Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

MyNews Investe

Apenas 2 empresas se interessam por leilão de blocos de petróleo e gás natural

Cinco dos 92 blocos ofertados para a exploração de petróleo e gás foram arrematados nesta quinta

por Juliana Cavalcanti em 08/10/21 17:31

Somente cinco blocos, dos 92 ofertados para exploração de petróleo e gás natural, foram arrematados na 17ª Rodada licitações de blocos exploratórios da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Bicombustíveis (ANP). Foi a pior rodada em relação a número de participantes e área arrematadas desde 1999, quando ocorreu a primeira.

Shell e Ecopetrol foram as únicas empresas que apresentaram ofertas, apesar de mais de nove estarem inscritas. Durante o leilão, foram arrematados dois blocos do setor SS-AP4 e três blocos do setor SS-AUP4, na Bacia de Santos. Os blocos das bacias Potiguar, Pelotas e Campos não atraíram investidores.

O leilão trouxe aos cofres públicas R$ 37 milhões em bônus de assinatura, com a previsão de investimentos em R$ 136 milhões.

De acordo com a ANP, os blocos que não receberam ofertas serão incluídos na Oferta Permanente.

Operação da Petrobras no Rio de Janeiro. Foto: Petrobras/ Agencia Brasil
Operação da Petrobras no Rio de Janeiro. Foto: Petrobras/ Agencia Brasil

Questões ambientais não podem ser mais ignoradas na exploração de petróleo e gás natural

O pesquisador do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), Henrique Jäger, considerou um fracasso o resultado do leilão. De acordo com Jäger, três fatores contribuíram o resultado: “a aceleração do calendário de leilões, que desconsidera as mudanças na conjuntura da indústria, e estágio de desenvolvimento da indústria; os riscos ambientais envolvidos em algumas regiões, mais especificamente em Pelotas e Potiguar; e o fato de alguns setores oferecidos no leilão terem blocos que já foram leiloados anteriormente, o que exigiria acordos de unitização que aumentam o risco para potenciais interessados”.

Para o pesquisador do Ineep “a ANP e o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) terão de repensar suas estratégias com relação aos futuros leilões de blocos”. “Questões ambientais não podem mais ser desconsideradas ou tratadas de forma displicente como foi observado na 17°rodada”, avaliou.

* Com informações do Ineep

Entenda como foi a 17ª rodada de blocos exploratórios da ANP no MyNews Investe, no Canal MyNews

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR