Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

Política

Robôs são protagonistas nas redes de Bolsonaro, Trump e a nova direita

Dalson Figueiredo, pesquisador da UFPE, explica seu estudo sobre os bots em período eleitoral

por Igor Zahir em 23/08/22 18:08

Trump e Bolsonaro em aperto de mãos. Foto: Alan Santos (PR)

Robôs, bots e algoritmos: algumas ferramentas virtuais nunca estiveram tão em evidência nas rodas de conversa – nos chats do MyNews, por exemplo, sempre tem alguém reclamando da presença dos robôs digitais disparando mensagens automáticas sobre seus candidatos. E, sim, sempre tem uma presença gigantesca deles!

No Almoço do MyNews desta terça-feira (23), Myrian Clark recebeu Dalson Figueiredo, cientista político e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que realizou um estudo através da plataforma Open Science Framework (OSF), a respeito do protagonismo de robôs nas redes sociais dos candidatos à presidência da República, entre outros políticos.

“É um censo comum na área científica: não só Bolsonaro, mas também Donald Trump, nos Estados Unidos! Aliás, a nova direita, no geral, faz mais uso dessas ferramentas virtuais de mobilização de conteúdo. É muito forte, principalmente no viés de confirmação: a tendência das pessoas acreditarem mais em teses que confirmem suas crenças”, explicou o pesquisador. “É quando você não está aberto ao debate. Você quer confirmar aquilo em que você acredita e repelir aquilo que você duvida. É como se estivesse emulando o algoritmo de um robô”.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR