Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

POLÍTICA

Lula expõe a von der Leyen “preocupações” com instrumento adicional ao acordo Mercosul-UE

Presidente da República recebeu a presidente da Comissão Europeia no Palácio do Planalto

por Afonso Marangoni em 12/06/23 17:53

Foto: Afonso Marangoni/MyNews

O presidente Lula (PT) expressou nesta segunda-feira, 12, à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, preocupações do Brasil com um instrumento adicional ao acordo Mercosul-União Europeia apresentado pelos europeus em março deste ano.

Em declaração à imprensa, o petista disse que o documento amplia as obrigações do Brasil e as torna objeto de sanções em caso de descumprimento. “A premissa que deve existir entre parceiros estratégicos é da confiança mútua, e não de desconfiança e sanções”, afirmou.

O presidente também pontuou que o bloco europeu aprovou legislações que afetam o equilíbrio do acordo e podem prejudicar os brasileiros: “A União Europeia aprovou leis próprias com efeitos extraterritoriais e que modificam o equilíbrio do acordo. Essas iniciativas representam restrições potenciais às exportações agrícolas e industriais do Brasil.”

Hora de concluir acordo Mercosul-União Europeia

A presidente da Comissão Europeia disse que tanto ela quanto Lula acreditam que é chegada a hora de concluir o acordo Mercosul-União Europeia. Segundo ela, os lados têm a ambição de terminá-lo o quanto antes, o mais tardar até o final deste ano.

“Eu acredito que há grandes vantagens para ambos os lados porque o acordo vai criar as condições corretas para que flua o investimento, vai respaldar, como o senhor disse, a reindustrialização do Brasil, vai ajudar a integrar as nossas cadeias de suprimento e aumentar a competitividade de nossas indústrias globalmente criando bons empregos no Brasil. Nós compartilhamos a mesma visão da luta contra a mudança climática e também com relação aos direitos trabalhistas”, declarou.

Ursula von der Leyen concluiu: “Nós enviamos uma carta com instrumentos adicionais, e estamos muito ansiosos para sua resposta, porque queremos ouvi-lo, para saber onde temos que dar um passo em direção um ao outro.”

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR