Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Brasil

Opinião

Como denunciar telemarketing abusivo

Site do Governo Federal recebe denúncias sobre ligações de telemarketing que passam dos limites.

por Luciana G. Gouvêa em 25/07/22 08:06

Sabe aquelas ligações incansáveis de telemarketing que tocam desde cedo, tocam, você atende e ninguém responde, e tocam de novo 10 minutos depois, até que alguém finalmente responde, dizendo que representa a empresa tal e oferecendo um produto ou serviço pra você consumir?

O telemarketing abusivo virou uma prática recorrente das empresas, que não respeitam dia, horário ou a recusa do consumidor em atender a ligação.

Essas ligações, além de perturbarem, e muito, as atividades cotidianas dos cidadãos brasileiros, vinham congestionado o sistema nacional de telefonia, assim, depois de milhares de reclamações na plataforma do consumidor, disponibilizada pelo Departamento de Proteção e de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, finalmente, 180 empresas do setor de telemarketing tiveram suspensas as suas atividades em todo o território nacional.

Essas empresas são, em sua maioria, bancos e instituições financeiras, e sofreram essa punição para “averiguações preliminares de irregularidades e condutas infrativas”, já que existe lei protegendo o consumidor nesse sentido.
Então, está suspenso o telemarketing ativo, ou seja, as ofertas de “produtos ou serviços, sem a prévia autorização”.

Caso alguma das 180 empresas atingidas descumpra a decisão de suspender suas atividades, foi estipulada multa diária de R$ 1 mil, com o acumulado podendo chegar a até R$ 13 milhões.

A suspensão não atinge o telemarketing passivo, que é quando o cliente liga para a empresa, as cobranças, os pedidos de doações e as ligações expressamente autorizadas pelos consumidores.

As empresas devem respeitar o que determina as leis do CDC e da LGPD, porque a empresa cobradora da dívida é proibida de ameaçar o consumidor inadimplente, constrangê-lo ou expô-lo a ridículo (CDC, art.42), além do que, deve eliminar os dados do cadastro e esquecer o consumidor que pedir essa providência (LGPD, art.18, VI e IX).

Então, se houver abuso, denuncie. Para fazer isso, basta acessar o site do consumidor, criado pelo Governo Federal.

*Luciana G. Gouvêa é advogada, diretora executiva da Gouvêa Advogados Associados – GAA. Empresária na área de Inovação e Tecnologias, pós-graduada em Neurociências Aplicadas à Aprendizagem (UFRJ) e em Finanças com Ênfase em Gestão de Investimentos (FGV). Coach (estilos americano e europeu) desde 2006, com formação em Análise Transacional – AT (2017). Especialista em Mediação de Conflitos, Proteção Patrimonial e Proteção Ética e Legal Empresarial.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR