Saúde diz que entrega de vacinas AstraZeneca está em dia e que São Paulo teria descumprido Plano Nacional de Operacionalização. Fiocruz deve entregar 15 milhões de doses até o fim do mês
por Juliana Cavalcanti em 11/09/21 12:29
Com a falta de vacinas AstraZeneca no Estado de São Paulo em praticamente todos os postos de vacinação contra a Covid-19 e a justificativa do governo estadual de não ter recebido cerca de 1 milhão de doses por parte do Ministério da Saúde, o estado anunciou que aplicará a vacina da Pfizer nas pessoas que estiverem com a segunda dose do imunizante atrasada, entre os dias 1 e 15 de setembro.
Através de nota divulgada nesta sexta (10), o Ministério da Saúde negou qualquer atraso no cronograma de entrega de vacinas da AstraZeneca para o Estado de São Paulo e explicou a falta do imunizante com um possível descumprimento do Plano Nacional de Operacionalização (PNO) por parte do governo estadual.
Na nota, o Ministério da Saúde informa que foram entregues 12,4 milhões de doses para o cumprimento da primeira etapa de vacinação no estado e 9,2 milhões para a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca. Segundo o Ministério, São Paulo aplicou a dose 1 em 13,99 milhões de pessoas, enquanto 6,67 milhões já receberam a segunda dose do imunizante fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz. O total de 2,8 milhões de doses não foram enviadas porque o prazo de intervalo entre a primeira e a segunda dose só se dará no final do mês. As informações sobre a aplicação de vacinas foram retiradas do sistema LocalizaSUS.
Além de São Paulo, estariam com risco de desabastecimento da vacina AstraZeneca outros quatro estados: Rio Grande do Norte, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Na primeira semana de setembro, o governo do Estado de São Paulo já havia se queixado de envio insuficiente de vacinas da Pfizer. Nesta ocasião, segundo o Ministério da Saúde, o que aconteceu foi uma compensação na distribuição de vacinas, visando equalizar a vacinação nos diferentes estados.
A Fiocruz recebeu um novo lote de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a vacina contra a Covid-19 no dia 3 de setembro. Segundo a Fundação, o lote é suficiente para produzir 4,5 milhões de doses da vacina AstraZêneca. Somadas a duas remessas realizadas no mês de agosto, a Fiocruz tem planejamento de entregar até o final de setembro 15 milhões de doses do imunizante ao Ministério da Saúde.
Desde o início de 2021, a Fiocruz já entregou 91,9 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Da chegada do IFA à entrega da vacina são necessárias três semanas, incluindo o período de controle de qualidade.
De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Fiocruz no início de setembro, houve redução do número de óbitos por Covid-19 e no número de casos da doença, o que demonstra que a campanha de vacinação está alcançando os principais objetivos. A Fundação alerta, entretanto, que não tem como avaliar se há uma redução na transmissão da doença, “pois os testes de diagnóstico têm sido voltados principalmente para pessoas com suspeita de infecção e sintomas que oferecem risco aos pacientes”.
O número de infectados assintomáticos e de casos leves pode ser bastante superior aos valores reportados oficialmente. O Brasil registrou até agora 586 mil mortes provocadas pelo Covid-19 e 21 milhões de casos da doença. Em todo o mundo, 4,55 milhões de pessoas já morreram por conta da doença, com um total de 219 milhões de casos registrados oficialmente.
De acordo com o LocalizaSUS, o Brasil já aplicou 208,2 milhões de doses de vacinas, com 71,3 milhões de pessoas vacinadas com as duas doses ou com a dose única, ou 33% da população totalmente imunizada contra o novo coronavírus.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR