Seguindo os passos da vizinha, Suécia assina carta de adesão e deve fazer o pedido oficial para entrar na aliança ainda esta semana
por Gabriela Lisbôa em 17/05/22 17:46
O parlamento da Finlândia aprovou a entrada do país na OTAN por maioria esmagadora. Com 188 votos a favor e apenas 8 contra, os parlamentares finlandeses aprovaram, nesta terça-feira (17), a entrada da Finlândia na OTAN, a Organização do Tratado do Atlântico Norte. Com a vitória, o pedido formal deve ser apresentado nos próximos dias, o que marca uma reviravolta histórica. A Finlândia deixa de ser um país neutro militarmente para se aliar ao grupo comandado pelos Estados Unidos.
Outro país historicamente neutro, a Suécia se prepara para seguir o mesmo caminho. A ministra das Relações Exteriores, Ann Linde, confirmou que assinou o pedido de adesão à OTAN e que o documento deve ser entregue nos próximos dias. Em um comunicado, a ministra disse que tinha acabado de assinar “uma histórica carta de indicação do governo sueco para o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg. Nossa candidatura à Otan está agora oficialmente assinada”.
Os dois países já têm uma reunião marcada com com o presidente americano, Joe Biden, na quinta-feira (19), para discutir as candidaturas. O encontro vai acontecer entre Biden, o presidente finlandês, Sauli Niinistö, e a primeira-ministra da Suécia, Magdelena Andersson.
A Guerra na Ucrânia começou no fim de fevereiro, com a invasão russa no país. O MyNews passou dez dias em Lviv, no Oeste ucraniano, para mostrar como a guerra mudou a vida das pessoas.
O processo de adesão de um novo membro na OTAN não é simples e pode levar até um ano porque o país precisa atender a uma série de requisitos. Além disso, todos os atuais membros, 30 países, devem concordar com a entrada, a decisão tem que ser unânime. Nesse caso, a pedra no sapato é a Turquia, que já se manifestou contra, a declaração foi dada pelo próprio presidente turco, Recep Erdogan. Os países disseram que vão enviar uma delegação para negociar com o presidente, na pauta pode entrar a venda de armamento sueco para os turcos – as negociações foram canceladas há três anos.
Nesta semana, o MyNews Explica conversou com o professor de Relações Internacionais da FAAP, Gustavo Poggio, sobre a entrada dos países nórdicos na OTAN.
Veja a entrevista no vídeo abaixo:
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR