eu sempre acho é que a gente teria que fazer o máximo para vacinar todo mundo e vacinar com a terceira dose quem precisa. A gente está começando a ver no Brasil o aumento da variante Delta e já sabe que em mais de 130 países houve uma onda de aumento de casos. Alguns, com menos agravamento e óbito, por conta do avanço da vacinação”, considerou Schrarstzhaupt, lembrando que países como a Indonésia – que ainda estão com poucas pessoas vacinadas, enfrentaram uma terceira onda da doença tão devastadora quanto as demais.

“Em países como o Reino Unido e os Estados Unidos – onde 50% da população já está vacinada, houve um aumento das hospitalizações numa proporção bem menor do que se não tivesse vacina. Isso por que a transmissão não está sendo combatida. Eu advogo para a gente tentar acelerar ao máximo a distribuição das vacinas”, completou o pesquisador.

Informações sobre vacinação e sobre a pandemia do Covid-19 deveriam ser mais difundidas

O jornalista Salvador Nogueira pontuou que ainda falta informação das pessoas sobre a vacinação. Essa falta de informação pode ser um dos motivos que levou um homem no Rio de Janeiro a tomar cinco doses de vacinas diferentes contra o Covid-19. Ele foi descoberto através de uma investigação da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, após ir a um posto de vacinação na tentativa de tomar uma sexta dose de m dos imunizantes.

Ao todo, este morador tomou duas doses da Pfizer, duas doses da CoronaVac e uma dose da AstraZeneca. Ele tentava tomar a segunda dose da AstraZeneca quando foi descoberto pela equipe de saúde. Ao contrário do que possa parecer, esta pessoa não está “superimunizada” e pode até ter algum problema de saúde por ter tomado tantas vacinas diferentes. Essa foi a consideração que a química e professora Bárbara Carine enfatizou para destacar que mais informações sobre vacinação deveriam ser difundidas na sociedade.

“Além de ser um problema coletivo, porque a gente está enfrentando falta de vacinas em alguns lugares, e a atitude dessa pessoa mostra uma falta de preocupação com o outro, acredito que também é fruto da desinformação. A gente desenvolve anticorpos através desse corpo estranho que é introduzido em nosso corpo. Na química tem uma coisa muitíssimo importante: a concentração. (…) Seja para as doses da vacina, que são doses cientificamente estudadas (…), seja na indústria farmacêutica, que estabelece a síntese dos princípios ativos suportáveis para o corpo humano. É importante ter muito cuidado com as quantidades de medicamentos ou qualquer substância que a gente introduz no nosso corpo”, explicou a professora.

Salvador Nogueira acrescentou que, na prática, a diferença de imunização que esta pessoa terá, não é suficiente para concorrer com o risco de se vacinar tantas vezes, com imunizantes diferentes, sem seguir as orientações dos cientistas e da medicina.

O Quinta Chamada tem apresentação de Cecília Oliveira e toda semana traz temas interessantes sobre conhecimento e divulgação científica. Às quintas, a partir das 20h30, no Canal MyNews

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR