Ivanildo Gonçalves disse que cumpria ordens do setor financeiro da VTClog e que foi ao Ministério da Saúde algumas vezes
por Hermínio Bernardo em 01/09/21 19:31
O motoboy da VTClog Ivanildo Gonçalves prestou depoimento nesta quarta-feira (1º) à CPI da Pandemia. Ivanildo disse que cumpria ordens do setor financeiro da empresa. Ele contou que ia ao banco, sacava valores e pagava boletos. No total, o motoboy movimentou quase R$ 5 milhões. A CPI exibiu uma lista com os valores de saques feitos por ele. Um dos saques chegou a R$ 430 mil.
O motoboy também disse que foi algumas vezes ao Ministério da Saúde para levar documentos. Ele contou que numa das vezes levou um pen-drive e entregou o dispositivo no 4º andar do Ministério, local do departamento de logística onde trabalhava o ex-diretor Roberto Dias.
Segundo o registro da portaria do Ministério da Saúde, Ivanildo foi duas vezes ao prédio. No fim do depoimento, os senadores perguntaram se o motoboy poderia voluntariamente entregar o celular dele. Como ele negou, os senadores aprovaram um requerimento e pediram à Justiça busca e apreensão do aparelho telefônico, além da quebra dos sigilos telefônico, telemático, bancário e fiscal.
O depoimento do motoboy deveria ter acontecido nesta terça (31), mas a defesa de Ivanildo conseguiu um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para que ele não depusesse. Mesmo com o habeas corpus, os advogados mudaram a estratégia e o Ivanildo Gonçalves realizou o depoimento nesta quarta.
O depoimento que estava agendado para hoje seria o do advogado Marcos Tolentino – apontado como sócio oculto do FIB Bank. Tolentino informou à CPI que está internado num hospital e, por isso, não compareceu. O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), pediu um boletim médico para checar o estado de saúde dele. Aziz disse que o advogado pode ter fugido nesta quarta, mas uma hora ele terá de ir à CPI.
O relator da CPI, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), incluiu nove pessoas na lista de investigados pela CPI. O relator vê indícios de crimes dessas pessoas, mas não detalhou cada um.
Na lista estão o ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni (DEM-RS); o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), o PM Luiz Dominguetti e o empresário Luciano Hang.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR