Em quase três décadas de cobertura de finanças e investimentos nunca tinha visto a expressão “gerente ocupado” e o potencial de estrago que ele pode causar nas finanças da sua empresa. Nunca tinha ouvido a expressão, mas já me deparei algumas vezes com este gerente. E eu aposto que você também.
Em 01/05/23 08:07
por Mara Luquet
Jornalista, fundadora e CEO do canal MyNews, considerado pelo Google referência mundial em jornalismo no YouTube. Foi colunista de finanças pessoais da TV Globo e CBN, editora do Valor Econômico e criadora do caderno Folhainvest, da Folha de S.Paulo.
Na última quinta-feira, 27 de abril, fizemos o primeiro encontro Empreendedores MyNews e um dos participantes do grupo foi quem trouxe a expressão e a situação à baila. Contou que quebrou porque nas diversas vezes que foi falar com o gerente ele em nenhum momento falou de alternativas que tinha em linhas do BNDES que, depois soube, o teriam ajudado a ganhar fôlego financeiro para fazer os investimentos necessários.
Mal acabou de contar sua experiência, uma outra participante do grupo contou uma vivência semelhante e eu mesma lembrei de algumas vezes em que o gerente ocupado me colocou em situações difíceis (veja vídeo do trecho do encontro).
O gerente ocupado não é uma pessoa má. O problema é que ele coloca os próprios interesses acima do seu. Precisa bater metas, teve o salário reduzido nos últimos anos e pouco tempo disponível para estudar o seu problema. Além disso, operações como linhas do BNDES e Agências de Desenvolvimento, dão trabalho para reunir documentação e elaborar o projeto.
Daí que você vai ficando cada vez mais para o final da fila. É um problema para nós pequenos empresários, mas arrisco dizer que também é para os bancos. Há algo automático nesse processo: o cliente fica inadimplente, o gerente liga e cobra, mas não se detém ao problema, passa o tempo e você cai na lista de provisionamento de devedores duvidosos, vai automaticamente para as mãos dos escritórios de advocacia que também nem sempre tem alguém disposto a colaborar em salvar a sua empresa.Para eles o resultado mais rápido é bloquear bens e contas da empresa, muitas vezes os recursos de folha de pagamento, ou seja, um enredo que tira qualquer fôlego da companhia.
Muitos negócios sucumbiram, não é exagero dizer, por causa do gerente ocupado. É uma pena para o empresário, para a economia, para os funcionários, para o próprio banco e mesmo para o gerente. Posso apostar que o gerente tende a ganhar mais se a empresa não quebrar até mesmo com reciprocidade e aumento do relacionamento.
O primeiro encontro Empreendedores MyNews foi quase uma terapia de grupo e a partir dele montamos uma agenda para as próximas reuniões.
Na produção desta nova empreitada do MyNews conto com a valiosa colaboração do Carlos e da Luara Fukumoto, sócios da Simbios, consultoria que atende pequenos e médios empresários.
O encontro é aberto apenas para membros do canal. Fizemos uma agenda inicial que você pode conferir abaixo. Para todos esses encontros estamos convidando especialistas e conhecedores do assunto, do BNDES, Banco Central, advogados e dos próprios bancos.
Se você é pequeno ou médio empreendedor ou está pensando em empreender e não é membro do canal, está aí uma ótima oportunidade de se juntar ao time.
Com uma mensalidade de cerca de 10 reais que é debitado em seu cartão mensalmente pelo Youtube,e você pode interromper a qualquer momento, você terá acesso a este e outros serviços e produtos.
Agenda Empreendedores MyNews
1- Como enxergar as finanças da empresa – consultorias, CFO ?
2- Como maximizar o valor da sua empresa por meio de três decisões fundamentais: investimentos, financiamentos e dividendos.
3- Onde encontrar crédito barato: BNDES e agências regionais de desenvolvimento?
4- Quais as informações da empresa que geralmente ajudam na aprovação dos empréstimos (histórico de faturamento, projeções de resultado, vincular garantias e conta corrente etc.)?
5- Quando e onde encontrar um sócio: investidor anjo, private equity etc.
6- Como encontrar o gerente que te escute – (os bancos de nicho)
7- A forma correta de reestruturação da dívida e o arcabouço jurídico que nos protege.
8- Como sobreviver a crises econômicas
9- Como montar equipes
10- Inovação e tecnologia
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR