Política

ARTICULAÇÃO POLÍTICA

MBL deve decidir se quer política responsável ou sensacionalista

Fundado em 2014, Movimento Brasil Livre (MBL) não deve chegar ao fim por causa da polêmica envolvendo 'Mamãe Falei, segundo avaliação do filósofo e interlocutor do grupo Joel Pinheiro.

por Julia Melo em 14/03/22 13:56

Bandeira do Movimento Brasil Livre (MBL). Foto: Valter Campanato (Agência Brasil)

Desde o rompimento com o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), ação vista a partir de 2019, o Movimento Brasil Livre (MBL) busca entender se vai ficar do lado de uma política responsável, que busca diálogo e negociação ou se repetirá a mobilização sensacionalista e “gritalhona”. É nisso que acredita o economista e filósofo Joel Pinheiro, que se define como um interlocutor do grupo.

LEIA TAMBÉM:

Em entrevista ao Café do MyNews desta segunda-feira (14), Pinheiro comentou sobre estratégias e ações e fez críticas e elogios a integrantes do grupo de direita. Segundo ele, o rompimento com o presidente da República marcou o início de mais moderação do MBL. Mas o vazamento dos áudios sexistas do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) e a reação do coordenador do grupo Renan Santos, que gritou numa live contra a cassação de do Val mostram uma dificuldade persistente em se posicionar mais ou menos longe do extremismo. 

O filósofo acredita que a forte presença digital do grupo, parte vital de sua popularidade, depende muito da linha sensacionalista. “Esse tipo de comunicação está muito ligado a um jeito de proceder também. Um jeito às vezes sensacionalista, beirando o extremismo, levando as pessoas ao radicalismo, à histeria quase total na sua comunicação. Acusando as pessoas, com muito oportunismo, às vezes sem provas. Eu lembro, dessa fase supostamente mais democrática e madura do MBL, a campanha feita sem provas contra o padre Júlio Lancellotti aqui de São Paulo”, afirmou Joel Pinheiro. 

Economista e filósofo Joel Pinheiro. Foto: Acervo pessoal (Joel Pinheiro)

Em 2020, quando era candidato do Patriota à prefeitura de São Paulo, Arthur do Val gravou vídeos em que acusou o padre Júlio Lancellotti de fomentar o tráfico de drogas na capital paulista. Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo e conhecido pelas ações humanitárias feitas à população de rua, foi chamado de “cafetão da miséria” pelo deputado. A Justiça Eleitoral ordenou a exclusão das publicações nas redes sociais. 

‘Mamãe Falei’ e postura de parlamentar

A estratégia de causar nas redes sociais faz o grupo ter mais relevância. No episódio com o padre Júlio Lancelotti, os ataques sem provas aconteceram em meio à campanha eleitoral. Arthur do Val, chamado de “Mamãe Falei” pelo trabalho feito em seu canal do YouTube, era uma candidato de direita antibolsonaro, assim como a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP). No final do primeiro turno, ele conseguiu 9,78% dos votos, contra 1,84% de Hasselmann. Do Val pontuou mais que o petista Jilmar Tatto, que conseguiu 8,65%.

Para Joel Pinheiro, os quase 10% no total de votos foi um número expressivo para o deputado, que pode não ter ocupado a cadeira de prefeito, mas ganhou eleitores: “Do Val e Joice partiram de intenções de voto similares: 1 ou 2% dos votos. […] Ou seja, ele teve um resultado em que saiu se sentindo um vencedor”. 

O filósofo considera que a iniciativa de ir ao Leste Europeu registrar o conflito na Ucrânia foi uma ação de marketing do MBL, que “sabe gerar barulho”. Os desdobramentos, no entanto, acabaram diferentes do que o grupo pode ter imaginado como impacto da ida a um território em guerra para contribuir com registros fotográficos e produção de coquetel molotov. 

Foto publicada por Arthur do Val em sua conta no Instagram (@arthurdoval). Na legenda ele escreveu: ‘Nunca imaginei que um dia nessa vida ainda faria Coquetéis Molotov para o exército Ucraniano’. Foto: Reprodução (Instagram)

Nos áudios que se tornaram públicos no começo de março através do jornal Metrópoles, o deputado falou que as mulheres ucranianas são fáceis de “pegar” porque são pobres e comparou a beleza das refugiadas com a das brasileiras. Desde então, Arthur do Val anunciou afastamento do MBL e a desistência da pré-candidatura ao governo de São Paulo. Ele também está sob processos que analisam cassação de seu mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e a expulsão do Podemos. 

No entanto, Joel Pinheiro defende que nem todos os integrantes do MBL têm uma postura semelhante à do “Mamãe Falei”. Para o filósofo, o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) “não é um deputado youtuber. É alguém que amadureceu muito e faz política de gente grande”, apesar de já ter feito coisas “vergonhosas” como entrar em hospitais durante a pandemia com a justificativa de fiscalizar os espaços. 

A ação aconteceu em abril de 2021, em meio à segunda onda da pandemia, e foi feita por Kataguiri e do Val. Na época, o governo de São Paulo criticou a atitude e não recomendou a entrada em espaços hospitalares sem estar com alguma condição que necessite de atendimento, para evitar contaminação.

O deputado federal Kim Kataguiri teve um papel bastante ativo através do MBL em 2016 durante o processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Em fevereiro, esteve envolvido num episódio polêmico do Flow Podcast, em que disse ter achado errada a criminalização do partido nazista na Alemanha. Para Joel, Kataguiri não defendeu o nazismo e a sua fala não teve a mesma gravidade do que foi dito por Arthur do Val. 

Perguntado se essas polêmicas – que têm ganhado cada vez mais visibilidade e condenação de todos os lados do debate político – vão acabar com o movimento, Joel Pinheiro acredita que não. Segundo o filósofo, são situações que “passam” e que são esquecidas pelo povo. 

Para assistir à entrevista de Pinheiro completa, acesse a edição desta segunda-feira (14) do Café do MyNews abaixo:

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR