Eduardo Suplicy conta que este é o projeto de sua vida, foi sua primeira proposta no Congresso e começou a formular esta ideia ainda garoto porque a desigualdade o preocupava
por da Redação em 29/07/22 22:26
O programa de Renda Básica Universal está na mente de Eduardo Suplicy desde a sua mais tenra idade. Nesta conversa para o MyNews Eleições (você poderá ver a íntegra no vídeo abaixo) ele explica como pai o influenciou na concepção deste programa quando ainda era um adolescente. “Desde a adolescência, desde menino comecei a perceber no nosso Brasil tantas desigualdades, as favelas e a pobreza e me preocupei de saber será que há como mudar isso?”,conta. Era a gênese do programa de Renda Básica Universal.
“Aprendi com meu pai: sejam unidos, solidários e fraternos”, conta. “Mas ele dizia que esses valores tinham que ir para além do muro de nossa casa”, acrescenta. O pai de Eduardo Suplicy, Paulo Cochrane Suplicy, era bem sucedido como corretor de café, de algodão e de outras commodities. Mas ele também dedicava boa parte de sua energia e vida a trabalhos sociais. Ele foi presidente por 30 anos da Fundação Casa do Pequeno Trabalhador que provia oportunidades aos meninos de 10 a 15 anos. “Eu as vezes ia lá com ele e via os meninos o abraçarem como um segundo pai”. Suplicy conta que o pai também participou do movimento pela desfavelização.
Esse olhar para a desigualdade faz parte da formação desse político desde a infância e adolescência. “Fui estudar administração de empresas, mas já preocupado com este tema”, diz.
Depois de formado, Suplicy trabalhou um ano com o pai e então fez concurso para ser professor da Fundação Getúlio Vargas porque queria tentar o mestrado e doutorado nos Estados Unidos. O pai então o alertou: “olha meu filho veja bem se é o que você quer, porque ser professor não vai lhe dar o padrão de vida que está acostumado. Mas se for o que vai lhe deixar feliz eu vou lhe apoiar”.
Suplicy partiu então para caminhos diferentes da profissão do pai. E foi quando estava em Standord, a prestigiada universidade americana, que conheceu o conceito de uma garantia de uma renda mínima através de um imposto de renda negativo. “Ao voltar ao Brasil eu interagi muito com o Antônio Maria da Silveira que foi o primeiro a publicar numa revista acadêmica, a Revista Brasileira de Economia, em 1975 a proposta de garantia de uma renda mínima através de um imposto de renda negativo.
Quando então foi eleito como senador em 1982 colegas de partido perguntaram qual seria seu primeiro projeto como senador. “Estou pensando na garantia de uma renda mínima”, conta
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR