Atual CEO do BTG Pactual, Guardia faleceu em São Paulo nesta segunda-feira (11). Causa da morte não foi divulgada.
por Redação em 11/04/22 16:05
Eduardo Guardia. Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil)
Morreu nesta segunda-feira (11) o ex-ministro da Fazenda e sócio e CEO da BTG Pactual Asset Eduardo Guardia. O economista faleceu em São Paulo aos 56 anos. A causa da morte não foi divulgada.
Guardia foi ministro da Fazenda durante os últimos nove meses do governo Michel Temer (MDB). Anteriormente, também trabalhou como secretário-executivo do Ministério da Fazenda entre 2016 e 2018 e secretário do Tesouro Nacional no início da década de 2000. Entre os anos de 2010 e 2016, foi diretor da BM&FBovespa, atual B3.
Ele era doutor em economia pela Universidade de São Paulo (USP). No setor privado, Guardia também foi diretor financeiro e de relações com investidores da gestora GP Investments.
Em seu currículo, o economista teve ainda o cargo de secretário da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo, entre os anos de 1990 e 2000. Atuou, ainda, como chefe da Assessoria Econômica do Secretário-Adjunto da Secretaria da Fazenda, Assessor do Secretário do Planejamento e Pesquisador da Área Fiscal do Instituto de Economia do Setor Público da Fundação para o Desenvolvimento Administrativo (Iesp/Fundap) de São Paulo.
Seu último cargo foi de CEO do BTG Pactual, onde estava desde janeiro de 2019.
Em nota, o Ministério da Economia lamentou a morte de Guardia e afirmou que ele foi “foi fundamental na construção de soluções importantes para a economia brasileira. O ex-ministro sempre se notabilizou pelo trabalho incansável, a gentileza no trato e o permanente espírito público, inspirando todas as equipes que liderou”.
Ainda segundo o texto, “o ministro Paulo Guedes relembrou a capacidade de diálogo de Guardia, que contribuiu de forma relevante para a troca de informações institucionais no período de transição de governo. Neste momento de dor, o ministro Guedes e os servidores do ministério da Economia manifestam respeito e solidariedade aos familiares e amigos de Eduardo Guardia”.
A cerimônia de despedida do economista foi marcada para a terça-feira (12), às 8h. O corpo de Guardia deve ser cremado às 11h30, no Memorial Parque Paulista, em Embu das Artes, em São Paulo.
Veja entrevista que o ex-ministro Eduardo Guardia deu ao MyNews no dia 13 de setembro de 2018, dia em que o canal completou 6 meses.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR