Em uma situação de pura miséria moral que a guerra escancara, a única solução é o protagonismo racional do ser humano.
por Felipe Gabriel Schultze* em 07/03/22 11:44
Combatente de guerra. Foto: Army Amber (Pixabay)
A miséria moral talvez tenha sido a grande vitoriosa da guerra. O show de horrores descortinado nos últimos anos deixaria qualquer pessimista ou niilista orgulhoso. Sinto-me observando as previsões mais sombrias concretizado-se. O argumento do ser humano como sujeito racional caiu por terra. Neste momento, se a razão fosse um colete à prova de balas, o sujeito que estivesse dependendo dela estaria sangrando.
O ser humano, quando colocado em teste por uma pandemia, mostrou-se negacionista. Números expressivos de pessoas demonstraram preferência à morte do que à ciência. Quando Putin surge para tomar posse de um pedaço de Terra e bombardear civis, estrangeiros vão à Terra saqueada para falar sobre as mulheres pobres e seus sorrisos.
As mortes geradas por essas situações poderiam ter sido evitadas ou amenizadas pelo uso da razão. Veja, se a população em massa compartilhasse a crença na ciência, seguindo as instruções dos médicos e principalmente apoiado medidas sanitárias, não teríamos o número de mortes que temos hoje no país por conta da pandemia.
Se o diálogo fosse uma defesa forte e utilizado por líderes da união europeia, talvez a guerra teria sido evitada. Não acredito que a guerra tenha começado de um dia para outro como os bombardeios começaram. Faltaram líderes defendendo o diálogo e o bom senso. Faltaram líderes menos maniqueístas e com mais espírito de união. Faltou o uso da razão.
O ser humano precisa deixar suas infantilidades de lado e se tornar protagonista diante das adversidades de nossos tempos. Ele precisa ser um protagonista racional.
Fala-se que o homem é composto pelo nada em seu miolo há suas experiências e projeções que o modelam. Talvez essa visão seja muito otimista. Talvez o homem seja um animal irracional que aprendeu a criar armas, a acumular posses e causar dor.
*As opiniões das colunas são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a visão do Canal MyNews
Quem é Felipe Gabriel Schultze?
Bacharel em direito, licenciado em história, especialista em direito pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst) e mestrando em ciências da educação.
O Você Colunista é um espaço no qual os membros do MyNews podem publicar seus textos no site oficial do canal. Aqui trabalhamos juntos! Se ainda não é membro, conheça os benefícios e venha para o time!
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR