Maior feira de pedras preciosas da América Latina recebeu a visita de cerca de 180 mil pessoas
por Cadu Lando em 02/05/23 21:57
Exposol 2023 recebeu cerca de 180 mil pessoas (Foto: Cadu Lando/MyNews)
Chegou ao fim mais uma edição da maior feira de pedras preciosas da América Latina, a Exposol. A feira aconteceu de 28 de abril a 1º de maio e reuniu produtores, empresários e pesquisadores do setor de pedras, agricultura familiar e agronegócio.
De acordo com a organização do evento, que acontece todos os anos em Soledade, no interior do Rio Grande do Sul, a feira contou com a visita de cerca de 180 mil pessoas nos quatro dias de exposição e em 2023 registrou “a maior edição de todos os tempos”, em volume de visitantes e de negócios.
As pedras preciosas ficaram localizadas nos pavilhões mais visitados da feira e também no Museu das Pedras Preciosas e Mineralogia Egisto Dal Santo. Nos locais de exposição, a variedade de pedras chama a atenção de todos os gostos, com as brutas, lapidadas e até em formato de banco. Outra curiosidade é a diversidade de cores e de preço das especiarias. Vale ressaltar que as mais cobiçadas podem ultrapassar o preço de um apartamento.
Para ter-se uma ideia nítida sobre a negociação, toda comercialização é feita em dólar. No entanto, o valor aproximado, em reais, do nicho das mais caras é de R$ 100 mil. Outras, no entanto, podem chegar a milhões e são expostas somente para conhecimento e apreciação do público.
No espaço externo da feira, foi possível observar algumas raridades, como um cristal com incrustação de água-marinha de 600 kg, uma ametista do Uruguai de 600 kg e dois citrinos de grande porte, com 350 kg e 190 kg. Além desses, uma sodalita bruta de 500 kg e um raríssimo quartzo rosa bruto de 500 kg.
A exploração de ametista, por exemplo, segundo um dos expositores, deve acabar em 30 anos. Essa é uma pedra preciosa, inclusive uma das cidades no interior do RS leva o nome da especiaria – que é explorada no local até os dias de hoje.
A programação da edição também contou com a presença de startups e empresas de tecnologia voltadas para o agronegócio. A ideia foi apresentar soluções inovadoras para aprimorar a produção e gestão de propriedades rurais, como softwares de gestão, sistemas de monitoramento de lavouras, energia solar e dispositivos de automação.
A edição deste ano também dedicou espaço para diferentes cadeias produtivas da região, como a pecuária, avicultura, suinocultura, ovinocultura e agricultura familiar. Em cada um dos setores, os visitantes puderam conferir as novidades, tendências e participaram de debates e palestras.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR