Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

Vacina e política

Em meio a briga com Doria, Pazuello diz que vacinação é nacional

Mais cedo, o ministro se desentendeu com o governador de São Paulo por causa da compra da vacina Coronavac

por Hermínio Bernardo em 08/12/20 23:26

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a vacinação da população brasileira contra a Covid-19 é de responsabilidade do governo federal e que o plano de imunização é nacional.

Em pronunciamento feito nesta terça-feira (8), ele não comentou a discussão que teve com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

Pazuello afirmou que o registro das vacinas no Brasil pode levar até 60 dias. Mais cedo, o ministro participou de uma reunião com governadores para debater o tema. Alguns foram presencialmente ao encontro em Brasília, enquanto a maioria participou remotamente.

O  governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), pediu ao governo federal que compre todas as vacinas que forem aprovadas.

“É inaceitável que um Estado possa ter sua população vacinada e outro Estado não. Isso só não acontecerá se o governo federal coordenar todas essas ações. Pedirmos que o governo federal adquira todas as vacinas que estiverem aprovadas, pelo rito normal, pela Anvisa ou que tenha sido aprovada por outra instituição reconhecida internacionalmente de outro país”, declarou.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.
(Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados)

Briga com Doria

A reunião foi marcada por um desentendimento entre o ministro Pazuello e Doria. O governador paulista questionou se a Coronavac, a ser produzida pelo Instituto Butantan em conjunto com o laboratório chinês Sinovac, será comprada pelo governo federal.

“O senhor, na última reunião, com 24 governadores, anunciou que compraria 46 milhões e, infelizmente, o Presidente da República desautorizou o senhor, foi deselegante com o senhor. Em menos de 24 horas impediu que a sua palavra fosse mantida perante os governadores. O seu ministério vai comprar a vacina Coronavac sendo aprovada pela Anvisa? sim ou não?”, pressionou Doria.

Já o ministro Pazuello rebateu e disse que se houver demanda, a vacina será comprada.

“Eu não sei por que o senhor fala tanto como se fosse do Estado. Ela é do Butantan. O Butantan é o maior fabricante de vacina do nosso país e é respeitado por isso. Quando concluir seu trabalho e tiver a vacina registrada, nós avaliaremos a demanda. E se houver demanda e houver preço, vamos comprar”, respondeu o ministro.

Na segunda-feira (7), Doria anunciou que pretende começar a vacinar a população paulista no próximo dia 25 de janeiro com a Coronavac. Porém, a vacina ainda não foi aprovada pela Anvisa, que afirma que ainda não recebeu os resultados finais do estudo.

Gestão da pandemia

Em meio a essa discussão, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), entrou com ação no Supremo Tribunal Federal para que Estados possam adquirir diretamente vacinas autorizadas por agências sanitárias dos Estados Unidos, União Europeia, Japão e China.

Em entrevista ao Vou Te Contar, o médico e advogado sanitarista Daniel Dourado criticou a atuação do governo federal e citou erros de planejamento e de comunicação.

“A condução da epidemia tem sido muito ruim desde a primeira gestão do Mandetta, a breve gestão do Teich e agora principalmente com o Pazuello. A principal expressão disso é o Ministério da Saúde continuar com o discurso do tratamento precoce, que lá no começo já não se justificava e agora é um absurdo sem cabimento. Nenhum país fala mais disso. O Ministério da saúde gastou tempo, gastou discurso e deu mensagens muito contraditórias para a população”.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR