Investimentos de impacto socioambiental aliam algum risco, retorno financeiro e transformações positivas para a sociedade
por Luciana Tortorello em 01/09/21 19:05
Você sabe o que acontece com o dinheiro que você investe comprando um título público? Ou ainda comprando um CRI ou um CRA. Quando você investe em qualquer ativo, você está basicamente “emprestando” dinheiro para o setor ao qual o ativo pertence. Pensando nisso, cada vez mais corretoras têm criado investimentos de impacto – investimentos que gerem benefício socioambiental juntamente com rentabilidade e lucro.
É o caso do Grupo Gaia, corretora que começou com investimentos tradicionais, mas que agora tem como meta criar cada vez mais investimentos de impacto. É o que explica João Paulo Pacifico, CEO do grupo.
“Quando você está investindo em algo, o dinheiro não fica morto; ele tá fazendo algo e algo bom para o mundo ou ruim para o mundo? A Gaia que veio do tradicional mercado financeiro e começou a pensar como usar o dinheiro no mercado financeiro, assim como uma faca, que você pode usar para o bem ou para o mal. No mercado financeiro é da mesma forma. Por isso a gente veio nessa toada e criou um novo negócio: a Gaia Impacto – onde eu me dedico hoje quase 100% do tempo a trazer o impacto para os investimentos”, explica João Paulo Pacífico.
O CEO continua e diz que ter esse tipo de investimento não é uma doação, é uma equação boa de risco, retorno e impacto e que o dinheiro nesse tipo de investimento flui para trazer algo bom para o planeta. “Vai causar impacto direto. O dinheiro está indo para algo que está fomentando uma coisa boa no mundo. Isso é incrível, dá uma sensação de felicidade porque você está contribuindo com algo maior do que você”.
O grande desafio que ainda existe para o investimento de impacto é conseguir criar produtos financeiros com aporte inicial com 100 ou com 10 milhões de reais, já que o mercado ainda é visto por muitos como lugar para pessoas com muito dinheiro para investir. “Esse é um grande desafio. Não é fácil, é muito complexo porque o mercado não foi feito dessa forma; a gente está hackeando o mercado por dentro para mudar isso”, define o CEO da Gaia Impacto.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR