A defesa confirmou que vai recorrer da decisão no Tribunal Superior de Londres. Se o recurso for negado, Assange deve ser extraditado em até 28 dias.
por da Redação em 17/06/22 15:42
O governo do Reino Unido confirmou nesta sexta-feira (17), que a extradição do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, para os Estados Unidos foi aprovada pela ministra britânica do Interior, Priti Patel. Assange é o fundador da WikiLeaks e é acusado de espionagem e outras 17 acusações ligadas à divulgação de documentos, fotos e informações consideradas confidenciais, como registros militares e diplomáticos. Se for condenado pela justiça norteamericana, pode pegar até 175 anos de prisão.
A defesa já confirmou que vai recorrer da decisão no Tribunal Superior de Londres. Segundo a declaração, “o caminho para a liberdade de Julian é longo e tortuoso. Hoje não é o fim da luta. É apenas o começo de uma nova batalha legal”. Se o recurso for negado, Assange deve ser extraditado em até 28 dias.
Jornalista e ativista australiano, Assange nasceu na Austrália, tem 50 anos e fundou o Wikileaks em 2006. Em 2010 o site ganhou repercussão internacional depois de publicar uma série de documentos sigilosos do governo dos Estados Unidos, incluindo documentos militares das guerras do Iraque e do Afeganistão.
Em 2016, durante as eleições primárias do Partido Democrata, o WikiLeaks publicou diversos emails da candidata Hillary Clinton. As mensagens foram retiradas de um servidor privado na época em que ela era Secretária de Estado.
Em agosto de 2012, ele recebeu asilo político na embaixada do Equador em Londres, onde viveu até 2019. Naquele ano, no dia 11 de abril, a polícia de Londres, com a autorização do governo equatoriano, entrou na embaixada do Equador e prendeu Assange. Desde então, está na penitenciária de segurança máxima Belmarsh, na Inglaterra.
Mesmo preso, no dia 23 de março deste ano, assange casou com sua ex-advogada, a sul-africana Stella Moris, com quem tem dois filhos.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR